La Buvette

La Buvette

La Buvette Gastrothèque se encontra na região que atrai, hoje, todos os jovens parisienses, a famosa SoPi – leia South Pigalle. Isto quer dizer, o bairro 75009 situado entre Pigalle (norte) e Opera Garnier (sul).

Área jovem, dinâmica, todo dia temos um novo restaurante, novo bar, nova épicerie, nova padaria, nova pâtisserie, novos hotéis. A rue des Martyrs se tornou um endereço gastronômico famoso e vejo com frequência fotógrafos e jornalistas americanos ou japoneses entrevistando os comerciantes.

Detalhe: eu tenho a sorte de morar neste bairro.

Interior do La Buvette

Interior do La Buvette

Um dos pequenos e charmosos endereços do SoPi é o La Buvette Gastrothèque. Como eles não aceitam reservas e eu nunca tive a sorte de encontrar lugar nas horas das refeições, decidi conhecer este pequeno restaurante citado pelo Fooding, pelo Time Out e pelo Figaroscope durante o dia, naquela hora do final da tarde quando um chá acompanhado por um bolo nos mergulha nos prazeres simples da vida.

Encontrei um ambiente novaiorquino simpático. A proprietária, a americana Jody Williamas, conseguiu colocar um toque de Greenwich Village em SoPi.

O atendimento é sorridente e descontraído. O inglês é a língua chefe do lugar.

Chá da tarde

Chá da tarde

Nem bem instalada diante do meu bolinho gostoso e feito dentre das regras da arte culinária, imaginei o que seria uma refeição no La Buvette quando vi passar um porquinho de leite assado, lindo, crocante, assim, diante de mim às 17.30 da tarde.

Porquinho de leite

Porquinho de leite

Não resisti e perguntei se poderia provar. Hélas, como dizem os franceses. Ele era o prato chefe do jantar servido somente após as 19h.

Comecei a prestar atenção na cozinha e verifiquei que os pratos do jantar estavam sendo preparados um a um com produtos frescos, lavados, com gestos bem seguros das pessoas que dominam o métier.

É exatamente este o comentário dos críticos gastronômicos: do café da manhã até o jantar, tudo é fresquinho e preparado na hora. O croissant é feito pela chef, o coelho com cogumelos do almoço é sublime, as saladas de polvo fresquinhas e a mousse de chocolate perfeita. No jantar, nossa americana gosta de apresentar pratos bem franceses como ratatouille, coq au vin e o famoso porquinho que infelizmente não pude provar.

Na lista dos últimos brunchs interessantes de Paris, o suplemento Figaroscope do jornal Le Figaro classificou o do La Buvette 8.5 para nota máxima 10. Veja aqui.

Está no meu programa um retorno rápido.

Buvette, 28 rue Henry Monnier, 75009 Paris. Fechado nas segundas. Aberto das 8:00 até meia noite. Metrô linha 2 ou 12, estação Pigalle.


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.