
Placa com sinalização do hospital público Hotel Dieu, em Paris. Foto: Fernando Jimenez, no Flickr.
Em caso de urgência médica o que você deve fazer:
. se puder caminhar pegue um táxi até o hospital público mais próximo. Os melhores médicos e pesquisadores trabalham e consultam nos hospitais da rede pública. Veja a lista dos endereços abaixo.
. se não puder se locomover, se a urgência não for grave e necessitar somente de uma consulta médica, chame um médico à domicílio através do serviço SOS Médicins. O telefone é 01 47 07 77 77. Atendimento 24 horas. Você terá que explicar o que está sentindo para que a consulta seja com especialista competente.
. se não puder se locomover e se a urgência medical for vital, chame o SAMU – o número é 15. Você terá que dar o seu nome e explicar o que está sentindo ou o que aconteceu. O SAMU vai enviar até sua casa o serviço competente e em seguida decidirá se você será hospitalizado ou não. O 15 é acessível 24 horas tanto por telefones fixos como celulares. A chamada é gratuita.
. se for uma criança o melhor endereço de Paris é: Hôpital d’Enfants Armand-Trousseau; endereço: 26 rue du Dr Arnold Netter, 75012 Paris. Os outros hospitais atendem urgências somente de adultos. Por isso, não perca tempo, vá diretamente a este endereço.
. nos hospitais públicos, se a urgência for vital, a pessoa é atendida imediatemente. Senão o tempo de espera pode ser longo. Por isso indico também um endereço privado e muito competente. Trata-se do Hospital Americano (clique aqui) situado na periferia oeste de Paris. Ele se encontra logo após Paris, na região que é o prolongamento da avenida Champs Élysées. O tempo de espera é menor. Endereço: 63 boulevard Victor Hugo, 92200 Neuilly-sur-Seine. Telefone: 01 46 41 25 25.
. se precisar somente de medicamentos, duas farmácias ficam abertas 24 horas:
– 84 avenue des Champs-Elysées, 75008 Paris – tel.: 01 45 79 53 19 ou 01 45 62 02 41
– 6 place Clichy, 75009 Paris – tel.: 01 48 74 65 18
Observação: após leitura dos comentários abaixo, me dei conta que esqueci um detalhe importante. Você chega aqui com um seguro saúde. O primeiro gesto, se possível, é ligar para o número indicado no seu seguro. Em seguida, se for encaminhado para os hospitais públicos, você já sabe que eles são excelentes. Mas, às vezes, a situação é muito grave e, neste caso, tome as medidas vitais em primeiro lugar. Mais tarde ligue para o seguro. Já vivi esta situação e o seguro cobriu tudo.
No site Seguros Promo, você pode comparar os preços e contratar as principais seguradoras do mundiais. Lembrando que os leitores do Conexão Paris tem desconto, clique aqui e saiba como obtê-los.
Leia também o relato de uma leitora que precisou de assistência médica durante sua viagem a Paris.
Lista dos hospitais que atendem urgência médica dos adultos:
Hôtel-Dieu – tel.: 01 42 34 82 32 / 01 42 34 82 33 – 1 place du Parvis Notre-Dame, 75004 Paris.
Lariboisière – tel.: 01 49 95 64 45 / 01 49 9564 43 – 2 rue Ambroise-Paré, 75010 Paris.
Saint-Louis – tel.: 01 42 49 91 17 – 1 avenue Claude-Vellefaux, 75010 Paris.
Saint-Antoine – tel.: 01 49 28 27 08 – 184 rue du Faubourg Saint-Antoine, 75012 Paris.
Pitié-Salpêtrière – tel.: 01 42 17 72 47 – 83 boulevard de l’Hôpital, 75013 Paris.
Cochin – tel.: 01 58 41 27 22 – 27 rue du Faubourg Saint-Jacques, 75014 Paris.
Hôpital Européen Georges-Pompidou (HEGP) – tel.: 01 56 09 32 24 – 20 rue Leblanc, 75015 Paris.
Bichat – Claude-Bernard – tel.: 01 40 25 81 37 46 – rue Henri-Huchard, 75018 Paris.
Tenon – tel.: 01 56 01 64 05 – 4 rue de la Chine, 75020 Paris.
