Não há dúvidas de que o sistema de metrô parisiense é fácil, rápido e prático. Ele é útil tanto para os moradores da cidade quanto – e principalmente – para os turistas. No entanto, para uma parcela da população que mora em determinadas cidades ou regiões ao redor de Paris, a situação não é tão boa. Algumas dessas regiões têm pouca ou nenhuma opção de metrô e outras, mais povoadas, estão com o sistema saturado. Além disso não há uma linha direta, exclusiva e adaptada que ligue Paris aos aeroportos.

853945-les-lignes-de-metro-du-grand-paris-parution-le-23-fevrier-2016

Mapa das novas linhas de metrô

Na tentativa de melhorar essa situação (tenho a impressão de que as questões de transporte público são sempre uma tentativa de correr atrás do prejuízo) há planos (que já saíram do papel) de até 2030 dobrar o tamanho da rede de metrô, passando de 200 para 400 km. Serão criadas 4 novas linhas (15, 16, 17 e 18) e as já existentes 11 e 14 serão ampliadas.

As novas linhas irão servir basicamente aos moradores das banlieues (periferias), sobretudo as mais pobres, mas há alguns pontos de interesse também para os turistas:

  • a linha 14, a mais rápida e moderna do metrô parisiense, chegará até o aeroporto de Orly;
  • a linha 17 ligará diretamente e sem paradas o aeroporto CDG à estação Le Bourget onde é possível pegar o RER B até Paris;
  • a linha 18 ligará o aeroporto de Orly à Versailles.

Infelizmente a tão esperada linha exclusiva e direta ligando o aeroporto Charles de Gaulle ao centro de Paris não vai mesmo acontecer. Pelo menos não até 2030.

Leia também:


 

 


Encontre o menor preço para a sua passagem aérea no site Passagens Promo, sempre com ofertas atualizadas para todos os destinos.

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rentalcars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário