A mais recente brincadeira parisiense é descobrir onde se encontram as turbinas eólicas – os moinhos de vento – da torre Eiffel.
Elas foram istalados recentemente e se encontram no interior da estrutura da torre. Discretas, eles brincam de esconde esconde com a armação de ferro da Grande Dama. Uma dica, elas estão a 127 metros do solo.
Elas medem 7m de altura, 3m de envergadura e produzem 10.000 kwh por ano. O necessário para safisfazer o consumo anual da loja do primeiro andar.
Trata-se de um sistema simbólico que coloca o monumento mais visitado da França no plano do debate sobre o clima, aquecimento, poluição e tudo mais. Não se esqueçam que Paris recebe, no final do ano, a Conferência Internacional pelo Clima.
A torre Eiffel consome todos os anos, em eletricidade, o equivalente de uma cidade de 3000 habitantes. Desde 2015 esta eletricidade consumida pelo monumento é 100% renovável.
Vamos ver se você consegue descobrí-las.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
10 Comentários
christielle
Rodrigo,
estarei em Paris início de agosto e gostaria de visitar a torre no dia 05. Vc pode me indicar aonde compro as entradas? estou achando dificuldade
Rodrigo Lavalle
Christielle, os ingressos antecipados para a Torre são os mais difíceis para se conseguir pois eles só são vendidos no site oficial do monumento (http://goo.gl/MfWgv) e se esgotam em questão de minutos. Eu te aconselho a ir tentando pelo site todos os dias, várias vezes ao dia (mesmo que eles já estejam esgotados). Novos lotes de ingressos vão sendo colocados à venda aleatoriamente. O segredo é insistir. Caso você realmente não tenha sucesso, a única solução é ir até a Torre no dia da sua preferência e entrar na fila. Todo mundo consegue subir, é só ter paciência.
Abraços.
Christiane Lucci
Rodrigo, no dia em q visitarmos a Torre Eiffel (nosso 1° dia), o q mais sugere a gente conhecer? Quais pontos turísticos são próximos?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Christiane, faça o passeio de barco pelo Sena. Alguns museus e locais turísitcos próximos: a Praça do Trocadéro (https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/11/praca-trocadero-e-seus-restaurantes/), o Museu do Quai Branly (https://www.conexaoparis.com.br/2007/06/15/museu-do-quai-branly/), ao Palais de Tokyo/Museu de arte moderna (https://www.conexaoparis.com.br/2007/10/30/o-palais-de-tokyo-em-paris-centro-de-arte-cotemporanea/), o Museu da Moda (https://www.conexaoparis.com.br/2008/12/02/museu-galliera-o-museu-da-moda/).
Mauricio Christovão
Do jeito que venta lá em cima, foi uma excelente idéia.
Rodrigo
Fiz hoje a visita guiada Behind the Scene na torre Eiffel, visita que não vale a pena. No final subimos acima do segundo andar, em um ponto logo acima do restaurante e lá estão estas Hélices…
Paulo
Dia 14 de Julho
Assistir o início dos desfiles lá embaixo com e horário marcado para subir na torre às 11H
Será legal ver desfiles lá de cima , caças,, etc ?
Será que dará p curtir ? Diferente? Muvuca ?
Falta de transporte p chegar à torre ?
Terá muita muvuca , mesmk c hora marcada ?
Rodrigo Lavalle
Paulo, o desfile do 14 de julho não acontece perto da Torre Eiffel e sim na avenida Champs Élysées.
Abraços.
Nelci Terezinha Fraga Velinho
Gostei muito de saber que a Torre Eiffel pode produzir energia eólica e que pode ser usada para seu consumo, Seria bom se as diversas torres de telefonia pudessem e fizessem o mesmo em todos os países.
Geraldo Jr.
Nesse momento de extrema crise hídrica, maior fonte de energia do Brasil, seria interessante “copiar e colar” a idéia por aqui.