Shakespeare and Coffee

Shakespeare and Coffee

“What on earth could be more luxurious than a sofa, a book, and a cup of coffee?”

Foi com esta frase do escritor britânico Anthony Trollope, que Sylvia Whitman, proprietária da mais famosa livraria independente do mundo, anunciou a inauguração do Shakespeare and Company Café.

Shakespeare and Coffee

Shakespeare and Company Café

Situada ao lado da Shakespeare and Company, este café faz parte das mudanças que sua jovem proprietária vem introduzindo na livraria nestes últimos anos: site internet, contas nas principais redes sociais, o café e mais tarde, quem sabe, uma sala de cinema.

Shakespeare and Company

Shakespeare and Company

Shakespeare and Company deixou de ser somente a mais bonita e fabulosa livraria de Paris, uma das mais importantes livrarias da literatura inglesa, para ser também uma agente da vida literária parisiense face à Amazon.

Ela guardou intacto o charme da velha fachada, das estantes empoeiradas entulhadas de livros, das antigas máquinas de escrever, do gato circulando entre livros, clientes e turistas.

Shakespeare and Company

Shakespeare and Company

Antes, os empregados da livraria eram jovens estudantes que trocavam tempo de trabalho contra uma cama nos quartos anexos à livraria. Os famosos tumbleweeds de passagem, um apelido emprestado às plantas secas que rolam pelos desertos dos westerns americanos. Hoje os empregados são vendedores experimentados que trabalham tempo completo, ajudados pelos tumbleweeds. Os jovens estudantes podem dormir na livraria uma semana. Em troca, eles ajudam os vendedores, escrevem suas próprias biografias e devem ler pelo menos um livro por dia.

A tradição de conservar as bibliografias dos tumbleweeds data dos anos 1960, quando a administração de Paris pediu à livraria que assinalasse os estudantes de passagem. Hoje, Shakespeare and Co possui 30.000 biografias, muitas de escritores já famosos.

Eventos da Shakespeare and Company

Eventos da Shakespeare and Company

A livraria organiza vários eventos anuais como o Paris Literary Prize aberto aos novelistas do mundo inteiro e o FestivalandCo, reunião literária em torno de escritores famosos e seus leitores.

Para quem não a conhece ainda, Shakespeare and Company está situada no centro do Quartier Latin, ao lado da Notre Dame.

Ela fica aberta todos os dias até 23h. Podemos entrar, pegar um livro, assentar em uma das velhas poltronas e ler. No verão, os banquinhos do lado de fora ficam cheios de leitores e fiéis deste mítico endereço parisiense.

Não beba um café em qualquer lugar, beba-o na Shakespeare and Company Café.

E se quiser saber mais sobre esta livraria leia o artigo de Elisa Marengo clicando aqui.

Livraria Shakespeare & Company: 37 rue de la Bûcherie, 75005

Esta dica foi enviada por Soraya Fernandes, escritora e jornalista freelancer.


Shakespeare and Company CaféConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. À venda no nosso novo site Minha Viagem a Paris. Acesse para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.