Paris Bruxelas em 1 ou 2 dias é nossa proposta de hoje.

A distância entre Bruxelas e Paris é de 1h20. Bruxelas é quase um bairro de Paris. Vale a pena um bate e volta? Claro. Até mais do que isto. Bruxelas é uma cidade interessante, agradável e muito bonita. Bruxelas em 1 dia, excelente. Em dois, melhor ainda.

Paris Bruxelas em 1 ou 2 dias

O trem TGV parte de Paris, da estação Gare du Nord, e chega em Bruxelas na Estação Bruxelles Midi (clique aqui para pesquisar horários e preços e comprar sua passagem com antecedência). As opções para ir até o centro histórico e turístico da cidade são:

. a pé, 30 minutos.

. táxi, com direito a engarrafamentos, de 15 a 20 minutos.

. trem, 4 minutos. Em Bruxelles Midi compre seu ticket para Bruxelles Central. A estação Bruxelles Central está na área nobre da cidade. De lá conhecemos tudo a pé.

O que ver e visitar em Bruxelas

Grande Place de Bruxelles

. Grande Place

Maravilhosa, uma das praças mais interessantes da Europa. A grande atração da cidade, considerada pelo escritor francês Victor Hugo uma das mais bonitas do mundo. Ela está na lista Patrimônio Mundial da UNESCO.

De estilo flamand meio italiano e meio espanhol, com fachadas decoradas com ouro, ouro e mais ouro.

Grande Place iluminada

Atenção, à noite, iluminada, ela é mais bonita ainda. Nós assistimos o acender das luzes. Mágico! Aconselhamos. Instale-se em um dos cafés e espere este momento.

Visite o Hotel de Ville, um dos monumentos góticos da Grande Place. No interior, algumas tapeçarias dos séculox 17 e 18, famosas em toda a Europa.

Visite também o Musée de la Ville de Bruxelles, conhecido como Maison du Roi.

Tapete de flores da Grande Place de Bruxelas

Se puder escolher, visite Bruxelas no fim de semana do famoso Tapete de Flores da Grande Place. Um tapete de 75m x 24m com 1.800 begônias, ou seja 200 flores por m2. O tapete é montado em 4 horas por 100 pessoas. Mas atenção ele ocupa a praça a cada dois anos, no fim de semana do 15 de agosto. O último foi em 2016, o próximo será do dia 16 ao dia 19 de agosto 2018. Para os anos seguintes, veja aqui.

. Les Galeries Royales Saint Hubert

Galerie

Galerias cobertas que me lembraram as de Paris. A grande diferença é que as Galeries Royales são majestosas. Impressionantes. São duas galerias. A entrada da primeira é pela rue Marché aux Herbes, pertinho da Grande Place. Após atravessar uma pequena ruela, entramos na segunda galerie que termina na rue Arenberg.

Meert nas Galeries Royages

No interior das Galerias belas lojas e bons restaurantes. Não deixe de entrar na loja da Meert e provar seus deliciosos biscoitos, bolos e pâtisseries.

. Bairro Sablon

Pierre Marcolini de Sablon

Um dos bairros mais simpáticos e chics de Bruxelas com antiquários, excelentes butiques, cafés e bistrôs charmosos. Flane por Sablon, entre nas ruelas, perca-se. Instale-se nas varandas dos cafés e peça uma das famosas cervejas belgas. Ou então, tome um chocolate quente na loja Pierre Marcolini, chocolateiro belga respeitado no mundo todo.

. Place Royale

Musée Magritte

Aqui se encontra o centro cultural de Bruxelas. Em torno do Palácio Real, visite o excelente Museu Magritte, o Museu dos Instrumentos de Música e o Museu Real de Belas Artes da Bélgica. Programa para vários dias. Escolha um deles de acordo com seus interesses. O Museu de Belas Artes é deslumbrante, mas preferimos visitar o Magritte.

. Bairro Marolles

Para aqueles que gostam de mercados da pulga, direção bairro de Marolles. Aí, todos os dias, das 7h até 14h, brechó de rua na praça Jeu de Balle. Um verdadeiro mercado de rua. Alguns comerciantes possuem barraquinhas, outros colocam a mercadoria espalhada no chão.

Restaurantes

Brasserie

O objetivo da nossa estadia na Bélgica não era a gastronomia. Por isso escolhemos dois restaurantes perto do nosso hotel e que nos permitia evitar – um pouco – as batatas fritas obrigatórias. Para quem não conhece ainda, Bruxelas é a capital das “frites”. Capital também dos waffles, impossível resistir.

Na Grande Place escolhemos a tradicional Brasserie de L’Ommegang. Elegante, discreta, atendimento amável e uma cozinha honesta.

Nas Galeries Royales, no final da segunda galeria, escolhemos um pequeno bistrô chamado L’Ogenblik. Muito agradável, excelentes cervejas e cozinha mais do que honesta.

Para o bistrô Ogenblik faça sua reserva clicando aqui.

Hotéis em Bruxelas

Nós ficamos hospedados no Novotel Grande Place. Localização perfeita, confortável, agradável. Clique aqui para fazer sua reserva pelo site seguro Booking.com.

Se quiser um 5 estrelas muito bem situado indicamos o Rooco Forte Hotel. Clique aqui.

E o Ibis Grande Place é bem localizado e bonitinho. Faça sua reserva aqui.


Aproveite para ler nosso artigo sobre Bruges em dois dias (clique aqui).


Paris Bruxelas em 1 ou 2 diasAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.