Yannick Alleno, um dos melhores chefs franceses, possui vários restaurantes espalhados pelo mundo e sete na França: em Paris, Courchevel e Saint Tropez.

Nós já testamos o seu bristrô Terroir Parisien do Quartier Latin e, semana passada, conhecemos seu irmão gêmeo, o Terroir Parisien do centro de Paris.

A proposta é a mesma, o menu e o cardápio os mesmos, mas eu preferi a localização e a sala deste último.

Lembrando a proposta do chef para estes dois endereços: os dois bistrôs servem pratos com receitas tradicionais da culinária parisiense e cidades vizinhas, elaborados com produtos produzidos somente nesta região. A proposta de Alleno é relembrar e reinterpretar as receitas maravilhosas da sua infância, servidas nos bistrôs de seu pai situados na periferia de Paris.

Palácio

Palácio Brongniart

O segundo Terroir Parisien está instalado no Palácio Brongniart, monumento parisiense construído por Napoleão Bonaparte e inaugurado em 1826 para ser a sede da Bolsa de Valores de Paris. Após reorganização das atividades financeiras com a informática, o monumento foi restaurado e se tornou um centro de recepções.

A entrada, à direita na fachada principal

A entrada, à direita na fachada principal

Sala do bistrô

Sala do bistrô

A decoração segue a mesma linha do bistrô do Quartier Latin: linhas sóbrias, tons cinzas, uma ampla sala agradável, um grande bar central para os clientes solitários e, no fundo, uma cozinha aberta.

Venda de terrines e sanduíches

Venda de terrines e sanduíches

Logo na entrada, à direita, uma pequena sala para grupos de amigos ou de turistas. Neste dia, a sala estava ocupada por japoneses. À esquerda da entrada, uma épicerie vendendo as terrines do chef, presuntos e sanduíches feitos na hora.

O restaurante propõe o mesmo menu a 37 euros com entrada+prato+sobremesa. Um exemplo: entrada, torta com mousse de noz de moscada; prato, boudin noir com purê de batatas; sobremesa, millefeuille de framboesas.

O cardápio é excelente e todos os pratos são maravilhosos. Eu não escolhi o menu e sim os pratos do cardápio.

Abóbora assada

Abóbora assada

Abóbora assada

Abóbora assada

Como entrada, abóbora acompanhada por um molho branco divino.

Carrelet

Carrelet espinafre e cogumelos

Como prato, peixe, carrelet, acompanhado por espinafre, cogumelos e um molho sublime.

Éramos quatro. Para beber pedimos uma garrafa de um bom bourgogne pinot noir. No final, pedimos ainda três taças a mais.

Tudo estava delicioso, o serviço impecável, a sala agradável. Pagamos 45 euros por pessoa por um jantar assinado por um dos grandes chefs do mundo.

Vale a pena? Corram para conhecer o Terroir Parisien. E leia aqui, o relato da minha primeira vez no do Quartier Latin.

Terroir Parisien – Palais Brongniart, 28 place de la Bourse 75002 Paris. Metrô linha 3, estação Bourse.

Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Terroir Parisien Mutualité

Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Terroir Parisien Bourse

 

restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.