Existe uma regra de como se vestir em Paris?

A- A+

Inês de la Fressange

por Rodrigo Lavalle

No meu primeiro artigo aqui no Conexão Paris algumas leitoras brasileiras que moram em Paris comentaram de se sentirem deslocadas ao andarem pelas ruas brasileiras usando suas roupas francesas. Ao mesmo tempo algumas leitoras que moram no Brasil indagaram como se vestir em Paris para não parecerem turistas ou para não se destacarem tanto das parisienses. Esse estranhamento no vestir tanto lá quanto cá tem mais a ver com questões culturais e climáticas do que com estilo pessoal.

Quando eu cheguei em Paris percebi que não usaria 30% das roupas que tinha trazido. Elas simplesmente não se encaixavam na cidade. Ao mesmo tempo passei a usar roupas e cores que no Brasil não me sentia bem usando, como por exemplo, paletós e tons de marrom.

Óbvio que Paris, sendo a cidade cosmopolita que é, abriga gente de todo tipo, estilo e lugares do mundo. Algumas dessas pessoas fazem questão de manter os costumes e a cultura do seu país de origem. Outras não ligam a mínima para esse tipo de coisa e vestem o que querem. Mas ao se andar pela cidade percebe-se o estilo geral dominante.

Os blogs escritos por americanos que moram em Paris dão basicamente três conselhos ao seus conterrâneos para que eles não se destaquem tanto da multidão de franceses: não use calça de moletom; não use shorts jeans; não use tênis branco. Apesar disso ser uma piada e uma simplificação, não deixa de ser verdade no caso do turista médio americano. Aquele mesmo que no Brasil veste camisa florida, bermuda e sandálias birkenstock.

Vasculhando pela internet reuni algumas dicas mais adequadas ao turista que quer brincar de se fazer passar por parisiense:

1) Usar cores escuras e neutras. O preto é a cor dominante em Paris, é chique e fácil. Além disso ele esconde manchas, pequenos defeitos e amarrotados;
2) Usar roupas mais clássicas e “comportadas”, menos decotadas;
3) Evitar moletons, tênis de ginástica, roupas esportivas, camisetas. Geralmente só os adolescentes usam casacos de moleton e quando usam tênis são os modelos mais cool tipo Vans ou Adidas básicos. As calças de moletom são o uniforme da juventude de origem argelina usadas com doudoune e boné, que também deve ser evitado;
4) Ao invés de trazer uma mala abarrotada com todos os tipos de roupas procure trazer modelos versáteis que possam se transformar com acessórios tipo cintos, lenços, colares… Esses sim podem ser trazidos em grande quantidade;
5) Jeans é OK desde que sejam modelos simples, de cores escuras, sem detalhes;
6) Relaxe com relação a cabelo, maquiagem, esmalte. As parisienses possuem um look mais natural que as brasileiras. Os cabelos estão sempre meio bagunçados, soltos ou presos em coques tosquinhos. Não precisa estressar com chapinha, se você passar uma escova no cabelo antes de sair do hotel já vai ser suficiente (o que eu acho que nenhum parisiense, homem ou mulher, faz). O clima e a água de Paris ressecam mais os cabelos e a pele do que no Brasil portanto esteja preparada.

Um dos pontos positivos de se “disfarçar” de parisiense é evitar a ação dos trombadinhas e golpistas que estão sempre à espreita dos turistas, seja no metrô ou nos principais pontos da cidade.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

439 pitacos, participe desta conversa

  1. Mariana Júnia disse:

    Olá Rodrigo! Vou a Paris no dia 20 de Março, como devo me vestir neste período? Vai estar muito frio?
    Obrigada!

  2. Denise disse:

    Ola. vou a Paris no final de novembro e inicio de dezembro. como devo me vestir neste periodo. E como me vestir para ir ao moulin rouge?

  3. Denise disse:

    Olá. Vou a Paris no final de novembro e inicio de dezembro. Como devo me vestir neste periodo? E como me vestir para ir ao moulin rouge?

  4. Erica disse:

    Gostaria de saber como me vestir no Moulin Rouge em Abril

  5. Irenilda Pereira disse:

    Boa tarde. estarei em Bayonne para um casamento entre 20 e 30/06 , como me vestir para um casamento na franca

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Irenilda, no geral as pessoas não se vestem tão glamurosas quanto no Brasil. Os vestidos são mais discretos e simples. Verifique o horário e local do casamento, geralmente casamentos no verão acontecem durante o dia e ao ar livre. Você conhece a noiva? Pergunte a ela o estilo geral da cerimônia e dos convidados.

  6. Ana Maria de Barros Rodrigues Melo disse:

    Olá, estarei em Paris entre os dias 14 e 21 de junho de 2016. Como dverei me vestir nesse período? Quais os locais mais seguros para conhecer à noite? Os transportes públicos são seguros?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana Maria, na teoria estará fazendo calor pois é o começo do verão. Traga roupas leves mas também um casaquinho para a noite. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.
      A região central e turística é segura mesmo a noite. Evite os bairros mais afastados e próximos aos limites da cidade.
      O transporte público é seguro mas fique atenta a bolsa pois existem batedores de carteira.

  7. Graça pereira disse:

    Estive esse ano em Paris e em Touluse. Uma coisa que não me preocupei foi com trombadinhas..inclusive ainda falei que não vi nada desse tipo.

    Pra quem não conhece Touluse na França eu aconselho a conhecer..Uma cidade linda..

  8. Flávia disse:

    Boa noite, gostaria de saber se em setembro é frio, pois estou com duvidas quanto aos casacos. E como faço para comprar o pass card dos museus.
    Desde ja obg

  9. Paula Isabelita disse:

    Ola,
    existe alguma regra do que não pode usar?? tipo, não pode entrar nos museus de short, bermuda?
    abrs

  10. Renata disse:

    Vou chegar dia 16 de outubro,nesse período o clima não está muito frio ne? O que devo para usar de dia e no período da noite? Precisa levar casaco pesado?
    Obrigado

  11. Vera disse:

    Rodrigo gostaria de saber se preciso colocar na mala casaco já que no site mostra temperaturas bem amenas a noite.Estarei no período de 19a 25 de julho de 2015 ( próxima semana) em Paris e faremos vários programas noturnos.Obrigada,beijo.

  12. Rodrigo Lavalle disse:

    Vera, na verdade está fazendo calor mas é sempre bom trazer um casaco ou suéter leve. Não precisa trazer peças pesadas de inverno, nós estamos no verão.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.