137 Comentários
Maiara Vieira
Bom dia!
Estou na França a 3 semanas, o seguro viagem já venceu. Essa semana começou a me dar fortes dores na barriga e costas, estou achando que é rim. Posso usar o hospital público? Estou na cidade de Vierzon
Rodrigo Lavalle
Maiara, você será atendida mas terá que, posteriormente, pagar pelo atendimento e tratamento. Geralmente o hospital envia a fatura para o seu endereço.
Mhms
Bom dia!!! Moro em França e tenho documeno português … recentemente minha mae que esta no Brasil descobriu um câncer . Terei que traze-la pra ca… pois nao tem ninguem para cuidar dela la e nao tenho como voltar ao Brasil agora … mas ela nao tem documento português. Será que consigo atendimento publico pra ela?
Rodrigo Lavalle
Mhms, o atendimento você consegue mas creio que terá que pagar por ele. Sugiro que você vá a um escritório da assurance maladie e se informe.
Melissa
Muito obrigada pela prestatividade, Rodrigo!
Cliquei no link que vc enviou: é confiável comprar esse seguro por esse link?
Nele consta “seguro saúde 35.000 euros e extravio de bagagem”, não fala nada de “repatriamento”…
Rodrigo Lavalle
Melissa, o link é seguro, caso contrário nós não o teríamos sugerido a você. Esse site faz uma pesquisa entre as agências seguradoras. Entre em contato com as empresas sugeridas por ele para saber mais detalhes. Se você possui cartão de crédito internacional, a operadora dele também oferece o seguro viagem.
abraços.
Melissa
Por favor, alguém pode me indicar um seguro com preço bom? Não faço ideia de onde/como fazer isso….
Rodrigo Lavalle
Melissa, você pode comparar e encontrar o melhor seguro para você aqui: https://www.seguroviagem.srv.br/?agency=378. Lembre-se que ele deve ser um seguro saúde e de repatriamento, no valor de cobertura mínimo de 30 mil euros, que cubra todo o território Schengen (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Abraços.
Zulaine
Oi Pessoal td bem,?
to cm uma duvida, minha mae veio passar uns dias comigo em Narbonne . Ela n fez seguro internacional pra vir… E ela passou mal e teve que ser levada ao hospital de ambulancia, e ficou umas 3 horas em observacao. O hospital nos liberou e nos deram um papel com um numero de tel para que déssemos ao seguro dela no brasil (para que eles entrem em contato para efetuar o pagamento, ate o momento eles nao responderam, e creio eu que nao vao ). Caso eles nao respondam a tempo, teremos que pqgqr q contq do proprio bolso ou existe algm outra solucao? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Zulaine, se a sua mãe veio sem o seguro saúde vocês terão que pagar a conta.
Abraços.
Daniele
Por favor, me tirem uma dúvida? Para uma consulta de rotina, tipo
Para pedir receita de um medicamento do qual faço uso constante, preciso marcar como fazemos aqui no Brasil ou posso ir ao hospital
Público e aguardar atendimento? Nesse caso seria uma consulta que
Eu teria que pagar? Esse serviço
Publico para estrangeiros só com o seguro internacional né? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Daniele, existem alguns médicos que atendem sem hora marcada. Imagino que o seguro só pague pelas emergências. Sugiro que você entre em contato com a empresa.
Abraços.
Lucas
Tenho sentido umas fisgadas no coração. Estou neste exato momento procurando informações sobre médicos. Achei um cardiologista brasileiro, particular. Mas gostaria de ir a um clínico geral antes. Existe esse tipo de médico em Paris? O que seria melhor?
Rodrigo Lavalle
Lucas, o mais indicado e ir a um dos hospitais mencionados no artigo acima. Eles estão preparados para todos os tipos de urgências. Ou então ligue para o serviço SOS Médicins. O telefone é 01 47 07 77 77. Atendimento 24 horas. Você terá que explicar o que está sentindo para que a consulta seja com especialista competente. Eles vão até onde você estiver.
Abraços.
Alicia
achei ótimas todas as explicacoes, fica uma pregunta no ar…os franceses que geralmente fingem nao entender ingles, como devemos nos comunicar, em portugués, ingles, Espanhol? Só essa duvida!
Rodrigo Lavalle
Alícia, se você não fala francês, a tentativa seguinte é o inglês (que nem todos falam). Se não der certo tente as línguas que você conhece. Paris é uma cidade com muitos imigrantes e seus descendentes.
Abraços.
Dalva Mesquita
Muito importante essas impformações,vou guardar.Obrigada.
Muito importante essas informações, vou guardar.Obrigada.
Vitoria
Quando eu era criança fui muito bem atendida no Necker.
Quando morei em Paris gostei muito do hôtel-Dieu. Já no salpetrière a demora foi demaisss e acabei até desistindo e voltando pra casa. Mas de maneira geral a saúde pública lá é muito boa.
Fora o preço dos remédios que em sua maioria são bem mais baratos do que no Brasil.
Petruskaya
Alguma dica especial para as grávidas?
Vou à Paris em abril e estarei com 6 meses de gestação. Espero não precisar mas é sempre bom se prevenir 😉
Rodrigo Lavalle
Petruskaya, pergunte ao seu médico se você precisa de algum cuidado ou precaução durante o voo e a viagem. Em caso de emergência procure um dos hospitais citados no artigo acima.
Abraços.
Fernanda
Olá queridos do conexão Paris!
Esse post veio em ótima hora… Adorei!!
Uma pergunta: vocês conhecem o Planeta Europa? Estou pesquisando passagens de trem e vi que eles as vendem com ótimos preços, enviam por e-mail e eu posso imprimi-las antes da viagem… queria saber se são confiáveis!
Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Fernanda, não conhecemos a empresa mas isso não significa que eles não sejam confiáveis. Procure no google alguma referência à eles.
Abraços.
LUCIANA LOBATO BARROS _
Vou viajar em agosto para Paris. Devo fazer um seguro viagem e um segura saúde? Ficarei apenas 15 dias.
Rodrigo Lavalle
Luciana, você deve fazer o seguro saúde e de repatriamento, no valor mínimo de 30 mil euros. Esse seguro é exigido pelas autoridades francesas para poder se entrar na França.
Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/.
Abraços.
larissa
Oi, Márcia Trumeau. Você poderia escrever o nome e o telefone da sua médica ginecologista em Paris? Preciso de uma ginecologista em Paris com certa urgência. Obrigada, Larissa.
Rodrigo Lavalle
Larissa, não tenho certeza se a Márcia acompanha os comentários aqui do blog.
Abraços.
Anete Teixeira Sampaio
Telma, melhoras para o filhote
Alê
Gostei! Passei muito mal dentro do Louvre, fiquei hipoglicêmica e um pouco desidratada, acho q melhorei de medo de ter q procurar atendimento, rsrs.
Marcia Trumeau
Em Paris, para o atendimento de urgências pediátricas faltaram Necker, no 15ème e Robert-Debré, no 19ème. Todos muito bons. E importante entender uma coisa, assistência pública francesa não “passa a mão pela cabeça”. Cumpre a sua missão de maneira competente. Os brasileiros estão acostumados com aquela consulta que mais parece terapia, longa e chorada cheia de conversas que vão além do essencial que é a saúde. Na França é bom não esperar esse tipo de acolhida. As consultas são rápidas e objetivas. Os enfermeiros e auxiliares não dão informações além de suas respectivas competências. Só para terem uma idéia, estou com a minha ginecologista há 17 anos. É uma médica muito competente mas a nossa conversa se restringe às questões de saúde. Sei apenas que ela atende no mesmo hospital público do meu antigo chefe e é só. Ela sabe quantos filhos eu tenho pois acompanhou as minhas 2 gestações. Sabe que estou no Brasil mas não aprofunda a conversa. No trato social, ela é fria, seca mas eu a adoro pois tenho total confiança em seu trabalho. No mais, a consulta médica particular não é cara. Ela custa a partir de 23 euros e este valor permanece há pelo menos 10 anos!
Eliane
Sempre viajo com seguro.Em julho meu marido sentiu-se mal à noite.Chameio número indicado no seguro, perguntaram os sintomas e se a consulta poderia ser em inglês ou em francês.
Recebemos o atendimento no hotel.So paguei a medicação, reembolsável no Brasil.
Danielle
Excelente trabalho. Obrigada!