Henri Le Roux é o inventor do caramel au beurre salé, um bombom feito com caramelo, manteira salgada, nozes, amêndoas e avelãs trituradas. Sublime.
Em 1980 o Caramel au Beurre Salé ganha o prêmio do melhor bombom francês no Salon International de la Confiserie em Paris. Em 1981, para se proteger, ele registra a marca CBS (Caramel Beurre Salé) que se torna uma especialidade da Bretagne, assim como o Sel de Guérande.
Recentemente Henri Le Roux lançou o Caramelier, um caramelo fundido para ser degustado com torradas, sorvetes ou para acompanhar frutas. Sorvete de baunilha, caramelo fundido e amêndoas torradas é uma das minhas sobremesas preferidas.
Paris possui uma loja Henri Le Roux, em Saint Germain, 1 rue de Bourbon le Château, 75006. Métro: Saint Germain des Prés, Mabillon ou Odéon.
Em casa, somos apreciadores do Caramel au Beurre Salé. Na minha última viagem à Saint Malo e ao Mont Saint Michel, eu incluí na minha lista de rituais à serem respeitados para se conhecer a região a compra de pelo menos um saquinho desta maravilha. Leia o artigo aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
21 Comentários
Beth
Delícia!
Sophia
Aulete, a poesia acolhe os neologismos. E quem disse que Conexão Paris + Caramelos de manteiga salgada não são uma combinação poética? Pois bem, já incorporei o neologismo “bretona” ao meu dicionário poético.
Lina
Sophia
Obrigada. Na minha defesa de tese, no final, o presidente do juri me disse: parabéns pela tese e …pelas duas palavras novas que criou. Quase morri de vergonha.
Mayara
Esses caramelos são deliciosos! Me arrependo de não ter trazido mais quando voltei de Paris!
Suely
Ano passado comprei muitos em Saint Malo e Mont Saint Michel, amei demais a Bretanha, Saint Malo é lindo, merece um retorno.
Cristiane Pereira
Só de pensar, minha boca saliva!!! Vou em setembro para a região e já estou preocupada, de tanto que gosto de caramelo! Já me vejo comendo caramelos pela viagem afora! Meeeedo!
É bem como disse Maurício Christóvão: arma de construção de massa! 😮
Maria das Graças
Eu nunca experimentei. Mas vendo essas balas lembrei-me das deliciosas balas toffee. E vejo que a receita das duas guardam semelhança.
Mauricio Christovão
Conexão Paris, onde os fracos não têm vez!!! Caramelo com manteiga salgada é uma arma de destruição em massa!!!
Pensando bem, é uma arma de construção de massa…
solange
Ai meu Deus….não há regime que resista.
Marcia Castro
E que tal ir almoçar no Le Procope, pensar no Sartre e na Simone e depois, ali pertinho, comer de sobremesa o Caramelo maravilhoso ???? Eu vou…
Bjoka Lina, obrigada por mais essa !!!
Lina
Marcia
Não gosto mais do Procope. Turista demais.
Aulete
ahem! “Bretã”, e não “Bretona”
Lina
Aulete
Que pena. Bretona é bonitinho. Enfim, inventei uma palavra.