Em 1853, um terminal de transportes ferroviário foi construído na praça Bastille em Paris. Um viaduto permitia o acesso dos trens a este terminal. Um século mais tarde, o transporte ferroviáriol foi desativado nesta região e o viaduto foi se deteriorando devagar.

viaduc-antigo2.jpg

Quando foi aprovada a construção de uma ópera no lugar desta antiga  estação ferroviária,  a prefeitura de Paris pensou em destruir o viaduto. Mas um outra proposta saiu vitoriosa. A  transformação deste testemunho do passado industrial da cidade em jardim, com um percurso de 4,5 km.

viaduc5.jpg

No alto do viaduto, no lugar dos trilhos, foi construído este jardim.

viaduc1.jpg

viaduc4.jpg

Espaço ideal para a corrida matinal.

viaduc-antigo-1.jpg

E os espaços sob o viaduto foram também restaurados,

viaduc8.jpg

e ocupados por atividades ligadas ao artesanato.

viaduc91.jpg

Aí estão instalados designers de móveis, restauradores de quadros, de papéis e de tecidos, joalheiros, estilistas, professionais na área de molduras para quadros e a lista é longa.

Quando eu morava no Marais, este era um dos meus programas preferidos. Um caminhada dinâmica no jardim no alto do viaduto, um café em um dos restaurantes instalados sob os arcos e um passeio pelo artesanato francês.

Nos arquivos do blog existe outro  artigo sobre este viaduto que na realidade se chama Viaduc des Arts. Peguem a rue de Lyon, a direita da Opera Bastille, e logo verão o viaduc.

As fotos do Viaduc após restauração  são de Sérgio T. Gonçalves



 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais infomações no site da Viaje Conectado.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário