Por Karen Goldman, a chef responsável pelas degustações de queijos e roteiros gastronômicos do Conexão Paris.

Quando você for a um restaurante chique francês, preste atenção nos seguintes detalhes:

Cardápio do Shangri-La

Cardápio do Shangri-La

. O cardápio entregue à mulher não mostrará os preços dos pratos e bebidas.

Isso mesmo Monsieur! O cavalherismo (e o machismo) existe ainda em alguns restaurantes chiques franceses. Somente o cardápio entregue ao homem revela os valores.

. Pelo menos um garçon ficará rodeando a mesa o tempo todo.

Em geral, em restaurantes muito finos, há pelo menos um garçon por mesa. Ele estará lá para lhe servir durante todo o jantar e é treinado para não deixar seu copo vazio e manter a corbeille do pão sempre cheia.

Pratos com as cloches

Pratos com as cloches

. Os pratos encomendados chegarão com as cloches.

Cloches são aquelas coberturas que vem em cada um dos pratos servidos à mesa. Os garçons devem retirá-las todas, simultaneamente. Fica atento, a dança das cloches é bonito de se ver!

. O silêncio.

Quando voce entra na grande sala de um restaurante fino o principal barulho que se escuta é dos copos ou dos talheres. Falar ou rir alto, jamais.

. A água será cara.

Já falamos aqui que na França você pode pedir uma garrafa d’água sem pagar por ela desde que peça corretamente: carrafe d’eau. Vale lembrar que esta água é da pia e totalmente potável. Nos restaurantes chiques, no entanto, são pouquíssimas as pessoas que pedem uma carrafe. Em um bistrô simples, tudo bem. Mas em ambientes caros todos pedem uma bouteille d’eau, uma garrafa de água mineral. E são caríssimas.

Restaurante

Restaurante do Hotel Meurice

. As pessoas estarão muito bem arrumadas.

Se você reservou um chique restaurante em Paris, entre no clima e capriche no visual. Jantar fora é programa favorito do parisiense e ele adora se arrumar para isso! Se tiver mal vestido é possivel até que alguns restaurantes não lhe deixem entrar, ou lhe emprestam um terno ou casaco, como já vi acontecer mais de uma vez.

Leia sobre as propostas da Karen, clicando aqui: roteiro Gastronômico do Marais, roteiro da Alta Gastronomia Francesa e degustações de queijos e vinhos.


melhor barman do mundoConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris