No final do século XIX o vinho produzido na França chegava em Bercy, na região leste de Paris, pelo Sena.
Em seguida ele era engarrafado, estocada e vendido pelos comerciantes instalados nestes galpões. A partir de 1960, para garantir a qualidade, os produtores resolveram engarrafar o vinho no local de produção. Aos poucos Bercy foi fechando suas portas até o desaparecimento total dos seus comerciantes.
Surgiu neste espaço um novo bairro, com apartamentos, escritórios e um parque de 13 hectares. Os antigos galpões foram restaurados e os trilhos preservados. Hoje Bercy Village é um passeio agradável para aqueles que já conhecem o Paris turístico e procuram novidades.
Nos galpões restaurados hoje temos bares, lojas e restaurantes.
Eu estive neste novo bairro anteontem, para um almoço com uma outra blogueira brasileira/parisiense.
Adélia do Pedalando em Paris à direita.
Foi ótimo. Uma conversa em português em torno de pratos típicos franceses e duas taças de um bom bordeaux.
Quero ainda mostrar para vocês a linha 14 do metrô parisiense. Ela acabou de ser construída e é completamente diferente das outras. O cais é protegido por este muro de vidro que impede toda tentativa de suicídio.
Nesta foto o metrô acabou de chegar e as portas da barreira e as do metrô vão se abrir simultaneamente. Outro detalhe, esta linha não tem condutor. Eu nunca pego o primeiro vagão porque fico com a impressão de estar em um trem fantasma de um parque de atrações.
Bercy Village – estação Saint Emilion da linha 14.
As duas primeiras fotos são do site: www.parisenimages.fr
141 Comentários
José Lauro Siqueira
Já fiquei hospedado por três oportunidades no hotel Kyriad Bercy. Outra vez fiquei no Ibis próximo ao Omisports (AccorHotels Arena) que não fica muito longe. Tenho especial predileção por esta parte de Paris. Também gosto de ficar afastado dos principais centros turísticos. Que, no caso, são facilmente acessados através da Linha 14 do metrô, que faz conexão com a Linha Um na Gare de Lyon e no Chatelet. A área de Bercy é muito agradável (tem o parque, o rio ali perto, a Cour Saint-Emilion, a Cinemateca Francesa e a Biblioteca Nacional mais adiante, assim como a passarela Simone de Beauvoir e o prédio moderno do Ministério das Finanças e da Economia. Também já me hospedei em hotel da Rue d’Austerlitz, que fica nas proximidades também (bem perto da Gare de Lyon). O não ficar perto dos principais locais de turismo me permite observar a vida da cidade em sua rotina, no seu dia-a-dia. Valorizo muito isso.
Hugo
Boa tarde. Estou indo em fevereiro 5 dias. Com esposa pais e cunhados mais uma filha de três anos. Estou com uma dúvida ficar em berçy pegar um hotel melhor ou no centro turístico um hotel típico turístico e seus problemas ( pequenos caros ) qual sua sugestão ?
Rodrigo Lavalle
Hugo, eu sugiro um hotel mais central onde o deslocamento até os principais pontos e locais turísticos será mais rápido e poderá até mesmo ser feito a pé. Clique aqui e leia nosso artigo sobre as principais regiões centrais de Paris e com dicas de hotéis em cada uma delas.
Silmara
Olá, vou estar em Paris numa escala de trabalho e permancer somente um dia e meio.
Estou em dúvida da melhor região para passar somente uma noite visto que estarei sozinha…
Poderia me ajudar qual região é melhor para que eu pudesse sair a noite a pé sem perder nada?
Um amigo francês me indicou a região de Bercy, mas colocando no mapa percebo que é um pouco longe mesmo dos pontos turisticos… Vi um ibis perto da torre eifel… não sei se seria legal ficar lá!… obrigada!
Rodrigo Lavalle
Silmara, a região de Bercy é afastada do centro turístico de Paris. Não fique lá. Fique no Quartier Latin, em Saint Germain ou perto do Louvre. Clique aqui e veja uma pequena descrição dessas regiões e dicas de bons hotéis em cada uma delas.
Ana Laura
Queria saber mais sobre o Festival du Merceilleux. Alguém já foi? Pretendo ir este ano! Aqui: http://arts-forains.com/visite-grand-public/le-festival-du-merveilleux
Claudia
Boa noite. Estarei em Paris na primeira semana de maio/2017. Vou me hospedar no Hotel Prince Albert Concordia – 38 Boulevard Diderot. O que você acha do hotel e da localização? É perigoso à noite? Escolhi pela proximidade com a Gare de Lyon. Realmente facilita os deslocamentos? Desde já agradeço.
Rodrigo Lavalle
Claudia, não é perigoso. Na Gare de Lyon você pega a linha 1 que é a principal linha de metrô para os turistas pois passa por vários pontos e locais turísticos.
