Qual é a tradição nas festas de fim de ano na França?

E primeiro lugar, ostras. Sobretudo na ceia do reveillon. Já passei  horas participando de mutirões para abrir ostras em festas na casa de amigos. As melhores ostras da França vem de um lugar que se chama Prat-Ar-Coum. Sublimes. Vocês podem degustar estas ostras nos seguintes restaurantes:

  • Le Pichet de Paris, 68 rue Pierre Charron, 75008; metrô Franklin Roosevelt (clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Le Pichet de Paris).
  • L’Ostreade, 11 boulevard Vaugirard, 75015; metrô Montparnasse – Bienvenue.
  • La Mediterranée, 2 Place de l’Odeon, 75006; metrô Odéon (clique aqui para reservar uma mesa no restaurante La Mediterranée).

O foie gras, a entrada de todas as festas natalinas. Este ano o foie gras cru virou mania. Antes,  as francesas  compravam o foie gras já preparado e cada uma tinha o seu endereço do melhor foie gras de Paris. De uns tempos para cá o chic é comprar o foie gras cru e prepará-lo em casa, ligeiramente passado na frigideira. Tenho umas amigas que estão desenvolvendo uma técnica infernal, alguns segundos no micro ondas e pronto. Um restaurante para se comer um excelente foie gras é o Joséphine (Chez Dumonet), 117 rue du Cherche Midi 75006; metrô Duroc.

O chapon, o coitado do frango que foi castrado para que engorde e fique com a carne macia. Um chapon pode pesar 3.5 quilos. O melhor açougue de Paris, onde os chapons são perfeitos é a Coq Saint Honoré, no 3 rue Gomboust 75001.

O queijo, o Mont d’Or, é claro.

A sobremesa só pode ser a buche de noel, a torta de natal, Ispahan de Pierre Hermé.


10 bons restaurantes perto do LouvreConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.