Nosso leitor e pitaqueiro Álvaro nos enviou uma matéria bem legal com um mapa citando vários bares interessantes que se situam ao longo das linhas do metrô de Paris. A seleção cobre toda a cidade e é BEM diversificada. Há opção para todos os estilos e gostos. Dentre os bares mencionados no mapa, Rodrigo e Lina destacaram alguns que já frequentaram.

Rodrigo

Analisando o mapa percebi como a minha vida social parisiense se concentra na rive droite (a metade direita do rio Sena)à leste.

mapas_bares

(clique no mapa para ampliá-lo)

Créditos mapa: Thrillist

Linha 1

Auld Alliance (80 rue François Miron, 75004 – estação Saint Paul) –  Citei esse bar no artigo sobre bares para se assistir aos jogos da Copa. O Auld Alliance é um pub escocês bem típico frequentando por uma clientela internacional (principalmente britânicos). O bar é especializado em esportes e transmite jogos dos grandes campeonatos (futebol, rugby, tênis, ect).

Linha 2

Glass (7 rue Frochot, 75009 – estação Pigalle) – Citei o Glass no artigo sobre a região de SoPi. Bar pequeno e “moderninho” (lembro de uma luz fria azul no ambiente) que serve coquetéis criativos e cervejas importadas. Vai mais para o lado novaiorquino de ser.

Le Sainte Marthe (32 Rue Sainte-Marthe, 75010 – estação Colonel Fabian) – A rue Sainte Marthe é uma rua estreita e escondida no 10° arrodissement. Morei perto quando a grande atividade comercial que ali acontecia era a venda de drogas. Hoje em dia ela ainda guarda um pouco dessa aspereza inicial mas as lojas fofas começaram a surgir: uma loja especializada em azeites, um restaurante de comida da Nigéria, um loja indie e hipster de cds e vinis e o Sainte Marthe, que é um bistrô jovem e descontraído de pratos tradicionais franceses.

Aux Follies (8 rue de Belleville, 75020 – estação Belleville) – Já foi cabaré e já foi cinema. Dizem que Piaf cantava no cabaré ao lado (ela nasceu alguns quarteirões mais pra cima na mesma rua). O mais próximo de um buteco brasileiro (porém sem os tira-gostos maravilhosos) que um bar francês vai chegar. Mesas e cadeiras de plástico branco nas calçadas. Fica sempre lotado de jovens pois a cerveja é uma das mais baratas de Paris.

Linha 3

Bar du Mamma Shelter (109 rue de Bagnolet, 75020 – estação Gambetta) – O Mama Shelter é um hotel cool e lindo todo idealizado pelo arquiteto Philippe Starck. Suas diárias não são tão caras em virtude da sua localização bem fora do centro turístico da cidade. O bar/restaurante do hotel tem decoração divertida e inusitada e fica bem animado durante a noite. Os garçons e garçonetes são super simpáticos.

Linha 4

Chez Jeannette (47 rue du Faubourg Saint-Denis, 75010 – estação Strasbourg – Saint Denis) – Um dos primeiros bares/brasseries da rue du Faubourg Saint-Denis a fazer sucesso entre os descoladinhos. Hoje em dia a rua está em franca transformação com os comércios populares árabes e africanos sendo substituídos pelos empreendimentos da classe média branca cool. Muito frequentado por arquitetos pois a região concentra vários escritórios de arquitetura. O público é na faixa dos 30. A comida é boa.

Le Mauri 7 (46 rue du Faubourg Saint-Denis, 75010 – estação Strasbourg – Saint Denis) – Fica em frente ao Chez Jeannette. É onde o pessoal que é muito cool para frequentar o Jeanette vai. Faz a linha butecão com cerveja barata.

Linha 5

Bar Ourcq (68 quai de la Loire, 75019 – estação Laumière) – A Bacia de La Villette é a continuação do Canal Saint-Martin depois da estação Jaurès. Nas suas margens ficam os cinemas da rede MK2 e ao redor existem inúmeros bares e restaurantes. O mais divertido e animado deles é o Ourcq. Sempre tem um dj amigo tocando um set descompromissado. No balcão ficam uns belisquetes cortesia da casa: azeitonas, salaminho, batatas chips, etc. Se o tempo estiver bom, pegue uma das cadeiras de praia que o bar disponibiliza e sente-se de frente ao canal.

Linha 6

Wanderlust (32 quai d’Austerlitz, 75013 – estação Quai de la Gare) – Bar/restaurante/boate/cinema/espaço de convívio. O Wanderlust agrega várias atividades durante o dia e a noite, até yoga. Sua localização, às margens do Sena, e seu grande terraço externo fazem dele o bar ideal para as noites de verão e os brunchs de domingo. Também no verão a pista de dança migra para o terração ao ar livre.

Linha 7

Point Éphémère (200 quai de Valmy, 75010 – estação Jaurès) – Bar e casa de shows às margens do Canal Saint-Martin. Bem jovem e descontraído, ele funciona mesmo se não houver shows acontecendo. Ótima pedida para quem gosta de bandas alternativas indies tocando ao vivo. Geralmente aos domingos, o food truck de hambúrgueres Camion Qui Fume está estacionado na entrada.

Linha 8

Candelaria (52 rue de Saintonge, 75003 – estação Filles du Calvaire) – Na frente é um micro restaurante de comida mexicana, ao fundo é um bar (não muito maior) especializado em drinks. Acho superestimado e chato – e não é pelo fato de uma vez não terem deixado a minha turma entrar.

