Vir para Paris é pisar na história da humanidade. E passear a pé por Paris é a melhor maneira de conhecer a cidade e toda sua história. Hoje, vamos descrever o passeio pela Île de la Cité e Quartier Latin.

Cada esquina da cidade tem um segredo a ser descoberto; cada praça e monumento, um detalhe oculto. A catedral Notre Dame, por exemplo, tem toda a sua fachada codificada através de imagens de santos, demônios, reis de Israel e passagens bíblicas. Esse código pode ser “lido” – como uma história em quadrinhos – e traz ensinamentos sobre o juízo final.

Catedral Notre Dame

Catedral Notre Dame

Para ajudar nossos leitores a descobrir toda a riqueza da arquitetura e da história de Paris, a guia Zildinha criou roteiros exclusivos pelas mais bonitas regiões da cidade.

Jardin du Luxembourg

Jardin du Luxembourg

O passeio pela Île de la Cité e Quartier Latin

O passeio começa na Île de la Cité, a ilha no rio Sena que foi o berço de Paris. Em seguida seguirá rumo à margem esquerda do rio, a famosa Rive Gauche, berço da Sorbonne e das Universidades onde, há séculos, estudantes e intelectuais moram e frequentam. Das tortuosas ruelas medievais até o deslumbrante Jardin de Luxembourg passando pelas termas romanas de Cluny, pela Sorbonne, pelo Panthéon chegamos em Saint-Germain onde estão as tradicionais livrarias e os históricos cafés e brasseries frequentados por escritores e artistas como Hemingway, Proust, Simone de Beauvoir e Sartre. Não sem motivo, várias cenas do filme Meia Noite em Paris foram gravadas nesta região e veremos de perto todo o cenário do filme.

Café Deux Magots em Saint Germain

Café Deux Magots em Saint Germain

Neste passeio descobriremos as origens da cidade e dos seus habitantes como os famosos gauleses Asterix e Obelix e veremos como as águas do rio os protegia dos ataques bárbaros. Em seguida teremos uma visão da época da invasão romana e passaremos pelos impressionantes vestígios da Paris da Idade Média. E terminamos no período clássico e as modernidades trazidas pelo Barão Haussmann à pedido de Napoleão III.

Os segredos dos bairros. Foto:

Os segredos dos bairros. Foto: Claudio Perpétuo

Descobriremos também, é claro, cafés e bistrôts tradicionais, lojinhas e boutiques de bairro cheias de charme, pâtisseries deleciosas e outros segredos que só os parisienses da Rive Gauche conhecem.

Serão 4 horas deliciosas e de muito aprendizado!

Clique aqui para saber mais informações sobre o passeio.

Conheça todos os passeios a pé oferecidos pela Zildinha e sua equipe, assim como as visitas guiadas a museus e castelos.


Conheça os apartamentos para alugar na Île Saint-Louis e os apartamentos para alugar em Saint Germain da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.