O Baron Rouge é o famoso bar-restaurante perto do mercado Aligre. Maria Madalena e família são habitués do Baron. Quando eles passam por lá no inverno, degustam ostras acompanhadas por vinho branco. No verão, pedem os embutidos da Córsega, patês e queijos variados.

Uma tradição antiga francesa é comer ostras somente nos meses frios. De maio a agosto, alguns relutam em degustar este prato. Como o transporte das ostras nos meses quentes é delicado, esta tradição , na realidade, era uma precaução sanitária.

Acontece que o cultivo e o transporte das ostras passaram por transformações importantes nestes últimos anos e o consumo pode ser feito o ano inteiro.  Quando um bom restaurante oferece ostras no verão, vocês podem aceitar a sugestão sem problemas.

Nestas duas fotos Maria Madalena testa o Comptoir de l’Odeon, o famoso restaurante do chefe Yves Camdeborde. Sábado, na hora do almoço, eles esperaram uma hora na fila diante do restaurante. Durante a espera, mesas se liberaram na calçada mas eles preferiram o aconchego da sala. A última foto é um troca-troca de sobremesas, todas deliciosas.

Baron Rouge – 1 rue Théophile Roussel 75012 Paris – metro Ledru Rolin.

Comptoir de l’Odeon – 9 Carrefour de l’Odeon – 75006 Paris – metro Odeon.