Estrasburgo (em francês, Strasbourg) é uma das mais bonitas e simpáticas cidades da França. Vale a pena passar pelo menos três dias na cidade para que você possa descobrir alguns dos seus segredos e contrastes. Veja nosso pequeno roteiro de Estrasburgo.
Estrasburgo
Estrasburgo é uma antiga cidade medieval, localizada na região da Alsácia.
Apesar da idade, a cidade é repleta de jovens (é a segunda maior população estudantil da França). Ainda apesar da idade, Estrasburgo está ligada no futuro – ruelas tortuosas e sua lindíssima catedral gótica contrastam, por exemplo, com a arquitetura contemporânea do Parlamento Europeu.

Estrasburgo fica na Alsácia, divisa entre a França e a Alemanha
Por estar na fronteira com a Alemanha, Estrasburgo é meio francesa, meio alemã. Isso significa uma gastronomia híbrida entre os dois países. Você vai comer choucroutte e foie gras, regados a vinhos da região, especialmente brancos, com destaque especial para os Riesleings.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Estrasburgo é uma cidade pequena e ideal para ser visitada a pé. A imensa maioria dos locais a serem visitados se encontram na Grande Île – uma ilha situada no centro da cidade tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade – ou no simpático bairro Petite France.

A Catedral de Estrasburgo, construída em 1015
A Catedral de Estrasburgo é um dos monumentos mais marcantes da Europa. Imensa construção feita de pedra rosa e com fachadas cobertas por esculturas, que formam o maior livro de imagens da Idade Média.

Detalhe da fachada da Catedral de Estrasburgo. ortille no Flickr
A catedral se encontra “espremida” entre os prédios da cidade, causando uma estranha impressão, gênero Gulliver na ilha de Lilliput.
Quando entrei pela primeira vez na catedral de Estrasburgo sabia que retornaria muitas outras vezes. Em apenas uma visita, não conseguimos ver todos os detalhes da decoração definida, por Victor Hugo, como um “prodígio do gigantesco e do delicado“.

Relógio da Catedral de Estrasburgo. Alexandre Dolique no Flickr
Além da beleza dos vitrais, da nave central com altura de três andares, do púlpito todo esculpido, do orgão pequeno mas ricamente decorado, o que mais chama a atenção dos visitantes e o relógio astronômico. Todos os dias, às 12h30, os bonecos autômatos “acordam”. E a cada quinze minutos aparecem as quatro etapas da vida: nos primeiros 15 minutos uma criança desfila em torno do relógio, em seguida um adolescente, um homem maduro e, no último quarto de hora, um idoso anuncia sua morte e a chegada da criança.
E se tiver preparo físico, não deixe de subir – 332 andares – até o alto da torre da Catedral de onde vemos os telhados de Estrasburgo.
A catedral se encontra na Grande Île.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence

A barragem Vauban, em Estrasburgo. Net Circlion no Flickr
A antiga barragem Vauban, hoje conhecida como Ponte Vauban ou Terrase Vauban, fez parte do sistema de defesa da cidade. Em caso de ataque, a barragem permitia inundar certas áreas de Estrasburgo. Uma varanda, localizada no último andar, oferece uma das mais bonitas vistas da cidade: as três torres (de uma antiga ponte que não existe mais) refletidas no rio Ill e, no fundo, a catedral.

Vista da cidade de Estrasburgo a partir do topo da barragem Vauban. David Almeida no Flickr
A barragem Vauban está entre a Grande Île e a Petite France.

Estrasburgo, detalhe das torres da antiga ponte
O bairro chamado Petite France é o cartão de visita de Estrasburgo.

Estrasburgo, bairro Petite France
O bairro é entrecordado por ruelas estreitas e canais navegáveis de onde observamos casinhas com janelas floridas como nos contos de fada. Esta é uma das áreas mais históricas de Estrasburgo e antigo bairro onde residiam os artesãos. A barragem Vauban e as torres da antiga ponte estão na extremidade da Petite France.

Estrasburgo, Palais Rohan. Claudia Schillinger no Flickr
Strasbourg tem excelentes museus e os três principais estão no mesmo endereço: Palácio Rohan.
O Palais Rohan, construído em 1742, foi residência de cardeais, sede da prefeitura da cidade, palácio real e hoje abriga o Museu de Arqueologia, o Museu de Belas Artes e o Museu das Artes Decorativas.
Palais Rohan se encontra na Grande Île, nas margens do rio Ill e ao lado da Catedral.

