Prato típico dos bistrots parisienses, preparados com manteiga, salsa, echalotes e alho. Hoje um prato popular, mas dizem que já foi considerado um produto refinado e Talleyrand recebia o tsar da Rússia oferecendo os escargots da Bourgogne.

As variedades mais comuns são o petit gris que mede 28 a 35 mm e o escargot de Bourgogne cujo tamanho pode alcançar 40 a 55 mm.

Eu não gosto do escargot da terra porque são preparados com alho. Adoro os do mar, o bigorneau ou o bulot. Já os compro cozidos na peixaria e os degusto puro, como aperitivo.

Em Paris o melhor restaurante para comer escargot é o Comptoir de la Gastronomie: 34 rue Montmartre, 75001; metrô Les Halles ou Étienne Marcel.


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.