Texto escrito por Cristiane Rezende
Paris e Normandia com crianças – seguindo as dicas do Conexão Paris
Acabei de chegar e a pergunta que fica é como agradecer as inúmeras dicas de amigos desconhecidos do Conexão Paris que tanto contribuiram para que essa viagem fosse tão deliciosa?
Acho que neste caso a única forma de agradecer é compartilhar algumas experiências.
Ficamos no bairro Opéra e gostamos muito. O bairro é muito bem localizado e de fácil acesso a inúmeras atracões. Assim, nosso meio de transporte básico foram nossos queridos pezinhos. Realmente é delicioso caminhar por Paris!
Uma dica do Conexão Paris que funcionou muito foi o Batobus. As crianças adoravam descansar andando de barco! Compramos um ticket de dois dias por 18 euros por adulto e 8 euros por criança. No período em que utilizamos o barco funcionava de 10 às 19 horas mas o horário de funcionamento costuma variar de acordo com a estacão do ano.
Construímos roteiros que teve como base o guia do Conexão Paris com os roteiros para conhecer a cidade em 4 dias. Como estávamos com crianças fizemos os roteiros com mais calma, procuramos intercalar passeios mais “culturais” com outros ao ar livre. Acrescentamos alguns passeios como o Jardin des Plantes quando fizemos o roteiro do Marais e o Jardin du Luxembourg quando fomos a Saint Germain.
Como meus filhos são maiores, 10 e 13 anos, um artifício que costumo usar para aumentar o interesse deles é fazer com que compreendam a história local e as características dos prédios e monumentos. Uma proposta interressante foi visitar Sainte-Chapelle, Notre-Dame e Pathéon no mesmo dia. O contraste de estilos arquitetônicos foi bem ilustrativo.
Desde pequenos, li para as crianças um livro sobre Monet que se chama “Lineia nos jardins de Monet”. Por isso este passeio não poderia ficar fora da nossa programação. Como indicado no blog, pegamos o trem ás 8:20 da manhã e fomos para Vermon. De lá pegamos o ônibus para Giverny, bonito mesmo no outono. Foi tudo bem fácil. Antes das 14 horas já estávamos em Paris novamente. Giverny e a torre Eiffel foram as atrações de maior sucesso para as crianças!!
Outra dica excelente foi programar a visita ao Louvre para uma quarta-feira no final da tarde quando a fila já estava bem menor. Como passamos pelos arredores várias vezes (era muito perto de nosso hotel) percebemos que foi a escolha certa. Visitamos Giverny e Louvre no mesmo dia.
Apesar de termos visitado vários museus e monumentos não compramos o Museum Pass porque teríamos que fazer em dois dias e como estávamos bem ”slow” não valeria a pena.
Após conhecermos Paris, alugamos um carro e fomos para a Normandia. Confesso que estávamos um pouco receiosos de dirigir em Paris. Mas a Beth nos deu uma dica preciosa, sair da cidade pela Porte Maillot. Foi realmente muito tranquilo! As estradas são lindas e muito bem sinalizadas. E com o GPS não tem erro. Para nós quatro o aluguel ficou bem mais em conta que a passagem de trem para Rennes.
Esse final de viagem foi mais corrido e dormimos cada dia em um lugar. Como eram cidades menores não foi cansativo. Saímos de Paris e fomos para o Mont Saint Michel. Aproximadamente 3:30 de viagem. Adoramos! Valeu a pena dormir no Mont para vê-lo iluminado.
No outro dia seguimos para Étretat (mais uma dica imperdível da Lina). As falésias são lindas e as trilhas fáceis.
No final fomos para Rouen, cidade que possui um centro histórico bonito e conservado e muita história pra contar. Foi lá que Joanna D’Arc foi condenada e morta. A cidade foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, mas vários monumentos foram reconstruídos e restaurados. O ponto alto é a catedral gótica, famosa por ter sido pintada várias vezes por Monet.
Enfim, adoramos essa viagem que foi totalmente planejada com as dicas dessa generosa comunidade. Não poderíamos deixar de agradecer. Merci! Merci! Merci!
