Guarde o ticket do metro, quando pegar transporte urbano, até sua estação final.
Atenção: guarde o ticket do metrô se não quiser pagar multa elevada. Inúmeros viajantes, ao entrarem no metrô, jogam fora o ticket logo após passarem a catraca.
A legislação da RATP estipula que qualquer pessoa pode ser controlada à qualquer momento. Durante o controle, o viajante deve mostrar aos fiscais o ticket ou o passe.
Guarde o ticket do metro de Paris
Este é o terceiro artigo que publicamos sobre as multas pagas por turistas brasileiros sem ticket no interior do metrô parisiense. Todos eles pagaram o ticket, mas na hora do controle não puderam provar.
Nós recebemos inúmeras queixas de leitores revoltados com estes controles. E eles têm razão! A multa é cara e a informação sobre a legistação é praticamente inexistente. Se procurarmos nas imensas estações do metrô encontraremos um pequeno anúncio, tamanho folha A4, com a legislação que regula os direitos e obrigações dos usuários. Nenhum turista leu ou lerá este quadrinho hiper discreto.
A França é o primeiro destino do turismo mundial! A direção da RATP deveria estar atenta aos usuários/turistas. Provavelmente a empresa sabe que os turistas pagam multas indevidas. Que nenhum deles pulou a catraca, simplesmente jogaram o ticket fora.
A RATP organiza periodicamente campanhas públicas contra a fraude nos transportes em comum. A fraude nos transportes da região onde se encontra Paris é avaliada em 366 milhões por ano. Entre os três milhões de usuários, 220.000 pessoas fraudam diariamente
Atualmente estamos em plena campanha com posters colados nos corredores do metrô.
Eles me parecem inspirados na série Game of Thrones.
Guarde o ticket do metro de Paris
“- E se você for controlado?
Corra rápido!”
A RATP lembra que fugir durante um contrôle acarreta 2 meses de prisão e 7.500 euros de multa.
Guarde o ticket do metro de Paris
“- Se te pedirem a carteira de identidade?
Diga que não tem!”
A RATP lembra que durante um controle, a pessoa que não tiver ticket ou passe deve apresentar carteira de identidade. Se não puder se identificar, ficará retida até 4 horas.
O problema da fraude é interno. São os usuários regulares que fraudam. Não os turistas de passagem. Mas eles são multados apoiados pela legislação interna da empresa.
Para não ficarem furiosos, para economizarem o preço da multa, lembrem-se: GUARDE O TICKET DO METRO DE PARIS até a estação final.
Leia outros artigos aqui.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
45 Comentários
Maria Lúcia Monteiro
Oi, Rodrigo, tenho dois bilhetes de metrô comprados em abril de 2015. Será que eles ainda são válidos?
Obrigada, Maria Lúcia
Rodrigo Lavalle
Maria Lúcia, são válidos. Pode ser que eles tenham se desmagnetizado.
lisa
Estranha campanha publicitária “educativa”. As mensagens focam no negativo, no que NÃO se deve fazer, para ensinar o que fazer.
O que eles acham que fica na memória da galera?
Ah! Mas eles colocaram uns “monstrinhos” a la GOT, então é cool.
Hum…
Luciana
Valeu, Rodrigo!!
Ricardo
Depois de misturar os duzentos bilhetes novos com cento e setenta e quatro usados nos 6 bolsos da calça + mochila + carteira, resolvi fazer um Navigo. Muito mais prático!
Xandão Oliveira
Brasileiro adora elogiar tudo na Europa desde que não mexa com seu bolso. Não acho nada injusto essa multa. Se vamos visitar um país antes devemos nos informar e bem. Em tempos de internet, não faltam meios para isso, vide nosso querido CP. Quando fui a Paris, já saí daqui sabendo disso. Comprei o Paris Visite e ele está na minha carteira até hoje como lembrança. Fui fiscalizado duas vezes e tive o maior prazer em apresentar meu bilhete.
Luciana
Oi! Estou indo a Paris agora na segunda metade de abril, o que estará acontecendo em termos de eventos interessantes que vocês recomendariam, além do imperdível Vermeer?
Rodrigo Lavalle
Luciana, leia esse artigo com dicas de exposições interessantes nesse período. Para saber sobre eventos em geral que acontecerão na cidade pesquise no site Sortir à Paris.
Denise L. Veroneze
Semana passada passei por controle na estação Chatelet. Os ficais entraram no vagão e pediram os tickets para todo mundo. Sempre guardo os meus até o destino final.
Sérgio Luis de Carvalho
Não fui multado, mas se acontecer de ser multado, tendo pago o ticket e por esquecimento ter jogado fora ou mesmo , perdido no próprio vagão, pode ajuizar processo? Há alguma espécie de juizado especial? Se sim, como fazer?
Monique Santiago
No caso de quem adquire o cartão navigo, basta apresentá-lo à fiscalização?
Rodrigo Lavalle
Monique, sim. Não esqueça da foto que deve ser colada no cartão e de colocar nome e sobrenome.
Dillemba
Em 2013 não vi nenhuma blitz no metrô. Já em 2015 passamos pela inspeção na Gare de Lyon e nas estações Châtelet, Franklin Roosevelt, Saint Michel e Bir-Hakeim. Uns 3 ou 4 fiscais ficam no alto da escadaria, fechando a passagem, e pedem o ticket para todos. Em outras vi um fiscal parado ao lado da catraca. Só não vi ninguém fazendo nada com quem dá um coice (não há outro nome) nas portas e passa.