
Arco do Triunfo. Wendy no Flickr
Dizem que ele é um dos maiores arcos do triunfo do mundo com seus 55m de altura e 45m de largura.

Arco do Triunfo. Cali4beach no Flickr
Hoje, ele é o túmulo dos soldados mortos nas guerras. No seu centro encontramos a chama em homenagem ao soldado desconhecido. Ela foi acesa pela primeira vez no dia 11 de novembro de 1923. Desde então ela é reacesa todos os dias às 18.30h.

Interior Arco do Triunfo. Despi Ross no Flickr
As inscrições do Arco homenageiam os mortos e glorificam as Forças Armadas francesas. Por exemplo, nas várias faces internas do Arco temos inscrições comemorando o armistício da Primeira Guerra Mundial, comemorando a restituição da Alsace/Lorraine à France pela Alemanha e mencionando as guerras da Indochina, da Argélia e a da Coréia.

Arco Triunfo. Tim Strater no Flickr
As esculturas que ornamentam as fachadas externas são impressionantes.

Detalhe escultura. Suse H. no Flickr
Uma das mais famosas é a obra de François Rude chamada La Marseillaise.
Na parte superior, uma mulher, alegoria da Liberdade, grita alertando a invasão do inimigo. Na inferior, soldados representados nus ou com vestimentas gaulois, representam o povo francês. No século 19, o Arco do Triunfo foi testemunho de todos os eventos históricos importantes. A partir do século 20, ele se tornou o símbolo do patriotismo francês.

Vista a partir do Arco do Triunfo. Jean-Pierre Dalbéra no Flickr
Do seu topo temos uma das mais belas vistas de Paris com as avenidas que partem em forma de estrela. O Arco possui um elevador disponível somente para grávidas, idosos, cadeirantes. Todos os outros devem subir 284 degraus para terem a vista de 360º.
Nos anos 1980 ainda era possível a travessia a pé, e quase suicida, da praça até o arco. Esperávamos uma acalmada no fluxo dos carros e partíamos em disparada.
Hoje, ninguém se arrisca mais. A multas são elevadas e a circulação contínua. A solução é pegar o túnel cujo entrada se encontra na esquina da avenida Champs Élysées – lado dos números pares – com a rotatória.
Vale a pena o esforço de pegar o túnel e ver o Arco de perto. Vale a pena também ver a vista do seu topo.
Clique aqui para comprar seu ingresso corta-fila para subir até o topo do Arco do Triunfo.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
15 Comentários
Monique
Estive lá em agosto do ano passado e nao sabia da passagem subterrânea. Nao a vi, entao, primeiro impulso foi atravessar. Eu, meu namorado e mais 3 turistas japoneses correndo e gritando juntos. Ao chegar do outro lado, vi a passagem e me senti muito idiota. Mas a subida ao Arco me fez esquecer o papelão. Mais ou menos.
Luigi Rossatto
Estive em junho/julho em Paris e o esse foi um dos monumentos que mais me surpreendeu, hoje considero a vista do topo do Arco uma das mais belas de Paris. Vale bastante a visita!
Mauricio Christovão
A escada cansa um pouco, mas a vista de 360° é imperdível!!!
Diego Moreira
Eu, na primeira vez que fui a Paris, não abri mão de subi-lo. Não me arrependo mesmo, pois, além da história, a vista de lá de cima é MARAVILHOSA.
Gabriela
Rose, obrigada pelas dicas, algum endereço que lhe agrade mais?
Marta Barbeiro
Lina, qual a previsao p reveillon? Fogos? Onde?
Rodrigo Lavalle
Marta, não haverá fogos esse ano em Paris. Leia esse artigo sobre a comemoração na Champs Élysées: https://www.conexaoparis.com.br/2015/12/22/espetaculo-de-reveillon-no-arco-do-triunfo.
Abraços.
Rose
Gabriela…é muito melhor e mais acessível alugar um apto, um estudio…de preferência em um dos bairros 1, 2, 3, 4 ou 8. É o q/faço qdo vou a Paris.
Não vale a pena ficar num hotel longe d
Vera
É bom lembrar que o mês de julho, mês de férias na Europa e o verão com toda força, nem pense em visitar Arco do Triunfo! Fica tão cheio que as pessoas passam mal só de olhar.
Gabriela
Bom dia, Rodrigo! Sou leitora assídua do seu blog e agradeço por tirar tantas dúvidas dos leitores, sempre com atenção, precisão e cuidado. Hoje gostaria de pedir que tirasse minhas dúvidas. Pois bem, vamos a Paris em lua de mel em novembro de 2016. A princípio ficaremos dez noites na cidade. Eu sou loca por Paris mesmo sem conhecê-la, vamos para realizar um sonho meu. Não somos financeiramente abastados, mas vamos fazer um esforço financeiro pelo momento do casamento. Assim, aproveitamos uma promoção de passagens e até o momento é o que temos. Queria ficar hospedada num bairro que fosse bem localizado e que refletisse o cotidiano dos moradores da cidade, que fosse menos turístico. Já li seu artigo sobre as regiões de Paris e ainda assim fiquei na dúvida. Gostamos de caminhar, de flanar pela cidade, nossa hospedagem não precisa ser alto nível, a gente só volta para o hotel para dormir. Se fosse você, nessas condições, ficaria hospedado onde?
Rodrigo Lavalle
Gabriela, fique no Marais ou no Quartier Latin. São regiões turísticas mas ao mesmo tempo típicas e representativas de Paris, além de serem mais centrais. Os bairros não turísticos são mais afastados.
Nossas dicas de hotéis nessas regiões:
Marais: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/4o-arrondissement-paris/
Quartier Latin: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/5o-arrondissement-paris/
Abraços.
m. leitão
A Memória para todos os franceses, é sagrada. Passará de geração em geração, o amor pelo seu País !
Fabiana
Tem elevador para cadeira teste mas é impossível chegar ao Arco pela passagem subterrânea com escadas.
Marcos Almeida
Realmente é um monumento que nos impressiona. Tudo é muito belo e significativo. Tem até nome de parente meu inscrito nas paredes. Mas é importante que a pessoa esteja com boa forma física para subir os degraus. Quem está despreparado acaba ficando no caminho ou passam mal…é muita escada.
Conceição Lopes
Amor pela França, como pelo meu próprio país <3