Observação: Apesar de ser meu aniversário e ter ganhado a entrada para a Disney, as crianças não quiseram perder um dia de Paris.
Viaje pela França com:
- Avião: Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: Esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Leia também:
- Leiam o artigo do Conexão Paris sobre Etretat clicando aqui.
- Leiam artigos sobre o Mont Saint Michel clicando aqui.
- Leiam artigo sobre o Batobus clicando aqui.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
43 Comentários
Ana Gomes
Adriana Pessoa
Aguardo suas dicas para viajar com adolescentes, pois em Março/2012 irei com minha filha de 16 anos. Obrigada.
jorge fortunato
Muito bacana esse relato de viagem. Não tenho filhos, mas se tivesse gostaria de vijar com eles e sair mostrando o mundo. Porém, só depois que tivessem 7 anos de idade. Antes disso, só algumas viagens curtas pelo Brasil.
Flávia Carioca
Cristiane, como todo mundo aí acima, também adorei seu relato de viagem! que sucesso foi a sua viagem em família! parabéns!
bjs,
Flávia
cris R
Pamela
Gostei muito da localizacão do hotel mas, infelizmente, apesar das boas recomendacões no Booking.com o hotel deixou muito a desejar e eu não o indicaria. Principalmente ao analisar custoXbenefício.
Sei que não é fácil viajar com 4 pessoas aqui na Europa, mas costumamos conseguir bons quartos por precos até mais baratos do que pagamos neste hotel (Mesmo em cidades grandes e caras como Paris).
Aqui no Conexão Paris tem várias dicas de hotéis, dê uma olhada.
Boa sorte
cris R
Viajar com os filhos é mesmo mais complicado mas extremamente gratificante.
Gosto muito de planejar minhas viagens, fazer meu próprio roteiro, conhecer o que tem mais a ver comigo, ficar quanto tempo quiser, ter a liberdade de desistir de alguma coisa no meio do caminho, etc. Por isso foram tão valiosas as dicas que coletei por aqui.
Obrigada ä todos (Madá, Beth, Eymar, entre outros) e em especial ao conexão paris, claro, que sempre respondeu minhas perguntas prontamente,
Cláudia Oiticica
Cristiane, adorei o post . O roteiro que você escolheu foi super apropriado.
Achei ótimo quando você falou que os meninos preferiram ficar em Paris do que ir para Disney.
Kika Mello
Cristiane ,
odisséia das melhores essa que vc descreve com seus ‘argonautas’ semi-mirins motorizados.
Vale para qualquer um repetí-la. Adorei!
Um abraço.
Rosana
Também amei o depoimento e estou cheia de saudades da viagem que fizemos em agosto deste ano. Foi nossa primeira viagem internacional e incluímos Paris no circuito. Ficamos 4 dias e foi maravilhoso. Estávamos acompanhados da nossa filha de um ano e meio. Muitos nos chamaram de loucos por viajar com ela, mas valeu muito a pena. Também incluímos visitas ao Jardin des Plantes (muitas flores e o zoológico – ela amou) e também o Jardin du Luxembourg. Ficamos hospedados perto da Gare Saint Lazare. Seguindo as maravilhosas dicas da Lina, caminhamos muito e utilizamos ônibus para os percursos mais distantes (facilitou muito com o carrinho de bebê). Enfim, tudo foi maravilhoso e todos nós curtimos muito. A Gabi provou (e adorou) seu primeiro sorvete no jardim de Versailles. Registramos tudo com muitas fotos para lembrar pela vida toda. Também sou grata à Lina e aos amigos do Conexão pelas dicas que ajudaram a tornar nosso sonho em realidade.
Montenegro
Saga maravilhosa essa com os filhos.
