Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris.

Mais do que nunca Paris parece imbatível na sua posição de capital européia das mesas estreladas. A edição 2014 do guia da capa vermelha contém 99 restaurantes da capital francesa agraciados com pelo menos uma estrela.

No escalão superior dos três macarrons (como as estrelas são chamadas por aqui) a tendência é de estabilidade. Em Paris, nove restaurantes possuem esta honra maior. Este numero é um a menos que em 2014, pois o Plaza Athénée, dirigido por Alain Ducasse, está fechado para reformas.

Londres também participa desta liderança seguida por Barcelona (24 restaurantes com estrelas) e Bruxelas (18 mesas estreladas).

Guia Michelin antigo

Guia Michelin antigo

Críticas a este guia, que já possui mais de 100 anos, nunca faltarão, principalmente por seus critérios considerados antiquados.

Mas ele está se modernizando e melhorando.

Bistrô Septime

Bistrô Septime

Alguns novos chefes apareceram no radar do guia como é o caso de Bertrand Gautier do Septime. Michelin acabou de reconhecer a regularidade e inventividade de sua cozinha.

Se um restaurante estrelado estiver nos seus planos na sua próxima viagem a Paris, seguem duas dicas importantes:

. faça sua reserva o quanto antes, eles são concorridos.

. se os preços forem assustadores, não desanime. No almoço eles praticam preços mais convidativos e o menu não muda muito. Neste caso, as reservas devem ser feitas com uma antecedência maior ainda.

E aqui você tem a lista dos restaurantes parisienses agraciados pelo guia Michelin.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris