As estatisticas recentes confirmam a queda do consumo de vinho na França. Em 1980, mais da medade do adultos bebiam vinho diariamente. Hoje, somente 17% dos franceses mantêm este hábito. As leis que enquadram a publicidade de bebidas alcoólicas e o melhor conhecimento dos regras de higiene de vida são responsáveis pela mudança do consumo.
A BBC News, em artigo recente, comenta a mudança rápida do comportamento dos franceses. Se, para as gerações passadas, o vinho fazia parte das tradições francesas de convivialidade, dos prazeres da mesa e das coisas boas da vida, para os jovens atuais o vinho é uma bebida como qualquer outra.
Já que as tradições se perdem e o vinho é consumido como uma bebida qualquer, os industrias ousam produtos inusitados na conquista do novo mercado.
Daí a idéia da empresa francesa Châteaux en Bordeaux de lançar bebidas aromatizadas à base de vinho: um rouge sabor coca cola ou um branco sabor maracujá.
Bebidas nada exóticas pois herdeiras de um hábito basco chamado cocktail kalimoxto que é exatamente uma mistura de vinho e coca cola.
O kalimoxto foi recentemente elogiado pela jornal NYTimes como uma agradável bebida consumida nos bares de New York.
Taí minha gente, não são somente os japoneses que bebem vinho com coca cola não. Os franceses também!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Claudia P.
Vinho com sabor de coca não cola!!!!! Always vin, toujours.
Gustavo Gurgel
Podiam pelo menos usar garrafas diferentes para não manchar a imagem do bom e velho vinho. Gosto não se discute, mas essa moda aí não me pega nunca. Continuo degustando, diariamente, minha boa e velha tacinha…
eduardo r.
O americano é famoso por consumir e idolatrar tudo q tiver um bom marketing por trás! O japonês mistura tradição milenar com tudo q é novidade fashion…isso é fato, sem preconceito, o mundo inteiro sabe…Mas, o francês? Onde foi parar aquele toque provençal q tira o sabor industrializado de todos os produtos, a appellation d’origine contrôlée, o bom gosto que é a sua mais autêntica marca registrada??? Parem o velho mundo q eu quero descer!!! Vou encher a cara com um bom côtes-du-rhône rouge para esquecer essa notícia!!
Leila
Estive recentemente em Santiago (Chile) e fiquei surpresa quando o nosso guia disse que os chilenos gostam mesmo é de vinho com coca-cola, mas os franceses aderirem a isso!!!! nada contra os chilenos…
Sophia
No dedo um falso brilhante
Brincos iguais ao colar
E a ponta de um torturante
Band-aid no calcanhar
Eu hoje me embriagando
De uísque com guaraná
Ouvi tua voz murmurando:
São dois pra lá, dois pra cá
Lina
Sophia
Você descreveu muito bem a situação. Antiga e universal. Mas na França, o sacrilégio é maior.
Marcia Lube
Não consigo nem imaginar , quanto mais degustar !
Maria das Graças
Na falta do vinho vou de água. Sempre. Suco de frutas? Dou preferência às frutas frescas. A textura e o sabor de uma fruta fresca é incomparável. No nosso País elas são variadas, abundantes e deliciosas.
Tatyana Mabel
detestável geração coca-cola… já não bastam a peste de refrigerantes e derivados e a indução epidêmica para paladares cada vez mais açucarados… Agora, o hibridismo entre vinhos e refrigerantes. Se isso existe na França, que cultua tradições culinárias… pobre mundo do consumo em que vivemos… No doc “Mondovino” (2004) já indicava a mudança na indústria dos vinhos com o aumento do teor de açúcar para agradar a geração afeita a refrigerantes em pet. Bom brinde… não precisam me convidar! E o acompanhamento?!… Será foie gras ao sabor de mac donalds?!?!?!?… Excelente harmonização!
Evandro Barreto (Dodô)
Em breve, champagne tipo alka-seltzer
Nick
Gosto é gosto, como a maioria deve concordar comigo. Mas ainda prefiro não me atrever neste tipo de produto….sou um cara bastante tradicional e purista, quando se trata de bebidas alcólicas !!!