Primavera em Paris: como se vestir

por Rodrigo Lavalle

Ah, a primavera em Paris… Um momento mágico de felicidade generalizada cantado em prosa, verso e película. Os dias começam a ficar mais quentinhos e o sol se põe cada vez mais tarde. As folhas das árvores voltam a crescer e as flores desabrocham. Típica paisagem de cartão postal. Até as pessoas ficam mais simpáticas.

A primavera e o outono são as melhores estações para se visitar Paris. Eu prefiro Paris na primavera. O fim do verão e o outono são melancólicos pois sabemos que acabou-se o que era doce e que vamos enfrentar meses de frio, chuva e falta de luz. Além disso, nessa época, as pessoas vão ficando cada vez mais ranzinzas.

No mês de abril a temperatura varia ao longo do dia entre 5°C e 15°C (média de 11°), em maio entre 10°C e 18°C (média de 14°C) e em junho entre 13°C e 22°C (média de 17°C). Historicamente maio é o mês mais chuvoso da estação mas em Paris os dias de chuva são freqüentes. Essas chuvas não costumam ser violentas e fortes como as tempestades brasileiras, elas são mais mansas mas podem ser insistentes. Algo que acontece aqui nessa época e que não temos no Brasil é um alto índice de pólen no ar, pessoas alérgicas podem ser afetadas.

Como na primavera e no outono as temperaturas variam muito durante o dia (além disso, se chove, esfria; se entra em local fechado, fica-se com calor), podemos usar o mesmo raciocínio de se vestir em camadas usado no inverno. No entanto, agora podemos vestir menos camadas e tecidos mais leves. Eu geralmente uso:

  • uma camiseta de algodão de manga longa (acho confortável e agradável ter uma peça de algodão em contato com a pele);
  • um suéter ou cardigã leve de lã;

Cardigã

  • um casaco ou blazer de meia estação ou um trenchcoat (chuvinha chata) ou uma capa de chuva;

Trench coat

  • cachecol de malha ou de lãzinha;
  • calça jeans ou de sarja;
  • meias de cashmere (meus pés estão sempre gelados);
  • sapato ou tênis.

Algumas variações dependendo da tolerância maior ou menor da pessoa ao frio:

  • Pode-se usar uma camisa polo ou social entre a camiseta de algodão e o suéter.
  • Os casacos não precisam ser super acolchoados ou com forros pesados.
  • Vestidos, saias e shorts são para as mais corajosas (pelos menos no começo da estação) ou então podem ser usados com legging ou meia de lã fina (se você sentir calor durante o dia é só entrar em um café, ir ao banheiro e tirar).
  • Por causa da chuva os sapatos abertos não são práticos.
  • As écharpes/foulards/lenços podem substituir os cachecóis.
  • À medida que a estação avança e o verão vai se aproximando algumas dessas camadas deixam de ser usadas.

Mas eu costumo dizer que em Paris os suéteres e os cardigãs são como as camisetas no Brasil, os usamos praticamente durante o ano todo.

Leia também:

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

559 pitacos, participe desta conversa

  1. aykacoelho disse:

    como se divertir em paris por favor me ajude Rodrigo Lavelle

  2. Lidiane disse:

    Gostaria de informações sobre clima e o que vestir entre os dias 7 e 11 de Julho em Paris!
    Aguardo.
    Obrigado!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Lidiane, já estaremos no verão mas isso não significa que estará fazendo calor. De qualquer forma traga roupas mais leves mas traga também um casaco ou suéter leves. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.
      Abraços.

  3. Edenilza disse:

    sempre que vou vou viajar, gosto de consultar o site.

  4. THAIS disse:

    Ola… pesquisando sobre Paris, achei esse blog e adorei… Em 2012 fui a Paris em agosto… pequei o maior calor possível rs… agora vou esse ano quase no final de setembro… Poderia me informar se o clima já melhorou??? continua verão ou primavera??? Obrigada

  5. M Ottani disse:

    Vou a Paris em setembro com duas amigas e estou procurando serviço de um guia com transporte. Pode me ajudar? Obrigada

  6. ana disse:

    Vou para Europa final de junho e inicio de julho, qual tipo de roupa devo levar?
    Qual a média de temperatura?
    Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana, não sei te informar a média da temperatura, varia de ano para ano. Nesse período já é verão, pode estar fazendo 28° ou 23°. Não há necessidade de trazer roupas pesadas de inverno. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.
      Abraços.

  7. Mirela Coelho disse:

    Olá Rodrigo! Vou a Paris de lua de mel, dia 01/06. As pessoas me dizem que se anda MUITO em Paris, e que nao devo levar roupas muito arrumadas por conta disso.
    Voce concorda? Ou acha que posso muito bem andar 10km por dia vestindo roupas mais elegantes, sem que isso me atrapalhe?
    Afinal estarei em lua de mel, quero curtir o momento…
    Obrigada!!!

  8. simone disse:

    Bom dia, Rodrigo!
    Estaremos indo p Paris final de Maio. GOSTARIA de saber como é o clima nesta época? Chove, ? E o que levar, pois ficaremos até junho. Obrigada deste já!

  9. Isabela disse:

    Bom dia,
    Estou indo pra Europa 14/05, Amsterdã, Bruxelas e Paris o que devo levar pra vestir??
    Obrigado

  10. Isabela disse:

    bom dia Rodrigo,

    Estou indo pra Europa 14/05/2015, Amsterdã, Bruxelas e Pariso q levar pra se vestir??

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Aline, não conheço o clima nas outras cidades. Estamos na primavera, não precisa trazer roupas pesadas de inverno. Leia esse artigo: http://www.conexaoparis.com.br/2012/03/07/primavera-em-paris-como-se-vestir/. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.