POST ATUALIZADO EM MARÇO DE 2015
Parte II dos artigos escritos por Marcello Brito sobre Bruges. Estou impressionada com o número de segredos que Marcello nos revela. Leiam tudo, até o fim.
Como ir de Paris a Bruges?
De Paris, a maneira mais prática de se alcançar Bruges é de trem. Existem três possibilidades de percurso que se impõem como as melhores:
1ª opção
Da estação ferroviária parisiense Gare du Nord (Paris Nord) partem os trens de alta velocidade TGV que servem o norte da França, Holanda, Alemanha e Bélgica. O que pouca gente sabe é que segunda, terça, quarta, quinta e sábado tem um horário – na sexta e domingo dois horários – em que o percurso Paris/Bruges é feito direto, no mesmo trem, apenas com rápidas escalas em Bruxelas e Gent, mas livrando você do pequeno incômodo que é a baldeação. Essa a opção mais confortável e rápida, em apenas duas horas e meia de viagem. (nota do Conexão Paris: os dias e os horários dos trens que fazem o trajeto Paris/Bruges direto variam de acordo com a época do ano. Pesquise no site da empresa francesa de trens SNCF ou no site da empresa holandesa Thalys.)
Se o horário direto para Bruges não atender sua exigência há sempre uma segunda opção com troca de trem em Bruxelas e imensa grade de horários por dia.
2ª opção
Da Gare du Nord partem os TGVs com uma média de duas saídas por hora para Bruxelas (Bruxelles-Midi), uma viagem que dura uma hora e vinte minutos. Na estação Bruxelles-Midi faz-se baldeação para embarque num trem regional em direção a Bruges, também com uma média de duas saídas por hora. Mas atenção, deve-se sempre optar por um trem regional com designação IC, inter city, bem mais rápido. Ele faz o percurso Bruxelas/Bruges em uma hora de viagem com apenas uma parada em Gent.
Para maiores informações e horários dos trens regionais na Bélgica consulte o site da empresa belga de trens, SNCB.
Quando o trem regional deixar Bruxelas você vai reparar que progressivamente as informações em francês serão substituídas por palavras incompreensíveis em Neerlandês. No meio da viagem a estação Bruxelas-Midi passará a ser designada como Brussel-Zuid. Bruges, Brugge e a cidade de Gand passará a se chamar Gent. Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.
3ª opção
Sempre digo aos meus amigos que vão a Paris e pensam em esticar em Bruges, que façam das cidades belgas a primeira ou a última parada da viagem. Por dois motivos:
Foto CDG: Francisco Assis Andrade
O primeiro é que, embora pouco lembrada por nós, existe uma moderna e prática estação de trens de alta velocidade, de nome interminável, Aeroport Paris Roissy Carles de Gaulle CDG 2 – Gare TGV, encravada no meio do terminal 2 do famoso aeroporto, ao lado da bacanérrima ala 2 E onde chegam os vôos da Air France. Dessa estação partem trens TGV que fazem ligação direta, sem escalas entre o aeroporto e a estação de Bruxelles-Midi, em uma hora e meia de viagem. O que poderia racionalizar e enxugar os custos de um roteiro de viagem que tem no Charles de Gaulle seu ponto de chegada e partida. Atenção apenas para os horários com percurso direto, pois há outros em que existe uma troca de trens em Lille.
O segundo motivo é melhor ainda! Se você for à Paris pela Air France, saiba que se um dos destinos da ida ou da volta for Bruxelas, a passagem de trem TGV é compulsória e está incluída no preço do bilhete aéreo. Explico melhor. Ao comprar uma passagem Rio/Paris/Bruxelas/Rio ou Rio/Bruxelas/Paris/Rio, o percurso direto entre o aeroporto Charles de Gaulle e Bruxelas é feito de trem na primeira classe, independente de você ter voado do Brasil na econômica ou executiva, e o mais incrível é que o preço é por volta de duzentos reais mais barato que se for comprado uma simples Rio/Paris/Rio. Inexplicável, mas real. Portanto ao pensar em ir a Bruges numa viagem à Paris, faça da cidade sua primeira ou última escala e economize um dos trechos do trem e na passagem aérea.
Maiores informações no site da Air France.
Para qualquer uma das três opções indicadas compre suas passagens de trem, ou faça apenas um orçamento, no site da companhia ferroviária francesa SNCF. É o melhor e o mais confiável dos endereços eletrônicos para esse tipo de procedimento. Suas passagens serão entregues com a máxima segurança no Brasil em incríveis cinco dias úteis. Se por algum motivo elas não chegarem, nada de desespero. É só imprimir o recibo eletrônico enviado no ato da compra para seu e-mail e com ele em mãos, retirá-las no guichê da estação de embarque com a devida antecedência.
Algumas dicas complementares devem ser levadas em consideração:
– não tente executar a compra das passagens pela versão francesa do site, pois não há nela a opção de entrega no Brasil, por isso o link indicado é a versão internacional em inglês;
– no preenchimento dos dados quando aparecer a opção Select your country, escolha sempre Brazil ou Brasil;
– para compras de passagens de trens partindo da estação Charles de Gaulle CDG 2 – Care TGV, deve-se digitar no site em inglês, Paris Roissy Charles de Gaulle Airport (CDG 2) – TGV station (FR);
– por último, saiba que se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais. Uma perna Paris/Bruges, na segunda classe, poderá sair então por módicos 25,00 euros.
Cliquem aqui para lerem o primeiro artigo sobre Paris/Bruges e aqui para o terceiro.
418 Comentários
Ronaldo Lima
Prezado Rodrigo, sempre grato por sua dicas. Uma pergunta?? Quando comprado os bilhetes de Paris a Bruges, o trecho Bruxelas a Bruges e Bruges a Bruxelas está incluso?? Pergunto, pois adquiri no site RailEurope, porém só vieram os vouchers Paris-Bruxelas e Bruxelas a Paris. Vc pode nos explicar como funciona??
Gratíssimo
Rodrigo Lavalle
Ronaldo, se você fez a pesquisa no site da RailEurope por Paris – Bruges, os resultados incluem as passagens Paris – Bruxelas, Bruxelas – Bruges, Bruges – Bruxelas e Bruxelas – Paris.
Claudia Silva
Rodrigo, boa noite. Temos 11 dias a partir de Paris. Pensamos em fazer Paris, Bruxelas, Bruge e Amsterdam. Alguma sugestão a mais? Paris- Bruges pode ser um bate- volta? Qual a melhor logística para fazer esses locais?
Obrigada
Claudia
Rodrigo Lavalle
Claudia, você pode fazer Paris-Bruxelas bem cedo, passar o dia e dormir 1 noite na cidade e, no dia seguinte ir a Bruges. Clique aqui e aqui e leia nossos artigo sobre essas cidades.
Clique aqui e leia nosso artigo com sugestão de passeios próximos a Paris. Muitos turistas aproveitam e vão também a Londres, clique aqui. Eu concentraria a maior parte dos dias em Paris que é uma cidade com muitas atrações.
Ana Paula
Olá Rodrigo, na primeira semana de abril/2018 estaremos em Paris e queríamos fazer um bate volta a bruxes. Temos um pimpolho que nesta data estará com 2 anos. Gostaria de dica de melhor horário para partida de trem (paris/bruxas) e chegada(bruxes/paris), levando em consideração a idade do meu filho? O que sugere de passeio visto o pouco tempo que teremos lá?
Abraço
Rodrigo Lavalle
Ana Paula, para aproveitar a cidade de forma confortável e sem pressa, o ideal é ir cedo e voltar no começo da noite. Escolha os horários em função dos horários do seu filho: se ele acorda cedo, pegue o trem mais cedo; se ele vai dormir às 20:00, escolha um horário de volta que se adeque. Clique aqui e leia nosso artigo sobre Bruges.
Rafaela B
Olá,
Não há mais os trens diretos para brugges?
E os trens partem apenas da Gare du Nord?
Rodrigo Lavalle
Rafaela, não existem mais os trens diretos de Paris para Bruges. Os trens partem da Gare du Nord, vão até Bruxelas onde é preciso trocar de trem.
Rosemary Gallo
Olá, Rodrigo. Tudo bem? Irei no inicio de dezembro para Bruges, mas verifiquei que pelo site da sncf não posso imprimir os tickets on line. Existe algum outro site em que possa comprar os tickets e imprimi-los sem necessidade de envio pelo correio. Pelo correio, não receberei a tempo.
Rodrigo Lavalle
Rosemary, clique aqui e tente esse outro site.
Simone
Boa noite Rodrigo. Estou indo para Bruxelas saindo de Paris pela Thalys. O trem vai chegar na estação Bruxelles-Midi. Como faço para ir até o centro , Bruxelles – Centrale? Li em algum lugar que a passagem da Thalys dá direito ao trem de ida e volta até o centro, mas na minha passagem impressa não está escrito nada a respeito. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Simone, da Bruxelles-Midi saem trens indo para Bruxelles-Centralle. Não sei lhe informar qual trem e nem onde pegá-lo mas isso é fácil descobrir na estação.
Claudia Gomes
Rodrigo, bom dia! Estamos com viagem marcada para Paris, de onde partiríamos para Le Havre, para embarque num navio, em pleno 12 de setembro, quando haverá uma greve geral na França. Soubemos há pouco que o embarque será em Bruges. Diante desse contratempo, queremos ir de Paris a Bruges por volta das 19h00, no dia 11. Poderia nos informar se trem é a melhor opção? Sugere algum serviço da sua empresa? Somos 6 adultos e uma criança de dois anos. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Claudia, existe trem ligando Paris a Bruges (com escala em Bruxelas). Clique aqui e pesquise horários e preços. Vamos entrar em contato com você por email sobre o traslado de carro.
Luisa
Rodrigo,
Desembarco no aeroporto de Orly e sigo direto para Bruxelas. Qual seria o melhor itinerário para mim? Pegar o trem elétrico até a gare du nord e de lá pegar o trem pra Bruxelas ou ir até o aeroporto internacional e pegar o trem de lá? Agradeço a atenção
Rodrigo Lavalle
Luisa, o trem elétrico chamado Orlyval vai somente até a estação Antony. Nessa estação você pega o trem RER B até a Gare du Nord e, no térreo dessa estação, pega o trem para Bruxelas.
Giselle arico
Boa noite. Vou estar em Paris e nao consigo decidir o roteiro para Bruges amsterdan e Londres . Sao 7 dias entre esses tres destinos voltando depois para Paris novamente . Todos os roteiros de trem
Rodrigo Lavalle
Giselle, o ideal seria fazer Paris > Amsterdam > Bruxelas-Bruges-Bruxelas (tem que passar por Bruxelas pois não há trem direto de Amsterdã para Bruges e nem de Bruges para Londres) > Londres > Paris. De Paris há trem direto para Amsterdã e de Bruxelas há trem direto para Londres. Não há trem direto de Amsterdã para Londres.
Pesquise o preço das passagens e compre com antecedência para garantir os melhores preços nesse site
Fernanda
Rodrigo, bom dia, como combinar Giverny e Versalhes no meu dia , de trem, partindo de Paris ? É possível fazer em tempo hábil? Qual seria o trajeto mais inteligente? Vou na semana q vem e estou preocupada com disponibilidade! Quero ir a Bruges também, partindo de Paris. Só a rail europe é q faz ? Vc acha q ir às 8h25 e voltar no trem das 16h, é suficiente para conhecer td? Obrigada, Fernanda
Rodrigo Lavalle
Fernanda, não compensa visitar os dois locais no mesmo dia usando o transporte público. São atrações grandes que requerem muito tempo na visita e que ficam longe de Paris. Você teria que voltar a Paris para depois ir para o outro local. Na nossa agência online Minha Viagem Paris temo um passeio privativo de carro combinado, clique aqui para saber mais.
A RailEurope é um site que vende passagens. A empresa que faz as viagens Paris-Bruges é a Thalys.
Lêda
Boa Tarde,
O trem Paris/Bruges não é direto, é isso ?
Então, posso sair de Paris e descer em Bruxelas e depois em Gent e então continuar para Bruges , com o mesmo bilhete ?
Grata, pela informação
Rodrigo Lavalle
Lêda, existem trens que fazem Paris/Bruges passando somente por Bruxelas (pesquise os horários e compre sua passagem com antecedência aqui). Ao comprar a passagem Paris/Bruges você deve receber um bilhete para cada trecho: Paris/Bruxelas e Bruxelas/Bruges.
Rebecca Fernandes
Rodrigo, boa tarde!
Pesquisei pela Thalys e tem trem direto de Paris>Bruges, dia 24/julho, por 36 euros o trecho.
Estaremos em 5 adultos e 2 crianças (1-3 anos). É melhor locarmos carro?
Seria interessante, após Bruges, ir para região dos castelos? Depois devolver o carro? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Rebecca, o carro lhes dará mais flexibilidade nos horários mas ao mesmo tempo é um pouco estressante dirigir (o trajeto leva cerca de 3 horas). Vocês não conseguirão fazer Bruges e o Vale do Loire (região dos castelos) no mesmo dia.
Minha sugestão é: ir de trem à Bruges (mais prático e cômodo) e, em outro dia, ir de carro até o Vale do Loire (não existe transporte público entre os vários castelos da região). Clique aqui e leia nosso artigo sobre os castelos do Vale do Loire.
Caso você queira conforto, praticidade e segurança máximos, na nossa agência online Minha Viagem Paris nós oferecemos traslados privativos de carro com motorista brasileiro à Bruges (clique aqui) e ao Vale do Loire (clique aqui).
Neftali
Oi Ludmila. Voce nao vai ter nenhum problema, geralmente os fiscais dos trens nao pedem passaporte, so o codigo de barras da passagem impressa ou o QR no celular, Que tenha uma otima viagem!
Sandra V
Pessoal me ajudem! Vou fazer um bate-volta – Paris x Bruges, e também Paris x Giverny (em dias distintos) com 3 adultos e 2 crianças fazer, estou quase decidindo que alugar um carro além de sair mais barato, também vai ser tranquilo. Será isso mesmo?
Outra dúvida. Estarei hospedada proximo ao metro Hotel de Ville, queria pegar o carro o mais fora possivel do centro de Paris. Seria muita loucura pegar o carro no aeroporto Charles de Gaule? Vocês me indicariam algum outro lugar de facil saida para a estrada?
Rodrigo Lavalle
Sandra, acho desnecessário ir de carro à Giverny, a viagem de trem é rápida e tranquila. Clique aqui e leia nosso artigo sobre Giverny com as opções de como ir.
Alugar carro na Europa é mais indicado se você quer percorrer uma determinada região pois o transporte público entre pequenas cidades é mais precário. Fazer bate e volta, principalmente saindo de Paris, é melhor que se faça de trem.
A locadora de veículos Hertz tem uma agência no nordeste de Paris (mais fácil para sair da cidade em direção a Bruges) no 121 Rue Manin, veja aqui. Para ir até lá saindo do Hôtel de Ville peguem um táxi ou Uber.
Ludmila
Muito grata pelas informações Rodrigo e Neftali.
Só mais uma coisa, os tickets que acabei comprando thalys mesmo, saíram com meu nome x 2. Ou seja o bilhete emitido em meu nome mas com número de dois passageiros. Esta correto isso? Achei estranho não emitirem o nome do meu marido no caso.
Neftalí
Oi Ludmila! Infelizmente você demorou um pouco a comprar as passagens, e esse é o preço atual, está correto. Comprando no Thalys bem antecipado seriam 36 Euros cada trecho. Uma alternativa seria utilizar o trem low cost http://www.izy.com/en de Paris a Bruxelas, custa 19 Euros cada trecho nas suas datas, e depois comprar o trem local até Bruges, onde a ida custa uns 14 Euros, mas há uma promoção de fim de semana que custa uns 15 Euros a ida e volta.
Ludmila
Obrigada pela atenção Rodrigo,
é que pela agencia no brasil estou achando que esta saindo muito caro, pois nao tenho ideia do valor:
Ida da estação Gare du Nord c/ conexão em bruxelas 81 Euros;
Volta c/ conexão em bruxelas p/ aeroporto Charlles de Gaule 73 Euros.
E como esta em cima da hora fiquei na duvida.
Rodrigo Lavalle
Ludmila, veja a resposta do Neftalí acima.
Ludmila
Vou para Bruges no dia 6/5, e volto no dia 8/5, posso comprar a passagem na hora?? No guichê do terminal gare eu norte, e tem a opção de nesse guichê eu comprar a volta para o aeroporto charles ?
Rodrigo Lavalle
Ludmila, comprando as passagens na hora você irá pagar mais caro mas é possível comprá-las nos guichês na Gare du Nord.
Beth
Olá Rodrigo parabéns pelas orientações.
Então, vou a Paris em maior/2017 e sozinha. Queria fazer um bate volta em Brugges como todos como li por aqui. Lendo outros blogs e sites vi que a conexão é punk! Até ri de uma das meninas dizendo que tem 9 minutos para chegar a outra plataforma e pegar o trem para Brugges e que o inglês do rapaz era ininteligível! Isso m assusta, assim como a ela assustou.
Você tem indicação de trem direto para Bruges? Alguns dois sites que possa consultar? O locar de partida no aeroporto ainda existe com trem direto para Brugges?
Se você me ajudar nisso vou ficar mais tranquila, porque pelo que li é perrengue mesmo eheh.
Aguardo e pode me avisar? btdvalentim@yahoo.com.br
Obrigada!!!
Beth
Rodrigo Lavalle
Beth, infelizmente não existe mais trens que fazem o trajeto Paris-Bruges direto. Fique calma e preste atenção nas placas. O tempo de conexão atualmente é de 19 minutos. Pesquise os horários e preços e compre sua passagem com antecedência aqui.
Welkia Pessoa
Olá Rodrigo, estarei fazendo o trajeto Paris/Bruges no dia 26/03. Minha preocupação é quanto a volta, o trem chega às 21h50 na Lilly Flandres e o de Paris sai às 22h13. Na impressão do bilhete mostra que são 9min de caminhada para a outra estação? O tempo ficará curto, é fácil se locomover dentro da estação? Tenho receio de ficar procurando e perder o horário.
Rodrigo Lavalle
Welkia, essa possibilidade existe. Assim que você descer do trem pergunte a um funcionário onde pegar o trem para Paris.
Elida
Excelente ajuda!!
maria helena cabral
rodrigo bom dia, estavamos querendo ir a bruges ou amsterdam, acredito que amsterdam tem que e ficar pelo menos dois dias, e bruges tem algum trem direto? Em 2011 fui direto.
Rodrigo Lavalle
Maria Helena, não existe mais o trem direto. O tempo total de viagem é de cerca de 2h30m. É possível ir e voltar no mesmo dia. Vá bem cedo.
Dillemba
Oi, Paula Cristina. Só vou dar uma opinião. Conta o tempo de deslocamento até a Gare du Nord, depois 3h20 até Amsterdam. Chegando lá, a Centraal Station é uma zona, grande, mal sinalizada, cada um dá uma informação diferente. É uma manhã perdida. Uma tarde para conhecer Amsterdam não dá para quase nada, há tantos museus, parques, o passeio de barco pelos canais. Vais chegar tarde e exausta em Paris, com a sensação de tempo perdido.
Paula Cristina
Ah!
Ou seria melhor um bate volta de Paris a Amsterdam?
Paula Cristina
É melhor um bate volta de Paris a Brugges ?
Ou Paris a Bruxelas?
Rodrigo Lavalle
Paula, eu acho Bruges uma cidade mais interessante que Bruxelas.
Gisele
É o jeito!
Obrigada, gente!
Neftalí
Oi Gisele! Não espere, pois o Thalys deixou de operar em Bruges. Compre com a conexão com o trem local em Bruxelas.
Paris-Bruges está a partir de 36 Euros, 72 ida e volta.
Gisele
Oi, Rodrigo!
Já olhei no site da Thalys, mas não achei o direto para Bruges. Como é em maio, época de grande movimento, achei que encontraria com facilidade.
Fico sem saber se espero mais um pouco, pra ver se o direto aparece, ou se compro com conexão em Bruxelas.
Obrigada pela gentileza e presteza de sempre.
Grande abraço!
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Gisele, o problema de esperar é que as passagens costumam ir aumentando de preço…
Abraços.
Gisele Brandão
oi, gente!
estou precisando de uma forcinha…
estou olhando no site da SNCF trem direto Paris/Bruges e não acho. É um bate-volta. Pode ser dia 4, 5, 6, 0u 7 de maio.
Alguma pista?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Gisele, procure no site da Thalys. O trem direto é só em alguns horários e épocas do ano.
Abraços.
Luisa
Olá Rodrigo
Sabe me informar se existe ONIBUS de Bruxelas para Bruges? Pretendo ir a Bruges de onibus pois é muito mais barato (ja achei passagens para outros trexos ex.: Amaterdam-Bruxelas a 6 euros!) porem não consigo para este trecho. Acho q nao existe ainda pois está distante…vou dia 23 de abril!!!!
Obrigada, seus artigos sao otimos!
Rodrigo Lavalle
Luisa, não sei lhe informar mas, se você achou ônibus de Bruges para outras cidades e não para Bruxelas, creio que não exista. Pesquise nas empresas de ônibus que citamos nesse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/11/25/opcao-onibus-para-viagens-na-europa.
Abraços.
laura
Ola, estarei em Bruges dia 28 de janeiro e de lá irei para Paris. Deixei para comprar as passagens de trem lá por ser baixa temporada. Pesquisei nos sites que vc indicou e os preços por trecho giram em torno de 140 euros. É isso mesmo? Achei caro. Se comprar Bruges Bruxelas e Bruxelas Paris, pelo indicado pelo site sai em torno de 90 euros. Desde já obrigada pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Laura, as passagens vão encarecendo à medida que o dia da viagem se aproxima. Como dissemos no artigo acima “se você comprar as passagens com pelo menos três meses de antecedência vai conseguir descontos excepcionais”.
Abraços.
Neftalí
Oi Fabiano! As passagens de trem que chegam à Bruxelas Midi (Thalys, Eurostar) sempre incluem o trecho Midi-Estação Central (Centraal) em trem local. A Bruxelles Central está ao lado da Grand Place.
Fabiano
Olá Rodrigo, vc sabe me dizer se a Brussels Midi, é a estação que dá pra ir a pe para a Grand Palace em Bruxelas ? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Fabiano, não sei lhe informar. Sugiro que você pesquise no Google Maps.
Abraços.
Fernanda
Oi Rodrigo, é tranquilo fazer um bate-volta para Bruxelas num sabado dia 07/11 ? 1- Acha-se passagens pra comprar na hora?Qto custa? 2-A empresa é a Thalys? Qto tempo de viagem, 2hs? Muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Fernanda, pesquise horários, preços e compre as passagens em um desses dois sites: http://en.voyages-sncf.com/en/ e https://www.thalys.com. O ideal é comprar com antecedência pois o preço da passagem aumenta à medida que o dia da viagem se aproxima. A viagem dura por volta de 1h20m.
Abraços.
Kamila
Desculpa ! No caso de não recebimento, feita a compra, como proceder ? ****
Rodrigo Lavalle
Kamila, das passagens de trem? Nesse caso, reclame junto à empresa. Não sei lhe informar como o problema é resolvido.
Abraços.
Kamila
No caso de ao recebimento aqui, fruta a compra, como faço ?
Rodrigo Lavalle
Kamila, não entendi.
Abraços.
Kamila
Já estou em cima da hora. Viajo dia 16 setembro. Há outra opção de compra e entrega? Comprar na hora na estação de trem e um risco ?
Rodrigo Lavalle
Kamila, sugiro que você compre a passagem assim que chegar em Paris. Você pode comprá-la em qualquer estação de trem na cidade (Gares: du Nord, de l’Est, de Lyon, Saint-Lazare, Montparnasse, Auterlitz) ou nas lojas da SNCF (procure os endereços nesse site: http://goo.gl/MmwV74).
Abraços.
Kamila
Olá Rodrigo ! Estou confusa com o site francês. O bilhete entrega aqui no Brasil ? Sedex ?
No caso de optar por retirar o bilhete na estação como faço ? Qual procedimento ?
Outra duvida. A troca de trem em Bruxelas para Bruges é tranquila ? Pq estarei com um BB D um ano.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Kamila, os bilhetes são entregues no Brasil mas não é Sedex, costuma demorar e atrasar. Compre-os com bastante antecedêencia. Tente pela versão em inglês do site: http://en.voyages-sncf.com/en/.
Abraços.
Cláudio Coelho Luiz
Não tenham dúvida, comprem os bilhetes na própria estação, super fácil tem várias partidas, quando vai a Bruges, deixe as bagagens na estação de Bruxelas é mais fácil. Os trens obedecem rigorosamente os horários demonstrados nas estações., tanto que você pode levantar de sua poltrona minutos antes do horário descrito para a estação que você pretende desembarcar e pronto, em ponto! Apreciem as cervejas no circuito Alemanha, Holanda, Bruxelas e Bruges… bebam muitooo são maravilhosas e incontáveis as marcas (http://www.indewildeman.nl/0 na Holanda um pub de 1.690 maravilhoso
Karine
Olá Rodrigo, tudo bem?
Gostaria de ir a Bruges de trem, partindo do aeroporto CDG. Os trechos direto estão lotados. Se eu comprar o trecho até Bruxelas Mid, é fácil conseguir passagem na hora, por trem regional, até Bruges? Ou é arriscar demais?
Se puder me ajudar, agradeço muito!!!
Rodrigo Lavalle
Karine, em teoria é fácil pois o trem de Bruxelas até Bruges é um trem comum que faz o trajeto várias vezes por dia.
Abraços.
Michely
olá Rodrigo,
Comprei uma passagem pela talys de amsterdam a Lille e de lá uma outra pela eurostar para londres pois essa foi uma das opções que a raileurope me deu para chegar de amsterdam a londres. Comprei e agora estou meio preocupada pq o tempo de conexão/ baldeação em Lille é de 40 min. vc poderia me informar se dá tempo, se apenas troco de trem ou tenho que passar pela imigração?
Rodrigo Lavalle
Michely, provavelmente você fará a imigração em Lille. Aqui em Paris é recomendando chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência para fazer a imigração antes do embarque, então creio que os 40 minutos serão suficientes.
Abraços.
Rafael
Bom dia Rodrigo!!!
Estamos indo a paris em setembro e gostaríamos de fazer um bate-volta a Bruges, analisei algumas passagens de trem, porém estou com medo do intervalo da baldeação entre Bruxelas e Bruges, de 20 minutos ser muito pouco, eis que acredito que teremos que passar pela imigração.
O que você acha e sugere?
Muito obrigado desde já pela atenção.
Att
Rafael
Rodrigo Lavalle
Rafael, não é preciso fazer imigração nessa viagem.
Abraços.
Gabriela
Oi Rodrigo, tudo bem? Estou planejando uma viagem de 15 dias pela França em Outubro, sendo Paris a maior parte dos dias. Após esses 15 dias, gostaria de ficar mais 3 na Bélgica. Comprando as passagens SP – Paris – Bruxelas – SP, mesmo ficando 15 dias na França, vale o esquema do TGV “gratuito” citado na opção 3 desse post? Muito obrigada!
Kamila
Olá. Queria fazer Bruges como destino final e gostei da dica de comprar vôo da Air france. Porém, vale a pena o referido desconto, sendo o destino Bruges e não Bruxelas ? Fiquei meio confusa sendo o destino Bruges e os vôos voltando de Bruxelas. Teria que ir a Bruxelas certo? E aí acaba pagando outro trecho Bruges / Bruxelas ? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Kamila, você tem que fazer as contas. Pesquise horários e valores das passagens Bruxelas-Bruges e Bruges-Bruxelas nesse site: https://www.thalys.com/fr/en/.
Abraços.
Arlete
Boa noite, adorei a dica sobre conhecer Bruges no último dia, já que vou de Air France, mas estou um pouco apreensiva por causa dos horários. Meu voo será às 23:30 limite para check in 22:30. Vcs acreditam que retornamos de Bruges no Train que chega às 21:11 existe tempo suficiente para o embarque ou fica muito encima da hora? Outra dúvida, meu terminal e 2E, qual a distância da estação do TGV?
Rodrigo Lavalle
Arlete, caso não aconteça nenhum atraso no TGV, você conseguirá embarcar sem problemas. A estação do TGV fica ao lado do Terminal E, veja o mapa do aeroporto CDG: http://goo.gl/1F13OW.
Abraços.
Danielle
Rodrigo,
Seria interessante fazer o percurso Amsterdam x Bruges x Paris de carro? Estaremos em quatro pessoas e pensamos em alugar um carro em Amsterdam que pudesse ser devolvido em Paris. Você conhece alguma empresa que realize este serviço e eu possamos contratar aqui do Brasil?
Desde já, obrigada!
Rodrigo Lavalle
Danielle, alugar carro em um país e devolver em outro fica bem caro. As empresas mais conhecidas e maiores são a Hertz, a Europcar e a Avis.
Abraços.
Adirlei
Também vale ir de carro… A viagem é muito legal… Fomos de Paris para Bruxelas e depois Bruges… Muito legal, pois dá para ir conhecendo outros lugares interessantes como Waterloo e lindos como Namur…
Daniela
Olá Rodrigo,
Comprei as passagens de trem de Bruges para Amsterdam pelo site da SNCF. Os tickets seriam entregues no Brasil, mas não chegaram em meu endereço. Em contato com o site fui orientada a comprar novos tickets e pedir depois o reembolso dos tickets comprados e não recebidos, em momento algum eles me disseram para retirar os tickets na estação de embarque. Gostaria de saber se esta sua informação de que eu posso retirar os tickets na estação de embarque com a impressão do recibo eletrônico é atualizada e quanto tempo de antecedência para essa retirada seria necessário?
Desde já agradeço sua atenção.
Daniela
Rodrigo Lavalle
Daniela, imagino que pelo fato das passagens serem Bruges-Amsterdan e não Paris-Bruges, esse procedimento não possa ser feito. Como os funcionários da SNCF não te deram essa opção, o melhor é fazer é seguir as instruções deles.
Irei alterar o artigo.
Abraços.
Artur
Opa, aqui vai mais uma dica bem barata para chegar a Bruges (funciona apenas nos finais de semana):
Pegue o TGV para Lille. Na gare de Lille Flandres, existe um bilhete weekend que você pode fazer o trajeto de ida e volta Lille Bruges a hora que quiser (O trajeto tem que ser um TER direto ou fazer conexão em Courtrai).
É um pouco cansativo, mas a economia vale a pena.
Mayume Nakamura
Muito obrigado Rodrigo, gostaria de comprar o ticket lá mesmo pq já estou com todo o euro que vou levar em mãos e com esse aumento do euro a cada minuto não esta compensando comprar nada no cartão, a minha duvida era mesmo se dava para comprar no dia ou era só antecipadamente.
Mayume Nakamura
Olá estou indo para Paris agora dia 18.03 e gostaria de passar um dia em Bruges, como faço para comprar os tickets na estação de Paris?
Rodrigo Lavalle
Mayume, os trens para Bruges saem de Paris da estação Gare du Nord. Chegue com antecedência e, nos guichês de venda de passagens, peça uma passagem para Bruges. Você pode comprá-las com antecedência nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/ ou nesse outro: ttps://www.thalys.com.
Abraços.
Maria das Graças
Dagoberto, ticket de trem para Bruges voce compra na estação na hora e embarca no próximo trem. No seu caso, vindo de Paris na estação Midi de Bruxelas. Tem trem a toda hora. No final de semana a passagem é muito mais barata.
Claudia Burigo
Obrigada Rodrigo pela dica.
Já viajei 2 vezes para Paris com as dicas preciosas do Conexão. Agora contando novamente com a preciosa ajuda de vocês. Muito obrigada.
Dagoberto
Olá Rodrigo,
Estou querendo comprar uns bilhetes pelo site da SNCB mas não estou conseguindo comprar para um trem específico. Me parece que você compra o bilhete e usa em qualquer horário. É isso mesmo? Estou meio perdido,rs.
Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Dagoberto, você quer comprar uma passagem Paris-Bruges? Não sei te informar se você pode usar o bilhete no horário que quiser. Tente comprar por esse outro site: https://www.thalys.com/fr/fr/.
Abraços.
Marco Aurélio
Olá Rodrigo, achei o artigo realmente bom, meus olhos brilharam, conseguir ir de Bruges a Paris sem ter que voltar a Bruxellas seria ótimo, já que vindo de Amesterdã programei uma noite em bruxelas, então iria a Bruges no dia seguinte e de lá a Paris, perfeito. Todavia, todas as simulações no site da Thalys informa: “No journey proposal corresponding to your search is available. Please modify your request”. A empresa parou de fazer Bruges?
Rodrigo Lavalle
Marco, eu simulei uma viagem Bruges-Paris para essa semana no site da Thalys (ttps://www.thalys.com/fr/fr/) e há um trem às 05:53 da manhã que é direto (tempo de viagem de 2h30m).
Abraços.
Claudia Burigo
Querido Rodrigo.
Chego ao meio dia, em 15 de agosto, via Air France e gostaria de ir direto de trem para Bruxelas, por volta das 15hs. Dúvida: Se o voo atrasar perco a passagem ou posso remarcá-la ?
Posso comprar na hora do embarque?
Rodrigo Lavalle
Claudia, você pode comprar passagens que sejam “trocáveis” e/ou reembolsáveis, caso contrário você a perderá. Existem trens que fazem o trajeto aeroporto CDG – Bruxelas direto. O ideal é comprar com antecedência para, inclusive, pagar mais barato.
Abraços.
Camila Nogueira
Olá Rodrigo,
Estou indo para Paris no dia 01 de junho e quero conhecer Bruges.
Fiquei em dúvida sobre a melhor forma de ir, pesquisei o preço da passagem e está muito semelhante Rio-Paris e Rio-Bruxelas.
Vc sabe me informar se com essa passagem Rio-Bruxelas também posso fazer aquela estadia prolongada em Paris depois?
Meu plano é fazer Bruges, Paris e Amsterdam . Vc tem alguma sugestão sobre esse roteiro.
Grata
Rodrigo Lavalle
Camila, não sei te informar sobre a passagem. Entre em contato com a companhia aérea. Os trechos internos você pode fazer de trem, é mais prático.
Abraços.
Sandra
Olá Rodrigo,
Vamos fazer nossa primeira viagem a Paris e o CP tem nos ajudado muito.Obrigada!
Queremos dia 30/03 passar um dia em Bruxelas, mas hj não conseguimos comprar Paris / Bruxelas.
Que estamos fazendo de errrado?
Escrevemos Bruxelas Midi e nada…
Aguardo resposta
Rodrigo Lavalle
Sandra, se vocês estão pesquisando no site francês escreva Bruxelles se você está pesquisando no site em inglês escreva Brussels.
Abraços.
Nilton Montemor
Rodrigo bom dia. Seguindo suas dicas optamos por fazer tour de um dia por Bruges. Passagens estão nas mãos para 27/12. Alguma outra dica especial ao sair da estação e para o dia. Chegaremos as 10:30 com retorno as 18:00. Agradecemos a atenção e parabéns pelo site
Rodrigo Lavalle
Nilton, você leu os outros 2 artigos que o Marcello Brito escreveu sobre Bruges? Eles estão recheados de dicas da cidade: https://www.conexaoparis.com.br/2010/09/08/parisbruges/ e https://www.conexaoparis.com.br/2010/09/22/parisbruges-onde-ficar/. Existe também esse sobre onde comprar chocolates: https://www.conexaoparis.com.br/2010/10/06/parisbruges-onde-comprar-chocolates/.
Abraços.
Renata
oi Rodrigo
uma dúvida: a viagem Paris – Bruges so tem mesmo uma opção de horários que é as 18h. Queria sair de Paris pela manhã (bem cedo), no dia 29 de janeiro mas pela Thalys o único horário disponível é as 18h.
se puder me dar uma sugestão ficarei grata 😉
Abraços
Rodrigo Lavalle
Renata, a venda de passagens dos trens para esse dia ainda não foram abertas. Pela minha pesquisa atual elas só abrirão com 1 mês de antecedência. Existem trens saindo de Paris para Bruges a toda hora e até vários trens por hora.
Abraços.
Thaise
Ah, só pra deixar registrado aqui: comentei com meu marido como é “barato” viajar de trem pela Europa. Paguei 220 euros no trecho ida + volta para duas pessoas, sendo que ainda na ida, vamos de 1st class e na volta de 2st class. Certamente, se fôssemos viajar do Rio para o Nordeste, gastaríamos muito mais do que isso em um vôo doméstico sem o mínimo de “surpresas” boas, como uma viagem de trem para um outro país =)
Thaise
Rodrigo,
Mandei e-mail para eles explicando a situação e, em 5 minutos após o envio, os meus tickets já estavam no meu e-mail. Como são ágeis! Só queria deixar registrado aqui, para os leitores e futuros compradores de tickets pelo site da SNFC, colocarem seu e-mail como ele é exatamente, com terminação “.com.br” e não “.com” como sugere o artigo. Após a mudança de e-mail diretamente com a empresa, recebi meus tickets prontamente e já estou contando os dias para a minha viagem pra Brugges.
Obrigada pela ajuda e dicas, Rodrigo! =D
Rodrigo Lavalle
Thaise, muito obrigado pela dica. Vamos alterar o artigo.
Obrigado e boa viagem.
Abraços.
Thaise
Eu já tentei em todas as opções do site, Rodrigo. Mas todas elas pedem o endereço de e-mail da compra, que foi o “.com”. Se eu coloco “.com.br”, ele não reconhece e não me deixa seguir adiante. Eu até estranhei pq, logo depois, consegui comprar direitinho os ingressos da Disney usando meu e-mail “.com.br” e chegou tudo certinho no meu e-mail logo em seguida a compra. Vou mandar um e-mail pra eles pra ver se me ajudam. Liguei para o cartão e a compra foi efetuada sim 🙁
Obrigada pela ajuda! Abraços.
Rodrigo Lavalle
Thaise, li no seu outro comentário que você conseguiu resolver o problema.
Abraços.
Thaise
Olá Rodrigo,
Será que vc poderia me ajudar? Fiz a compra das minhas passagens de Paris para Bruges e fiz como vc disse em relação ao e-mail, não coloquei a terminação “.com.br” e sim “.com”. Só que eu não recebi nenhum e-mail de confirmação no meu e-mail e não consigo imprimir meus tickets, nem pelo site pq eles pedem o número da compra, que deveria chegar no e-mail. Não sei o que fazer =/
Abraços.
Rodrigo Lavalle
Thaise, esse artigo é antigo e não fui eu quem o escreveu. Vamos revisá-lo.
O seu cartão foi realmente debitado? Tente encontrar a sua reserva através desse link: http://www.voyages-sncf.com/reference-dossier.
Abraços.
Daniella
Bom dia Rodrigo! Em janeiro estarei em Paris na Região de Serris e iremos de trem para Bruxelas, Bruges e Amsterdan, ficarei dois dias em cada cidade. Qual seria a melhor estação de trem para embarcarmos e a melhor forma de economizarmos ?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Daniella, existe uma cidade próxima à Paris chamada Serris, seria nela que vocês ficarão hospedados. Os trens para Bruxelas, Bruges e Amsterdã saem de Paris da Gare du Nord. Qual é o seu roteiro? A melhor forma de economizar é comprar as passagens com antecedência. Pesquise horários e preços e compre as passagens nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Katia
Olá Rodrigo, gostaria de saber se é fácil pegar transporte público de Bruxelas para Ghent e Bruges ou se é necessário comprar as passagens com antecedência.
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Kátia, não precisa comprar com antecedência mas seria mais prático. Se você for deixar para comprar as passagens na hora, pesquise os horários dos trens nesse site e se programe: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Romulo Leonardo
Olá Rodrigo,
Por gentileza, poderias me informar se no período de Dezembro, próximo ao Natal, consigo trafegar de carro entre (Paris x Zurich) passando pela Alsácia e suas pequenas cidades com facilidade?
Estaremos de Lua de Mel, na Europa. Adquirir junto à KLM uma passagem RJ 16/12 x Paris 26/12 x Bruxelas 03/01 x RJ.
Inicialmente queríamos ficar somente em Paris x Bruxelas tendo +/- 10 dias para cada região e suas localidades internas.
Mas a patroa decidiu encontrar uma amiga na Suíça no dia 24/12 famoso Natal!!!!!
Como estaríamos de carro, pensei em reduzir minha permanência em Paris, saindo pela manhã do dia 22/12 e chegando no final do dia dirigindo com calma e tranquilidade. Como ambos podem dirigir estaremos alternando bem no percurso de 5:30 de duração.
Grato e forte abraço.
Romulo
Rodrigo Lavalle
Rômulo, em princípio você consegue sim. Não sei como estará a estrada no que diz respeito a neve.
Leia esses artigos sobre a Alsácia e as pequenas cidades da região: https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/06/alsacia-rota-do-vinho-colmar-riquewhir-hunawihr-ribeauville/ e https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/23/alsacia-colmar-a-cidade-seu-museu-e-seus-hoteis/.
Alguns artigos sobre o inverno e o Natal na região: https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/19/o-interior-da-franca-inverno/ e https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/02/final-de-ano-na-franca-mercado-de-natal-de-estrasburgo-strasbourg/.
Abraços.
SANDRA PAIVA
Ei Rodrigo,
iremos a Paris em maio/2015 e depois à Bruges.
De lá gostaríamos de ir à Londres pelo eurotunel,
sabe me dizer se podemos tomar este trem de Bruges ou se temos que pegar o trem em Bruxelas?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Sandra, o Eurostar com destino à Londres sai de Bruxelas.
Abraços.
marly quental
Rodrigo boa noite ,parabéns pelo blog, espetacular, através dele já tenho transfer marcado com a Telma. Acabei de fazer a compre da passagem de trem Paris /Bruges, e entrei no programa de compras da RailEurope através desta pagina. ficaram de entrar em contato via telefone para o pagamento das passagens, gostaria de saber se esse é o procedimento mesmo. O contato devera ser feitoem 3 dias.Obrigado
Rodrigo Lavalle
Marly, não tenho experiência em compras de passagem pela RailEurope mas, se no site estava especificado esse procedimento, com certeza ele está correto. Nós sempre indicamos o site da empresa francesa de trens para a compra de passagens (mais barato e menos burocrático): http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Waldemar
Olá Rodrigo, estou seguindo suas preciosas dicas e pretendo chegar em Paris de Barcelona pela Air France no CDG e pegar o trem para Bruges. Só que estou com uma dúvida, a previsão de chegada do voo é 14:30 e tem um trem para Bruges às 15:49, será que dá pra pegar as malas, passar pela imigração e chegar no terminal de trens a tempo ou é melhor pegar um trem mais tarde, às 17:16? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Waldemar, eu acho que está no limite. Qualquer contratempo que ocorrer você perde o trem.
Abraços.
Leandro Baptista
Olá, chegarei a Paris dia 07/11 e gostaria de ficar em alguma cidade do norte da França ou da Bélgica, do dia 07/11 ao 09/11, que seja um dos destinos do TGV que sai da estação do CDG, antes de ir para Bruges do 09/11 ao 11/11. Você recomendaria alguma cidade ou Bruxelas seria a melhor opção? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Leandro, Lille é uma cidade no norte da França perto da Bélgica acessível pelo TGV que sai do CDG.
Fernanda Berger
Oi Rodrigo estou organizando a minha viagem a Paris seguindo as dicas da CONEXÃO PARIS. Gostaria de aproveitar ao máximo meu tempo explorando os pontos turísticos e organizando de forma que eu faço o roteiro pelos pontos próximo sem que eu perca tempo. Vou ficar no Glasgow Monceau -3 Rue de la Félicite, 75017 Paris, França Chego dia 10/09 8h30 da manhã sendo que o meu chek in eno hotel e às 16h. Para aproveitar o tempo deixando as malas no hotel pensei em conhcer O Parque Monceau, Praça Concorde, Champs Elysee.
No dia 11/09 pensei em ir a Cidade de Chantilly e a noite fazer o tour de bike noturno.
No dia 12/09 – Monte Martre
– Basílica de SacreCoeur
– Abbesses
– Café Amélie Poulain
– Moulin Rouge (visitar)
No dia 13/09
Mouseu do Louvre
Jardim de Luxemburgo.
No dia 14/09 – Dica ?
No dia 15/09
– Passeio Rio senna
– Torre Montparnasse
– Palácio Versalles
No dia 16/09
– Torre Eifel
– Arco do Triunfo
– Repetir Champs Elysee
– Igreja Madeleine
16/09 – Euro Disney
17/09 –
Dica para fazer algo de manhã pois o tour começa as 15hs.
Tour Gastronômico (Conexão Paris)
18/09 – Pensei em ir a Bruges (o que acha?)
19/09 – Retorno.
Aceito as suas sugestões em mudar para otimizar ao máximo o meu tempo para aproveitar bastante paris nesses 9 dias. Não sei se falta alguma coisa imperdível que valha a pena ou alguma dica de mais uma cidadezinha que possamos conhecer para aproveitar o dia. Aguardo ansiosa a sua dica para fechar esse roteiro e comprar alguns ingressos na lojinha para facilitar e evitar filas em alguns pontos. Muito obrigada mais uma vez. Fernanda Berger
Rodrigo Lavalle
Fernanda, melhor fazer Versailles em um dia só dele, no dia 14/09. Na segunda, dia 15/09, Versailles estará fechado.
No dia 17 conheça a região do Marais.
Acho ir e voltar a Bruges no mesmo dia cansativo. Leia esse artigo sobre viagens de um dia perto de Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2014/06/17/passeios-perto-de-paris/.
Abraços.
Fernanda Berger
Oi Rodrigo tudo bem estou adorando as dicas e vocês tem me ajudado bastante, rsrsrrsrsrs! Vamos lá! Bom recebi uma dica de uma amiga de ir a Bruges onde ela disse ser lindo e super perto de Paris. Vou te passar os dados onde vou estar e eu gostaria de saber se se vai ser complicado para pegar o trem em Paris. Vou estar no Hotel Glasgow Monceao Paris 3 Rue de la Félicite, 75017. Vale a pena fazer esse passeio? E o custo mais ou menos dessa pequena viagem. Desde já eu agradeço pelas dicas.
Rodrigo Lavalle
Fernanda, te respondi no seu outro comentário.
Abraços.
Reinaldo Perroni
Tenho uma dúvida simples. Gostaria de saber se é muito difícil fazer as conexões nas estações de trem. Por exemplo, vou fazer PARIS – BRUGES e tenho que trocar de trem em Bruxelas, pegando outro para Bruges. Alguém sabe se é fácil? A sinalização é em Inglês ou somente na língua do país? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Reinaldo, não é difícil. Não me recordo se a sinalização está também em inglês ou só em francês. Qulquer dúvida se informe com os funcionários da estação.
Abraços.
Rochele
Oi Rodrigo,
eu ainda não comprei as passagens Paris/Bruges, gostaria de saber como faço para ir direto para Bruges chegando em Orly (nossa viagem é só dia 08/12 (domingo), mas como iremos com um bebê estou planejando tudo nos mínimos detalhes 😉
Rodrigo Lavalle
Rochele, o meio mais simples utilizando o transporte público é: em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação ‘Antony’, pegue então o trem RER B e vá até a estação ‘Gare du Nord’. Lá vocês pegam o trem para Bruges. Pesquise os trens para Bruges nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Vocês podem pegar um táxi em Orly para ir até a Gare du Nord (em torno de 36€) ou contratar os serviços de uma das empresas de translado que nós indicamos:
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/telma-france-tour/;
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/franca-entre-amigos/ e
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/paris-my-driver/.
Abraços.
Juliana Placido
Rodrigo,
Estarei no Explorer Hotel com meu marido e filhos (01 ano e 3 anos). No dia 29 Jul, preciso ir para Bruxelas. Como estarei com crianças, penso em fazer um transfer do hotel para a estação Paris Nord, já que lá teria as melhores opções de tem direto. Pelo que pesquisei, da estação perto da Disney, todas as opções para Bruxelas são com baldiação, o que me causaria transtorno com crianças, malas e carrinhos. Correto? Você saberia informar se tem alguma opção de trem saindo de perto da Disney para a Paris Nord? Seria um percurso complicado com crianças e malas? Obrigada !
Rodrigo Lavalle
Juliana, fiz uma pesquisa no site http://www.voyages-sncf.com/ e achei trens diretos da estação perto da Disney (Marne La Vallée – Chessy) para Bruxelas.
Abraços.
Rochele
Vamos chegar em Paris pelo Orly as 16:20 e a ideia é ir direto para Bruges, como estaremos com um bebê de 23 meses gostaria saber a opção mais viável? (se eu tivesse lido o blog antes de comprar as passagens, certamente optaria por um voo chegando no CDG visto que de lá parte um trem para Bruges)
Rodrigo Lavalle
Rochele, você já comprou as passagens de trem Paris/Bruges?
Abraços.
Humberto Cunha
Olá Rodrigo,
Quarta-feira, dia 11/06, comprei dois bilhetes pelo site http://www.raileurope.com.br (ida e volta) Paris – Bruges. Faremos a viagem dia 09/08.
O pagamento foi confirmado (pelo banco) e recebi o travel book especificando os vagões e assentos, entre outras coisas.
Eu optei pelo print@home, portanto meu bilhete será impresso aqui em casa. Tentei dar prosseguimento à impressão do bilhete através dos hiperlinks do travel book, no entanto recebi uma mensagem dizendo que receberei outro email para fazer, de fato, a impressão dos bilhetes.
Minha pergunta é: Sabe me dizer quanto tempo em média demora para eles retornarem esse email para impressão dos bilhetes? Sei que a viagem é somente em Agosto mas quero me assegurar de que tudo esteja dentro dos conformes.
Obrigado e merci.
Rodrigo Lavalle
Humberto, eu não conheço os procedimentos do Raileurope. Nós sempre sugerimos aos leitores comprar passagens pelo site da empresa estatal francesa de trens: http://www.voyages-sncf.com/.
Sugiro que você procure nas FAQ ou entre em contato com a empresa.
Abraços.
Luiz
Rodrigo
Tem alguma dica para comprar 08 bilhetes, pelo que vi parece limitado 06…é isso mesmo…Grato pela atenção
Rodrigo Lavalle
Luiz, compre de 2 vezes, 4 e depois 4. Mas não é garantido que todas ficarão no mesmo vagão.
Abraços.
Luiz
Olá,
Estou pretendo fazer uma bate e volta, de trem, Paris/Bruges, no entanto verifiquei que o tempo de conexão em Bruxelas é de cerca de 10 minutos. Gostaria de saber se esse tempo é suficiente para mudar de trem….
Rodrigo Lavalle
Luiz, um pouco apertado. Pesquise nesse site http://www.voyages-sncf.com/ uma opção com mais tempo de conexão.
Abraços.
Paula Ribeiro
Ah, quis dizer de Paris para Bruxelas/Bruges na mensagem anterior
Paula Ribeiro
Olá! Gostaria de saber se preciso comprar as passagens de trem para Bruxelas/Bruges com antecedência ou se posso comprar no dia que pretendo ir para lá…Não consegui achar essa essa informação no site
Rodrigo Lavalle
Paula, acho arriscado deixar para comprar no dia. Além do preço ir aumentado, você corre de risco de não haver mais passagens para o horário desejado. Pesquise e compre passagens nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Sarah Galvão
Olá! Irei a Paris entre os dias 16/07 – 25/07 e gosteria de ir a Bruges em algum desses dias.. Como faço para comprar as passgens? Nao consigo encontrar passagens direto pelo site, e as passagens Bruxellas-Bruges para essa data ainda não estão disponíveis. Como posso fazer?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Sarah, pesquise no site http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Sarah Galvão
Olá! Irei a Paris entre os dias 16/07 – 25/07 e gosteria de ir a Bruges em algum desses dias.. Como faço para comprar as passgens? Nao consigo encontrar passagens direto pelo site, e as passagens Bruxellas-Bruges para essa data ainda não estão disponíveis. Como posso fazer?
Obrigada!
Tailin
Parabens pelo excelente site!! Esta será minha primeira vez na europa e seu site está ajudando demais com tantas informaçoes uteis.
Obrigada
Gil
Rodrigo,
você sabe me dizer se preciso comprar com antecedência passagens de trem entre Bruxelas e Brugges? Ficarei hospedado em Brugges e farei baldeação em Bruxelas partindo de Amsterdam?
Obrigado
Gil
Rodrigo Lavalle
Gil, não precisa comprar com antecedência. Esse trem Bruxelas-Bruges é como se fosse um trem urbano, existem vários durante o dia.
Abraços.
Tatiana
Vou a Paris em maio e gostaria de aproveitar para conhecer Bruges. Será que daria pra ir e voltar no mesmo dia? tem horário de trens para volta?
Rodrigo Lavalle
Tatiana, é possível ir e voltar no mesmo dia. É cansativo mas é possível. Pesquise horários e preços dos trens nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
lisie
Gostaria de saber se tem como pegar um term de Paris para Bruges, numa sexta, depois de Bruges para Trouville , no Domingo e depois de trouville para Paris, na terca e se vale apena ficar 2 Dias em cada cidade ?
Rodrigo Lavalle
Lisie, pesquise os trens e horários nesse site: http://www.voyages-sncf.com/. Nele você descobre as conexões, quanto tempo de viagem entre cada cidade e se existe uma ligação entre elas.
Abraços.
Barbara
Olá!
Minha pergunta é a seguinte: sabem dizer se há como guardar malas na estação de Bruges?
Estarei em Bruxelas, saio de lá para passar o dia em Bruges e vou para Paris no fim do dia. O que faço com as malas?? Sei que dá pra guardar na estação de Bruxelas, mas a parada do trem Bruges-Paris por lá é curta (uns 15 min) e vou morrer de medo de não dar tempo de resgatar as malas… Help?
Rodrigo Lavalle
Barbara, pelo site da estação de trem de Bruges existe o guarda-volumes. Ele funciona de 06:00 às 22:00.
Abraços.
Ricardo Fonseca
Amigo… estou em Paris e indo pra Bruges na Quarta e depois sigo pra Amsterdam… pelo que vi os trens mais baratos são os com escalas em Lille e KORTRIJK … porem em lille muda de lille Europe para Lille Flanders… isso é complicado… ou tirando o trabalho é tranquilo de fazer??? Abraços
Rodrigo Lavalle
Ricardo, as duas estações (Lille Flandre e Lille Europe) ficam bem próximas uma da outra, são 10 minutos a pé e o trajeto é bem sinalizado.
Abraços.
Camila
Olá! Estarei em Paris em Junho e pretendo ir para Amsterdam. Li em outro blog que dá pra conhecer Bruges num “pit stop” a caminho da Holanda.. Dá pra fazer isso mesmo? Como comprar passagens pra fazer isso? Helps!
Rodrigo Lavalle
Camila, leia os nossos artigos sobre Bruges e como fazer a viagem a partir de Paris: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/outros-paises/bruges/.
As passagens de trem você compra nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Fábio Finotti
Pessoal,
Comprei, recentemente, passagens Paris-Bruges-Paris, diretamente no site da Thalys (thalys.com), em Inglês, e foi bastante fácil. Após a compra, me foram enviados e-mail e SMS com código CQR para apresentação direta no trem.
maria flavia
oi. Pretendo sair de Bruges para Paris e gostaria de saber se há onibus/trem direto ou se tem conexão. Faremos Praga-Berlim-Amsterda-Bruge-Paris-LIsboa. Dicas,por favor. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Maria Flavia, existe o trem direto Bruges-Paris e existe um que faz escala em Bruxelas. Para pesquisar trens, horários e preços, consulte esse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Leia também os nossos artigos sobre Bruges: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/outros-paises/bruges/.
Abraços.
Rubiane Reis
Olá,
É a primeira vez que estarei na Europa, e também gostaria de ir a Bruges. Adorei a dica! Quanto tempo de antecedência devo estar na estação para embarque? Grata!
Rodrigo Lavalle
Rubiane, uns 20 minutos antes está ótimo!.
Abraços.
Leonardo
Queria ir de Bruges a Paris no mesmo dia. Sabe se comprar a passagem posso pegar qualquer horario do trem regional e ficaria so preso ao horário do TGV?
Rodrigo Lavalle
Leonardo, não sei te informar.
Abraços.
Paula
Boa noite, Marcelo! Estarei em Paris e gostaria de passar o dia em Bruges! Gostaria de fazer de carro. Vc acha que vale a pena?
ISABELA.
Lina,
Vale a pena ir e voltar no mesmo dia? Parabéns pelo site. obrigada
Rodrigo Lavalle
Isabela, pode ser cansativo pois são 2h30m de viagem. Para aproveitar bem o dia vocês teriam que ir bem cedo e volta nos últimos trens.
Abraços.
Ivana Marques Macedo
Queria uma ajuda pois gostaria de ir de Paris a Bruges dia 01/02/2014 mas parar em Bruxelas apra dar uma volta na Grand Place e depois ir de bruxelas para Bruges dormiremos em Bruges e no domingo voltar direto de Bruges para Paris. A minha dúvida é se compro o Thalys Paris/Bruxelas e outra passagem Bruxelas / Bruges ou se compro Paris/Bruges e posso parar em Bruxelas descer e depois ir para Bruges mais tarde? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Ivana, algumas conexões dentro da França te permitem fazer isso mas não sei se você poderia fazer isso nesse trajeto Paris-Bruges.
Abraços.
Regina Maria
Dando um pitaco sobre o email da Rosangela, 5 agosto, 2013 às 12:20 AM. Recentemente passei pelo mesmo problema. Só consegui adquirir o bilhete quando utilizei o American Express. Tenho a impressão que o sistema deles Secure 3D pede o token, que é uma chave eletrônica que dá mais segurança nas transações. No Brasil o único banco que eu sei que utiliza o sistema é o Itaú (pode ser que tenha outros). E há um desconhecimento geral por parte do atendimento dos cartões, bem como dos próprios gerentes de conta.
Quanto aos bilhetes de trem, não tenho preocupação com a entrega. Faço opção por eu mesma imprimir e nunca tive problemas. Simples e prático.
Rosangela
Lina,
Boa noite, estou ficando desesperada pois não consigo comprar as tarifas de trem Paris-Bruges (16.09.13, pela tarde) e Bruges-Amsterdã (18.09.13, pela manhã) pelos sites SNCF e SNCB, ambas dão aquela mensagem de não aceitar o cartão devido ao SEgure 3D, que a administradora dos nossos cartões (Visa e Master Platinum, Internacional) não sabe explicar, apenas dizem que está tudo Ok como cartão e não entendem a rejeição… Enfim, minha pergunta é, a essa altura, faltando um mês para estar aí, se deixarmos para comprar direto no balcão da companhia SNCF, as tarifas poderão ter aamentado muito de valor? Tem empresa de ônibus que vende on line os trechos de ida para estas cidades?
Obrigada
Rosângela
Lina
Rosangela
Normalmente quanto mais cedo, mais barato.
Muitos leitores preferem passar por uma pessoa que indicamos para todos os serviços em Paris. Esta pessoa se chama Rodrigo. Ele vai até a estação, compra as passagens e em seguida envia pelo correio para você. Entre em contato com ele: rodrigo.lavalle@conexaoparis.com.br
Luciana
Olá! Parabéns pelo blog.
Estive lendo estes posts sobre as passagens de trem, vi os problema com o site da SNCF, mas pesquisando encontrei também a possibilidade de comprar as passagens pelo http://www.raileurope.com.br/, que apesar da taxa de entrega parece que entrega os tickets em casa aqui no Brasil… Você recomenda essa opção?? Obrigada!
Lina
Luciana
O raileurope é também da SNCF, mas os preços são mais altos.
Por isso indico o voyages-sncf.
O raileurope é sério.
LuaGar
Ola Lina,tudo bem?:) Gostei muito das suas informações!:) Lina estou com uma duvida,vou chegar em Paris as 8h no sabado ,no Charles de Gaulle,gostaria de saber como faço para ir a Bruxelas de trem?E como eu faria para comprar a passagem de trem no aeroporto ?Muito obrigada!
Mariana Berutto
LuaGar, vc pode pegar o TGV (trem de alta velocidade) na estação de Charles de Gaulle e ir diretamente para Bruxelas. É bem simples. Vc pode arriscar comprar a passagem na hora, mas pode correr o risco de não ter mais lugar. Você pode tentar comprar a passagem diretamente no site da SNCF, mas alguns leitores tiveram seus cartões recusados (leia os comentários desse post). Se não conseguir, entre em contato com o Rodrigo Lavalle: ele pode comprar e mandar a passagem para sua casa no Brasil.
Paschoal
Boa tarde, gostaria de tirar umas duvidas: comprando a passagem de trem entre paris e bruges com escala em bruxelas-midi, quando chegar em bruxelas quanto tempo gasto para fazer a baldeação, se nos informam direitinho para pegarmos o IC para bruges e se comprando pelo site voyage-sncf o valor ja esta todo incluso.
Luciane
Parabens! Voce vale ouro com todas estas informacoes!!! Poderia me auxiliar na compra bilhete paris nord para bruges? Tento fazer compra no link indicado por vc, mas acontece seguinte: quero ir manha e voltar noite, coloco data de ida 01/05/2013 e voltando no mesmo dia. Dai qdo vejo o resultado final, ele muda data retorno. Pq q sera?
Lina
Luciane
Porque não deve ter trem no horário que pediu. Verifique esse detalhe.
Ramyro
Obrigado Lina,
Agora vendo novamente meu voucher, está escrito além do trecho Paris- Bruxelas, também “+ Any Belgian Station”. Pelo que li no site da Thalys, isto significa direito de uma viagem intermunicipal dentro da Bélgica em um período de 24h. Sabe me dizer se estou correto? Seria o trecho Paris-Bélgica + o direito de qualquer viagem intermunicipal na Bélgica?
Lina
Ramyro
Exatamente, com direito a uma viagem estre estações na Bélgica.
Ramyro
Queria muito tirar uma duvida, porque estou preocupado e confuso. Comprei uma passagem de Paris para Bruges no site da própria Thalys, com uma conexão em Bruxelas de apenas 8 minutos. Quando comprei, coloquei destino final Bruges, e durante todo o processo falava da conexão em Bruxelas, do tempo de saída e chegada em Bruges, mas no voucher não fala em nenhum momento Bruges, apenas o trecho Paris- Bruxelas. Alguém sabe se tenho que comprar Bruxelas-Bruges separado? Dá tempo de comprar na estação ?
Obrigado desde já!
Lina
Ramyro
Na estação em Paris, verifique nos guichês se sua passagem é realmente Paris Bruxelas. Neste caso compre neste mesmo guichê o trecho Bruxelas Bruges. Mais seguro.
Lira
Olá Lina!
Eu tenho o comprovante de compra que me enviaram por e-mail.
Consegui entrar em contato e me informaram que é comum acontecer de atrasar o ticket e que o meu foi enviado dia 01/02. Já tem 24 dias que enviaram!!!
E o pior de tudo…. falaram que eu preciso comprar um novo bilhete na estação e depois farão o reembolso. Preciso enviar uma correspondência com diversos comprovantes, inclusive extrato bancário.
ABSURDO!!!!!!!!!!!!!!!!
Pedi ao concierge do meu hotel em bruges que tentasse resolver para mim, e a resposta foi a mesma.
Li alguns comentários de pessoas que passaram por isso, e eles disseram que demoram meses para ser feito o reembolso.
Espero que não aconteça com mais ninguém!!!
Lina
Lira
Realmente é um absurdo.
Lira
Olá!
Preciso de ajuda!!!!
Segui todos os passos indicados aqui para comprar a minha passagem de Bruges para Paris (farei Londres-Bruges-Paris). Comprei a passagem pelo link indicado e escolhi a entrega pelo correio.
Porém, isso já faz 1 mês e as minhas passagens não chegaram!
Eu viajo na sexta e estou desesperada!!
Alguém sabe como devo proceder?
Obrigada!!
Lina
Lira
Você tem algum documento impresso da compra? Um email de confirmação? Apresente este impresso no guichet da estação. Vamos ver se o problema pode ser resolvido. Raro acontecer isto e não tenho informações de como resolver …
Fernanda
Oi Lina! Por favor, gostarímos de uma ajuda:
Em abril estaremos em Paris e programamos para visitar Bruges e Amsterdam. Anteontem tentamos comprar as passagens pelo site da Thalys, mas infelizmente, após 2 tentativas frustradas as compras não foram concretizadas mas foram cobradas no nosso cartão de crédito. Já tentamos enviar e-mail para Thalys, mas não conseguimos retorno. Ligamos na central em Paris e pediram que ligassemos na Bélgica e na Bélgica pedem para ligarmos em Paris… Enfim, estamos sem esperança de rever esse dinheiro ou mesmo que conseguir as passagens… O que vc nos sugere a fazer? Algum outro meio de reclamação?? Estamos muito chateados… Desde já agradecemos!
Lina
Fernanda
Situação desagradável.
Este site é seguro, trata-se da empresa estatal francesa. A Rail Europe reúne as várias empresas de trem entre elas a TGV e a Thalys.
http://espanol.raileurope-world.com/spip.php?page=contact
No link acima você pode enviar seu email. Já tentaram?
Você não pode barrar o débito do cartão?
Jose carlos de jesus almeida
Gostaria de saber quais os contatos telefonicos ou mesmo o endereço de correio eletronico dos estação de correios em ROSSY CI,por motivo de uma encomenda que foi enviada para martinica,foi rececionada nesta estação há uma semana e ainda não chegou ao destino.Muito obrigado
Lina
Jose Carlos
Não sei te informar. Sinto.
Flavia
Vou para Paris em Fevereiro e estou com a mesma duvida da Denise, será que nesse período tem alguma restrição. E irei pela CityDiscovery que vai e volta no mesmo dia.
Obrigada!
Lina
Flavia e Denise
Não sei responder. Tudo depende do inverno. Se estiver rigoroso…acho que não tem passeios de barco. Mas Bruges é linda mesmo sem os barcos.
Denise
Olá!
Gostaria de saber se no inverno (fevereiro) é possível fazer passeio de barco pelos canais de Bruges. Será que estes passeios estão disponíveis diariamente?
Obrigada!
Regina Vasconcelos
Eu simplesmente AMEI Bruges, nunca pensei que fosse gostar tanto. Estivemos lá em novembro 2012, passamos 2 noites mas não 2 dias inteiros e foi muito pouco! Fomos de carro, adorei!
Cristiano Reis
Boa noite!
Estou programando ir a Europa em fevereiro de 2013!
Minhas duvidas: vale a pena comprar o eurorail global pass promo ( inverno) ? Segundo entendi, tenho direito a viajar por 15 dias em todos os trens. Como vou chegar em Roma, gostaria de fazer um bate volta em Nápoles, depois ir de Roma a Milão. De Milão a Nice. Depois de Paris a Bruxelas. Fazer um bate e volta em Bruges, depois seguir de Bruges a Amsterdã. Com o custo de R$2000 pro casal. Existe uma maneira melhor de efetuar essas compras? É fácil marcar os assentos ? O que não posso perder na noite de Bruxelas e Bruges?
Lina
Cristiano
Não sou grande conhecedora nestes passes de trem. Não posso te ajudar. O melhor seria perguntar no blog do Ricardo Freire, Viaje na Viagem. Ele tem experiência nesta área.
Antonio H.
Lina ou Marcello Brito,
Lendo os comentários percebo que há uma confusão com relaçao a compra e emissão dos bilhetes do TGV Paris/Bruges.
Fiz isso em maio e tudo que tive que fazer foi imprimir os bilhetes que continham um código que era lido pelo controlador quando embarcamos. Não é muito mais simples do que ficar esperando pelo Correio ou mandar entregar em hotel? Não estou entendendo a razão da dificuldade de alguns….por favor, gostaria que esclarecesse, se possível, pois meu irmão está indo agora e disse pra ele que não haveria problema algum fazendo dessa maneira. Obrigado desde já e, como todos aqui, também sou um leitor assíduo do CP.
Lina
Antonio H.
A última vez que estive em Bruges foi em 1991. Nesta época comprávamos passagens nas estações.
Como sua informação é a mais recente, está valendo agora o sistema que descreveu. Imprimir. Eles devem ter acrescentado o código recentemente.
Obrigada por relatar sua compra. Não sabia desta novidade.
Rossana Schenker Guimarães
Estaremos em Paris no final do ano e gostaríamos de fazer um dia em Bruxelas. Você acha que poderíamos comprar os tickets na hora com os mesmos valores da internet ou vale a pena comprar antecipadamente? Obrigada.
Lina
Rossana
Às vezes, com antecedência você acha preços mais baixos.
christiane
bom dia parabéns pelo site, muito nos orienta.
Estou programando uma viagem e muito estou utilizando as dicas que vcs oferecem.
Mas não estou conseguindo achar como devo fazer o trecho de Madrid a Bordeaux de trem ou de uma forma economica pois estou indo com a familia em dezembro para frança espero passar o natal em Paris , mas gostaria de ir até Bordeaux antes.Grata
Lina
Christiane
Este é o site que uso para comprar minhas passagens. http://www.voyages-sncf.com/billet-train/resultats?hid=L64
A viagem Madrid Bordeaux não é direta. Olhe acima.
Patricia
Oi Lina,
Estou analisando aqui a compra de passagem Paris/Bruges e achei esse site muito confuso. O preço para nós é bem mais caro. Na forma de entrega ele diz um tal de DHL e fala para você verificar se a sua localidade recebe esse serviço, mas não acho em lugar nenhum explicando o que seja. Tenho receio de comprar e mandar entregar no hotel e também de retirar nas Gares devido os problemas relatados por outros leitores. Minha pergunta é: você acha necessário comprar com antecedência e aqui do Brasil? Vou para Paris em outubro (04/10 a 15/10). Será que não consigo passagem quando chegar aí? Pretendia comprar Paris/Bruges e Paris/Chantilly. Diretamente nas Gares é mais caro? Os trens estão sempre lotados?
Mais uma vez obrigada pela gentileza em nos ajudar.
Lina
Patrícia
Então compre quando chegar em Paris. Não precisa muita antecedência. Poderá pagar um pouco mais caro mas ficará mais tranquila.
Danilo Fernando
Olá Pessoal, maravilhoso esse site e inclusive esse post!
Estava querendo fazer o bate-volta para Bruges, saindo de Paris. Isso seria numa sexta-feira, dia 16/11.
Eu queria incluir Bruxelas como ponte…. OK, até aí vi que é possível. Mas surgem as perguntas: Vou ter que comprar 4 trechos (Paris>Bruxelas>Bruges>Bruxelas>Paris) ou é possível comprar apenas 3 trechos (Paris>Bruges>Bruxelas>Paris) ou (Paris>Bruxelas>Bruges>Paris)?
Estou ficando louco com isso… rs . Onde compro tudo? Só pelo Thalys, pela SNCF, ou dá na mesma? Se eu comprar o IC de Bruges na hora, tem mesmo aquele desconto pra ida e volta no mesmo dia? É tranquilo descer na Bruxelas-Midi, ir a pé até o Centro fazer os rolezinhos, ou melhor usar o metrô? E pra essa ida e volta de metrô até o centro de Bruxelas, a passagem do Thalys/TGV vale? Ou preciso comprar o bilhete de metrô? Desculpem se ficou confuso… mas eu preciso de um Help! 🙂
Lina
Danilo
Não sou especialista na matéria e o Marcello que escreveu o post anda ocupado…
Sugiro comprar a passagem no site voyages-SNCF. O Marcello diz que em certos dias você encontra passagens diretas Paris Bruges. Faça uma pesquisa no site indicado.Lá terá respostas se pode comprar ou não direto ou se tem que comprar 4 trechos.
Mas em um bate e volta conheça somente Bruges. Impossível conhecer Bruges e Bruxelas no mesmo dia.
Patricia
Oi Lina,
Vou para Paris em outubro e pretendo fazer um bate e volta até Bruges. Você sabe me dizer quanto tempo de antecedência tenho que comprar para que seja entregue aqui no Brasil? Realmente comprar pelo site francês fica bem mais barato. Atualmente em outubro tá ficando R$ 420 por pessoa. Você sabe de alguém que tenha comprado e mandado entregar no hotel? Funciona? Eles oferecem um seguro o Rail Protection Plan por R$ 112. Você acha que vale a pena?
Lina
Patrícia
Acho este seguro caro.
Não sei qual seria o prazo de entrega para o Brasil. Pode comprar e retirar a passagem no dia, nos guichês. Para isto basta mostrar a compra impressa e o cartão de crédito com o qual efetuou a compra. Se seu hotel for bom, pode também optar por esta solução.
Fernanda Maria
Olá amigos.
Vou de Paris a Bruges e gostaria de saber quantas horas na cidade são recomendadas?
Obrigada
Lina
Fernanda
O dia todo. Vale a pena.
marcela
Ola pessoal,
alguem já conseguiu comprar o trem Bruges – airport CDG? Nao consigo achar essa opção no site da estatal francesa, apenas quando estou no site da rail europe.
alguma dia?
obrigada
Lina
Marcela
Você pode comprar pelo site da voyages sncf:
http://www.voyages-sncf.com/billet-train/resultats?hid=16HW
marcello brito
leo,
talvez vc ja deva ate ter voltado, mas comigo aconteceu algo parecido na minha primeira viagem à Bruges.
comprei no Brasil um europass e a informação q obtive era de que para pegar o thalys deveria ir numa boutique snfc para retirar o bilhete. no primeiro dia em Paris fui na loja e escolhi o dia e horario do trem de ida e de volta e peguei os 2 bilhetes.. A atendente pediu meu europass olhou, anotou e nao me devolveu. Imprimiu os bilhetes do thalys e guardou nao sei onde meu europass. Como foi a primeira e ultima que usei um europass achei estranho ela ficar com meu voucher do europass e insisti com ela que achava que ela deveria me devolver , mas ela disse que era assim mesmo e que ficaria com o voucher. No trem de ida quando chegou o controlador, apresentei minha passagem. Na hora ele pediu o voucher do europass pois na passagem estava escrito que era um bilhete emitido atraves de um europass. Expliquei o que havia acontecido e nao teve jeito, tive que pagar na hora outro bilhete. Como era inicio da viagem meu dinheiro trocado nao dava para pagar a passagem e eu so tinha notas de 100 euros que ele se recusou a aceitar pq disse que poderiam ser falsas. Me revoltei, misturei ingles com frances e ainda tive que ouvir que se continuasse , ele chamaria a policia na estação midi, pois a principio me recusei a pagar por um erro que nao tinha sido meu e sim da empresa. O cartao de credito que estava no bolso era o AE e ele nao aceitava, tive que fazer uma ginastica para conseguir meu outro cartao que estava malocado na minha mochila. Informação de reembolso? ele nao sabia dar, so informou que era meu direito o reembolso. Em Bruxelas na casa de amigos ligamos para a sncf e ela me informou que todo o processo sobre o ocorrido e o reembolso seria na estação de montparnasse, o escritorio para esses problemas é la ou era. Na volta tive que comprar outra passagem pq se nao passaria pelo mesmo problema. Em Paris fui a Montparnasse informei o ocorrido, eles ligaram para a loja sncf que reteve o meu europass, confirmaram o ocorrido, eu apresentei as passagens compradas , pegaram as informações do meu banco no brasil e uns 2 meses depois, o reembolso estava na minha conta. tente se ainda tiver em Paris
Leandro Camargo
Boa Tarde, Lina.
Você realmente é demais!!
Este site é melhor ainda! mas estou com dúvida apenas na opção de escolha de retirada do bilhete. não há a opção do print@home? Qual a forma mais segura que devo escolher: Borne Libre Service (Gares de France et Luxembourg uniquement) ; Envoi gratuit par courrier ou Gare ou boutique?
Muito Obrigado e quantas vezes forem necessárias: Parabéns pelo site!!
Lina
Leandro
Eu sempre peço para enviarem pelo correio. Ou então, se o prazo é curto, retiro nas Gares.Quer dizer, vocÇe chega adiantado e retira sua passagem nos guichês. Neste caso deve mostrar o cartão com o qual comprou o bilhete.
Leandro Camargo
Boa Tarde!
Por favor, eu gostaria de uma ajuda.
Vou para Paris em Setembro, e pretendo dar uma “pernada” até Bruges de trem, indo em um dia pela manhã e voltando no dia seguinte no fim da tarde.
Pretendo adquirir os bilhetes com antecedencia, através do site que está indicado no post, mas a minha dúvida é: Se eu comprar pelo site em português, o preço sai muito mais caro (diferença em torno de R$ 230,00). Tem algum problema se eu adquirir os bilhetes através do site internacional, colocando apenas o Brazil como opção e o meu endereço?
Parabéns pelo site e muito obrigado.
Lina
Leandro
Compre pelo site voyages-sncf. Dê o endereço de seu hotel na França. Veja o que vai acontecer.
Leo
Estou em Paris no momento, aproveitando das dicas deste excelente blog. Gostaria de aproveitar para fazer o registro de uma infeliz ocorrência que aconteceu comigo.
Comprei, com bastante antecedência no Brasil, via site da SNCF, passagens de trem Thalys de Amsterdam para Bruxelas (juntamente com passagens de TGV de Rennes a Paris). As passagens do TGV pude imprimir diretamente, mas as do Thalys, a informação recebida por email era a de que apenas seria possível retirar os bilhetes na gare ou na boutique SNCF. Assim, fiz meu vôo SP-Amsterdam e, quando fui tomar o trem (Thalys) de Amsterdam para Bruxelas, ninguém lá sabia como fazer para retirar o bilhete (passagem)… Também não havia ninguém preparado para dar esta informação nas plataformas, mesmo da própria empresa Thalys. Fato é que não havia boutique SNCF na estação e nem meio de obter os tickets originais.
Bom, tomei o trem e qual não foi a surpresa quando o controlador, mesmo tendo verificado, pelo código fornecido quando da compra, o email confirmando a aquisição de duas passagens, acabou me cobrando novamente outras duas passagens (minha e de minha esposa).
Me disse apenas que deveria pedir o reembolso em Paris…
Tive que pagar 2* EUR134,00 para seguir viagem, e agora preciso saber como devo fazer para pedir o reembolso, que supostamente deve ser feito no guichê do Thalys da Gare du Nord.
Se alguém puder me ajudar como proceder, agradeço.
Do contrário, espero pelo menos colaborar para que outras pessoas não tenham o mesmo dissabor (e o prejuízo) que estou tendo durante a viagem, pois não achei correta a atitude da SNCF de permitir a compra do bilhete pela internet, sabendo se tratar de consumidor de outro país (no caso, do Brasil) mas mesmo assim não deixando clara a impossibilidade de retirada do bilhete fora da França, no caso, em Amsterdam (até porque onde está escrito Gare não se especificou que seriam apenas as estações deste ou daquele país).
E, infelizmente, o site da SNCF é muito simples quando se faz a compra, pois o interesse em ganhar $ predomina, mas a mesma eficiência não existe para solucionar problemas…
Parabéns pelo blog!
Lina
Leo
Obrigada pelo relato. Realmente a empresa não leva em consideração os clientes estrangeiros. Um grande erro.
Você encontra meios de contato com a empresa no link abaixo:
http://aide.voyages-sncf.com/contactez-nous?rfrr=Homepage_header_contacteznous
Dri
ah, fui à Strasbourg tb e seguindo suas dicas foi um dia perfeito!!!!mas fui sem cityrama!!!!!hahahaha
Dri
Lina, Bruges é linda mesmo, suas dicas ajudam muitos viajantes (inclusive eu), em Paris e etc…só te peço por favor repense suas indicações com a cityrama, a empresa é horrível, o passeio deles a Bruges é assim: 4 horas de ônibus, 3 horas livres em Bruges e depois mais 4 horas de ônibus para voltar…nem o passeio de barco consegui fazer (não deu tempo acredita?)…e os guias…mal educados, hj fomos com uma tal de Maria Amélia, portuguesa, uma pessoa de dar pena…racista, ofendeu pessoas em nosso ônibus, ficamos trancados para fora do ônibus numa parada, com chuva torrencial, enfim, a cityrama foi uma amarga decepção que me custou um dia que poderia ter sido ótimo em Bruges, paguei 170 euros por 3 horas e guias mal educados…de resto apesar da chuva Paris está uma delícia!!!!!sugiro apenas, para inclusive manter a credibilidade do seu blog que retire suas indicações a essa empresa, visto que haviam lá tb outros brasileiros que foram maltratados e mal atendidos tb e que foram por indicação sua em passeios com essa empresa.Bonsoir!!!!
Lina
Dri
Nossa, que tragédia. Que pena que você teve esta experiência.
Mas olhe bem, para todos aqueles que não querem viajar por conta própria porque se sentem inseguros, porque não falam francês temos duas soluções: contratar serviços de carro privado com chofer ( mais caro ) e excursão com empresas francesas ( mais barato ).
E a Cityrama Paris Vision é a maior empresa do ramo. A mais antiga.
Para ajudar os meus leitores, indico opção cara e opção barata. E na barata, por enquanto a indicação mais segura é Cityrama Paris Vision.
Mas fica aqui o seu comentário. Obrigada.
Sergio A
Obrigado pela estimativa do taxi.
Sergio A
Lina,
Algumas respostas suas aparecem “descoladas” das perguntas que estavam em outros posts do dia 24 em diante.
Não sei bem como explicar…..
Lina
Sergio A
Os programadores estão trabalhando para resolverem o problema.
Antonio H.
Isabel,
Comigo foi assim também, mas aí vc insiste e clique na opção de permanecer no site da SNCF e daí prossiga que dá tudo certo, imprima o e-ticket e apresente-o ao controleur quando solicitada. Não tem erro.
isabel
Mais uma dúvida: qual a diferença se eu comprar direto pelo site do Thalys? é possível? Eu dei uma olhada, e fica inclusive mais barato e e ainda posso escolher pelo e-ticket?
Fiquei desconfiada. É isto mesmo?
Cecília Pinton
Oi Marcelo, tudo bem?
Em julho sairei do Brasil, chego em Bruxelas, onde vou ficar 1 noite, e no dia seguinte sigo para Bruges. Pensei em comprar as passagens de trem na hora, ou vc acha melhor comprar com antecedência?
Depois de ficar 2 noites em Bruges eu sigo Paris, e gostaria de saber qual a melhor opção. Pelo que vi no site o horário que vai direto Bruges-Paris sai as 06:25h e outros horários fazem uma conexão em Bruxelas. O que é melhor?
Abraços,
Cecília
Lina
Cecília
Bruxelas Bruges compre na hora.
A escolha direto ou não é pessoal. Se conseguir levantar cedinho, melhor pegar o direto. Eu prefiro levantar mais tarde e fazer conexão em Bruxelas.
marcello brito
Bel,
se vc quer conhecer o basico de Bruxelas, 2 noites estão ok. Mas vai ser so o basico…rsrs.
Bel
Vou de calais a bruges passando por gent para chegar a bruxelas.é muito corrido fazer num dia só ou vale a pena dormir um dia em bruges? Em bruxelas 2 noites esta bom? Tirando um dia para conhecer a antuerpia?
conexaoparis
Bel
Impossível fazer em um dia somente. Durma em Bruges.
Cuidado com viagem muito corrida. Acaba não conhecendo nada.
marcello brito
o comercio geralmente funciona em bloco entre terça e sabado..mas nao é regra…lojas importantes abrem dom e seg e fecham terça. Há outras as quartas… é louuuuco.
marcello brito
Lulu,
algumas coisas sim outras nao.
ja escrevi isso aqui e escrevo de novo: Bruges é a cidade mais maluca que eu conheço para horarios de funcionamento de lojas e restaurantes.
Há os que fecham na quarta a tarde, no sabado de manha, na quinta a noite …e por ai vai….o restaurante que eu mais gosto na cidade fecha na sexta e no sabado a noite. vai entender!!
o que é certo sao os museus fechados na segunda
Lulu
Bom dia,
Por favor, Alguém sabe me informar, se o comercio em Bruges abre segunda feira?
Obrigada
conexaoparis
Lulu
Não sei te responder. Talvez o site da cidade tenha esta informação.
Camila
Ei, Gostaria de tirar algumas duvidas. Caso alguem possa me ajudar, previamente agradeço!
Estou tentando comprar o trecho Paris – Bruxelas ou Paris-Bruge direto.. contudo, entro no link deixado no post acima.. preencho tudo certinho, coloco país de origem Brasil e quando vai procurar passagem ele me direciona para um site da rail europe em portugues..
Faço a pesquisa nesse site para o qual fui direcionada (rail europe em portugues) e as passagens saem bemm mais caras (coventendo para euro) do que quando coloco o país de origem France. Além disso, esse site em portugues para qual sou direcionada cobra uma tarifa de 37 reais por passagem, relativa a taxa de reserva.. o que encarece ainda mais o trecho.. tentei colocar a opcao de imprimir em casa..para ver se essa taxa saia, mas ainda assim ela permanece..
Pelo que observei nào existe essa taxa de reserva quando compramos fora desse site para o qual estou sendo direcionada ao colocar o pais de origem Brasil (como o post aconselha).
Será que estou fazendo algo errado?
Será que posso comprar colocando o pais de origem França ou terei problemas ao pagar pelo cartão?
Quando tento comprar pelo site da Thalys diretamente, aparece uma mensagem falando que só posso comprar a partir de um determinado dia..estou tentando comprar passagens para a primeira semana de abril..acho que não é tanta antecedencia assim para estar bloquado.. algume sabe se existe esse bloqueio mesmo, se é normal..
Meu trajeto é: Paris – Brugge – Amsterdan – Praga – Paris
Se alguem puder me ajudar. Obrigada.
conexaoparis
Camila
Entre no site voyage sncf e compre suas passagens por ele. Trata-se da estatal francesa.
Ou então dê um endereço na França. Você tem o direito de morar na França e pagar com cartão de crédito internacional de banco com sede no Brasil.
Leandro
Muito obrigado,
consegui comprar por esse site, mesmo tudo em frances foi MUITO mais prático e rápido do que os outros *estranho pq mudando o idioma mudava completamente o site.
Obrigado novamente
Leandro
pela SNFC estou vendo só consigo horários de retorno as 6:25 da manhã, a estação de Bruges fica próxima do centro da cidade ?
conexaoparis
Leandro
A estação fica próxima do centro. Olhe no Google maps.
Leandro
Eu vi pelo TGV
Leandro
Marcello Brito,
Rapaz estou com uma ampulheta na cabeça pra fazer essa viagem pra Bruges. Eu pretendo ficar la do dia 01/02 ao 03/02 porém quando fui comprar minha passagem pelo site eles só ofereciam a opção de bilhete físico*no caso acredito que enviando para o Brasil pelo custo de 29 reais. Como estou viajando dia 20/01 não vou ter como receber, você sabe se através de algum email enviado e impresso eu consigo na bilheteria trocar pelo bilhete ??? Tem alguma sugestão ? Desde já agradeço MUITO pela ajuda.
Abrçs
conexaoparis
Leandro
Você está comprando pelo site voyages sncf?
Beth
Denise
Vc vai ficar fascinada por Bruges…
Eu sou fã antiga…
Abs.
DENISE C.
Beth,
Ok…obrigado.
Comprei e imprimi em casa, por sinal, muito facil. O site é otimo.
Chegando lá corro atrás p/validar.
Acho que vai ser tranquilo. Como disse acima, estou louca p/chegar o dia
e conheçer Bruges.
Abs;
De
DENISE C.
Marcello,
Obrigado…depois conto aqui como foi a nossa ida.
Após ler todas as suas dicas, fiquei louca p/conheçer Bruges, e fechamos 03 noites lá. Estamos indo dia 03/03.
Tenho certeza que vai ser otimo.
Abs;
De
Beth
DeniseC
Se vc tem a passagem normal do Eurostar para Londres bastar passar na catraca, tipo bilhete de metrô, risos.
Mas se o bilhete for impresso em casa tem que validar de novo, num guichê perto do embarque.
Nada complicado!
marcello brito
Denise,
Eu nunca andei de Eurostar, mas agora normalmente vc imprime em casa e nem precisa trocar nem validar na estação. Entra direto no trem. Nao se preocupe.
A air france oferece o trecho paris/bruxelas/paris em trem quando vc compra a passagem rio/bruxelas/rio.
o trecho bruxelas/bruges vc vai ter que comprar. mas como vc comprou eurostar a partir de bruxelas pode ser que vc consiga uma perna para bruges de graça. as vezes tem essa promoção no thalys q é o trem que faz paris/bruxelas. a alma do negocio é mostrar a passagem do eurostar no balcão e ver se vc ganha a passagem p bruges.
Denise C.
Marcello B.,
Como falei anteriormente estamos indo,eu e meu marido,em março p/Bruges.
Compramos a passagem pela Air France.Rio/Bruxelas/Paris/Rio.
De Bruxelas vamos até Londres.Acabo de comprar o Eurostar e foi bem facil.Imprimi a passagem em casa.
Tenho que fazer alguma troca por bilhete ou é só validar na estação?
Vc sabe dizer? Bruxelas/Bruges vou comprar na hora como sugestão acima.
Será que a Air France me dá este trecho?
Obrigado pelas dicas…
Abçs;
De
marcello brito
Ih Juliana, acho que escrevi confuso!!
vamos la:
se preocupe em comprar com antecedencia apenas as pernas Paris- Bruxelas e Bruxelas-Paris.
deixe para comprar na hora Bruxelas-bruges / Bruges- bruxelas, pois sao muitos horarios por dia e eles nunca lotam.
nao se preocupe se no site diz que nao tem trem ou esta indisponivel. são trens regioanais dentro da belgica. as vezes com muita antecedencia eles nao aparecem mesmo. nem se preocupe com mudanças de horarios. mudam conforme a estacao.
verifique se tem a promoção de mostrar sua passagem paris/bruxelas e ganhar na hora a perna para bruges.
abçs
marcello brito
Juliana,
Realmente a grade dos horarios Paris-bruges direto é essa mesmo. um trem diario que sai no final da tarde. Acho que sabado ou domingo existe outro horario na parte da manha, mas consulte o site do Thalys para verificar.
Mas nao se preocupe! Compre a passagem Paris-bruxelas com antecedencia no site indicado.
Deixe para comprar Bruxelas- Bruges na hora na propria estacao onde vc desce do Trem Thalys, a Midi.
Os trens saem de meia em meia hora. ( nao deixe o artigo acima)
Antes d ecomprar verifique no guiche mostrando sua passagem do thalys se a perna bruxelas-bruges sai de graça. As vezes existe esse promoção.
Juliana
Olá!
Tenho uma dúvida: tentei comprar passagem de trem Paris – Bruges em fevereiro próximo, mas o primeiro horário disponível é após as 18h.
Tentando Paris-Bruxelas e Bruxelas-Bruges, consigo o primeiro trajeto a partir de 6:25, mas o segundo só após as 16h e pelo inacreditável valor mínimo de 55 euros, mesmo com os 3 meses de antecedência.
Em todas as pesquisas, aparece uma faixa azul no alto da página, avisando que os horários dos trens serão alterados a partir de 11 de dezembro.
Alguém sabe me informar a respeito dessa mudança? Realmente não tem mais trem para passar o dia em Bruges, indo cedinho e voltando à noite?
Como funciona o esquema do ônibus? Vale a pena?
Obrigada!!!!
conexaoparis
Juliana
Aconselho consultar o site voyages-sncf da estatal francesa. É este que consulta? Verifique os horários em dias diferentes.
Felipe Coutinho
Olá…….. esse é meu primeiro comentário, não sei se seria nesse post mais vamos lá.
Chego em Paris dia 20/02/12 e fico até dia 28/02. Minha idéia é ir pra Mont Saint Michel no primeiro dia (com pernoite) e depois ficar em Paris e fazer 1 ou 2 bate-voltas. Minha dúvida principal é referente as passagens de Trem, é imprescindível comprar antes ou consigo comprar no local se chegar com alguma antecedência?
Muito Obrigado,
conexaoparis
Felipe
Não é imprescindível comprar antes. Pode comprar até na hora. É mais seguro comprar com antecedência. Mas isso é válido para os angustiados.
rosa maria nogueira
olá Santa Maria Lina – Salvadora dos Marinheiros de 1a. Viagem!!!
estou pescando todas as suas dicas e aproveitando sua sempre boa vontade em nos ajudar: o mês de novembro é bom para ir a Bruges? li em algum lugar que os barcos não fazem passeios nesta época, verdade? mt obrigada.
mberutto
Oi Rosa Maria, como Bruges fica na Bélgica, não é minha especialidade. O que posso te dizer é que Bruges é uma cidadizinha linda e encantadora. Mas não sei te responder qual seria a melhor época de visita. Tente encontrar o site oficial de turismo da cidade. Com certeza, lá você encontrará muitas informações. Bjs e boa sorte.
mberutto
Rosa Maria, você já leu os posts sobre Bruges ?
DENISE C.
Marcelo…
Será que vc ainda aparece por aqui p/nós ajudar e dar aquela atenção?
Tomara…
Minha duvida é a seguinte:
Só vou no ano que vem,março,mas já estou c/passagem comprada.
Air France.Rio/Paris/Bruxelas/Paris/Rio.
Estou c/hotel reservado em Bruges.
Grand Hotel Casselbergh.Hoogstraat 6.
Vc conheçe? É bom? Vamos ficar lá 03 noites.
Em Paris já posso comprar a passagem Bruxelas/Bruges?
Vc diz que pode-se comprar na hora,mas não é mais barato comprar c/antecedência?
Obrigado pelas dicas,todos os dias entro p/ler as “news”.Maravilhosassss…
Flavia
Olá Lina, Marcelo e demais viajantes!
Preciso de ajuda a respeito da compra das passagens de trem entre Bruxelas, Bruges e Paris. Aqui vão minhas duvidas:
1) vcs recomendam comprar com antecedência (ainda no Brasil) ou posso deixar p comprar la, ate um dia antes?
2) sabem se as passagens d trem aumentam de preço c a proximidade da viagem?
3) posso comprar a passagem marcando apenas a data e deixando p escolher o horario no dia? Êh q sei as datas, mas n estou certa sobre os horários (tenho q ver Check out dos hotéis, maleiro nas estações…)
Parabéns pelo site e pelas encantadoras matérias, q enchem nossa imaginação e aumentam nosso desejo de ter asas p voar pelo mundo.
Obrigada a todos pela ajuda!
*ps: desculpa! Fiz essa msm pergunta sobre “como ir”, nos comentários do “onder ficar”!!
Isabela
Beth
Obrigada!
É que pelo pesquisei me disseram para comprar com antecedência que eu conseguia valores mais baixos.
Acho que foi com antecedência demais né!?
Obrigada pela resposta!
Beijos
Beth
Isabela
Ainda está cedo para comprar a s passagens. As vendas só abrem 90 dias antes…
De qualquer forma, não há necessidade de comprar com MUITA antecedência, a não ser para datas e rotas muito especiais.
Já comrei passagem de trem (internacional) na hora do embarque…
Abs.
Isabela
Oi Marcello e todos do conexão!
Adoro as dicas daqui e acompanho sempre!
Vou a Paris em Setembro e queria fazer um bate-volta em brugges, porém não consigo comprar as passagens por nada (nem visualizar os preços), apesar de usar o link que o Marcello colocou.
Será que é por causa da antecedência? Ou será qeu estou fazendo algo errado?
Alguém pode me ajudar?
Obrigada!
Carol Freire
Olá Marcelo,
Grata pela sua atenção! Acabei optando por dormir uma noite (13/07) em Bruxelas, passar 1/2 dia; (14/07) ir para Bruges no meio da tarde, dormir por lá, passar a noite e, no dia seguinte (15/07) seguir para Ghent. Acho que será uma experiência belíssima! Abraços, PS: quando voltar, posto as fotos!
Marcello Brito
Carol,
Ghent é uma bela cidade. Menos pitoresca e turistica mas mais animada que Bruges. Ano passado estava literalmente em obras. vale a pena
Carol Freire
Olá!! Como disse aluns posts acima, chegarei em Bruxelas dia 13/07 às 18hs. Pensei em aproveitar a noite de Bruxelas e no dia 14/07 ir para Brugges a tarde, algo em torno de 16:00, dormir em Brugges. Meu cunhado nos encontrará lá e surgeriu que conhecessemos Gent ou Ghent. vocês recomendam esta cidade para conhecer? grata pela atenção! Abraços
Marco Avila
Olá, amigos do Conexao Paris!
