As doudounes, aqueles casacos geralmente de nylon super acolchoados, causam nas pessoas as mais diversas reações. Seus defensores argumentam que elas são a opção definitiva e certeira contra o frio e o vento. E eles estão certos. Seus detratores debocham dizendo que a pessoa que veste uma doudoune fica parecendo um boneco Michelin – ou que ela saiu enrolada em um edredon. E eles também estão certos! Certíssimos no caso desse item que a Maison Martin Margiela fez para a H&M: um verdadeiro edredon transformado em casaco.
O fato é que a doudoune é popular e praticamente todo mundo tem uma – nem que seja para ir rapidinho ao supermercado. Grifes como as tradicionais francesas Moncler e Pyrenex são especializadas nesse tipo de casaco. Elas lançam várias coleções durante o ano e se associam a estilistas famosos na tentativa de diversificar e sofisticar o produto. A coleção masculina de outono/inverno 2013 da Balmain, mostrada em Paris essa semana, está cheia de doudounes. No entanto elas podem ser encontradas em toda e qualquer loja, até mesmo nos supermercados Monoprix.
Óbvio que a qualidade e o tipo de material variam: de penas e plumas de ganso nas mais poderosas à ‘espuma’ comum nas mais populares. Dos nylons mais leves e tecnológicos até o couro, passando até mesmo por tecidos típicos da alfaiataria masculina (devidamente impermeabilizados).
Uma opção boa, bonita, barata e compacta (as doudounes são volumosas por natureza) é a doudoune Ultra Light da Uniqlo. Pesando apenas 206 gramas, elas são feitas com materiais usados na fabricação dos edredons mais sofisticados. São três modelos diferentes: com capuz, sem capuz e colete. Coloridas e fáceis de dobrar, elas cabem dentro de um pequeno saco e custam 70€.
Outros artigos com dicas para combater o frio: palmilhas e meias e botas forradas.
Uniqlo: 17 rue Scribe, 75009
Moncler: 7 rue du Faubourg Saint Honoré, 75001
Pyrenex: 32 rue de Poitou, 75003
Conheça o guia do Conexão Paris O Bom e o Barato das Compras em Paris, à venda no site Minha Viagem Paris. Escrito pela personal stylist Dione Occhipinti – autora do nosso guia de moda Paris, do Alto Luxo ao Luxo Acessível – ele apresenta marcas econômicas de roupas, sapatos, bijoux, bolsas e malas em Paris, além de brechós, pontas de estoques e outlets.
46 Comentários
Marilia Boos Gomes
Prezado Rodrigo, bom dia!
Obrigada pelo comentário e pela dica. Passarei na Uniqlo, sem dúvida.
Cordial abraço e linda semana para todos.
Marilia Boos Gomes
Prezada Lina, boa tarde!
Recentemente, ao pesquisar no Google o site da Decathlon de Paris, deparei-me com um endereço aqui no Rio de Janeiro!
Como estarei em maio próximo em Paris, tinha o objetivo de comprar nesta loja alguns artigos de inverno. Hoje, domingo, resolvi conferir “o estoque” da loja da Barra da Tijuca e me surpreendi: até botas para neve, luvas, gorros, meias e roupas térmicas estão nas prateleiras. Não há muitos modelos de botas femininas, é verdade, mas os que estão à venda suprem a necessidade de quem pretende se atolar em neve até a canela.
O mais interessante é que a loja foi inaugurada em novembro do ano passado sem a menor propaganda até o momento e o local não é visível para quem passa pela Av. das Américas!…
O endereço, para os interessados é o seguinte:
Avenida das Américas, 2000 Barra da Tijuca CEP: 22640-101. Telefone de contato: (21) 2176-3660.
Horário de funcionamento: de domingo à sábado das 10:00h às 21:00h, e segunda: das 09:00h às 22:00h.
Há locais reduzidos, destinados à prática de alguns esportes. Excelente para as crianças se divertirem enquanto os pais fazem compras. Gostei!.
Cordial abraço da… Marilia.
Lina
Marilia
Obrigada pela informação.
Katia simoes
Desculpe a pergunta sobre previsao, claro que na tens. Perguntei so probabilidade, mas pode deixar acompanharei no site clima e tempo. Ano passado mesmo estava gelado, peguei -4 inicio de fevereiro. Ah, comprei seus dois livros.
Jacqueline
Doudonas estão entre as melhores coisas dos últimos tempos. Mas que não são elegantes, isso não são mesmo. Apesar de que algumas pessoas devem ficar elegantérrimas até dentro de um saco de batatas. Como não tenho muita altura, dentro de uma doudona sempre acho que pareço estar num saco de batatas mesmo. Mesmo assim, nada melhor para viagens no frio.
Katia simoes
Lina, chegarei dia 11/02. A tendencia eh frio intenso? Estou tentando me previnir, mas vou deixar para comprar ai, pois sendo do nordeste nunca conseguimos comprar algo a altura do frio do inverno parisiense.
Lina
Katia
Não temos as previsões até dia 11. A meteorologia consegue prever até 5 ou 6 dias.
