O circuito que parte do Arco do Triunfo até praça Concorde, passando pelos Champs Élysées, é um passeio obrigatório para quem conhece Paris pela primeira vez.

A avenida é considerada como a mais bonita da cidade. Sua arquitetura é imponente, seu comércio, que esteve decadente alguns anos atrás, está se tornando cada dia mais interessante e esta área é carregada de história.

O eixo possui dois grandes monumentos, o Arco do Triunfo, no alto da avenida, e a 2.2 km abaixo, o obelisco da Concorde.

A história deste último, é interessante.

Este obelisco egípcio é o monumento mais antigo da cidade pois data de 13 séculos antes de Cristo.

Obelisco diante das ruinas do Templo de Louxor

Obelisco diante das ruinas do Templo de Louxor

Ele foi construído para o templo de Louxor.

Em 1830, o vice rei do Egito ofereceu à França os dois obeliscos do templo. Mas somente o da direita foi derrubado e transportado até Paris. Os franceses construíram um navio especialmente para esta aventura. Ele saiu do porto de Toulon, em abril de 1831, e subiu o Nilo chegando no ponto final em agosto do mesmo ano. Diante do templo de Louxor, um canal foi construído para que o navio se aproximasse do monumento. Três anos se passaram entre o dia de partida e seu retorno.

A praça Concorde, até então, representava o local onde o rei da França tinha sido guilhotinado pelos revolucionários.

Instalação do obelisco na praça Concorde

Instalação do obelisco na praça Concorde

Implantado no centro da praça com grande pompa, diante do rei e de 200.000 parisienses, o obelisco reuniu, de novo, o povo em torno do regente.

Dizem que Apollinaire Lebas, a pessoa encarregada do transporte e da instalação, permaneceu sob o obelisco durante todo o processo para colocá-lo em pé. Se não desse certo ou se acontecesse algum acidente ele preferia morrer do que sofrer o descrédito diante da sua alteza real.

Após este passeio do Arco do Triunfo até a Concorde, sugerimos que você estique este circuito conhecendo o jardim Tuileries que o conduzirá até o museu Louvre.

ARCO

Arco do Triunfo (foto: oatsy40 no Flickr)

Se inscreva no canal do Conexão Paris no YouTube, clique aqui.

Clique aqui para comprar seu ingresso corta-fila para subir até o topo do Arco do Triunfo.


MinhaViagemParis1Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.