Este é o assunto preferido da atualidade gastronômica, se não for da atualidade tout court.

Restaurante Alain Ducasse au Plaza Athénée

Restaurante Alain Ducasse au Plaza Athénée

O restaurante Alain Ducasse au Plaza Athénée reabriu suas portas no início de setembro e seu cardápio está provocando ligeiro rebuliço.

O grande chef francês retirou a carne das opções deste restaurante estrelado. Daqui para a frente, somente peixes oriundos da atividade de pequenos pescadores, legumes cultivados na horta do Castelo de Versailles e cereais agricolamente corretos, na medida do possível.

Ducasse propõe sua visão pessoal e se coloca em primeira linha pela diminuição do consumo das proteínas animais.

Sua posição, um pouco radical, sobretudo para um grande representante da gastronomia francesa, está provocando comentários.

Ao suprimir a carne, Ducasse abandona a tradição culinária da França e um savoir faire ancestral. Ah! E o maravilhoso magret de pato! E o sublime pato com molho de laranja! E os suculentos frangos criados na cidade de Bresse. E o delicioso presunto de Paris!

As discussões levantam até a possibilidade do desaparecimento de certas profissões como as dos maîtres de hotel que sabem preparar, diante do cliente, um pato sem os ossos ou uma magnífica cabeça de vitelo. Nos restaurantes gastronômicos, uma parte do prazer está ligada ao savoir faire destes maîtres, à destreza com a qual manipulam os instrumentos e nos apresentam o prato perfeitamente ordenado.

Não como carne todos os dias. Mas aprecio o fato de ter esta opção. Não poderia me alimentar somente com legumes, peixes e cereais. De tempos em tempos, preciso no mínimo de um franguinho e, às vezes, de um suculento tornedor.

Valor do menu do Alain Ducasse au Plaza Athénée: 320 euros.

Se você for um adepto das proteínas animais, saiba que o Hotel Plaza Athénée possui outros restaurantes.

Relais Plaza

Relais Plaza

. Uma brasserie chic, o Les Relais Plaza. Aberto para o almoço e o jantar, a brasserie continua servindo os pratos tradicionais da cozinha francesa. Menu a 48 euros com entrada+prato ou prato+sobremesa.

La Galerie

La Galerie

. Um espaço chamado La Galerie, onde do café da manhã até o jantar podemos degustar as pâtisseries de Christophe Michalak. Endereço ideal para um chá da tarde.

. Um restaurante que funciona nas estações quentes, La Cour Jardin. Seu cardápio oferece pratos inspirados na cozinha do Mediterrâneo.

La Terrasse

Terrasse Montaigne

. Uma varanda, a Terrasse Montaigne, situada diante da avenida Montaigne, aberta de março a novembro. Ela funciona o dia todo e lá podemos tomar uma taça de vinho e pedir refeições leves.

Le Bar do Plaza

Le Bar do Plaza

. Não posso deixar de mencionar o famoso bar do Plaza e seus deliciosos cocktails. E os Djs que trabalham aí são perfeitos.

Endereço: 25 avenue Montaigne, 75008 Paris.


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.