Guarde o ticket do metro, quando pegar transporte urbano, até sua estação final.
Atenção: guarde o ticket do metrô se não quiser pagar multa elevada. Inúmeros viajantes, ao entrarem no metrô, jogam fora o ticket logo após passarem a catraca.
A legislação da RATP estipula que qualquer pessoa pode ser controlada à qualquer momento. Durante o controle, o viajante deve mostrar aos fiscais o ticket ou o passe.

Guarde o ticket do metro de Paris
Este é o terceiro artigo que publicamos sobre as multas pagas por turistas brasileiros sem ticket no interior do metrô parisiense. Todos eles pagaram o ticket, mas na hora do controle não puderam provar.
Nós recebemos inúmeras queixas de leitores revoltados com estes controles. E eles têm razão! A multa é cara e a informação sobre a legistação é praticamente inexistente. Se procurarmos nas imensas estações do metrô encontraremos um pequeno anúncio, tamanho folha A4, com a legislação que regula os direitos e obrigações dos usuários. Nenhum turista leu ou lerá este quadrinho hiper discreto.
A França é o primeiro destino do turismo mundial! A direção da RATP deveria estar atenta aos usuários/turistas. Provavelmente a empresa sabe que os turistas pagam multas indevidas. Que nenhum deles pulou a catraca, simplesmente jogaram o ticket fora.
A RATP organiza periodicamente campanhas públicas contra a fraude nos transportes em comum. A fraude nos transportes da região onde se encontra Paris é avaliada em 366 milhões por ano. Entre os três milhões de usuários, 220.000 pessoas fraudam diariamente
Atualmente estamos em plena campanha com posters colados nos corredores do metrô.
Eles me parecem inspirados na série Game of Thrones.

Guarde o ticket do metro de Paris
“- E se você for controlado?
Corra rápido!”
A RATP lembra que fugir durante um contrôle acarreta 2 meses de prisão e 7.500 euros de multa.

Guarde o ticket do metro de Paris
“- Se te pedirem a carteira de identidade?
Diga que não tem!”
A RATP lembra que durante um controle, a pessoa que não tiver ticket ou passe deve apresentar carteira de identidade. Se não puder se identificar, ficará retida até 4 horas.
O problema da fraude é interno. São os usuários regulares que fraudam. Não os turistas de passagem. Mas eles são multados apoiados pela legislação interna da empresa.
Para não ficarem furiosos, para economizarem o preço da multa, lembrem-se: GUARDE O TICKET DO METRO DE PARIS até a estação final.
Leia outros artigos aqui.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
43 Comentários
Augusto Junior
Ola, tava pesquisando sobre a “extorsão”, multa, encontrei o site. Acabei de ser multado, pior que realmente joguei o bilhete (sempre guardo)…Mas estava de posse de bilhetes novos. A legislação diz que a multa é de 5 euros quando não se tem o registro no bilhete e de 50 quando não se tem bilhetes. A pilantra da fiscal francesa fez eu pagar 50 ameaçando ir a polícia e etc. (Sendo que a mesma mal falava Inglês). Eles estão cientes que nenhum turista faz isso (muitos franceses e imigrantes sim) são super mal educados, tanto funcionários como o povo parisiense em sua maioria. Fique atentos pessoal…infelizmente terei que descontar em algum Francês que encontrar de férias no Brasil (já que o brasileiro tem fama, fazer jus a fama). Como disse um conterrâneo mais acima, fiquei “puto” hehe..mas esses 50 vão voltar na marra.
Marlise
Que bom que agora resolveram deixar esta norma pública e à vista…há 4 anos estávamos em um grupo de amigos e alguns não sabiam dessa norma – fomos abordados pela polícia francesa (famosa pela sua brutalidade) e fomos obrigados a pagar a multa de 50 euros por pessoa, na hora, no corredor da estação do metrô. Curiosamente, a polícia faz essa “ronda” somente nos horários de pico e abordam principalmente turistas – que desconhecem a norma – fiquem espertos !