No rastro do boom da bistronomia, Paris vive uma efervescência de jovens chefs revelação à frente de seus pequenos restaurantes, que estão dando o que falar . Já falamos aqui no blog de alguns deles como o Frenchie, por exemplo.

O Saturne é dos restaurantes mais comentados pela mídia gastronômica. Aberto em 2010 pela dupla Sven Chartier (o chef) e Ewen Lemoigne (o sommelier), ambos com menos de 30 anos.

2013-04-11 22.20.24

A cave e a cozinha do Saturne. O chef Sven Chartier é o de barba na cozinha.

Ao lado da Bolsa, no 2˚ arrondissement, o restaurante é o que o guia Fooding classifica como um neo-bistrô. Ambiente moderno, com madeiras claras, tudo clean e claro.

2013-04-11 20.07.44

Ambiente moderno com móveis contemporâneos

Chegamos cedo, encontramos as mesas ainda vazias. Mas após 15 minutos, o restaurante estava lotado – como acontece todas as noites (reserve com antecedência)

O salão do restaurante Saturne

Salão do restaurante Saturne, lotado todas as noite

O cardápio muda todos os dias. O menu é fixo, com seis pratos que se sucedem e uma sobremesa, cada prato com uma sugestão de vinho para harmonizar. Os queijos são opcionais e são cobrados à parte.  Os vinhos não são obrigatórios, você pode optar por pedir uma garrafa à parte.

Menu do dia do restaurante Saturne

Menu do dia do restaurante Saturne

Cozinha de terroir, usa produtos e inspiração nas receitas tradicionais das regiões francesas.  Mas cheia de criatividade e verve jovem. Os pratos são uma sucessão de surpresas…

Alho poró, queijo fourme d'Ambert e noz de pinho.

Alho poró, queijo fourme d’Ambert e noz de pinho.

2013-04-11 20.29.07

Aspargos, vitelo e toranja

Meu único porém foi para o pombo, por uma questão de gosto pessoal.

Apesar de numerosos os pratos são pequenos e, em sua maioria, leves. Já o vinhos… Como decidimos aceitar as sugestões do sommelier, acabamos bebendo bastante!  Mas, não nos arrependemos, a harmonização também foi ponto alto da noite.

O Saturne também funciona como cave onde você pode comprar vinhos, com destaque para a seleção de 800 rótulos de vinhos naturais (sem agrotóxicos e químicos). Quem se interessar pode visitar o site da cave.

Saturne

17, rue Notre-Dame des Victoires – 75002

Fechado aos sábados e domingos

www.saturne-paris.fr