Musée de l’Air et de l’Espace – Museu do Ar e do Espaço – é um museu aeronáutico situado no aeroporto Le Bourget, pertinho de Paris.

Musée

Início da visita do Boeing

O Musée de l’Air et de l’Espace é um museu aeronáutico situado no aeroporto Le Bourget, pertinho de Paris.

Acompanhada pelos netos – um de 12 e outro de 9 anos – e pela minha cara metade – que se tornou mais criança que os dois outros diante do acervo do museu – fomos conferir, em frio dia de inverno, as maravilhas do Bourget.

Mi

Super Mirage

O museu

Primeiro: o museu é grande. Alguns aviões se encontram no pátio e outros dentro de galpões. No pátio, caminhamos para ver os aviões de perto e em seguida, caminhamos até o galpões. Preparem-se.

Embraer

Embraer

Segundo: ele oferece atividades para crianças e adultos. As atividades possuem hora marcada e recebem grupos limitados. Um conselho: chegue cedo, de preferência na parte da manhã, para conseguir lugares nos diversos grupos. Se não conseguir reservas no “primeiro tempo” terá a parte da tarde para resolver a questão.

Terceiro: ele possui um restaurante. Você poderá ficar por lá o dia todo.

Quais são os aviões mais visitados?

1 Boeing, 2 Concordes, 1 Dakota, 1 Super Frelon. Pessoalmente, fui somente para conhecer o mítico Concorde, o avião mais bonito do mundo.

Interior do Boeing

Interior do Boeing

O Boeing se encontra no pátio, em visita livre. Internamente ele foi modificado para que os visitantes vejam as partes “escondidas” como a estrutura, o cockpit, os bagageiros, o reservatório de carburante.

Concorde

Concorde

Os Concordes se encontram dentro de um galpão. Entramos pela parte traseira do avião protótipo, o atravessamos todo, passamos por uma passarela e entramos no Concorde de linha. O percorremos e saimos pela asa do avião. Fascinante.

Interior do Concorde

Interior do Concorde

O que me impressionou foi a sua“magreza”, ele é extremamente fino. E as janelas são mínimas. Design adaptado à sua velocidade. Neste mesmo galpão, vemos outros aviões sobreviventes da segunda guerra.

O Dakota é o avião emblemático da segunda guerra. Não o visitamos, nem o Super Frelon, por razões de manutenção. Este último é um helicóptero da Aéronavale que participa de operações de recuperação de feridos  e perdidos no mar.

Ariane 5

Ariane 5

Ah, no pátio, se encontra também o foguete francês, o Ariane. Sem visita interna.

Helicóptero

Helicóptero

O museu possui vários imensos galpões com aviões, helicópteros e outros objetos voadores. Alguns estão no solo e outros suspensos. Podemos ver tudo de perto graças às passarelas instaladas em altura equivalente à um segundo andar.

Galpões

Galpões

As outras atividades são:

. planetarium com sessões sobre os mistérios da Lua, os novos planetas, viagem no sistema solar…

. visita guiada “os segredos dos cockpits”. Em pequenos grupos, percorremos o museu durante 50 minutos com um conferencista que nos apresenta os cockpits de aviões míticos. Claro que em certos aviões frágeis e peças únicas, não entramos no cockpit.  Mas, pelo lado de fora, vemos o posto de pilotagem normalmente fechado ao público.

Atividades do museu

Atividades do museu

. simuladores: nos instalamos no posto de comando de simuladores de voo para descobrir os principais instrumentos necessários para dirigir um avião. Seguimos as etapas decolagem, voo e aterrissagem. Atividade para adultos e crianças a partir de 7 anos. É necessário saber ler em francês.

Maquete de porta aviões

Maquete de porta aviões

. visita do museu das maquetes, um grande espaço onde maquetes de inúmeros modelos estão reunidas. Minha preferida: um porta aviões.

Antes de terminar, um pequeno detalhe: vale a pena conhecer a butique do museu vendendo jogos, maquetes, camisas e jaquetas de couro usadas pelos pilotos…

Como chegar ao aeroporto Bourget

. De carro pela auto estrada A1. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De metrô, linha 7 direção La Courneuve. Descer no final e pegar o ônibus 152 até o ponto Musée de l’Air et de l’Espace.

Aberto de terça a domingo, das10h as 17h. Fechado nas segundas, dia 25 de dezembro e 1 de janeiro.


PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda no site Minha Viagem Paris.

 

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.