As estatisticas recentes confirmam a queda do consumo de vinho na França. Em 1980, mais da medade do adultos bebiam vinho diariamente. Hoje, somente 17% dos franceses mantêm este hábito. As leis que enquadram a publicidade de bebidas alcoólicas e o melhor conhecimento dos regras de higiene de vida são responsáveis pela mudança do consumo.

A BBC News, em artigo recente, comenta a mudança rápida do comportamento dos franceses. Se, para as gerações passadas, o vinho fazia parte das tradições francesas de convivialidade, dos prazeres da mesa e das coisas boas da vida, para os jovens atuais o vinho é uma bebida como qualquer outra.

Já que as tradições se perdem e o vinho é consumido como uma bebida qualquer, os industrias ousam  produtos inusitados na conquista do novo mercado.

Tinto Cola

Tinto Cola

Branco Maracujá

Branco Maracujá

Daí a idéia da empresa francesa Châteaux en Bordeaux de lançar bebidas aromatizadas à base de vinho: um rouge sabor coca cola ou um branco sabor maracujá.

Bebidas nada exóticas pois herdeiras de um hábito basco chamado cocktail kalimoxto que é exatamente uma mistura de vinho e coca cola.

Cocktail basco

Cocktail basco

O kalimoxto foi recentemente elogiado pela jornal NYTimes como uma agradável bebida consumida nos bares de New York.

Taí minha gente, não são somente os japoneses que bebem vinho com coca cola não. Os franceses também!

www.bbc.co.uk

www.chateau-en-bordeaux.com

www.nytimes.com

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris