Quentinho, cremoso, ligeramente crocante… O Gratin Dauphinois, ou o nosso gratinado de batata, vive na memória de qualquer francês.

Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris

O Gratin Dauphinois é um prato reconfortante que agrada crianças e adultos, remete a infância e não é nada difícil de fazer. Quem diz não gostar, nunca provou um verdadeiro!

Batatas gratinadas, gratin dauphinois

Batatas gratinadas, gratin dauphinois

Aqui estão alguns segredos e truques para chegar a perfeição.

Os ingredientes

Batata: tem que ser do tipo firme, de preferência a Charlotte ou a Roseval.
Alho: esfregue no prato para um sabor leve ou o pressione direto no creme de leite, para um sabor marcante.

A receita original era feita só com creme de leite, mas os tempos mudaram e se você quiser uma receita mais leve vale colocar metade creme e metade leite. Não use leite desnatado!

Queijo: a receita original é sem queijo… Mas um gruyère ralado (emmental, não!) nunca fez mal a ninguém.

Preparo

Há muitas maneiras de fazer o gratin dauphinois. Tudo depende do tempo disponível e a textura que você prefere.

Na receita tradicional as batatas são imersas no creme de leite e cozidas a 150 graus por 1h30 a 2h. Os puristas cozinham a 120 graus por 2h30 -3h! Cozinhar longa e lentamente é melhor para o sabor e a consistência das batatas. Apenas tome cuidado para que não sequem.

Pré-cozidas: você também pode cozinhar as batatas cortadas em uma panela grande com leite e depois seguir a receita original. Levará menos tempo.

Gratin Dauphinois: a receita original

Ingredientes para 6 pessoas:

  • 1,6 kg de batatas
  • 1,5 litros de creme de leite
  • 1 ou 2 dente de alho
  • sal e pimenta
  • manteiga

Descasque e corte as batatas em rodelas. Esfregue um prato com o alho , esmagando um pouco. Disponha as batatas no prato em camadas regulares, cada camada com sal e pimenta. Cubra tudo com o creme de leite e agite ligeiramente o prato para distribuir bem. Coloque alguns pedaços de manteiga por cima, sal e pimenta.

Asse cerca de 2h30 a 120 graus. As batatas vão absorver o creme de leite, o creme deve ficar levemente dourado e as batatas derretendo. Se quiser, no final, aumente o forno para 200 graus por cinco minutos para aumentar o dourado da crosta.

O gratin dauphinois acompanha lindamente carne de boi, carne de porco, vitela, cordeiro. Fica divino servido com uma salada verde como prato principal. Pode ser preparada antecipadamente. Neste caso, cozinhe menos 30 minutos e esquente por 30 minutos na mesma temperatura.

Variantes

Gratinado de batata com legumes: substituição total ou parcial das batatas por cenouras, batata doce e outros legumes que suportam serem cozidos por muito tempo. Não escolha legumes “soft” pois podem se transformar em puré .

Bon appétit!

Clique aqui e conheça os roteiros gastronômicos em Paris da Karen.


restaurante de fondue em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.