No início de janeiro os franceses degustam a galette des rois, uma pâtisserie feita com massa folhada e recheada com uma pasta de amêndoas.
Você pode encontrar a galette des rois em todas as padarias, mas aconselho comprarem as melhores: a galette do Pierre Hermé, a do Ladurèe, a doFauchon (foto), a do Jean Paul Hevin.
Dentro da Galette você vai encontrar uma figurinha, um pequeno objeto, que pode ser de porcelana, de metal e até de ouro. Conheço várias adultos que guardam com carinho a coleção de fèves da infância. Estas das fotos são as figurinhas que estarão no interios das galettes do Fauchon.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
14 Comentários
Maria Ignez Cahali Martinho Minhoto
Acompanho o Blog, pois tenho amigas que farão um bela viagem à França muito em breve. No entanto, fui surpreendida por um presente do meu marido – Passaremos 12 dias em Paris, no início de fevereiro! Quero saber: o frio é impeditivo para algum passeio? Quais? E o que será imprescindível visitarmos? Obrigada e um abraço de Feliz 2013!
Lina
Maria Ignez
Por enquanto o inverno está ameno. A temperatura não está baixa demais. Não sei se vai continuar assim. Mas Paris é bonita e vale a pena em qualquer estação.
Leia os roteiros que criamos para conhecer Paris em poucos dias.
https://www.conexaoparis.com.br/2008/05/07/paris-em-4-dias-primeiro-dia/
conexaoparis
Dayane
A fondue de queijo é uma especialidade suissa e de uma parte da França chamada Jura. Eu não conheço nenhum restaurante de fondue em Paris.
Dayane
Oi Lina, entrei neste tópico no intuito de ler algo sobre um prato q pensei ser um dos mais típicos franceses: o Fondue. Não é? estou indo p Paris e queria dicas de restaurantes baratos onde a especialidade é Fondue (doce e salgado). Se possível me passe alguma dica.
Obrigado e parabéns pelo site.
Désirée
Pois é…Ainda tem um Claire depois do Désirée…É a influência francesa na família…
conexaoparis
Desirée.
E este nome tão francês?
Désirée
Querida Lina,
Desde junho/08 acompanho seu blog, ele me ajudou muito quando fiz minha primeira viagem à França em julho/08. Quando li sobre a Galette não me aguentei, comprei os ingredientes e neste momento estou me deliciando com uma farta fatia! Obrigada pela dica! Bjs Désirée
Cláudia Oiticica
Ontem,Dia de Reis,me lembrei desta tradição francesa quando
comprei romã para colocar os carocinhos na carteira.Tenho uma amiga que todo ano faz a Galette no dia 6 de janeiro.Um
dia ainda vou provar a legítima.
suely
Oi Lina
Feliz ano novo,e que frio heim.
Que delícia essas galettes,pena que só tem no Natal.Adoraria devorálas,hummmm
beijão,Su.
Claudia Pimenta
oi lina! acho linda esta tradição… e maravilhosas as galettes! bjs!
Jorge Gomes
Este é realmente o “bolo” da época logo após natal aqui an França. Eu só queria adicionar uma pequena coisa. Na foto acima vocês podem ver um coroa de papelão em cima da galette. A tradição manda que a pessoa que encontra a fève deve portar a coroa.
Os endereços passados acima são todos ótimos, porém eu, como tradicionalista, para a galette des rois eu prefiro ir nas padarias tradicionais, porém de boa qualidade, como Bechu no 16ème, para comprar a minha galette tradicional, feita da mesma forma depois de vários anos.
Apesar de reconhecer o prestígio de Pierre Hermé e todas as suas qualidades, eu nunca iria comprar uma galette là. Mas sem dúvida ele é um grande maître patissier.
Agora por favor não comprem as suas galettes em Paul!!! Elas são feitas em massa! Aliás elas não são feitas, são fabricadas!
Porém o Blog Conexão Paris, continua com dicas ótimas!!!