Primavera em Paris: como se vestir

Por Rodrigo Lavalle - Consultor Compras indicado pelo Conexão Paris

Ah, a primavera em Paris… Um momento mágico de felicidade generalizada cantado em prosa, verso e película. Os dias começam a ficar mais quentinhos e o sol se põe cada vez mais tarde. As folhas das árvores voltam a crescer e as flores desabrocham. Típica paisagem de cartão postal. Até as pessoas ficam mais simpáticas…


A primavera e o outono são as melhores estações para se visitar Paris. Eu prefiro Paris na primavera. O fim do verão e o outono são melancólicos pois sabemos que acabou-se o que era doce e que vamos enfrentar meses de frio, chuva e falta de luz.  As pessoas ficam mais ranzinzas…
No mês de abril a temperatura varia ao longo do dia entre 5°C e 15°C (média de 11°), em maio entre 10°C e 18°C (média de 14°C) e em junho entre 13°C e 22°C (média de 17°C). Maio é o mês mais chuvoso da estação mas em Paris os dias de chuva são freqüentes. Algo que acontece aqui nessa época e que não temos no Brasil é um alto índice de pólen no ar, pessoas alérgicas podem ser afetadas.

.

Como na primavera e no outono as temperaturas variam muito durante o dia (além disso, se chove, esfria; se entra em local fechado, fica-se com calor), podemos usar o mesmo raciocínio de se vestir em camadas usado no inverno. No entanto, agora podemos usar menos camadas e tecidos mais leves. Eu geralmente uso:

–    uma camiseta de algodão de manga longa (acho confortável e agradável ter uma peça de algodão em contato com a pele);
–    um suéter ou cardigã leve de lã;
–    um casaco ou blazer de meia estação ou um trenchcoat (chuvinha chata);
–    cachecol de malha ou de lãzinha;
–    calça jeans ou de sarja;
–    meias de cashmere (meus pés estão sempre gelados);
–    sapato ou tênis.
Pode-se usar uma camisa polo ou social entre a camiseta de algodão e o suéter.
Os casacos não precisam ser super acolchoados ou com forros pesados.
Vestidos, saias e shorts são para as mais corajosas (pelos menos no começo da estação) ou então podem ser usados com legging ou meia de lã fina (se você sentir calor durante o dia é só entrar em um café, ir ao banheiro e tirar).
Por causa da chuva os sapatos abertos não são práticos.
As echarpes/foulards/lenços podem substituir os cachecóis.
À medida que a estação avança e o verão vai se aproximando algumas dessas camadas deixam de ser usadas. Mas eu costumo dizer que em Paris os suéteres e os cardigãs são como as camisetas no Brasil, os usamos praticamente durante o ano todo.

Leia a proposta de consultoria compras de Rodrigo aqui.

Facebook Rodrigo Lavalle

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

524 pitacos, participe desta conversa

  1. Célia Morais disse:

    Rodrigo, estou retornando para dizer que recebi a confirmação das passagens, após enviar vários e-mails ao Reail Europe. De qualquer forma, obrigada pela atenção. Estou indo a Paris dia 04/04, onde ficarei por 5 dias. Estou seguindo todas as dicas do site, que é maravilhoso. Um abraço a todos.

  2. hamilton disse:

    Rodrigo, olá, estou indo a Paris em 11 de abril pela primeira vez. Que tipo de roupas devo levar?

  3. Celia Morais disse:

    Ricardo, preciso de dia ajuda: comprei 6 passagens de Paris/Londres, no site da Reail Europe, para o dia 4/07/2015. Já entrou no cartão mas até agora não recebi a confirmação. Já mandei diversos e-mails e não obtive resposta. Não tem nenhum número de telefone que eu consiga falar? Estou preocupadíssima!!! Reservei desde o dia 6 de março!!!! Por favor, me ajude!!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Célia, eu não tenho familiaridade com o site da Rail Europe mas se você não recebeu o email de confirmação, as passagens não foram compradas. A compra deve ser estornada em breve. Existe uma incompatibilidade entre as empresas de cartão de crédito brasileiras e alguns sites europeus de venda de passagens de trem. Pesquise no site da Rail Europe pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor.
      Abraços.

  4. Vanessa disse:

    Rodrigo, fiquei em dúvida sobre o que seria o “casaco leve” meia estação. Sobretudo de lã que costumamos usar aqui no Sul do Brasil entra nesse grupo? Aqui com frio de 10º é o que usamos porque sempre tem uma ventinho gelado que tem em Paris no inverno (fui em fevereiro da outra vez).

    Outra coisa, as segundas peles (blusas e calças) não é necessário levar? Obrigada!

  5. Camila disse:

    Ola Rodrigo,
    Parabens pelo site…
    Estarei em Paris de 07/04 a 12/04 ainda estará friozinho ne? Devo levar bota para os pés?
    Muito obrogada

  6. Natalia disse:

    Oi Rodrigo, viajo para Paris dia 18 de maio e volto dia 03 junho. Gostaria de saber que tipo de roupa levar, e como normalmente é o tempo nessa época. Obg!

  7. Betania disse:

    Perdão! Fabiana Murano.

  8. Betania disse:

    Olá!!
    Rodrigo Lvalle, gostaria de saber se você conhece uma fotógrafa em Paris, com o nome de Fabina Maruno?
    Vi fotos belíssima no Instagram tirada por ela.
    Obrigada!

  9. Maria do Socorro Leite disse:

    Olá! Rodrigo muito bom seu site pois dá dicas incriveis. Estarei indo para Paris em 13/10 e gostaria de saber que tipo de roupas e sapatos devo levar neste período.

  10. Rodrigo Lavalle disse:

    Nelma, em maio é melhor evitar as sandálias abertas. Paris é uma cidade, no geral, chuvosa. O restaurante mais sofisticado e especial é o Jules Verne: http://www.conexaoparis.com.br/2013/05/02/parisjantar-no-jules-verne-da-torre-eiffel/.
    Abraços.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Geane,
    1- Em 26 de junho já é verão.
    2- Compre no site oficial do Moulin Rouge: https://www.moulinrouge.fr/reservations?lang=en. Os preços variam.
    3- As reservas para o jantar no Jules Verne só abrem com 3 meses de antecedência, no seu caso em 26/03. Só é possível fazer a reserva pelo site oficial.
    4- Mais baratas com relação ao Brasil sim.
    5- Trem de alta velocidade (Eurostar). Duas horas de viagem

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.