O kouign amann tinha desaparecido da minha memória até a leitura de um artigo no Slate.fr.

Kouign-amann é uma pàtisserie da Bretagne, entre croissant e bolo, mas muito mais amanteigado e coberto por açúcar caramelizado. Bomba deliciosamente calórica.

De acordo com Slate.fr, o kouign amann está vivendo atualmente o seu momento de glória no United States of America.  In Transit, o blog viagem do NYTimes, em artigo recente diz que esta maravilha bretonne é apreciada por todos os foodies – gourmets –  de San Francisco à New Yoork sem esquecer Beverly Hills.

Le Village Voice também consagra artigo ao kouing amann, fabricado por Dominique Ansel, ex-Fauchon, proprietário de uma pâtisserie no Soho.

Me lembro a primeira vez que provei o kouing amann, durante fim de “semana descoberta” da cidade de Rennes.  Em alguma pâtisserie da cidade indicada por amigos, compramos esse bolo delicioso.

Procurei um endereço para passar para você e achei uma indicação em excelente blog que leio com prazer: Table à découvert.  Então tome nota: o melhor kouing amann da Bretanha se encontra na cidade de Douarnenez,  precisamente na Biscuiterie de Douarnenez, 93 avenue de la Gare, 29100 Douarnenez.

Como ir de Paris até Douarnenez

. De avião. é possivel ir de avião até Quimper e depois pegar carro ou ônibus regional até Douarnenez. A viagem de avião dura 1h25. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De trem.  como a cidade não possui estação de trem,  é preciso ir até Quimper e depois pegar carro ou ônibus regional para Douarnenez. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De carro. a viagem tem cerca de 6h de duração. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. esta costuma ser a opção mais barata e a mais longa, com 8h35 de trajeto. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).