Rita
Boa noite, estou pensando em ficar no Kyriad Hotel Paris Bercy Village ( 19, Rue Baron Le Roy, 12th arr., 75012 Paris) alguma sugestão? O que acha? Região segura para 1 pessoa? obrigada
Rodrigo Lavalle
Rita, é uma região segura, um pouco afastada do “centro turístico” de Paris mas isso é facilmente resolvido pelo sistema de metrô. Leia nossos artigos sobre essa região para se interar, há algumas opções de locais a serem visitados:
– https://www.conexaoparis.com.br/2010/03/15/biblioteca-francois-mitterrand-passarela-simone-de-beauvoir-e-o-novo-bairro-bercy/
– https://www.conexaoparis.com.br/2008/10/09/o-que-e-o-bairro-bercy-village-em-paris/
– https://www.conexaoparis.com.br/2015/12/24/museu-des-arts-forains/
– https://www.conexaoparis.com.br/2015/05/05/a-cinemateca-francesa-em-paris/
Adriana
Oi Lina, poderia me informar qual o horário de funcionamento do Bercy Village? Obrigada e parabéns pelo Blog
Rodrigo Lavalle
Adriana, as lojas abrem de segunda a sábado de 11h as 21 e os restaurantes de segunda a domingo de 11h as 2h da manhã.
Abraços.
Paulo Herbeth
Oi, parabéns pelo Blog. Excelente.
Estarei no período de 20 a 26/4 no Hôtel Beaugrenelle Saint-Charles, 82 Rue Saint Charles
75015 -FR.
Que acha do hotel e localização ?
Outra coisa, gostaria de conhecer pessoas que gostam de passear, andar pela cidade pra nos acompanhar (estarei eu e minha esposa).
Grato desde já
Rodrigo Lavalle
Paulo, a região é segura, tranquila, mais residencial. Entre no nosso grupo no Facebook, lá você poderá entrar em contato com outros leitores que estão vindo para Paris: https://www.facebook.com/groups/608705719267502.
Abraços.
Vera Martinez de Almeida
Seria bom passarmos dia 25 nov terça -feira em Bercy village? Estaremos no hotel La Perle qual a melhor maneira para chegar em Bercy e o que há para fazer? Por favor me dê algumas dicas . Desde já muito obrigada Vera
Rodrigo Lavalle
Vera, além do que citamos nesse artigo, leia também esse sobre a região: https://www.conexaoparis.com.br/2010/03/15/biblioteca-francois-mitterrand-passarela-simone-de-beauvoir-e-o-novo-bairro-bercy/.
Qual o endereço do seu hotel.
Abraços.
Simone
Alquem por favor sabe alguma coisa sobre o hotel Pullman Paris Bercy? Estou indo para Paris neste final de semana. Adorei os posts e ja copiei varias coisas. Desde ja obrigada.
Rodrigo Lavalle
Simone, não conheço o hotel. A localização é segura porém um pouco afastada do circuito turístico. Você terá sempre que usar o transporte público. Bem perto desse hotel fica o Bercy Village, comentado nesse artigo.
Abraços.
weligton
Ola Lina,
Estarei indo para Paris dias 11 a 25 de agosto, meu amigo fez uma reserva no Stars Arcueil. Você tem alguma referência dele e do bairro? Eu vou explorar muito visita a monumentos e adoro cemitério e fica ruim o deslocamento?
Rodrigo Lavalle
Weligton, você pode me informar o endereço do hotel?
Abraços.
Eliana Salles
Boa tarde
Estarei em abril em Paris e hospedada no adaggio Bercy Village.
Gostaria de saber 0 que se pode curtir indo a pé mesmo nesse bairro.
Saberia quanto tempo de metrô até o Louvre ou Outra estaçao próxima de regiao de L`Opera
Te agradeço muito
Um beijo
Eliana
Rodrigo Lavalle
Eliana, na região existe o Bercy Village citado no artigo e a Cour Saint Emilion (http://en.parisinfo.com/discovering-paris/walks-in-paris/paris-and-its-neighbourhoods/paris-south-east/Bercy-and-the-Cour-Saint-Emilion), a Cinemateca Francesa (onde costuma ter exposições relacionadas ao cinema). No lado oposto do rio existe a Biblioteca François Mitterrand e o grande cinema MK2.
Pegando a linha 14 na estação Cour Saint-Émilion (a mais próxima do seu hotel) você chega na estação Pyramides (a mais próxima ao Louvre) em 10 minutos.
Abraços.
Chris Kuntz
Uma pena o blog da Adélia ser aberto somente para seus convidados. Bom, quanto ao Conexão, vou cair no lugar comum e dizer o quanto é completo e maravilhoso. Parabéns Lina e colaboradores!
Daniela
Olá
Estarei em Paris no reveillon 2013/2014 e gostaria de saber se vale a pena conhecer Bercy no inverno.Abraços
Rodrigo Lavalle
Daniela, se o seu tempo é curto, existem lugares mais interessantes para se conhecer.
Abraços.