Em Paris, você nunca está a mais de 500 metros de uma estação de metrô. São 205 km distribuídos em 14 linhas e 303 estações.  E andar de metrô talvez seja a atividade mais típica parisiense.

Passear debaixo da terra não é coisa mais prazerosa do mundo. Mas é nos subterrâneos que Paris se encontra. São nos vagões de metrô ou nos grandes corredores que vemos Paris como ela é. Andar de metrô é entrar nas entranhas de Paris, é ver de perto a face da cidade, com sua incrível diversidade.

E uma viagem pela linha 13 talvez seja o retrato mais completo do parisiense. A linha corta Paris de norte a sul, ligando as periferias tensas e os bairros populares ao centro glamuroso, retratado nos cartões postais. Ao todo, são 600 mil pessoas por dia.

Fizemos uma jornada pela linha 13, tentando retratar o parisiense e a vida nos subterrâneos. O resultado esta aí embaixo. Paris como ela é.

Dedicamos esse vídeo ao escritor brasileiro Luiz Ruffato. Foi ele quem nos deu essa ideia durante uma entrevista  no Salão do Livro de Paris, que aconteceu em março deste ano (assista aqui). Obrigada, Luiz!

Assine o canal do Conexão Paris no You Tube e acompanhe nossos vídeos sobre Paris.

Leia também: