Conheça a loja de vinhos Divvino – que possui 2 endereços em Paris – e sua criadora, a sommelière brasileira Marina Giuberti.

Vinda de uma família de origem italiana, a sommelière brasileira Marina Giuberti desde pequena foi exposta à gastronomia e à enologia. Nos eventos familiares, sentada à mesa das crianças, ela ficava intrigada quando sua avó dizia que o champanhe rosé tinha gosto de framboesa. “O que isso significava? Como um vinho, feito de uvas, poderia ter gosto de outra fruta?”

Marina Giuberti (foto: ©Alexandre Alves)

Em um primeiro momento, o fascínio pela comida e pelos vinhos levou Marina para o lado das ciências: ela se formou em nutrição. Porém rapidamente ela migrou para o métier que era a sua verdadeira paixão: a gastronomia. Em 2006 se mudou para a cidadezinha italiana de Costigliole d’Asti no Piemonte onde fez o curso Master Food and Wine do Italian Culinary Institute for Foreigners. Clique aqui e leia um artigo sobre o Piemonte escrito por ela.

A partir daí Marina não parou mais. Mudou-se para Pádua (onde estagiou no Le Calandre, restaurante 3 estrelas Michelin), Milão (trabalhou no restaurante vegetariano Joia, 2 estrelas Michelin) e finalmente Paris (trabalhou no restaurante HP, no extinto La Bigarrade – com o chef 2 estrelas Michelin Christophe Pelé – e 5 anos numa enoteca onde um dos sócios é da família Hermés).

O trabalho na loja de vinhos foi um divisor de águas. Durante esse período ela conquistou o título Brevet Professionele de Sommelerie. Agora, além de já ter as respostas para as suas perguntas de infância, ela poderia esclarecer dúvidas semelhantes de outras pessoasMarina desistiu de abrir um restaurante e, em 2013, inaugurou a sua própria enoteca, a Divvino.

A 1ª loja da Divvino, aberta em 2013 no 163 boulevard Charonne. (foto: ©Alexandre Alves)

Marina frisa que, contando assim, de forma resumida, toda essa trajetória parece fácil e fruto da sorte mas cada passo foi bem planejado e organizado e cada etapa concluída com muita paixão e trabalho.

A enoteca Divvino

A Divvino segue a tradição das típicas lojas de vinho de bairro, uma instituição parisiense – assim como a boulangerie, a fromagerie, o açougue e a florista – que faz de Paris o que ela é.

loja de vinhos divvino

A 1ª loja da Divvino, aberta em 2016 no 16 rue Elzevir, na região do Marais. (foto: ©Alexandre Alves)

Frequentada tanto pelos locais quanto por turistas bem informados, a loja possui mais de 1.200 referências desde clássicos – como os grandes châteaux de Bordeaux e marcas famosas de champanhe – até vinhos de produtores artesanais rarísssimos e das regiões procuradas pelos insiders (atualmente o Jura está em alta).

O objetivo é satisfazer a demanda dos clientes mas também levá-los a uma degustação contemporânea através dos vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais – os atuais queridinhos dos chefs parisienses. Lembrando que Paris dita regra em matéria de enologia e o futuro está nesse caminho, ou seja, uma visita à Divvino é um vislumbre do futuro!

O grande diferencial da Divvino – além do aconselhamento e das novas descobertas – é a acolhida calorosa e o conselho personalizado. Uma visita rápida pode virar uma esclarecedora aulinha sobre vinhos franceses. Para os brasileiros isso é o paraíso: poder ser atendido e conversar sobre um assunto às vezes tão abstrato em português.

A cave da Divvino Marais preparada para o curso de vinhos (foto: ©Alexandre Alves)

Além de vender vinhos, a Divvino também promove cursos de vinho em português (no qual eles foram pionieros) e funciona também como bar à vins! Você compra uma garrafa e pode fazer a degustação lá mesmo, acompanhada por uma tábua de queijos e embutidos.

A cave da Divvino Marais preparada para o curso de vinhos (foto: ©Alexandre Alves)

E por que Divvino com duplo v? Marina responde: “O nome Divvino tem muitos significados e referências. O duplo “v” faz menção ao ditado em latim “in vino veritas” (no vinho, a verdade). Divvino tem 7 letras, o número de Deus e, o mais importante, eu nasci no estado do (Divino) Espírito Santo!”

Informações práticas

Divvino Marais: 16 rue Elzevir, 75003 Paris. Metrô linha 1 estação Saint Paul e linha 8 estação Chemin Vert. Funcionamento: terça a domingo de 12:00 as 21:00.

Divvino Charonne: 163 boulevard Voltaire, 75011 Paris. Metrô linha 9, estação Charonne. Funcionamento: segunda de 17:30 as 20:30; de terça a sexta de 10:30 as 13:30 e de 15:30 as 20:30, sábado de 10:30 as 21:00 e domingo de 11:00 as 14:00 e de 16:00 as 20:00.

Site: www.divvino.com

Email: divvinoparis@gmail.com

Telefone: +33 09 83 05 27 46

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris