Primavera em Paris: como se vestir

Por Rodrigo Lavalle - Consultor Compras indicado pelo Conexão Paris

Ah, a primavera em Paris… Um momento mágico de felicidade generalizada cantado em prosa, verso e película. Os dias começam a ficar mais quentinhos e o sol se põe cada vez mais tarde. As folhas das árvores voltam a crescer e as flores desabrocham. Típica paisagem de cartão postal. Até as pessoas ficam mais simpáticas…


A primavera e o outono são as melhores estações para se visitar Paris. Eu prefiro Paris na primavera. O fim do verão e o outono são melancólicos pois sabemos que acabou-se o que era doce e que vamos enfrentar meses de frio, chuva e falta de luz.  As pessoas ficam mais ranzinzas…
No mês de abril a temperatura varia ao longo do dia entre 5°C e 15°C (média de 11°), em maio entre 10°C e 18°C (média de 14°C) e em junho entre 13°C e 22°C (média de 17°C). Maio é o mês mais chuvoso da estação mas em Paris os dias de chuva são freqüentes. Algo que acontece aqui nessa época e que não temos no Brasil é um alto índice de pólen no ar, pessoas alérgicas podem ser afetadas.

.

Como na primavera e no outono as temperaturas variam muito durante o dia (além disso, se chove, esfria; se entra em local fechado, fica-se com calor), podemos usar o mesmo raciocínio de se vestir em camadas usado no inverno. No entanto, agora podemos usar menos camadas e tecidos mais leves. Eu geralmente uso:

-    uma camiseta de algodão de manga longa (acho confortável e agradável ter uma peça de algodão em contato com a pele);
-    um suéter ou cardigã leve de lã;
-    um casaco ou blazer de meia estação ou um trenchcoat (chuvinha chata);
-    cachecol de malha ou de lãzinha;
-    calça jeans ou de sarja;
-    meias de cashmere (meus pés estão sempre gelados);
-    sapato ou tênis.
Pode-se usar uma camisa polo ou social entre a camiseta de algodão e o suéter.
Os casacos não precisam ser super acolchoados ou com forros pesados.
Vestidos, saias e shorts são para as mais corajosas (pelos menos no começo da estação) ou então podem ser usados com legging ou meia de lã fina (se você sentir calor durante o dia é só entrar em um café, ir ao banheiro e tirar).
Por causa da chuva os sapatos abertos não são práticos.
As echarpes/foulards/lenços podem substituir os cachecóis.
À medida que a estação avança e o verão vai se aproximando algumas dessas camadas deixam de ser usadas. Mas eu costumo dizer que em Paris os suéteres e os cardigãs são como as camisetas no Brasil, os usamos praticamente durante o ano todo.

Leia a proposta de consultoria compras de Rodrigo aqui.

Facebook Rodrigo Lavalle

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Paris, Ratatouille e ratos

O andar democrático das Galeries Lafayette

Os apaixonados da Ponte Alexandre III

431 pitacos, participe desta conversa

  1. Joseph disse:

    Salut Rodrigo,
    Entre o fim de novembro e começo de dezembro chove muito em Paris? Já te questionei em outro post teu o que vestir nessa época ( fim de outono, começo do inverno ) e você disse que já considera frio suficiente para usar roupas de inverno, de fato. Dever de casa feito, já estou com tudo que preciso, mas devo levar um trench ou umbrella? Ah, qual a temperatura média nesse período? ( isso muito me intriga! ) Abraços de Recife,
    Joe.

  2. thiago disse:

    Olá, estou pensando em visitar Paris por volta do dia 15 de fevereiro. Pelo que entendi… É um periodo de frio… queria perguntar se os moletons vendidos no Brasil suportam o frio desse período. Qual seria a melhor maneira de agasalhar-me?

  3. patricia rocha disse:

    oi rodrigo, to adorando suas dicas!! Vou a Paris em setembro, minha prineira viagem internacional e estou meia perdida no que levar na mala. outra coisa é o ingresso da Torre, tentei comprar mas não tem. So se compra pelo site?

  4. Karina disse:

    Rodrigo, estou adorando suas dicas. Estarei pela primeira vez em Paris no final de setembro (27/09). Mas farei voos internos e por isso não posso ultrapassar 20kg na minha mala. Gostaria de saber se você conhece alguma loja que possua roupas em geral (ou mais especificamente casacos trench coats) tamanho plus size. Agradeço por qualquer dica que possa me dar.

  5. Sheila Carvalho disse:

    Olá Rodrigo,

    Quero conhecer Paris na primavera. Meu sonho é andar pelos jardins cheios de tulipas coloridas. Plano de viagem é irmos eu e minha filha de 10 anos que com certeza quer ir à Disney e torre apenas.
    Sei que fica uma viagem um pouco limitada por causa dela mas vale a pena mesmo assim.
    Pensando neste quadro, qual época você me indica ?
    Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Sheila, a primavera começa no dia 21 de março e vai até o dia 21 de junho. O melhor mês é junho pois o frio e a chuva já terão passado.
      Abraços.

  6. claudia martins disse:

    Olá, para todos!!
    Escrevo para dizer o quanto tenho gostado de navegar com vcs. Sempre tive um real fascínio por Paris e em 2012 qdo tive a oportunidade, não exitei e foi fantástico… bastou chegar e me senti em casa. Nunca vou esquecer da sensação de ver a torre… ali de pertinho… eu dizia para mim mesma: “Eu estou na torre, não é sonho… eu estou aqui”.
    Nunca vou esquecer disso!!
    Sou grata a vida por essa conquista e já planejo minha volta!!!!
    Um bj para todos!!!
    Viva Paris!!

  7. Otavia Emilia Gumiero de Lasari disse:

    Olá Rodrigo,
    Eu e meu marido iremos a Madri e Paris na segunda quinzena de agosto.Como é o clima nesta época do ano?Qual tipo de roupa devo levar?
    Já posso comprar agora o ticket p/visita Torre Eiffel?
    Para visitar as Igrejas e museus pode ser, bermudas, legging, camisetas etc?
    Um abraço.

  8. Luiza disse:

    Ola Rodrigo, tenho 60 anos e é minha primeira viagem a Paris.Preciso de que tipo de agasalho? e
    para calçar é necessário sapatos para chuva?
    também casaco impermeável?

  9. Ana Carla disse:

    Olá, Rodrigo! Irei a Paris no mês de Junho e estou na dúvida se compro os ingressos para visitas a museus e a Torre Eiffel, com antecedência. Se for com antecedência, dá pra comprar alguns dias antes ou no dia anterior? Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana Carla, ingressos para a Torre Eiffel se esgotam com meses de antecedência. Eu te aconselho a ir tentando todos os dias, várias vezes ao dia, comprar pelo site oficial: http://ticket.toureiffel.fr/?langue=en. Caso você não consiga, você terá que ir até a Torre no dia da sua preferência e entrar na fila.
      Para os outros museus e atrações você pode comprar alguns dias antes nas lojas FNAC.
      Abraços.

  10. Silmara Pereira Barbosa disse:

    Olá. Viajarei para Paris em julho. O clima é verão. Devo levar apenas roupas leves ou a temperatura esfria também nessa época? Moro em salvador então calor pra mim é de 30 graus pra cima rs rs. Obrigada!

  11. Paula de Oliveira Gonçalves disse:

    Prezados,
    Estou planejando a viagem p final de outubro e inicio de novembro pára Paris. Assim, gostaria de saber do tempo. Ou vcs me aconselham antecipar algumas semanas?
    Merci.

  12. MIRIAN disse:

    Oi Rodrigo! Estou indo para Paris na próxima quinta. Vc já foi na Uniqlo do Marais? Será melhor do que da Rua Scribe? Estava atrás daquelas doudones leves, mas no site elas nao estao mais disponíveis. Será que nao consigo achar para comprar por causa da mudanca de estacao? Vou ficar no 9eme, que delícia, parece que o bairro está bem animadinho. Nao vejo a hora de ir, meu hotel fica numa travessinha da rua des Martyrs. Vc conhece alguma loja feminina para comprar camisas e vestidos de seda, de boa qualidade e precos razoáveis. E óculos escuros vintage? Tá rolando alguma brocante? Obrigada. Abracos.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mirian, a Uniqlo da rue Scribe é maior e mais completa. Hoje eu passei em frente a uma Uniqlo e vi essas doudounes ainda à venda.
      Abraços.

  13. Suely Passos disse:

    Olá Rodrigo! Meu marido, meu filho de 18 anos e eu estamos programando ir no começo de setembro em Paris. Minha dúvida é o tempo. Que tipo de roupa devo levar? Vale a pena deixar para comprar roupa aí? Obrigada! Adorei o site!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Suely, início de setembro é final do verão, começa a ficar fresco. Traga roupas de meia-estação. Vale a pena comprar peças isoladas, não vale a pena montar ou trocar o guarda-roupa inteiro.
      Abraços.

  14. Lorena disse:

    Olá!! Adorei o site!! Parabéns!! Estou indo na segunda (19-05), a temperatura está de 16 a 24 graus!! Q loucura!! Mas a sensação termica é como? Uma calça jeans e cardigam estaria correto? Quero fazer uma mala bem basica… Desde já, obrigada!

  15. Daniella Menezes disse:

    Olá Rodrigo
    Eu e meu marido iremos para Paris dia 13/06 até 27/06. Como estará o clima? Que roupas devo levar?

  16. […] Como se vestir na primavera em Paris […]

  17. Edlena disse:

    Olá Rodrigo, muito legal suas dicas, adorei !!!. Eu e meu esposo estaremos em Paris de 05 a 08 de Junho, é pouco tempo mas gostariamos muito de conhecer o castelo de Versalles ou de Chantilly, é tranquilo para irmos de metrô? Ah!! e muito importante, como é a temperatura no inicio de Junho, será que vai estar muito calor? Grata… Edlena

  18. Fabio Mendes disse:

    Olá Rodrigo
    Já estou em Paris e estou seguindo várias dicas de vocês.
    Porém sobre o local de compra do Trench Coat por incrível que pareça vi a reportagem com as 10 lojas e fui em quase todas as lojas (monoprix; uniglo; mango; HM etc,,,)incluindo a Galeries Lafayette e arredores e tirando a Burberry (preço inacessível) não achei.
    Quais os locais que eu poderia achar nessa época do ano?
    Agradeço a paciência
    Obrigado

  19. Eliana Soraggi Lima disse:

    Olá ! Adorei descobrir eu site ! Estaremos em Paris no final de agosto , ficaremos na rue Du Dome , próximo a Champs Elisse . Qual seria sua sugestão para um roteiro a pé ? Muito obrigada .

  20. Mari disse:

    Passarei a lua de mel em Paris no período de 04/08 a 11/08/14, o que sugere de roupa e programação ?
    Obrigada

  21. Carolina Lessa disse:

    Olá, Rodrigo! Gostaria de saber se a primeira semana de setembro ainda costuma ser quente aí em Paris… Daria p/ usar pelo menos um blazer? E vc acha que de 02 a 09 de setembro a cidade ainda pode estar no clima das férias de verão (i.e., vazia de parisienses, cheia de turistas, parte do comércio fechado, etc)? Obrigada e parabéns pelo trabalho aqui no CP!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Carolina, dá pra usar um blazer sim. A volta das férias (rentrée) é no início de setembro, nesse ano dia 1° de setembro, uma segunda-feira.
      Abraços.

  22. Luciane disse:

    Eu e meu marido iremos para paris na segunda semana de julho que roupas voce indica ,ficaremos seis dias. Obrigado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luciane, segunda semana de julho já estará quente. Traga roupas leves mas traga também um suéter ou casaco leve caso esfrie.
      Abraços.

  23. Fabio Mendes Jr disse:

    Olá Rodrigo
    Estou indo em Paris no dia 06/05, e como nesse mês chove muito, gostaria de saber onde encontrar
    lojas que vendem trenchcoat.
    Abraços

  24. Angela disse:

    Oi, Rodrigo! Vou para Paris com meu esposo e meus filhos no dia 24 de Julho até 05 de agosto, gostaria de saber qual o clima nesta época e que tipo de roupa devo levar para as crianças?

  25. Eron disse:

    Rodrigo, tudo bem? Parabéns pelo post.
    Visitarei Paris na segunda semana de outubro. Já faz frio nesta época? Vi na Decathlon umas blusas e calças tipo “segunda pele”. Elas realmente ajudam a enfrentar o frio? É necessário levar alguma coisa daqui ou é melhor comprar aí?
    grande abraço!

  26. Marília disse:

    Rodrigo viajarei à Paris no dia 8/5, devo levar botas de couro com cano longo?

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.