O ano passado marcou pra mim como a Adriana, Eymard, Beth e cia. de pitaqueiros foram facilitadores do début de minha filhota em Paris, aos 3 anos…chegou na Alemanha depois e disse: “falar francês é mais fácil”, rsrs.
eymard
Cristiane Rezende, bela viagem com os filhos. Parabens pela disponibilidade. Sempre viajei com meus filhos. Como disse Alessandra eles nos surpreendem. O planejamento da viagem, com os filhos, é fundamental. Sempre com bom senso e respeitando os limites deles.
Juliana
Acho *lindo* ver pais aproveitando essas oportunidades e mostrando para os filhos esse mundão. Quando vejo uma família com crianças, viajando, também acho que deve ser uma aventura à parte manter a tropa na linha (hoje no metrô vi um casal com quatro pequenos, entre uns 5 e 10 anos)! Admito que fico cansada só de ver, mas espero poder compartilhar com meus filhos como a Cristiane e a Adriana!
Beijinhos!
Pamela Ferreira
Ola cristiane,
adorei o post, maravilhosa sua viagem. So queria te saber qual hotel no opera que voce ficou. Estarei indo em janeiro e ainda nao decidi o hotel.
Obrigada
Adriana Pessoa
Lina,
desde aquele artigo, estou sempre pensando o que acrescentaria para o João Gabriel hoje. Quando volto a Paris sem ele,meu olhar está sempre atento para uma “Paris para adolescentes”…sempre focada nele.
Repetiria o que fiz ali, e acrescentaria muitas outras coisas que já descobri aqui no CP, nas minhas voltas a Paris e nos interesses que ele demostra pela sua cabeça super pensante e questionadora ….vou reunir minhas anotações!!
Luciana e Dado
Kitty,
Apreciamos por horas suas fotos, que saudade! Que passeio maravilhoso! Aproveita bastante, anota tudo para sempre nos darmos dicas imperdíveis!!! Bjo em todos!
Ana
Amei o post, Cristiane! Vou seguir suas dicas!! Bjs para todos!
cris R
Valéria,
Com planejamento e este blog para pesquisar, realmente não tem erro..
Adriana Pessoa,
o problema é que não estou mais conseguindo viajar sem eles…Estou até sentindo falta..
nadia fonseca
Amuuuu de paixão este blog!!!!!!! Obrigado a todos por todas as dicas. Vou fazer um tour com meu esposo pelas estradas da França, e todas estas dicas estão me ajudando muito e cada dia tenho a certeza que fiz a escolha certa. E por isso não posso também deixar de agradecer.Merci!!!!!!!!
Valéria
Oi Lina!
Cristiane!
Parabéns, você fez uma linda viagem! Aproveitou de forma muito equilibrada, amei! Nada como um bom planejamento!
lai
Oi, bom dia, esta chegando proximo minha vaigem, me me tira uma duvida, quando voce fala de onibus, batonibus, me explica onde posso comprar esses tickets, estou perdida em relação a comprar bilhetes. Garta.
conexaoparis
lai
você compra nos pontos de parada do Batobus. Para saber quais são, clique no link do Batobus no artigo acima.
Nilva Ruggiero
Paris é sempre maravilhosa… e com as dicas do CP, fica mas encantadora ainda. Ainda não conheço a Normandia, mas pretendo incluí-la no próximo roteiro. Parabéns pela bela escolha e pelo relato. Abraços Lina.
Alessandra G. deri Stucchi
Fizemos um roteiro bem parecido no ano passado com tres criancas: cinco, tres e dois anos. Incluimos uma visita a Disney. Nos mais de tres mil km percorridos estes pequenos nos surpreenderam com o interesse, participacao e disposicao. Foi D+!!!!
Nanadia
Curti o roteiro! Muito bom!
Adriana Pessoa
Adoro pais que levam suas crianças para desbravar o mundo!
Parabéns!
conexaoparis
Adriana Pessoa
Você é uma delas. A primeira pessoa que falou sobre programas para crianças em Paris.
Quem sabe você reescreve seu artigo, com novas informações.
Patrícia V.
Cristiane
Que maravilha de relato, que maravilha de viagem!
Chris
Muito Bom!!!!
O Inverno ja esta chegando e eu acabei não indo ver os Jardins de Monet… =/