Primeiramente estou encantado com as dicas deste site. Parabéns pela iniciativa!
Gostaria de saber qual a melhor dica para pegar um trem à Mons, na Bélgica.
Abraços!
conexaoparis
Marco
Não sei te informar. Não conheço bem a Bélgica.
Marcello Brito
Sergio,
escolha uma das duas.
Indicaria Bruges, se vc busca algo pitoresco e um contraponto perfeito à Paris.
sergio
Ola Marcelo
Ja li tudo mas segue algumas duvidas:
Comprei a passagem paris/bruges pelo thalys as 8:00 e retorno as 18:00, gostaria tambem de conhecer Bruxelas. Como devo proceder no trem?Seria melhor conhecer primeiro bruxelas ou bruges?Em bruxelas sera que vale a pena pegar onibus turistico e onde pego?
Ou esqueço a correria e fico em um so lugar? Qual?
conexaoparis
Sergio
O Marcello anda sumido. Eu acho que você deveria escolher uma cidade. Bruges é menor, mais cartão postal, do ponto de vista turístico, mais conhecida.
katharina freitas
eu já estive em Bruges e pretendo voltar depois de 6?4, quando estarei em Paris. Da primeira vez, partimos de Liège, e sei q há uma forma de comprar a passagem mais barata para quem tem mais de 65 anos, mas esqueci. Será q vc conhece?
conexaoparis
Katharina
A empresa ferroviária SNCF vende uma carteira que se chama Senior. Ela não custa barato e vale a pena se for viajar de trem pelo menos três ou quatro vezes ao ano. Esta carteira dá um desconto para os maiores de 60 anos.
Sergio Miranda
Estarei viajando de Amsterdan para Bruges de trem no dia 28 de maio e tenho 2 opçoes, via Bruxelas ou via Antuerpia. Minha duvida de ir por Antuerpia é o tempo de conexão de cerca de 6 minutos. Poderia me informar se é possivel fazer essa conexão ou perde-se a conexão e tentamos um trem mais tarde?
No dia 30 de maio irei de Bruxelas para Paris por Thalis, já comprei a passagem, na passagem nada consta mas posso utilizar o Any Station Belgium no dia 29 de Bruges para Bruxelas? Parabens pelas dicas muitas serão utilizadas na viagem.
conexaoparis
Sergio
Quando compramos passagens por internet com troca de trens, o tempo calculado é suficiente para sair da plataforma de desembarque para a de embarque. Basta ficar esperto. Desça rapidamente do trem, localiza o painel que informa as plataformas de embarque. Nas plataformas você já vai ver os painéis.
Quanto à pergunta seguinte sobre a estação de Bruges eu não sei te responder.
Marcello Brito
Carol.
no site da snfc que eu indico num dos posts tem os horarios dos trens entre lille e bruges.
faça uma simulação
Gina Lima
Obrigada Lina!
carol freire
Loulou, grata pela antecipação!! Este blog é uma delícia!!! sentimos que todos torcem pelas viagens uns dos outros!!! estou adorando isso!!! parabéns a todos que participam deste espaço!
Loulou
CAROL,
Antecipando-me ao Marcelo, já posso lhe esclarecer que existe TGV ligando Lille a Paris (Gare du Nord). O trajeto é feito em uma hora.
carol freire
Marcelo,
Olá!! Vou chegar em Bruxelas e pretendo passar 1 dia em Bruge e depois Lille, meu cinhado estará morando por lá! Qual é a melhor forma de transporte de Bruge para Lille e depois vou para Paris!! (Ufa!!) Não sei se tem trem de Lille para Paris com frequencia… Grata pela atenção
Gina Lima
Olá,
Como faço para ir do meu hotel (34 rue de Buci Saint Germant Deprés) p/pegar o trem p/Bruges? O horário é 7:25h, logo tenho que sair com quanto tempo de antecedência do meu hotel p/chegar na gare nord?
Abs, Gina Lima.
conexaoparis
Gina
Pegue o metro em Saint Germain linha 4 e desça na Gare du Nord.
Saia às 6;45 do hotel.
ana karina
Marcelo,
Vou a Paris pela primeira vez e gostaria de ir a Bruges e voltar no mesmo dia.
Gostaria de saber como compro a passagem,o preço e aonde pego o trem que me levará até lá.
Da estação de Bruges eu posso ir fazer um tour a pé ou é mt pesado?
Grata Ana K
Marcello Brito
Patricia,
No trajeto Paris-Bruxelas vc vai saltar obrigatoriamente na estação Bruxelas Midi. Nessa estação pegue o trem para Bruges.
Compre Paris-Bruxelas, Bruxelas-Paris com antecedencia. Quanto mais cedo mais barato. Mas se quiser comprar na hora tb pode mas vai pagar quase o dobro.
O trem Bruxelas – Bruges e vice versa da para comprar na hora sem problemas. Dica: compre ida e volta. É mais barato que comprar uma perna em Bruxelas e a outra em Bruges e normalmente em baixa e media estação o horario é livre. Ou seja vc pega o trem a hora que quiser dentro daquele dia. Mas se informe se o horario livre está valendo naquele dia.
Acho que vai ficar apertado para conhecer Bruges e Bruxelas tudo no mesmo dia, mas quem sabe…
Mas então: esqueça a gare nord. Na volta de Bruges o trem para na midi e na central. se vc quiser conhecer Bruxelas salte na central. De uma volta na grand place bem perto da estação e depois é so pegar um metro ou taxi para a gare midi para pegar o trem de volta a Paris
PATRICIA
Marcelo,
Viajo em abril para Paris e Pretendo passar um dia em Bruges. Como nos dias em que estarei lá as saídas para Bruges de trem são em horários com horários avançados, farei o trajeto por Bruxelas. A minha dúvidas são:
– O trem de Paris para Bruxelas deve ser comprado com antecedência ou posso comprar na hora? E a volta também? Não pretendo dormir em Bruges.
– Quando o site que vende os bilhetes fala em Bruxelas, é Bruxelas Midi, Central ou Nord? Serve qualquer uma destas?
– Se conseguirmos dar também uma passada meteórica por Bruxelas, em que estação de lá devemos fazer a conexão para Bruges e onde podemos ir? É difícil essa troca de treem? Quanto tempo de intervalo devo considerar seguro para não perdê-la?
Estou meio perdida… Se puder, me ajude…
Obrigada.
Marcello Brito
Carla,
verifique as rotas do trem eurostar entre Londres e Paris.
saiba que as cidades:
Bruxelas
Ghent
Antuerpia
Ostende
e Lille na França
tem ligação direta de trem com Bruges.
Se o eurostar passar por algumas dessas cidades, faça uma conexão até Bruges.
Se nao uma opção seria vc fazer Londres-Paris-Bruges- Aeroporto charles de gaulle, se o seu voo de retorno ao Brasil sair desse aeroporto
Ja cansei de fazer esse roteiro: Bruges – Bruxelas – CDG , so trocando de trem em Bruxelas para pegar o voo de retorno ao Brasil.
Carla B.
Marcelo,
Em maio irei com meu marido primeiro a Londres, Paris e gostaria de conhecer Bruges e passar uma noite. Depois de Londres você acha que devo conhecer Bruges e depois Paris, ou ir à Paris e durante minha estadia passar uma noite em Bruges e retornar? Poderia também indicar alguns lugares para bebermos cerveja, comermos marisco. Obrigada.
Marcello Brito
Paloma,
Com bagagem não aconselho.
Se vc estivesse com as maos livres nao haveria problema pois é um passeio aprazível.
Pegue um taxi na fila que se forma do lado de fora da estação. Se por algum motivo nao conseguir, há um onibus que faz o trajeto até a praça central da cidade.
Beth
Paloma
Nenhum problema!
Na última vez que fui a Bruges depois do jantar saí para passear com meu marido pelas praças desertas e embaixo de uma neve fininha.
Maior tranquilidade e segurança, voltamos para o hotel depois da meia noite…
Abs.
Paloma
Gente, provavelmente chegarei em Bruges à noite, é tranquilo ir andando da estação para o hotel (com bagagem)? Se não for andando, existe um outro meio de sair da estação?
Marcello Brito
Fernanda,
Em Bruges dá pra tomar boa cerveja em quase todos os lugares.
Eu gosto da PALM, loiríssima e leve.
Vc tb não pode deixar de experimentar a KRIEK, que tem cereja na formula. Ela é meio rosa e doce, mas um copo vai e é um classico do país.
Mas sobretudo a cerveja que nao pode faltar é a BRUGSE ZOT a unica cerveja ainda produzida na cidade de Bruges. Vá direto na propria cervejaria na praça Walplein
Fernanda
Obrigada, vou ler!
Fernanda
Olá Lina e Pitaqueiros,
Gostaria de indicações , em Bruges, de um bom lugar para tomar uma boa cerveja e comprar um bom chocolate. Estou pensando em fazer um bate volta no dia 01 de maio, mas estou um pouco preocupada em chegar lá e encontrar portas fechadas, por conta do feriado!
conexaoparis
Fernanda
Nesta categoria tem um artigo maravilhoso do Marcello sobre os chocolates e onde comprar.
Marcello Brito
Maria Paula,
Se vc vai de Amsterdam à Paris, vai ter que passar quase que obrigatoriamente por Antuérpia.
Indico com louvor.
É a cidade mais moderna e animada da Belgica, mas tem um centro historico bem preservado.
Design, moda, galerias, noite: tudo com um it descoladíssimo.
È a cidade de Rubens e uma visita a sua casa é passeio obrigatorio. Atençao a catedral e ao museu de belas artes, excelente, e ao museu de arte contemporanea e fotografia que estava sendo construido perto do cais.
Ghent tb vai estar no seu caminho. ano passado estava literalmente em obras, mas acho que ja deve estar nos trinks. indico. é menos turistica que bruges. os canais e os predios historicos em volta tem uma iluminacao noturna espetacular.
Maria Paula
Beth/Conexão Paris
Nossa gente que legal…vcs responderam rapidinho…obrigada!!!
Estou pesquisando mais sobre esses lugares pois se a gente não ler , a gente não sabe o que ver….não é?
Espero poder contar com vcs em outra dúvida.
Até mais….bj
Beth
Maria Paula
A viagem de carro entre Amsterdam e Paris é tranquila, bonita e…rápida!
Ainda na Holanda vale aproveitar e conhecer Haia. E na Bélgica, visitar Ostende, pertinho de Bruges. As ostras de lá são famosas, a cidade é bem interssante. E saindo de Bruges na direção de Paris, considere a possibilidade de passar por Rouen…
Maria Paula M. C. Aguiar
Estou adorando seu post.Vou para Amsterdan, Bruxelas, Bruges e Paris… 1 de março. Estou pensando em alugar um carro para fazer de Amsterdan ate Paris. Gostaria que vc me indicasse o que tem pelo caminho que vale a pena ver…,inclusive aqueles lugares charmosos que tenho certeza que vc é craque!!!! Aguardo sua resposta.Obrigada. Feliz 2011….
~:
conexaoparis
Maria Paula
Tomara que alguém te responda. Eu sempre faço este trajeto de trem.
Mas se visitar Amsterdam, Antuérpia, Bruxelas, Bruges já terá visto o principal.
Marcello Brito
Eymard,
De volta a casa! cheguei hoje. abçs
conexaoparis
Marcello
Que bom saber que está de novo por aqui.
eymard
Marcello, estou acompanhando o twiter!!! Vc ainda passeia por Praga? Depois vai ficar devendo um post sobre Berlim e Praga. Ja estou aguardando com ansiedade! abracos, Eymard.
Marcello Brito
Willian,
Desculpe, agora q li que vcs vao ficar 2 noites na cidade.
Nao conheco o Aragon.
Vou dar uma olhada e posto aqui o que acho.
Marcello Brito
Willian
Nenhum problema! Compre as passagens p bruges direto na estacao de bruxelas. Os trens saem de meia em meia hora. Atencao apenas para a designacao do trem q tem q ser IC. Ele ‘e mais rapido e s’o para em ghent entre bruxelas e bruges.
Se vc for e voltar no mesmo dia compre ida e volta q sai mais barato q comprar a ida e depois em bruges a volta.
William Lopes
Marcelo, muito obrigado pelas suas informações, estaremos indo a Bruges a partir de Paris em fevereiro, reservei o Hotel Aragon, o que você acha? Estaremos viajando para Bruges no domingo dia 06/02 e retornando a Paris na quarta-feira dia 09/02, achei os preços e os horários do trem direto muito ruins, então estou pensando em fazer baldeação em Bruxelas. Pretendo comprar antecipadamente o trecho Paris/Bruxelas/Paris e comprar na hora as passagens para Bruges, você vê algum problema nesta opção? Será que poderemos ter problemas com horários do trem entre Bruxelas e Bruges?
Um grande abraço
conexaoparis
William
O Marcello está viajando e eu não sei te responder. Vamos ver se ele aparece.
Marcello Brito
Carol,
Nada de fronteiras ou imigração.
toma-se o trem normalmente.
Carol
olá Marcello e Lina
Gostaria de saber se tenho que passar pela imigração pra fazer um bate e volta paris- bruges?? ou tomo o trem normalmente?
obrigada
carol
Marcello Brito
Patricia,
faça assim:
compre a passagem Rio(ou SP)/Paris – Bruxelas/Rio.
Assim o trecho bruxelas/paris de trem vai estar incluido no preço da passagem de aviao bruxelas/rio.
Vc vai sair da Gare midi em bruxelas para a estação dentro do aeroporto CDG em paris onde vai pegar o voo para o brasil.
Na ida de trem de paris para bruges ou bruxelas a estação é a gare du nord no centro de paris.
O preço paris/bruges é um pouco mais caro que paris/bruxelas pq é mais longe.
bruxelas / bruges é barato e se compra na hora se vc quiser.
eu se fosse vc, ia de paris para bruges, dormia uma noite la, depois bruxelas.
Patricia Moreira
Vc não me entendeu, mas conseguiu responder o que eu queria saber! Valeu.
A segunda resposta é que me esclareceu aonde eu pegaria o trem incluso na passagem, ou seja, de Paris para Bruxelas ou Bruges é por minha conta. Se eu ficar no centro de Paris, aonde é a estação do trem? É a mesma do aeroporto? Pensei em ficar em 3 dias em Bruxelas e aproveitar ir em Bruges. É mais em conta o trem Paris / Bruges ou Paris / Bruxelas ou ainda Bruxelas/bruges? Desculpe-me tantas perguntas mas para quem nunca foi e principalmente para quem não fala nada além do português… tudo tem que ser bem pensado para não se perder… rs
Andréa
Prezado Marcello,
obrigada pelos esclarecimentos. Fiquei mais tranquila.
Marcello Brito
Andrea,
essa é nova para mim.
ate onde eu sabia, e ja fiz isso muitas vezes, se o bilhete nao chegasse era so ir na estação em paris com antecedencia e retirar os bilhetes.
mas andrea nao se preocupe.
os bilhetes vao chegar!
se nao, tb nao fique preocupada: indico que vc em paris de um pulo na estação gare du nord ou num escritorio da sncf com ducumentos, passaporte e o email e confirmação e explique que as passagens nao chegaram. se vc tiver que comprar outra, compre pq eles reembolsam mesmo e aqui no brasil direto na sua conta bancaria.
ja aconteceu comigo e o reembolso foi feito antes de eu chegar de volta no brasil. mas acho que com a documentação q vc tem eles imprimem a passagem na hora p vc na estação.
quanto imprimir em casa, essa opção é realmente nova e até final do ano passado so era permitido para pessoas morando na europa. agora abriram para todo o mundo. tente imprimir em casa, mas acho que como vc optou por envio via correio, nao sei se vc vai conseguir. mas me informe depois, se vc conseguiu imprimir em casa.
Marcello Brito
Patricia,
Não entendi direito a sua pergunta mas vou tentar.
no site da AF:
1- Se vc comprar Rio/Bruxelas – Paris/Rio
vai ser assim:
vc voa do rio até paris, no aeroporto de paris vc vai ate a estação de trem que tem la dentro e pega o trem p/ bruxelas. tudo incluido no preço da passagem de aviao.
chegando em bruxelas vc toma na mesma estação o trem para bruges. mas ai é por sua conta. o trem é barato, sai de meia em meia hora e a viagem dura uns 50 minutos.
2 – se vc comprar Rio/Paris – Bruxelas/Rio:
depois de curtir paris por uma semana vc pega o trem para bruges, por sua conta.
bruges/bruxelas tb é por sua conta.
em bruxelas vc pega o trem para o aeroporto de paris, direto. esse trecho ja está incluido na passagem aerea.
indico que vc voe para o brasil de volta nao no voo diurno paris/rio e sim no noturno. assim vc tem tempo de tomar cafe da manha com calma em bruges, pegar o trem p bruxelas e de la pegar o trem para o aeroporto de paris ja incluido na passagem de aviao.
se achar tudo corrido demais, fique um dia em bruxelas. mas eu ja fiz rio/bruges ou bruges/rio e foi ok.
Andréa
Comprei a viagem para Bruges, direto de Paris, pelo “site” da TGV e pedi para enviar ao meu endereço no Brasil. Viajaremos para Paris em 29 de outubro e fiz a compra dos bilhetes no dia 18 de outubro. O passeio para Bruges será em 6 de novembro. Em sua dica, você diz que, se os tickets não forem entregues no prazo fixado em minha casa, não haveria problema, pois poderei trocar quando chegar em Paris. Ocorre que no e-mail de confirmação enviado pela TGV, é dito que se os bilhetes não chegarem a tempo, tenho que comprar outros e pedir depois um reembolso. O que você acha? Apesar da minha opção da entrega em casa, posso imprimir os bilhetes aqui no Brasil? Não achei tal opção no site e fiquei preocupada.
Patricia Moreira
Marcelo, pretendo fazer uma viajem nos meus 40 anos e ela seria Paris, no entanto, fiquei encantada com sua dica. Afinal, comprarei pela Air France as passagens. Fiz uma pesquisa mas estou com algumas dúvidas. Veja: RJ/Paris saída dia 9 (16:20h) chego no aeroporto Charles dia 10(8h), ficarei em Paris até o dia 16, o qual volto ao aeroporto (ou tem estação em Paris) e pego o trem às 10:13h para Bruxelas, é isso? Fico em Bruxelas ou a estação é em Bruges? Ou seja, a passagem da Air France me leva até Bruges ou tenho que pegar outro trem para lá? Quanto tempo é de Bruxelas a Bruges, pois, o trem de volta à Paris sai às 7:56h da manhã do dia 19? Obrigada!
Marcello Brito
Caroline,
Faça bruges/bruxelas por um trem regional e depois
bruxelas/amsterdan pelo thalis.
o percurso bruges/bruxelas vc pode comprar na hora se quiser.
veja no site do thalis para o percurso bruxelas amsterdan.
há uma tarifa do thalis em que vc paga o percurso bruxelas/amsterdam mas está incluindo o trecho de deslocamento dentro da belgica até a estação em que vc vai tomar o thalis. essa talvez seja a mehor opção.
pelo thalis vc pode ir a amsterdan via bruxelas ou antuerpia.
antuerpia é uma cidade sensacional. mas para chegar la se nao me falha a memoria nao ha trem regional direto de bruges. vc tem que fazer baldeação em ghent. por isso sempre acho mais simples ir a bruxelas.
Caroline
Marcello, parabéns pelo post!
Comprei minha passagem de trem Paris/Bruges e ficarei por lá dois dias. Depois pretendo ir pra Amsterdã.
