Henri Le Roux é o inventor do caramel au beurre salé, um bombom feito com caramelo, manteira salgada, nozes, amêndoas e avelãs trituradas. Sublime.
Em 1980 o Caramel au Beurre Salé ganha o prêmio do melhor bombom francês no Salon International de la Confiserie em Paris. Em 1981, para se proteger, ele registra a marca CBS (Caramel Beurre Salé) que se torna uma especialidade da Bretagne, assim como o Sel de Guérande.
Recentemente Henri Le Roux lançou o Caramelier, um caramelo fundido para ser degustado com torradas, sorvetes ou para acompanhar frutas. Sorvete de baunilha, caramelo fundido e amêndoas torradas é uma das minhas sobremesas preferidas.
Paris possui uma loja Henri Le Roux, em Saint Germain, 1 rue de Bourbon le Château, 75006. Métro: Saint Germain des Prés, Mabillon ou Odéon.
Em casa, somos apreciadores do Caramel au Beurre Salé. Na minha última viagem à Saint Malo e ao Mont Saint Michel, eu incluí na minha lista de rituais à serem respeitados para se conhecer a região a compra de pelo menos um saquinho desta maravilha. Leia o artigo aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
21 Comentários
Simone
VOCÊ SABERIA INDICAR UM ATELIER QUE ENSINE CARAMELOS DESSE TIPO EM PARIS? pROCUREI EM ALGUNS MAS NÃO ENCONTREI..
Beth
Eliane
Não entendo nada do assunto, mas tenho um prblema sério. Nunca consegui tomar café com leite, desde criança.
Mas na França, coloco algumas gotas do creme que acompanha o café e cai muito bem…
Adoro e não me causa nenhum transtorno.
Abs.
Mauricio Christovão
Eliane: Consultando São Google(Paris free lactose), descobri que o comprimido anti lactose(Lactaid) é muito difícil de achar em Paris, segundo alguns viajantes. Acho melhor trazer de casa…
Outra opção são as chamadas comidas étnicas, que não contêm derivados de leite, como manteiga, queijo ou creme na receita.
A cozinha judaica(kosher) é uma delas. As comidas orientais podem ser outra opção, desde que não tenham sofrido adaptações “à francesa”.
Eliane
Lina vou para Paris e Provence no dia 21 desse mês e o site tem sido uma verdadeira pérola. Com relação à alimentação em geral, principalmente cafés que são a minha paixão, há algo que saibas sobre intolerância à lactose na hora de fazer os pedidos. Existe alguma frase em especial onde possa pedir um café com leite sem lactose, por exemplo? E nas farmácias em Paris é possível comprar o comprido para os intolerantes? Aqui no Brasil compra-se sem receita, mas é tudo importado e caríssimo. O que souberes informar será de grande ajuda nessa que será uma tarefa hercúlea, mergulhar na deliciosa comida francesa sem sucumbir aos efeitos do pós lactose.
Lina
Eliane
Nunca pesquisei esta questão, mas posso te dizer que não encontrará cafés que sirvam leite sem lactose.
E não conheço os endereços das lojas para estes produtos. Sinto mão poder te ajudar.
Tania Baiao
Ohhhhh! Tentação!
Lenna
Os caramelos au beurre salé do Jacques Génin, no Marais, também são ótimos!!!