Mary Celeste (1 rue Commines, 75003 – estação Filles du Calvaire) – Bar com uma aura meio praiana Búzios (sob a ótica parisiense). Drinks e comidinhas gostosas. Lotado sempre, afinal fica no Marais.

Linha 9

La Fée Verte (108 rue de la Roquette, 75011 – estação Voltaire) – A rue de la Roquette começa na Place de la Bastille e sobe até o Père Lachaise. Em toda a sua extensão existem dezenas de bares e restaurantes e até a fábrica de chocolates do Alain Ducasse. A atração principal do Fée Verte é a grande variedade de marcas de absinto que eles servem. Fée verte significa “fada verde”, o apelido literário da bebida.

Linha 10

Nüba (36 quai d’Austerlitz, 75013 – estação Gare d’Austerlitz) – Fica no topo do prédio da Cité de la Mode et du Design, às margens do Sena. Meio bar/meio boate, possui um imenso terraço ao ar livre onde geralmente ficam alguns food trucks. Atualização de setembro 2017: o Nüba fechou mas no seu lugar abriu o Café Oz Rooftop, também misto de bar e boate ao ar livre.

Linha 11

Le Comptoir Generale (80 quai de Jemmapes, 75010 – estação Goncourt) – A cara do multiculturalismo étnico parisiense. O local funciona como um difusor de “todas as culturas marginalizadas, desconhecidas, exóticas e sem meios que florescem em todo o nosso planeta, especialmente no continente africano”. São dois galpões escondidos no fundo de um prédio às margens do Canal Saint-Martin que se dividem em vários ambientes: restaurante que parece uma sala de aula, bar, brechó no mezanino e um jardim floresta tropical onde o pessoal vai para fumar.

Lina

Como podem perceber, Rodrigo frequenta muito mais bares do que eu. Rodrigo circula mais à leste de Paris. Eu sou mais oeste. Estas duas diferenças são tributárias da minha idade. Se fosse jovenzinha, como ele, frequentaria todos os bares e circularia entre as duas áreas. Não ficaria cantonada em nenhuma delas. Porque a realidade é a seguinte: as pessoas que frequentam os bares acima não entram nos abaixo e vice versa. Grande erro. Afinal, pedir uma coupe de champagne nos bares dos hotéis mais bonitos de Paris não vai arruinar ninguém. E nada mais salutar do que diversificar os programas. Um dia, turma cool, jovem, ambiente butecão com cerveja barata. Outro dia, turma elegante, poltronas confortáveis, lareiras, garçons impecáveis e coupe de champagne.

Linha 12

Hotel de l’Abbaye (10 rue Cassette, 75006 – estação Sèvres – Babylone) – Delicioso bar situado no charmoso Hotel de l’Abbaye. Já citamos o hotel aqui no Conexão Paris. Situado em pleno coração de Saint Germain. Poltronas confortáveis, lareira sempre funcionando nos dias frios e, ao lado, um pequeno jardim de inverno. Um dia, ao entrar no bar, tive o prazer de cruzar Chiara Mastroiani, linda em jeans, camisa branca, tênis, cabelos soltos.

Le Bar do L’Hôtel (13 rue des Beaux Arts, 75006 – estação Rue de Bac) – O hotel é um dos mais românticos de Paris e ele se chama simplesmente L’Hôtel. Também em Saint Germain e já falamos dele aqui. Clique para ler o artigo. O seu bar é lindo, aconchegante e muito bem decorado. E, preste atenção, você pode privatizar a piscina do hotel. Após nadar em águas encastradas entre rochas no subsolo, suba e comande um aperitivo no bar. Se quiser prolongar a noite, o restaurante também vale a pena. Este é um dos meus bares preferidos.

Linha 13

Bar do Hotel Bristol (112 rue du Faubourg Saint-Honoré – estação Miromesnil) – O Hotel Bristol deve ser um dos hotéis mais premiados de Paris. O seu bar foi eleito o Melhor Bar de Hotel de Luxo do Mundo pelo Luxury Travel Advisor. O Bristol se encontra no Faubourg Saint Honoré, uma das áreas mais sofisticadas da cidade. Aqui nada de cerveja barata. Acho mesmo que nem cerveja. Entramos no Bristol para tomar champagnes e observar os clientes. Vale a pena.

Bar do Mini Palais (3 avenue Winston Churchill, 75008 – estação Champs-Élysées – Clemenceau) – O restaurante Mini Palais, do Grand Palais é quase nossa cantina. Estamos sempre lá e já o citamos muitas vezes. Seu bar, integrado na sala, é simpático. Mas o ideal é escolhar as confortáveis cadeiras da varanda do Mini Palais, observar a decoração suntuosa de um dos monumentos mais bonitos de Paris, pedir um excelente vinho e tapas maison e esquecer tudo mais.

Linha 14

Quanto à linha 14, o mapa acima esqueceu de citar um excelente bar, o Très Honoré (35 place du Marché Saint-Honoré, 75001 – estação Pyramides) – Em termos de fauna social, este bar se situado entre os dois ambientes citados até agora. O Très Honoré está no subsolo do restaurante do mesmo nome. E o bar, na minha opinião, é o grande charme do lugar. Ao contrário do restaurante, que tem decoração clean e moderninha, o bar abriga duas grandes salas com mesas e poltronas antigas, mesinhas de centro e abajures, espelhos e quadros nas paredes. De um lado, um pequeno palco onde ótimas apresentações de músicos e DJs acontecem. Tudo muito intimista, como se estivéssemos vendo um show na casa de amigos. Clique aqui para ler artigo sobre este bar.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris