A Opéra Garnier é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes de Paris. Ela foi construída durante a grande reforma da capital francesa orquestrada por Napoleão III e o Barão Haussmann.

A fachada da Ópera Garnier, em Paris.

A fachada da Ópera Garnier, em Paris. Foto de Olivier Mallich, no Flickr

A construção foi acompanhada pela abertura de uma grande avenida, a Avenue de l’Opéra, que ligava o castelo Tuileries, onde morava o Imperador à nova ópera.

(O que resta  deste castelo hoje é o Jardins des Tuileries, pois ele foi incendiado durante os violentos dias da revolução francesa.)

Para a construção desta avenida todo um bairro foi destruído e Haussmann foi e é ainda criticado por ter apagado os vestígios de uma Paris mais antiga.

A Ópera de Paris é um prédio que reúne vários estilos, um pouco barroco, um pouco cópia do renascimento italiano. Em todo caso uma bela obra, com uma fachada decorada por esculturas que na época escandalizaram os puritanos e uma decoração  interior impressionante. A grande escada central é famosa pelo seu traçado, pelos mármores, pelas pinturas e mosaicos.

A grande escadaria da Opera.

A grande escadaria da Opera. Foto de Véronique Mergaux, no Flickr

A sala de espetáculos, mais impressionante ainda, é toda dourada e vermelha,  com  um teto que contrasta furiosamente com o resto do décor. O pintor Chagall aí pintou seus anjos e personagens leves e flutuantes.

A sala de concertos da Ópera Garnier.

A sala de concertos da Ópera Garnier. Foto de Véronique Mergaux, no Flickr

Vocês podem visitar a Ópera de Paris como se visita qualquer monumento. Não é preciso ir à um espetáculo para conhecer o interior. O ingresso  para visita-la custa 8 euros e a ópera esta aberta todos os dias das 10 às 17 horas. E esperando a próxima viagem à Paris vocês podem visitar a Ópera virtualmente aqui.

Leia também:

Endereço: Place de l´Opera | 75009 | Metrô: Opera

Conheça os apartamentos para alugar na região da Opéra da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.