Passeio de barco por Estrasburgo
Alguns dicas para visitar Estrasburgo:
- Caminhe pela Grande Île e pela Petite France, perca-se nas ruelas, admire a arquitetura, o rio Ill e suas pontes.
- Passe um bom momento descobrindo a catedral. Admire as fachadas externas e viaje na decoração interna.
- Faça um tour de barco para ter uma idéia da cidade e dos seus contrastes. O tour contorna a Grande Île, passa pela Petite France, pela barragem Vauban e vai até a sede do Parlamento Europeu. Programa altamente turístico, mas lindo e ideal para ter uma vista geral da cidade, sobretudo se estiver chovendo. O local de embarque dos barcos é ao lado do Palais Rohan.
No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
Como ir de Paris até Estrasburgo
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura cerca de 3 horas saindo de Paris, não há voo direto, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas de passagens aéreas.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
A Paris City Vision oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris em todos os passeios de seu site, basta usar o código CONEXAOPARIS.
22 Comentários
Fatima Rodrigues
Moro em Reims e fui convidada pela minha empresa a assumir um cargo em Strasbourg. Meu marido trabalha com turismo do vinho. A cidade tem oportunidades nestas área?
Fatima Rodrigues
Moro em Reims e fui convidada pela minha empresa a assumir um cargo em Strasbourg. Meu marido trabalha com turismo do vinho. A cidade tem oportunidades nestas área? Obrigada
Rosemary Gallo
Rodrigo, seria uma delicia o jantar com passeio pelo Sena, mas estaremos em Strasbourg no dia 24.
Teria alguma indicação de restaurante ou passeio com jantar lá?
Super obrigada. Abs
Rodrigo Lavalle
Rosemary, o Pfifferbriader terá menu especial de Natal na noite do 24/12, clique aqui.
Rosemary Gallo
Obrigada, Rodrigo. Voce teria alguma dica de restaurante para o jantar do dia 24. Eu e meu marido somos vegetarianos. Então precisaria ser um restaurante que tivesse um cardápio mais amplo ou pelo menos uma opção veggie. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Rosemary, o jantar de Natal no passeio especial de barco pelo Sena da empresa ParisCityVision tem opção vegetariana, clique aqui para saber mais. No Paradis Latin há a possibilidade de optar pelo menu vegetariano, clique aqui.
Rosemary Gallo
Rodrigo, Olá. Tudo bem? Eu, meu marido e meu filho vamos para Strasbourg no Natal. De lá iremos para Lucerene. Todavia pelo site da sncf só conseguimos comprar bilhetes para retirar nas estaçoes de trem da França. Não há a possibilidade de imprimi-los. É seguro esse tipo de ticket? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Rosemary, e você comprou as passagens no site da SNCF, que é a empresa estatal que gere a rede ferroviária na França, elas são seguras.
Ana
Olá, através de indicações fiquei sabendo do Marché de Noel de Strasbourg e pretendo passar o natal lá com amigos. Gostaria de saber se vale a pena e se no dia 25 de dezembro estará tudo fechado na cidade. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Ana, as cidades da Alsácia, especialmente Strasbourg, ficam lindas na época do Natal. Mas, sim, tudo fecha no dia 25/12.
Rafaela B
Olá, Gostaria de saber qual cidade vale mais a pena conhecer: Strasbourg ou Bruges na Bélgica?
Rodrigo Lavalle
Rafaela, são bem diferentes mas eu votaria em Bruges.
Fernanda
Olá,
Gostaria de passar cinco dias em janeiro de 2018 por Strasbourg. Estará muito frio e nevando. Será que as atrações, como museus, ficam fechados?
Rodrigo Lavalle
Fernanda, frio com certeza; neve não é certeza. As atrações turísticas não estarão fechadas.
Mario Gurgel
Lina,
Há um equívoco quanto ao tempo de voo.
São apenas 400 km de Paris até Strasbourg, o que levaria apenas uns 45 minutos de voo.
Rodrigo Lavalle
Mário, na verdade não há voo direto de Paris para Strasbourg. O tempo de viagem de 3 horas é devido à escala.
Fatima
Vou passar Reveillon em Estrasburgo, vc me indica restaurantes em q eu possa jantar na noite de 31 de dezembro. Estou com minha neta de 5 anos e estou com medo de chuva ou frio. gostaria q fosse proximo a praca da Catedral para poder ver os acontecimentos. e se possivel q nao fosse muito caro .agradeco a ajuda e aproveito pra desejar um otimo Natal
Rodrigo Lavalle
Fátima, tente esses restaurantes:
– Le Clou, 3 rue du chaudron
– Le Tire Bouchon , 5 rue des Tailleurs de Pierre
Gil
Strasbourg é uma das minhas cidades favoritas pelos fatores citados e por servir de base para passeios em cidades pequenas próximas, como Colmar, Eguishein, Ribeauville.
Fatima
Strasbourg foi para mim uma grata surpresa. Fui sem grandes expectativas mas depois de alguns dias já me vi encantada pela cidade e pela Alsácia, com seus vilarejos de contos de fadas. Se pudesse me mudava pra lá hoje mesmo!
L
Meu sonho era conhecer esta cidade, mas não pude. Na minha última visita à França aconteceram os atentados de Bruxelas. Fiquei com receio de que pudesse haver algum tipo de paralisação dos trens, então não fui. Mas na minha próxima ida à Europa esta cidade está na lista das prioridades.
Ricardo
Próximo à barragem Vauban existe um museu bastante interessante, com vitrais coloridos, que constrastam com a arquitetura da cidade. Me surpreendi positivamente com Strasbourg. Achei mais bonita que Amsterdam (o que não é pouca coisa)!