Marcos
O Rodrigo tem razão: as “doudounes” da Uniqlo da linha UL são levíssimas e bem menos espessas que uma padrão. Forçando um pouco a barra, dá até pra usar um outro casaco por cima…
Marcos
A peça da Maison Martin Margiela para H&M a que o Rodrigo faz alusão é uma reedição do casaco “Duvet” (que significa edredom mesmo! Pelo menos na Bélgica) da coleção Automne-Hiver 1999-2000. Bons departamentos de design de bons museus ao redor do mundo têm a peça em seus acervos!
Sophia
Rodrigo, disse tudo: só tenho coragem de vestir minha doudoune para ir à padaria de manhã. Risos.
Acho que para as pessoas mais magras, ela fica bem. Para quem está com alguns quilinhos a mais, não fica muito elegante não.
Mas para sair de manhãzinha ontem para pegar meu voo para o Brasil debaixo daquela neve desejei ter escolhido a doudoune como casaco (o que não fiz). Aliás, voltar para o Brasil ontem foi uma aventura, com direito à corrida desenfreada no aeroporto de Lisboa para conseguir pegar o voo de conexão. Ufa!
Aline T.K.M.
É fato que elas deixam o visual mais rechonchudo, mas quem liga! Eu, que não suporto passar frio, não ligo nem um pouco. Uma das mais gostosinhas que tenho, comprei-a na H&M e foi uma das coisas mais úteis que comprei.
Bjs
LivroLab.blogspot.com
Vívian
Estou com viagem marcada pra o dia 08/02… Mas estou pensando em desistir com medo deste tempo frio e neve estragar meu passeio… Já que é a primeira vez em Paris! Alguma sugestão?! Obrigada
Lina
Vívian
Talvez o episódio neve termine, talvez não. Mas se pode marcar outra data, escolha a primavera: abril ou maio.
Tania Baiao
Que post mais atual, não é Rodrigo, com toda a neve que cai por aí?
Para viajantes as doudounas são certamente a melhor opção: leves, cabem em qualquer mala, e protegem contra o frio e a chuva.
Elas e as palmilhas são imprescindíveis…
Guilherme
Este tipo de casaco também é “singelamente” apelidado de saco de lixo! Reparem bem nos pretos! Abraços!
Sil
Achio que voiu correr até a Uniqlo antes que a neve volte a cair!
Juliana W
Eu sempre brinco saindo de casa com a minha (comprida, na altura do joelho, sem quase nada de “acinturamento”) que estou saindo de Michelin Man! Não dá pra não fazer a analogia, não é?
Mas nesses dias de neve e vento, as doudounas são as melhores coisas do mundo – não ficam molhadas como os casacos de lã, não deixam nada de vento entrar… Fomos jantar outro dia e vi várias penduradas no cabideiro, na entrada. Dentro do restaurante, todo mundo bonitinho e com roupas até leves pra neve que caiu na sexta à noite.
Mesmo adorando a minha, estou cobiçando uma dessas novas da Uniqlo, com capuz. Vi uma enroladinha na loja e, nossa, cabe em qualquer lugar!
Elvira
É, elas não são muito bonitas mesmo, mas são bem quentinhas.
Tenho uma de plumas de ganso e adoro.
Abs.
Elvira
http://evipensieri.wordpress.com/
Nick
Acho que o grande problema dessa peça é o volume, então o ideal é a pessoa provar o casaco na loja, e ter uma conversa séria com o espelho do provador. Apesar que para combater o frio, não podemos ficar reféns de questionamentos estéticos ou de proprção…
Regina Vasconcelos
Lembram quando surgiram os macacões pra nenem Tiptop? E viraram o nome dos macacões e um arranjo para mães e bebês? ~Faço uma analogia com a invençâo desse tipo de casaco, sõ leves, quentes, confortáveis. Não necessariamente a coisa mais elegante do mundo, mas pra viajantes ou não, ultra ´práticos!
Adriana Pessoa
Não tenho, mas quero ter uma.
Maria das Graças
Foi aqui no Conexão que conheci a doudona.
E até me animei para um dia enfrentar o inverno europeu. É volumosa mas é leve. Ideal para viagens.
Tenho um casaco curto de matelassê que comprei na Perramus, em Buenos Aires, que gosto muito. E é bem bonito!
MARIANA Cahu Coutinho
Rodrigo , sempre me interesso por tudo o que me proteja do frio! Ultimamente vinha comprando no les ateliers de la maille , mas a dica da moncler foi fantástica! Entrei no site e fotografei as peças , espero que ainda estejam disponíveis em Maio . Obrigada !
rosana folador
Oi Rodrigo , você sabe como guardar os doudounes sem ficar com cheiro das plumas ? Tenho uma da Mango e é até bem bonita ,pois é acinturada…
Rodrigo Lavalle
Oi, Marilia. Sim, a Decathlon também tem opções de doudounes mas essa da Uniqlo é mais bonita e leve.
Abraços,
Rodrigo Lavalle
Marilia Boos Gomes
Há também opções a preços baixos na loja DECATHLON no Forum Les Halles. Estou certa?
Esta indicação li em outro site com a seguinte observação para agasalhos com este perfil : “Tudo bem que talvez você não fique muito elegante de qualquer jeito; mas antes viver baranga do que morrer gelada”. Achei engraçado.
Abraço a todos.
Monica Amadeo
Não são lindas realmente, mas são práticas e muito leve…Tenho 2 uma comprida e uma curta, e foram minha fiéis escudeiras no frio da Suiça.
Jane Curiosa
Não sou doidona por ela,mas tenho uma que nem é feia.