A pâtisserie, assim como a moda, sofre influências “externas” e cria o it produto, aqueles que todos querem conhecer e consumir. Durante alguns anos, uma receita tradicional redescoberta pelos chefs se torna a pâtisserie do momento servida em todos as ocasiões e objeto de desejo de todos os turistas. Em seguida, um outro produto reaparece e destrona o ocupante deste lugar privilegiado.
No início, estes produtos fazem parte da gastronomia de luxo para em seguida se tornarem um consumo de massa, graças às cadeias – Starbucks, McDonald’s – e aos meios de comunicação. O cupcake foi personagem importante da série Sex and the City, o macaron brilhou em filmes como Marie Antoinette, The Great Gatsby ou no seriado Gossip Girl.
Há alguns anos atrás, o macaron era um produto essencialmente francês e o cupcake, americano. Hoje, este último perdeu seu lugar de prestígio na sua terra de origem e, para compensar, se tornou um novo produto no mercado parisiense, acolhido com gentileza pela crítica francesa. Quanto ao macaron, ele se tornou um produto com forte presença no mercado americano. E na sua terra de origem, o macaron está em vias de banalização sendo substituído por uma nova moda, uma nova mania, os éclairs gourmets. Éclairs salgados, éclairs doces, lojas monomaníacas de éclairs, Semana do Éclair da Fauchon… Os sinais são evidentes, esta pâtisserie está o auge do seu poder de atração.
E o Conexão Paris corre atrás desta agitação, experimentanto aqui e lá, descobrindo os novos endereços e as novas manias.
Somos fiéis aos macarons, os achamos sublimes, sobretudo os de Jean Paul Hévin e Pierre Hermé. Isto não nos impede de adorar também os éclairs, sobretudo os da loja Éclair de Génie, no Marais.
E, quanto aos cupcakes, nós gostamos das versões à la française da marca Cupcake et Macaron, proprietária da menor loja de Paris.
Cupcake francês, quer dizer, revisto à partir das regras da gastronomia francesa. Isto dá lugar a um cupcake com creme leve e bolo fofinho.
O cupcake desta marca foi eleito por alguns críticos gastronômicos como o melhor de Paris. Ele é feito por um pâtissier que passou três anos na Maison Ladurée e que criou novas receitas inspiradas na pâtisserie tradicional. Assim temos cupcake Paris/Brest, cupcake Belle Helène…e também os clássicos como cupcake framboesas, cupcake avelãs e nutella, cupcake morango e molho de morango.
Créditos: as duas primeiras fotos são de Sergio T. Gonçalves.
Cupcake et Macaron, 1 rue du four 75006 Paris. Aberto todos os dias. De domingo até quinta das 13h às 21h. Nas sextas de 13 as 23h, aos sábados de 11 as 23h.
Pierre Hermé, 39 avenue de l’Opera 75002 Paris.
Jean Paul Hévin, 231 rue Saint Honoré 75001 Paris.
Éclair de Génie, 14 Rue Pavée, 75004 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
vera lucia kirdeiko
L’ eclair de Genie é fantastico, mas nao vejo graça nenhuma em cupcakes.
eymard
Ha quem não goste de eclair. Acham meio bobo. Eu gosto. Acho que lembra minha infancia. Eclair com recheio de doce de leite. Esse só nas Minas Gerais.
Ludimila Matos
Olá, pessoal do Conexão Paris. Tudo bem? Sou Ludimila, jornalista e idealizadora do blog “aventurasgastronomicas.com”. Vocês autorizariam eu reblogar esse post no meu blog? Claro, com os devidos créditos? Desde já, agradeço. E, parabéns pelas postagens ultra úteis. Morri de visitar vocês antes de ir à Paris pela primeira vez, em junho deste ano. Abraços!
Rodrigo Lavalle
Ludimila, obrigado pelo interesse! Autorizamos a reblogagem com os devidos créditos para o Conexão Paris e o link para o artigo.
Abraços.
izabel suzane
Que delícias… contando os dias pra minha viagem à França… e agora com esta novidade, a uma quadra do hotel….blzaaaa
Denise Cardoso
Glendha e Carla, eclairs são as nossas bombas de chocolate e creme, mas lá eles fazem com diferentes recheios. Deliciosas.
Bia Ramos
Desculpe a ignorância, mas, o que são éclairs?
Rodrigo Lavalle
Bia, o éclair é a nossa bomba.
Abraços.
Glendha luz
assim como a Carla, eu tb não entendi i que seria o eclair….
Rodrigo Lavalle
Glendha, o éclair é a nossa bomba.
Abraços.
Joana
Na penúltima vez em que estive em Paris, descobri o cupcake mais delicioso que já comi na vida! O lugar chama-se Ô Bubble e fica na Rue d’Orsel em Montmartre. O cupcake de nutella é LOTADO de recheio! Maravilhoso! Me sinto culpada em guardar esta informação só para mim, então achei uma boa idéia dividi-la aqui no CP! 🙂
Carla
O que seriam os eclaires?
Rodrigo Lavalle
Carla, éclair é a nossa bomba.
Abraços.
Maurício Christovão
Nada contra, mas não ficou meio grande não???