Quando tento comprar a passagem de trem Bruges/Amsterdã, sou informada de que não há o trajeto solicitado. Como faço pra ir de trem de Bruges para Amsterdã e onde compro a passagem?
Obrigada,
Caroline.
Marcello Brito
Luna,
de fato bruxelas é uma cidade bem mais barata que bruges. talvez no seu caso o ideal seja dormir em bruxelas e passar o dia em bruges, indo e voltando de trem
Luna
Moro em Paris, tenho 22 e estou pensando em ir sozinha para Bruges e Bruxelas no fim de semana. Achei o trem extremamente caro e pretendo ir de ônibus, porém não há ônibus direto Paris-Bruges.
Já li que Bruges é mais bonita do que Bruxelas e, ao mesmo tempo, me parece mais romântica também. Sei que o trem é mais confortável, mas é bem mais caro. Acabei de fazer Paris-Amsterdam de ônibus e não tive problemas.
Minhas opções são: pegar dois ônibus e chegar em Bruges por volta de 18h,19h e saindo umas 17h do dia seguinte para Bruxelas ou dormir os dois dias em Bruxelas e sair sábado de manhã para Bruges voltando sábado a noite.
Já li tb que hospedagem em Bruge é bem mais cara. Sugestões?
SERGIO SALOMON
Marcello, gostaria de te agradecer pela dica acerca da compra da passagem de trem bruges-paris. O problema foi que o meu cartão estava bloqueado para compras no exterior rs, rs. Abço, Sérgio Salomon
Marcello Brito
Leandro,
vi que o Rock Fort abre para almoço sim, mas fecha totalmente sabado e domingo! vai entender…
Marcello Brito
Leandro,
Comer bem em Bruges é na media caro. A cidade é muito turistica e infelizmente tem preços inflacionados.
O Rock Fort é, disparado o meu restaurante preferido em bruges ( isso é segredo ta´!! pq pretendo escrever um post sobre ele e ele não é tão turistisco. é frequentado por locais…srsrs..) mas tenho quase a certeza de que ele nao abre para almoço e embora eu o adore, ele nao é exatamente romantico.
A indicação da Claudia é otima! O resto é muito bonito, com belas vistas e a comida muito boa. ele fica justo num recanto que talvez seja o mais fotografado de toda a cidade ( a foto que abre meu primeiro post)
Vou pesquisar um outro resto bacana pra vc e posto aqui.
e atenção: a abertura e fechamento dos restaurantes em bruges é a coisa mais maluca que eu conheço.
Tem uns que so abrem para jantar no domingo, outros fecham as sextas. outros sabado e domingo, outros so abrem na segunda e estão sempre mudando isso. ao escolher um, passe um email confirmando horarios de abertura.
Olha, eu indico com muito louvor um tour de bicicleta. é a maneira que ando na cidade. acho que vc vai gostar. o que eu digo é: nao esqueça do sul e do norte da cidade!! ficamos muito em volta ou perto do markt e esquecemos do resto da cidade que é tão bonita quanto, ou ate mais!
no sul nao esqueça do lago minnewater e do begijnhof
no norte, se estiver de bicicleta va até os moinhos lindissimos, que margeiam o fim da cidade.
e imperdivel tb no norte é o canal nada turistico de gouden handrei
nao perca o burg, atras do markt e muito mais bonito.
a igreja do sangue sagrado é imperdivel. em cima mais rococo e embaixo mais emocionante.
a igreja de nossa senhora tb. onde estão enterrados maria e carlos o terrivel, nao deixe de ir atras da igreja ver a ponte bonifacius.
Leandro
Claudia, muito obrigado pelas dicas. Infelizmente não vou passar a noite, meu trem sai as 18:00. Vou pesquisar sobre este passeio de charrete.
Abraço
Cláudia Oiticica
Dê uma olhadinha na foto do restaurante.É esse branquinho. Lá também funciona um hotel.
http://www.freefoto.com/images/03/01/03_01_2—Bruges-at-Night_web.jpg?&k=Bruges+at+Night
Cláudia Oiticica
Leandro,
Bruges é mesmo muito romântica e cenário perfeito para a lua de mel.
Além do passei de barco, maravilhoso, também acho super válido fazer o de charrete. Sempre acho esses passeios meio caros, mas lá tem tudo a ver.
Eu tinha uma indicação de um restaurante bom para ir à noite, mas quando passei no barco, vi um local envidraçado, à beira do lago que me chamou a atenção.
Resolvi jantar lá e valeu super a pena. A comida era ótima, o serviço impecável e de sobra tinha a vista do canal iluminado.Lindo!!
Fica a sugestão: Ducs de Bourgogne. Se for, peça uma mesa ao lado da parte envidraçada.
Leandro
Continuando…
Não poderia perder a Cervejaria Haalve Maan, chocolates Spegelaere, batata frita… heheheh
Leandro
Continuando….
Claro, Cervejaria Haalve Maan, Spegelaere…..
Leandro
Bom dia a todos.
Marcelo (e demais), vou para Bruges dia 09/10 mas volto no mesmo dia (decidi, vou de Thalys mesmo). Já li seus 3 artigos, entrei no site da tripadvisor para pesquisar e gostaria de uma opinião sua para meu único dia em Bruges.
Pesquisei restaurantes e passeios, gostaria de saber qual vale a pena…
Restaurantes: Kardinaalshof, In ‘t Nieuw Museum, Bistro Den Huzaar, Gruuthuse Hof, Bistro De Schaar, Rock Fort – preciso ou é melhor fazer reserva? Não quero o mais caro, mas um muito romântico (lua de mel né!).
Passeios: Canal Boat Tours com certeza né, Basilica of the Holy Blood, Belfry (Belfort) and Market Halls (Hallen) sera?
Estava pensando no passeio de bicicleta também (Quasimundo Bike Tours ou The Pink Bear Bicycle Company) mas vale a pena? Deve ser longo e como so tenho um dia…
Muito obrigado pela anteção.
Abraços
Marcello Brito
Leandro,
particularmente gosto de fazer as coisas por conta propria. Mas nem todos pensam assim.
A viagem de trem direto dura umas 2:30, 2:45 dependendo da escala, portanto vc vai chegar em bruges por volta de 10:30/ 11:00. Acho que ate 18 da tarde vc tem tempo para passear la.
O que vc tem que pensar é no conforto e bolso pq na cidade o tempo vai ser mais ou menos igual independente do transporte.
Se de trem é mais barato, vc nao pode esquecer do translado do hotel até a estação e em bruges da estação ate o centro ( vc pode ir andando mas nao é tão perto. é uma boa caminhada mas bem aprazivel)
Pense no que vc acha mais confortavel: um onibus que te pega e deixa no hotel ou um trem que vc pode levantar, andar e tomar um cafe durante a viagem.
Leandro
Bom dia a todos. Preciso de uma ajuda com urgência. Estou indo para Paris dia 03/10 e ainda não defini como irei passar o dia em Bruges (infelizmente não poderemos passar a noite). Estou entre 3 opções de translado e gostaria de sua opinião:
Opção 1: ir pelo Paris Cityrama com custo de €286,00 (casal). Sai as 7:15 e volta as 21:00.
Opção 1: ir pelo Conect Paris com custo de €240,00 (casal). Translado hotel/Bruges/hotel. Sai as 8:00 e volta as 22:00.
Opção 1: ir de trem Thalys direto com custo de €230,00 (casal). Sai as 8:00 e volta as 20:30.
Quais vantagens e desvantagens de ir de trem ou ônibus/microônibus? Tempo de viagem, paisagem, ….
Muito obrigado!
Marcello Brito
Sergio,
Tente esse site:
http://www.raileurope.com.br/
eu nunca comprei por ele, mas todos falam que é muito confiavel. Compare as tarifas pq há quem diga que ele é mais caro.
Não sei o que poderia estar acontecendo.
Seus cartões estão desbloqueados para compra no exterior? Porque ja aconteceu de eu comprar num desses sites internacionais e a operadora do cartão cancelar meu cartao logo apos achando que ele tinha sido roubado e estava sendo usado num site estrangeiro.
Ligue para o seu cartão de credito e informe que vc vai efetuar uma compra no site tal internacional. esse pode ser um caminho. se nao conseguir, tente entao por esse novo site que eu te indiquei.
abçs.
SERGIO SALOMON
Marcello, tentei também pelo site indicado por você e não consegui ( os meus cartões de crédito foram novamente recusados). Vc teria alguma sugestão? Agradeço antecipadamente. abço, Sérgio
Marcello Brito
Sergio,
vc tentou esse endereço de site? É importante que seja a versão em ingles.
http://www.tgv-europe.com/en/
SERGIO SALOMON
Prezados.
Estou tentando realizar uma compra de ticket de trem paris-bruges no site da scnf, tgv, voyages-scnf e, em todos os casos e com todos os cartões de crédito, minhas tentativas estão sendo recusadas. alguém sabe o motivo e/ou eventual solução?
desde já agradeço imensamente qualquer ajuda
abç
SERGIO SALOMON
Marcello Brito
Leandro,
complementando a beth, eu acho otimo! O ideal é mesmo que se passe no minimo uma noite na cidade.
Como a beth falou, muitos hoteis tem tarifa mais barata entre 2 e 5 feira. Atenção apenas que 2 feira é dia de museus fechados na cidade.
Se vc optar por uma pousada ou B&B normalmente vai economizar no cafe incluido no preço da diaria, ja que a maioria dos hoteis cobra por ele. Mas pesquise pq hoje em dia os B&B estão ficando muito sofisticados e com tarifas que são quase equivalente a de hoteis.
Beth
Leandro
durante a semana as tarifas são mais baratas.
Leandro
Boa tarde pessoal. Estou indo para Paris (lua de mel) dia 03/10 e ficarei até 11/10. Pretendo passar um dia em Bruges, talvez até uma noite… oque acham? Tem um dia melhor 9talvez mais barato)?
Obrigado!
Mara Antunes
Marcello:
Fiz a compra dos bilhetes pelo site indicado por vc e deu tudo certo. Mesmo “em cima do laço”rsrs consegui uma tarifa razoável( 153 euros por 3 bilhetes, com baldeação em Lille Flandres, mas ainda sim o trajeto todo será de 2 horas e meia), mas….se tivesse feito antes…teria pago 75 euros os 3….
Cadastrei o e.mail .com.br e não tive problemas.
Abs
Mara Antunes
Muuuito obrigada Marcello.
Vou tentar comprar hoje mesmo. Mas acho q só com baldeação mesmo pq o único horário direto é no final da tarde e como só tenho uma noite de hotel reservada ( Novotel Brugge Centrum) gostaria de chegar pela manhã. Depois de ler seu post já estou tentada a ficar mais 1 dia e postergar Londres….
Carol
Obrigada Marcello
Marcello Brito
Carol, até o começo desse ano, para quem morava fora da Europa, o site da SNCF nao permitia que vc imprimisse a passagem em casa. Eles te enviavam um voucher pelo email e tb a passagem por sedex. Ela chegava em 5 dias uteis aqui no brasil. Se por algum problema ela nao chegasse, era so imprimir o voucher e retirar a passagem nos guiches da estação.
Agora vc tem a opção de imprimir a passagem em casa e ir direto ao trem.
Carol
Obrigada Marcello e Lina pela dica….vcs estao me encorajando rsrs
Se eu comprar o bilhete pela internet, posso embarcar com meu comprovante ou tenho que trocar por passagens antes de embarcar, sei que é uma pergunta besta, mas como nao fala ingles, frances ficaria mais facil embarcar direto.
abraçosss
Beth
Marcello
Obrigada, já salvei.
Lembrei de perguntar para vc porque não lembro mais o que os jovens solteiros de 35 anos curtem na Paris de hoje, risos.
Um abração
Marcello Brito
Beth, vou pensar. Mas de cara me lembro de 4, digamos na categoria top end ,hehe:
– Bel ami
– Montalembert
– Esprit saint german
– Villa Madame
– Villa d estrees
todos com design mais limpo, fora o villa d estrees que é criação do jacques garcia. mas eu acho que para 15 dias ficam caros. talvez o villa mademe esteja com tarifas mais em conta. tenho que pensar.
Beth
Marcello
Vale realmente a pena ir até Ostende, especialmente no verão… Eu gosto muito de lá.
Aliás, quero aproveitar para colocar uma sugestão para vc e Lina:
Recomendar um hotel em Paris (Saint Germain/Quartier Latin) para dois jovens solteiros de 35 anos, (médicos) e com bom-gosto, que pretendem passar 15 dias de férias na cidade…
Abs.
Marcello Brito
Mara,
me lembrei que o eurostar que liga londres a paris passa se nao me engano por lille. nao tenho certeza mas verifique a rota ou se ele tem alguma outra rota que passe pela belgica. pode ser uma opção.
Marcello Brito
Mara,
Se vc pretende ir no trem direto paris-bruges acho a compra muito em cima pq durante a semana so existe um horario por dia.
Compre com maior antecedencia pq os preços sobem muito perto da data da viagem e periga estar o trem lotado.
Se vc so pode comprar em cima do laço mesmo ai, é arriscar achar lugar no direto ou entao com baldeação o que é tranquilo para quem compra no dia ou com pouca antecedencia. mas lembre-se: quanto mais perto da viagem mais cara é a passagem. falo isso na perna paris-bruxelas ou paris- lille, pq na subsequente até bruges o preço nao varia ja que são trens regionais.
Mara, nao conheço Ostende. Mas se vc se certificar do Ferry a londres, o trecho bruges-ostende é moleza com varias saidas por dia, tipo uma meia hora de trem e vc compra na hora.
Mara Antunes
Marcello:
Estou amando tudo isso! Quanta informação valiosa.
Chego em Paris dia 3/10 . Pretendo ir a Bruges dia 7.
Pensei em comprar o bilhete de trem direto na Gare du Nord, 1 ou 2 dias antes. Você acha muito ruim?
Outra coisa, de Bruges pretendo ir a Londres. Pensei em ir de Bruges a Ostende de trem e de lá pegar um ferry. Você sabe algo sobre esse trajeto?
Agradeço muuuuito.
Marcello Brito
Carol,
como disse a lina, nao se preocupe.
Da sim para ir a pe da estação ao centro.
Carol
olá pessoal
eu nao falo ingles, nem frances, será que dou conta de chegar a bruges assim??? na estacao de trem de bruge dá pra ir caminhando ate o centro??
alguem pode ajudar com umas dicas
ats.
Carol
conexaoparis
Carol
Vai dar conta sim. Milhões de turistas passam por esta situação todos os dias.
Karina
Bom, de fato não cheguei a pesquisar uma amplitude grande de horários, pode ser isso.
Estranhei pq vc mencionou apenas a possibilidade de baldeação em Bruxelas ou Paris-Bruges direto, mas sendo assim está explicado.
Obrigada.
Marcello Brito
Karina,
Se vc comprar paris-bruges pelo site da sncf dependendo do horario a baldeacao ‘e via lille e n bruxelas mas existem muitos horarios via bruxelas. Normalmente via lille nao ‘e o thalis e sim o tgv da sncf. Vc tem que ir pulando de horario em horario p ver qual a baldeacao q melhor lhe convem. Ou entao, compre so a perna paris bruxelas pelo site e depois compre na hora o bruxelas bruges
Nos comentarios eu indiquei os dias e horarios do trem direto paris-bruges se for o caso
Karina
Marcello,
Tanto no trecho Paris-Bruges quanto Bruges-Paris minha baldeação foi na estação Lille-Flandres. Qd comprei não havia opção alguma que indicasse a baldeação em Bruxelas. Se houvesse, aliás, eu teria preferido, teria podido conhecer a cidade.
Não tive uma boa impressão da estação de Flandres. Achei desorganizada, com fiscais da SNCF que pareciam mais perdidos que eu rs
Beth
Mariana
Além de Gent vale a pena ir até Ostende também. Nem que seja apenas para comer as famosas ostras. Consta que Winston Churchill mandava buscá-las diariamente…
Mariana
Acabei de voltar de Brugges e recomendo muito, e para quem tiver mais um tempinho livre, vale uma passadinha por Ghent também.
Comprei o ticket Paris-Brugges pelo site do SNCF, e imprimi em casa mesmo. Não foi necessário trocar ou validar o ticket. Atenção para o fato de que nele vem impresso Bruxelles Midi e não Brugges. O que tem que ser olhado é se tem escrito “+ toute gare belge” que é o que garante a ida para qualquer outra estação na Bélgica, (nesse caso, Brugges).
Cláudia Oiticica
Maria das Graças,
do nordeste para a Europa em vôos regulares só a TAP mesmo. Até a TAM que fazia Recife/Paris, cancelou esse trecho ano passado. A TAP antigamente tinha o programa Bom Dia Lisboa e era um diferencial na hora da escolha da companhia aérea.
Muito antigamente a gente ainda tinha a opção da British Caledonian e da Air France. Bem, pelo menos li que a Iberia está vindo para essas bandas no próximo ano.
Flics
“Quando você estiver no coração do Flanders e saltar na estação de Bruges, nada de francês. E não insista porque ninguém te responderá. Em Bruges, quando precisar se comunicar, fale sempre em inglês, nunca em francês. Utilizar a língua de Voltaire na região é considerado ofensa.”
Que bobagem… estive uma semana em Bruges falando sempre françês…. sem problemas… eles falam as duas línguas normalmente…
Tatyana Mabel
Marcello,
Grata pela opinião.
João,
Ótimas dicas!
Abraços.
HUGO DE CARVALHO
Olá Marcelo
Chego um pouco atrasado, apenas para registrar o que todos já disseram: O seu artigo é uma dica extremamente útil. Bem redigido, de forma clara e precisa, ilustrado por belas fotos dessa cidade tão charmosa – Bruges, agora acessível em um bate-volta de Paris. Já copiei e inclui nos meus arquivos.
Parabéns.
Maria das Graças
Beth, belas rendas e ostras de qualidade é tudo que gostamos. E, assim, vamos descobrindo o mundo via Conexão Paris.
Beth
Maria das Graças
Ostende fica a poucos kms. de Bruges e a beira-mar. As ostras de lá são famosas. E a oferta de rendas é maior e de muito mais qualidade do que em Bruges.
Maria das Graças
Marcello, aguardarei ansiosa a suas dicas de Bruxelas.
Beth, nunca ouvi falar de Ostende. Vou pesquisar. Mas as rendas bonitas são um atrativo e tanto para ir lá.
Marcello Brito
Amigos,
proposta aceita!
Beth, a Antuérpia é o lado ultra moderno da belgica. Merece ser visitada e como!!
Beth
Maria das Graças
Em Ostende tem rendas belgas mais bonitas do que em Bruges, fiquei encantada!
Beth
Maria das Graças
Corrigindo, a praia que falei fica em Ostende, risos,
Bjs.
Beth
Maria das Graças
Se vc estiver disposta a ir até a Bélgica, outra cidade que gosto muito lá é Antuérpia. Falam pouco de lá mas eu gosto muito, tem uma praia que lembra a Copacabana de antigamente, risos.
Abs.
Eymard
Maria das Graças, é isso mesmo! Esse tipo de política incrementa os negócios. A Emirates, por ex., te hospeda em Dubai em um belíssmo hotel e se transformou em opção para paulistas que vão para a Austrália. Vai pela Emirates, faz uma parada em Dubai e depois prossegue. Na volta ainda pode ficar algumas noites antes de retornar para SP.
