por Rodrigo Lavalle

A écharpe (e suas variações) é o acessório que eu mais uso durante todo o ano, não importando a estação (exceto no alto verão, nos meses de julho e agosto). Também conhecida como foulard, lenço ou cachecol, ela é o meu amuleto-arma para não ficar doente.

TIPOS

Assim como existem os casacos mais pesados e grossos para o inverno rigoroso, os médios para o outono e os mais leves para a primavera, existe também um tipo de foulard para cada estação do ano:

  • No verão o foulard se traduz em um lencinho quadrado de algodão (tipo uma bandana) ou até mesmo em um carré Hermès de seda que a gente amarra no pescoço para sofisticar e dar um charme extra às roupas básicas demais próprias dessa estação.
  • Na primavera o foulard é mais vaporoso, colorido e leve. Pode ser de chiffon, linho, algodão, seda lavada. Usado mais solto ou amarrado de forma displicente, ele complementa o look.
IMG_4478

Écharpes de primavera

  • No outono a coisa já começa a ficar mais pesada! Lãzinha, feltrinho e tecidos mais encorpados são os materiais mais indicados.
IMG_4477

Écharpes de outono

  • No inverno o foulard vira o cachecol. De lã ou cachemir (sempre mais macio e menos volumoso e pesado que a lã), ele é indispensável para proteger o pescoço do vento gelado e aquecer um pouco o ar que respiramos. Eu gosto bastante dos mega cachecóis de pontos grandes que quase nos engolem e que, às vezes, dão até torcicolo de tão pesados.

COMO AMARRAR

Os foulards, écharpes e cachecóis podem ser amarrados de uma infinidade de maneiras. Tudo depende da criatividade e habilidade de cada pessoa. Em 2012 fizemos vídeozinhos ensinando algumas técnicas, vejam no artigo Existem vários formas de amarrar um cachecol. O video abaixo não entrou no post original:

 ONDE COMPRAR

  • nos camelôs e até nas lojas de lembrancinhas turísticas;
  • nos supermercados Monoprix;
  • nas lojas de departamentos como as Galeries Lafayette e o BHV;
  • na Uniqlo;
  • na elegantérrima loja Épice no Palais Royal, especializada em écharpes.

Todos esses locais vendem écharpes específicas para cada estação do ano.

OS HOMENS E OS FOULARDS

A Lina havia escrito que somente os homens parisienses são adeptos do foulard, todos os outros possuem uma certa resistência e usam, no máximo, um cachecol quando o frio está apertando. A revista de moda Madame Figaro, do jornal Le Figaro, dedicou o seu mais recente número aos homens e à moda masculina. Nela, há uma matéria propondo que os lenços, écharpes e foulards são as novas gravatas. Um substituto – quando possível – cool e sutil que se adapta a todos os estilos e tipos de homens e não engole suas personalidades. Sejam eles hipsters, formais, descolados ou despretenciosos, todos encontram uma forma de se expressar seja através das amarrações ou do tipo de foulard.