Existe uma regra de como se vestir em Paris?

Por Rodrigo Lavalle (foto: Inês de la Fressange)

No meu primeiro artigo aqui no Conexão Paris algumas leitoras brasileiras que moram em Paris comentaram de se sentirem deslocadas ao andarem pelas ruas brasileiras usando suas roupas francesas. Ao mesmo tempo algumas leitoras que moram no Brasil indagaram como se vestir em Paris para não parecerem turistas ou para não se destacarem tanto das parisienses. Esse estranhamento no vestir tanto lá quanto cá tem mais a ver com questões culturais e climáticas do que com estilo pessoal.
Quando eu cheguei em Paris percebi que não usaria 30% das roupas que tinha trazido. Elas simplesmente não se encaixavam na cidade. Ao mesmo tempo passei a usar roupas e cores que no Brasil não me sentia bem usando, como por exemplo, paletós e tons de marrom.
Óbvio que Paris, sendo a cidade cosmopolita que é, abriga gente de todo tipo, estilo e lugares do mundo. Algumas dessas pessoas fazem questão de manter os costumes e a cultura do seu país de origem. Outras não ligam a mínima para esse tipo de coisa e vestem o que querem. Mas ao se andar pela cidade percebe-se o estilo geral dominante.
Os blogs escritos por americanos que moram em Paris dão basicamente três conselhos ao seus conterrâneos para que eles não se destaquem tanto da multidão de franceses: não use calça de moletom; não use shorts jeans; não use tênis branco. Apesar disso ser uma piada e uma simplificação, não deixa de ser verdade no caso do turista médio americano. Aquele mesmo que no Brasil veste camisa florida, bermuda e sandálias birkenstock.
Vasculhando pela internet reuni algumas dicas mais adequadas ao turista brasileiro que quer se fazer passar por parisiense:

1)    Usar cores escuras e neutras. O preto é a cor dominante em Paris, é chique e fácil. Além disso ele esconde manchas, pequenos defeitos e amarrotados;
2)    Usar roupas mais clássicas e “comportadas”, menos decotadas;
3)    Evitar moletons, tênis de ginástica, roupas esportivas, camisetas. Geralmente só os adolescentes usam casacos de moleton e quando usam tênis são os modelos mais cool tipo Vans ou Adidas básicos. As calças de moletom são o uniforme da juventude de origem argelina usadas com doudoune e boné, que também deve ser evitado;
4)    Ao invés de trazer uma mala abarrotada com todos os tipos de roupas procure trazer modelos versáteis que possam se transformar com acessórios tipo cintos, lenços, colares… Esses sim podem ser trazidos em grande quantidade;
5)    Jeans é OK desde que sejam modelos simples, de cores escuras, sem detalhes;
6)    Relaxe com relação a cabelo, maquiagem, esmalte. As parisienses possuem um look mais natural que as brasileiras. Os cabelos estão sempre meio bagunçados, soltos ou presos em coques tosquinhos. Não precisa estressar com chapinha, se você passar uma escova no cabelo antes de sair do hotel já vai ser suficiente (o que eu acho que nenhum parisiense, homem ou mulher, faz). O clima e a água de Paris ressecam mais os cabelos e a pele do que no Brasil portanto esteja preparada.

Um dos pontos positivos de se “disfarçar” de parisiense é evitar a ação dos trombadinhas e golpistas que estão sempre à espreita dos turistas, seja no metrô ou nos principais pontos da cidade.

Publicidade

Veja Também

Aspectos pitorescos da vida de torre Eiffel

Color Run dia 13 de abril em Paris

Primavera e verão em Paris como uma parisiense

359 pitacos, participe desta conversa

  1. Tati disse:

    Olá! Eu e meu marido vamos para Paris em setembro. O q devo levar na mala???Obrigada!

  2. Gesyene disse:

    Eu e meu noivo vamos para Paris em Maio. Quais roupas devo levar? Qual o melhor tipo de calça? Nessa epoca devo levar um Trench Coat ?

  3. Isabella disse:

    Oi! Eu queria saber onde posso comprar uma chapinha de marca boa aqui em paris (de preferência da marca taiff) porque não encontro nenhuma em nenhum lugar! Obrigada

  4. Darline disse:

    Oi Lina,
    Vou para Paris no dia 26 de Março. Estou muito confusa em relação ao que devo levar. Ainda será inverno ai? Fico até o dia 7 de abril.
    Desde já agradeço sua ajuda

  5. Lai disse:

    Olá! Vou á paris em meados de Marco, e estou preocupada como que vestir, em relação ao clima da cidade. Vou com meu marido e minha filha de 8 anos. Entao gostaria de umas dicas do que levar para gente. Obrigada desde já!

  6. […] parisienses. Mais um artigo para complementar nossa investigação sobre o assunto (outros posts aqui, aqui e […]

  7. Lissa disse:

    Boa noite. Estarei chegando a Paris no dia 24_11 e retornando 05_12_13. Estou desesperada no que levar para vestir e calçar. Me de dicas. Pleaaaaaaaase

  8. Tamiris Oliveira disse:

    Ola, lendo o seu blog, percebi que o foco é a moda parisience. Gostaria de saber qual o tipo de roupa se usa para o espertáculo do Moulin Rouge. Agradeço desde já.

  9. Solange Lemos disse:

    Vou dia 2 para Lisboa dia 12 para Londres dia 14 Praga retorno dia20 para Londres e dia 24 vou a Amsterdam 5dias após Londres ate final do mês retorno ao Brasil Que roupas devo levar

  10. Elga disse:

    Gostaria saber qual roupa levar para Paris no incio de outubro, principalmente para noite, para ir a restaurante.

  11. Vania disse:

    Mariana, muitíssimo obrigada por responder minha consulta e tirar minhas dúvida. Que vc tenha uma excelente semana. Sorte, saúde e amor pra vc. Bj

  12. Vania disse:

    Complementando minha msg abaixo… De Paris vou a Bruxelas e Londres, o que devo levar na mala usavel em todos esses lugares?
    Obrigada.
    Vania

  13. Vania disse:

    Li várias dicas, mas ainda estou em dúvida. Chego em Paris dia 14 de setembro e fico 4 dias na cidade. Chove muito neste mes? Faz frio? Que tipo de calçado devo levar para sair a noite em jantares e no Moulin Rouge? Que tipo de calçado curinga vc recomenda?
    Melhor lugar com todas as marcas para compras? Ja estive na cidade mas faz muito tempo e não lembro do clima.
    Muitíssimo obrigada.
    Vania

    • Mariana Berutto disse:

      Vania, Leia esse post sobre como se vestir no outono.

      Use um sapato fechado, pois estará frio – tanto de dia quanto à noite. Para o dia, opte por algo confortavel. Dia 14 de setembro não deve estar muito frio ainda, mas é sempre bom ter uma casaco e um cachecol com você.

      Para as compras, escolha uma das lojas de departamento da cidade: Galeria Lafayette (mais turistica), printemps (mais voltada para as marcas de luxo) e Bon Marche (na ruve gauche, bem vazio e pouco turistico, mas com menos opções do que as galerias lafayette)

  14. Hilda disse:

    Oi, Lina!
    Adoramos seu blog!
    Eu e meu esposo já estivemos em Paris e seguimos várias de suas sugestões, agora vamos novamente no inicio de outubro.
    Tenho uma dúvida…
    Já faz um tempo que optei por tirar a calça jeans do meu guarda-roupa, optando por calças sociais e saias um pouco acima do joelho para o trabalho e vestidos variados, saias e shorts com blusas arrumadinhas para passeio.
    Você acha que poderia aproveitar do meu guarda nesta viagem ou seria melhor comprar jeans para a viagem novamente?
    Desde já agradeço.

    • Mariana Berutto disse:

      Hilda, se você não usa mais calça jeans, não vejo motivo para voltar a usar apenas porque está indo para Paris :) Mas como vai em outubro, lembre-se de trazer meia calça pra as saias porque o frio vai estar começando…

  15. Katia Mazurega disse:

    Oi Lina
    Meu sonho é conhecer Paris…embarco 24/09/2013 onde ficaremos um semana e em seguida vamos (estarei com meu Amor) para a Itália (Roma e Florença) mais uma semana…O que devo levar? Sou friorenta e meu Amor é muito vaidoso!!!Amei seu blog.

    • Lina disse:

      Katia
      Coloque na mala algumas camisas mangas longas, suéter, trench coat, blazer de lã e sapatos fechados para caminhar muito. Estas são as peças mais importantes.

  16. Julia disse:

    Estaremos chegando a Paris em 11/10 que meu marido deverá levar? E no meu caso, o que você sugere?

  17. Martha disse:

    Lina
    Voempe 26.09. a 04.10.2013 a Londres-Paris e gostaria de saber o que levar de roupa, calçado e não quero levar muita coisa. Adorei seu blog.
    Obrigada

  18. Rosane disse:

    Oi Adorei suas idéias,moro no rio de janeiro,não gosto de sapatos sem salto rsrsr,irei para Paris/Londres no começo de setembro.Que roupas levarei?Posso usar chapéu?bjks obrigada

  19. Lucia disse:

    Dia 31 de agosto irei para a Europa. Vou a Croacia, Eslovenia Bosnia e Paris. Como é final de verão gostaria de saber se devo levar agasalhos mais quentes e quantos, vou ficar 4 dias em Paris.

  20. Augusta disse:

    olá Lina, adorei teu blog! Esta me ajudando um bocado… Em maio de 2014 vou passar lua de mel em Paris! Devo ficar uns 12 dias porque quero descer para o Sul, Cote D’azur! Vi em alguns blogs que eles não usam muito saída de banho nas praias, e que assim q se sai da praia se coloca uma roupa… Queria saber se procede! Se da pra usar biquíni com saídas e cangas, ou é melhor colocar um roupa por cima… Qual o trage mais usado por lá. Pra sair aproveitar a praia ir almoçar em restaurante, caminhar pelas ruelas…. Nessa época devo levar roupa de frio tb! Ou mais verão?.?

    • Lina disse:

      Augusta
      Em maio, não estamos ainda no verão. Antes de arrumar malas, veja em site de meteorologia a temperatura da Côte d’Azur. Mesmo no verão, com temperaturas elevadas, as pessoas não andam pela cidade com saídas e cangas. Elas se vestem na praia. Se o restaurante for simples, na areia, perto do mar, aí sim, você pode usar uma canga. Mas mesmo nesta circunstância, os locais colocam também uma camisa ou camiseta.

  21. Ana Paula disse:

    Olá!!! Que blog incrível! Estou indo pela 1ª vez à Europa em 20 de novembro. .Ficarei 15 dias entre Paris e algumas cidades da Itália. Que roupas devo levar? E calçados? Obrigada!

    • Lina disse:

      Ana Paula
      Novembro já é inverno. Pelo menos em Paris. Novembro passado até nevou. Traga roupas de inverno, casaco de lã, cachecol, sapatos fechados, botas.

  22. Fernanda Costa disse:

    Olá Lina,
    vou à Paris no final de agosto e gostaria de saber se lá é frio nesta época do ano. O que levar?
    Obrigada desde já

  23. Julio disse:

    Prezada,

    Minha namorada gostaria de saber se pode entrar no louvre de short ou saia. O site oficial não diz nada. Você saberia informar?

    Grato!

  24. Anilice disse:

    Bom dia!!!
    Passarei 14 dias na França, Alemanha, Praga e Republica Tcheca. Saida dia 03/09/2013.
    Por favor me diga que roupas práticas devo colocar na mala.
    Abraços

    • Lina disse:

      Anilice
      Camisas e camisteas, suéter, calças, saias, trench coat, blazer de lã e sapatos confortáveis para caminhar muito.
      Pense em uma roupa mais noite e se tiver frio, coloque por cima o blazer ou o trench coat.

  25. Natália Fonseca disse:

    Lina por favor me ajude.
    Vou ao Moulin Rouge daqui alguns dias e meu filho de 14 vai também. Lá fala pedem traje elegante(?). Não pode “spottwear” e “sportshoes”.
    Será que ele não vai poder entrar de calça jeans com camisa de botão? E “sapatênis” (aqui a gente conhece por esse nome!)?
    Mas minha dificuldade maior é em relação à calça, pois ele só tem jeans e de brim colorida (vermelha, verde!!!). Agradeço muito se puder me dizer alguma coisa.

    • Lina disse:

      Natália,
      essas diretrizes são para que as pessoas não apareçam por lá de tênis de correr, bermuda, moleton, regata. Eu usaria uma calça jeans escura simples, uma camisa social de manga comprida. Não sei como é o “sapatênis” dele, existem modelos que vão mais para o lado do tênis que do sapato. Se o pai dele tiver trazido gravatas, coloque uma nele também.
      Abraços.

  26. Mari benta garcia braz disse:

    Viajarei para Paris, Madri e Lisboa dia 08| 08| 2013
    Gostaria que vc se puder me DAR DICAS DE COMO ARRUMAR A MALA, QUAIS ROUPAS LEVAR. Tenho 62 anos estou gordinha , tenho as calças coloridas em sarja e jeans ,vermehha, verde, marron , preta e muitas saias, pois as uso com blusas por cima, a fim de escondeer as gordurinhas. Minhas blusas são azuis , vermelhas, pretas com bichos na frente bordados e pedrarias , da le liz blank ou shouder, desta nossa primavera. POsso estar levando-as ou preciso outras. DEsculpe por tantas perguntas, mas stou precisando de uns conselhos. SEu bog é MARAVILHOSO. OBrigada pela ajuda beijos suceso.
    Benta

    • Lina disse:

      Mari
      Pode colocar na mala suas roupas. Tudo bem. E não se preocupe com este detalhe. Verá turistas do mundo inteiro nas ruas. Pense colocar também um suéter. Quando chove, esfria.

  27. Lina disse:

    Valmyr
    Está legar. Para ela, não importa estampa ou cor. Este ano as estampas estão na moda.
    Para você, se quiser frequentar restaurante mais formal, melhor colocar na mala calça social.
    No mais, divirtam-se.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.