Maria das Graças
Claudia Oiticica, corrija para “falaremos para uns e outros”
Maria das Graças
Claudia Oiticica, pense nas vantagens que a Air France obtém aumentando o volume de passageiros e do incremento do turismo em Bruxelas com essa facilidade do TGV, mesmo com com passagens mais baratas. Eu não levo nem em conta a 1ª classe no TGV que é tudo de bom. Nós iremos, falamos para uns e outros e isso vai crescendo de uma forma que enchem os aviões, hotéis, movimenta a economia e Bruxelas passará a ser uma cidade interessante para quem vai a Paris. A mesma coisa para a TAP. Eu que moro no Rio, não vou a Paris pela TAP. Mas se ela me oferecer um incentivo eu vou. Se eu puder ficar em Lisboa pelo menos uma noite, ou duas, com um bom desconto em um excelente hotel eu aceito de bom grado.
Cláudia Oiticica
Marcello,
mais uma enxurrada de excelentes informações. A da Air France foi a cereja do bolo. Não dá para entender mesmo.
A TAP também tem os seus mistérios. No mesmo dia,mesmo vôo, uma passagem Recife/Lisboa, às vezes sai mais cara do que uma Recife/Lisboa/Paris.
Quanto à dificuldade em estacionar em cidades européias, isso é um fato e sempre levo em conta na hora de escolher o hotel se ele oferece estacionamento privativo. O que fiquei em Bruges era atrás do campanário e tinha, mas já perdi muito tempo em outras cidades tentando arranjar uma vaga.
Sueli OVB
Mais uma pérola do MARCELLO! Ou seria um diamante… are forever?
Que são dicas preciosas não há dúvida!
Parabéns! Que venha a terceira parte!
Maria das Graças
Marcello, muito interessante essa dobradinha da Air France com o TGV para Bruxelas. Todos saem ganhando com ela.
Maria das Graças
Marcello, excelente post e é certo que Bruges já está no meu roteiro da nossa próxima temporada na Europa.
E já penso em incluir Bruxelas. Lembro-me de dicas bem interessantes de passeios e de locais para comer os deliciosos cocholates belga que voce já deu aqui, só que eu não consigo encontrá-las.
Já que voce falou em Bruxelas pensa em fazer um post sobre esta cidade? Será que a Lina permite?
conexaoparis
Maria das Graças e Marcello
Aprovo com louvor.
Mara
João e Marcelo,
Sobre a compra dos bilhetes para Strasbourg, consegui realizar o procedimento pelo site internacional da SCNF, com o cartão Visa, agora , sem problemas. E mais, pintou uma promoção, “last days of summer”, o valor saiu bem mais em conta.
Valeu e muito.
Grata aos dois e ao Conexão Paris, bien sûr!
LuciaC
Beth,
o que me envaidece e’ Marcello “dar conversa” para minha cultura “plim plim”. Sabe como e’, .aquela absolutamente “superflua necessaria” que conta historia e faz sonhar.
E ai’ entao eles viveram felizes para sempre…
Porem Marie de Bourgogne com apenas 25 anos. ” …de uma queda, foi ao chao!! ” Caiu do cavalo enquanto cacava com seu amado Maximiliano e faleceu poucos dias depois. Disputas e guerras foram causadas por geracoes por causa desta uniao.
Entrou por uma porta, saiu pela outra…quem quiser que conte outra.
Beth
LuciaC
Eu estou com vc!
O anel de “noivado” tem que ter um diamante solitário… Aliás, eu vi numa exposição um anel de noivado/casamento do séc XIII onde havia um diamante quase bruto engastado. Achei lindo…
LuciaC
Sim, Marcello!
O diamante solitario e’ uma representacao do compromisso de um grande amor. Noivado.
E’ a pedra preciosa do amor porque os diamantes sao eternos e praticamente indestrutiveis.
Foi o anel que Maria de Bourgogne recebeu de Maximilien I.
M. Monroe dizia que “diamonds are a girl’s best friend…”.
James Bond que “diamonds are forever…”
Os aneis de noivado em diamantes da Tyffany’s sao famosos!
Da serie… voce sabia? Plim Plim!
Marcello Brito
Luciac,
vc pode ter razão! a primeira vez que li algo sobre as alianças foi ano passado numa grande exposição em Bruges sobre a corte dos Burgundy. La falava em “wedding rings” depois num livro sobre a região falava em “engagement ring” que é anel de noivado. Na minha cabeça anel de noivado ou de casamento são mais ou menos iguais e entao mantive a informação da exposição, que eu vi agora consta tb no guia da cidade do Rough Guides: ” wedding rings”
Procurando na internet depois de ler a sua informação fiquei sabendo que anel de noivado tem diamantes. tem?? O solitario é anel de noivado? ou é outra coisa?
Debora,
1- acho dificil vc mudar agora o percurso da passagem de avião sem ser cobrado uma taxa ali por volta de 100 dolares mas ligue para a AF. E atenção a AF te leva ate Bruxelas de trem. A perna até bruges é por sua conta.
2- para horarios verifique o site do thalys indicado no post. pode ser que tenha havido alguma mudança mas quando escrevi o post, os horarios das saidas diretas eram:
ida paris/bruges:
Seg, ter, qua, qui e sab: 18:25hs
Sex: 7:55hs e 18:25hs
Dom: 11:25hs e 20:25hs
volta bruges/paris:
seg,ter,qua,qui: 6:26hs
sex e sab: 6:26hs e 18:05hs
dom: 17:05
Amigos do blog,
escrevo mais uma vez para agradecer as doces palavras de vcs e falar que nada disso seria possivel se não houvesse esse maravilhoso blog e a generosidade da Lina.
Nada se constroi sozinho e a minha contribuição nao teria a minima graça se nao fosse tb a contribuição de todos vcs, do jorge, do joao, da beth, da luciac, katherine, gabriela, eymard..abçs
LuciaC
Marcello,
depois de informacoes de facil leitura, detalhadas e precisas, acabou-se o ” como ir…” agora, e’ so’ decidir quando ir a Brugge.
Em tempo Marcello, acho que o que comecou com Maria e Maximiliano I nao foram as aliancas mas sim o diamante solitario como simbolo de compromisso, “amor eterno”.
Leandro Ramos
Maravilhoso Marcelo!! Ótimas dicas…
Arimar França
Estive em Bruges em julho. Comprei aqui no Brasil as passagens de ida e volta Paris/Bruxelas e Bruxelas/Bruges, e não tive problema algum com o Visa. Optei por retirar as passagens em Paris numa das lojas da NCNF e lá , para pegá-las, só tive que mostrar o mesmo cartão de crédito que havia usado para pagar as passagens. Já conhecia Bruge, mas a cada visita a cidade revela algo novo.
Walter Leite
Marcello, realmente você faz a gente viajar em todas as suas dicas. São poucos que não leiam até o fim. Fiquei impressionado com a história de viajar pela Air France = até Bruges e ficar mais barato. Já vi coisa parecida assim em Milão, eu já tinha a passagem de volta para o Brasil e precisei ir por Lisboa e meu bilhete não permitia, então, ao procurar o bilhete para Lisboa, descobri que ida e volta ficava mais barato.
Débora
Parabéns pelo post!! fantástico! duas dúvidas: 1 -já comprei minha passagem pela Air France, com embarque dia 09 de outubro. É possível agora, 2 meses depois, comprar a passagem para Bruges? 2- sabe me dizer qual último horário de Bruges para Paris? no trem direto? não entendi muito bem o site da SNCF! Muito obrigada!!!
Adriana Pessoa
Nossa Beth, é isso mesmo.
Com o seu comentário, me lembrei da saga que foi conseguir um estacionamento quando fomos a Brugges. Tinha até me esquecido dessa passagem…
Beth
Marrcello
Vc é demais!
Acabou de reescrever a maneira de ir até Bruges…
E mais, conseguiu me convencer a ir a Bruges de trem! Amei a dica da passagem da Air France “via” Bruxelas, risos. Já estava incluído nos meus planos da próxima viagem levar netinha para conhecer Bruges, ia alugar um carro, como sempre Além do mais, estacionar carro em Bruges é muito complicado, da última vez só conseguimos estacionamento a 1 km do hotel…
Um grande abraço
Marcello Brito
Joao,
Obrigado pela dicas e contribuicoes!
Mara
João, antes de fazer o procedimento de compra junto ao site da SCNF, desbloqueei o cartão/ VISA.
Desbloqueado, ele pode ser utilizado tranquilamente no exterior, como costumo fazer.
Vou seguir recomendações sua e do Marcelo, quanto a utilizar o site internacional da SCNF. Darei notícias.
Obrigada
Mara
Marcelo,
Fou exatamente “o craque ” que utilizei. Tenho cartões de outras bandeiras, só que não é com senha, que parece ser exigência, para retirada do bilhete lá.
De qualquer forma, vou tentar o procedimenmto, utilizando o site internacional da SCNF. Se obtiver êxito, registrarei aqui, para que os leitores do CP possam usufruir da informação.
Obrigada
Abr
Marcello Brito
Mara,
Para compra eu acho sempre mais pratico o site em ingles da SNCF.
Quanto ao cartao, as vezes acontece mesmo. O VISA ‘e craque nesses problemas.
Se vc tiver, tente cartoes de outras bandeiras.
Joao
Mara
Compramos em MAR/2010 4 tickets para os trechos Amsterdam/Bruxelas e Bruxelas/Paris pelo site da Thalys em ingles, utilizando cartão com chip e não tivemos problemas. Aconselho que toda compra seja feita em site em ingles para facilitar o entendimento no exterior, ok?
Sugiro que vc veja junto à sua administradora se o seu cartão é Internacional e se este encontra-se desbloqueado para compras no exterior. Não importa que vc esteja no Brasil e comprando pela WEB. No caso do BB o desbloqueio faz-se necessário.
Um grande abraço e boa sorte.
Joao
Gostaria de agregar valor às informações ja disponibilizadas. De Bruxelas para Bruges vc também pode sair pela Gare du Nord. Sugiro que comprem o ticket no dia anterior ao da viagem.
No caso de um bate e volta, aconselho a pegar o IC antes das 08:00h. No final de Junho/2010 pagamos 27,60 Euros – ida/volta – para 2 pessoas.
Na chegada a Bruges compre um mapa da cidade por 0,50 euro, nas máquinas próprias. O passeio de bargo fica por 13,80, visita a Torre por 16 euros para 2 pessoas.
Se desejas tomar um cafe, chá, comer uma bela torta ou um Mousse Passie em um lugar gostoso e com preço justo vá a “Patisserie Prestige”.
Pensou em cerveja? Não deixe de visitar a “Bacchus Cornelius” na Academiestraat 17. Vc encontrará + de 200 marcas de cerveja. Não deixe de tomar a “Tráppist Westmalle-Tripel” e “Duvel”. Se preferir podes escolher entre a “Lucifer” ou “Deus (Brut des Flandres).
Um grande abraço e boa sorte.
Mara
A quem puder me ajudar
Antes de mais nada, Marcelo, parabéns pelo post., li o anterior, e ambos estão ótimos, seja pela informação seja pelas imagens, nota 10!
No entanto, vou me apropriar do espaço, para registrar o seguinte: estou tentando comprar daqui, pelo site da SCNF, bilhetes para ir de Paris a Strasbourg. Faço todo o procedimento, mas ao final, o cartão, que tem chip e senha , e que está entre os que a empresa aceita, é recusado. Já li por aqui que algumas pessoas tiveram o mesmo problema, a própria Lina informou que havia dificuldades de aceitar alguns cartões em razão da procedência ( América do Sul).
Marcelo, será que é porque não utilizei o site internacional, que é em inglês?
Alguém pode me sugerir uma alternativa, já que comprar daqui fica mais em conta?
Tentei pelo site da Rail Europe, mas o preço se eleva um bocado, pois cobram taxa de reserva, afora o valor do Correios/SEDEX.
Ah, não há problemas com o cartão, de acordo com a administradora do mesmo.
Desde já, obrigada
Karen
Estou adorando as dicas!
vou a Paris no início de outubro e gostaria de saber se vale a pena ir e voltar a Bruges no mesmo dia, tipo um bate-volta.
Adorei todas as dicas de hoteis baratos, pena que não tem vagas em nenhum deles nas datas em que ficarei em Paris =(
obrigada
Karen
Marcello Brito
Tatyana,
Depende das suas expectativas.
Particularmente acho que Bruges merece uma, duas noites. Acho o ideal, mas nem sempre o ideal é possivel.
Tatyana Mabel
Olá,
Ótimo poste: sedutor e utilitário! Dá uma imensa vontade de conhecer Bruges.
Irei à Paris pela 2a vez em jan/2011 e passarei apenas 5 dias, vindo de Portugal e Espanha. Da última vez em Paris (2009), passei 20 dias, agora é só para matar as saudades antes de voltar ao Brasil das férias.
Nesse contexto: vale a pena um bate e volta Paris-Bruges?
Agradeço, antecipadamente, seu voto (rs).
Abraços.
Gabriela
As dicas são ótimaaaaaaaaaas e preciosas! Queria eu saber disso antes… comprei minha passagem paris/bruxelas/bruges pelo site da sncf, paguei caro pelo trajeto bruxelas/bruges e ainda não consegui achar um assento no trem (não tinha assento marcado na passagem) – que estava lotado, pois era sábado – e não valeu nenhum pouco a pena comprar a a passagem antes pois como já disse o Marcello, a passagem bruxelas/bruges pode ser comprada na própria estação em Bruxelas, por um preço muitoooo barato e ainda te dá direito a ida e volta (se for no mesmo dia)…
jorge fortunato
Marcello
Essa rivalidade é histórica na Bélgica. É fato, mas fica entre eles os belgas. Conheci uma jovem de Liège e outra de Bruxelas que me falaram a respeito disso. As escolas nem são bilíngues. Porém, nós turistas estamos longe dessa questão. e por isso não me senti constrangido em perguntar se podia falar em francês. Vejo o esforço em falar outro idioma, mesmo que a contragosto, como gentileza. Afinal, o que será de uma cidade sem os seus turistas. O mesmo acontece na França quando muitos turistas chegam falando em inglês. Os franceses não gostam, muitos nem sabem falar, mas se esforçam e assim vai. Geralmente eu procuro aprender frases ou as palvras básicas de um idioma complicado, mas dessa vez foi difícil falar neerlandês, nem “bom dia”.
Línguas à parte, Brugge deve e merece ser visitada e os seus posts aqui tem despertado o interesse de muitos.
Abraços
eugenia guimarães moura
Obrigada, pela atenção. Vou ler as informações ainda hoje. Obrigada também a você, Katherine. Abraço a todos. Eugênia.
Marcello Brito
Eugenia,
o link:
http://www.tgv-europe.com/en/help?rfrr=HomeEdito_body_Help%20and%20contact
Marcello Brito
Eugenia,
A disponibilização para que pessoas de fora da França comprem e-tickets, ou seja, passagens de trem que vc pode imprimir em casa e ir direto ao trem é recente.
Eu nunca utilizei essa opção. Sempre optando pelo envio, via correio, das passagens mesmo, aquelas antigas com targeja e papel duro.
Mas aqui nesse link vc tira todas as suas duvidas. Tem um item especifico de e-tickets na parte com o seguinte titulo: Home Delivery / Retrieving tickets
Se vc ainda estiver com duvidas escreva para o link que eles disponibilisam em “Another Question? contact us”. Eles respondem rapidinho.
DE qualquer forma mais tarde vou ler com calma o que vc escreveu e tentar pelo site fazer uma simulação para te ajudar.
abçs
Katherine
Eugenia, esse é o seu bilhete mesmo..aliás, geralmente o bilhete paris-bruxelas pode ser usado no mesmo dia para ir, de graça, a qualquer outra estação belga, incluindo Bruges!
Utilizei minha passagem (any belgium station) para ir de bruxelas a bruges em maio desse ano e somente paguei a volta…procure se informar na estação em bruxelas se sua passagem tem esse benefício, se nao estou enganada todas as passagens Thalys para Bruxelas sao assim…
Marcello, vc arrasou em todas as suas dicas…parabens!!!excelentes textos…Brugge é simplesmente IMPERDÍVEL!
bjos
eugenia guimarães moura
Marcello Brito: li com atenção os artigos que até aqui você escreveu sobre Bruges, um generoso contributo aos leitores do blog do seu conhecimento amplo sobre essa cidade que expressa com grande beleza a arquitetura de uma fase importante da história medieval. Como já havia comprado passagens para Bruxelas apenas, farei todo o empenho para, com meu marido, irmos também a Bruges. Já sobre as passagens de trem, comprei-as pelo site SNCF (Thallis), e as imprimi, em papel A4, a partir do Recapitulatif, que de imediato me foi enviado por email. A impressão contém, sobre um fundo fotográfico ao que parece, nomes, dados como data de nascimento, ida e volta, horários, etc, e ao lado, um código de barras. Pelo que compreendi, talvez já seja o bilhete, mas lhe pergunto se é o caso de trocá-lo, com antecedência, no guichê da estação de embarque. Já li a respeito alguma coisa aqui no site da Lina, mas tenho dúvida ainda. Parabenizando-o pela iniciativa da pesquisa e dos artigos, tão elaborada quanto esclarecedora, agradeço-lhe pela gentileza da informação. Eugênia.
Giovanna
Jorge, é no mínimo chover no molhado, mas seus textos são fantásticos. Agradecemos sua intervenção e à Lina pela abertura e disponibilidade.
Marcello Brito
Jorge,
Os profissionais que trabalham com turismo, lojas, informações a visitantes ou que atendem muitos estrangeiros vão falar frances ou se esforçar para isso. Alguns trausentes tb. Mas no geral com os locais será bem mais dificil. E posso te garantir que mesmo para os que falam frances, profissionais do turismo ou não, por tras da aparente normalidade eles possuem no “self” a reprodução de uma cisão secular socio/cultural e mesmo politica muito séria entre o norte e o sul da belgica. O norte do pais rejeita ,inclusive por leis bem claras, qualquer aproximação com a cultura francesa verificada no sul do pais.
Falar frances em Bruges é como ir vestido de palmeiras e sentar no meio da torcida do corinthias. Sempre haverá um desconforto mesmo que imperceptivel para nos.
eidia
Agora, só não conhece a bela cidade quem não quiser. Ou puder, mesmo! Todas as dicas estão aí.
eymard
Marcello: cada vez melhor!! E ainda deixou a “melhor” opçao para o final (trecho air france). Coisas de quem conhece e viaja antenado!
Jorge: se voce pedir um capuccino depois do almoço em Milao, terá cometido uma grande ofensa! Mas eles te servem. Penso que o Marcello chamou atençao para um fato similar com relaçao a “lingua de Voltaire” na regiao de Bruges.
Jorge Fortunato
Ótimas dicas, porém vou discordar do uso de francês em Brugge. Quando cheguei na estação de trem fui pedir informações no setor de turismo e me comuniquei o tempo todo em francês. A atendente falava vários idiomas, inclusive o espanhol. O guia é disponibilizado em 4 ou 5 idiomas. No hotel também não tive problemas. Em alguns restaurantes os garçons se esforçavam para flavar francês, assim como em algumas lojas. Pouquíssimas vezes falei inglês. Ou seja, dá para falar em francês em medo de ser maltratado. e quando eles não falm, fica tudo bem também.
Quanto ao trecho da Air France com à opção de Bruxelas vale a pena mesmo e soube disso atraves de duas senhoras que conheci indo de Amsterdam para Bruxelas.