por Rodrigo Lavalle

A écharpe (e suas variações) é o acessório que eu mais uso durante todo o ano, não importando a estação (exceto no alto verão, nos meses de julho e agosto). Também conhecida como foulard, lenço ou cachecol, ela é o meu amuleto-arma para não ficar doente.

TIPOS

Assim como existem os casacos mais pesados e grossos para o inverno rigoroso, os médios para o outono e os mais leves para a primavera, existe também um tipo de foulard para cada estação do ano:

  • No verão o foulard se traduz em um lencinho quadrado de algodão (tipo uma bandana) ou até mesmo em um carré Hermès de seda que a gente amarra no pescoço para sofisticar e dar um charme extra às roupas básicas demais próprias dessa estação.
  • Na primavera o foulard é mais vaporoso, colorido e leve. Pode ser de chiffon, linho, algodão, seda lavada. Usado mais solto ou amarrado de forma displicente, ele complementa o look.
IMG_4478

Écharpes de primavera

  • No outono a coisa já começa a ficar mais pesada! Lãzinha, feltrinho e tecidos mais encorpados são os materiais mais indicados.
IMG_4477

Écharpes de outono

  • No inverno o foulard vira o cachecol. De lã ou cachemir (sempre mais macio e menos volumoso e pesado que a lã), ele é indispensável para proteger o pescoço do vento gelado e aquecer um pouco o ar que respiramos. Eu gosto bastante dos mega cachecóis de pontos grandes que quase nos engolem e que, às vezes, dão até torcicolo de tão pesados.

COMO AMARRAR

Os foulards, écharpes e cachecóis podem ser amarrados de uma infinidade de maneiras. Tudo depende da criatividade e habilidade de cada pessoa. Em 2012 fizemos vídeozinhos ensinando algumas técnicas, vejam no artigo Existem vários formas de amarrar um cachecol. O video abaixo não entrou no post original:

 ONDE COMPRAR

  • nos camelôs e até nas lojas de lembrancinhas turísticas;
  • nos supermercados Monoprix;
  • nas lojas de departamentos como as Galeries Lafayette e o BHV;
  • na Uniqlo;
  • na elegantérrima loja Épice no Palais Royal, especializada em écharpes.

Todos esses locais vendem écharpes específicas para cada estação do ano.

OS HOMENS E OS FOULARDS

A Lina havia escrito que somente os homens parisienses são adeptos do foulard, todos os outros possuem uma certa resistência e usam, no máximo, um cachecol quando o frio está apertando. A revista de moda Madame Figaro, do jornal Le Figaro, dedicou o seu mais recente número aos homens e à moda masculina. Nela, há uma matéria propondo que os lenços, écharpes e foulards são as novas gravatas. Um substituto – quando possível – cool e sutil que se adapta a todos os estilos e tipos de homens e não engole suas personalidades. Sejam eles hipsters, formais, descolados ou despretenciosos, todos encontram uma forma de se expressar seja através das amarrações ou do tipo de foulard.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.