Por Marina Giuberti, sommelière responsável pelos cursos de vinho do Conexão Paris.

Os amantes de vinho e gastronomia sonham com a França e a Itália. O resto do mundo fica para mais tarde. Estes dois paises são os maiores produtores vinícolas do mundo, tanto em quantidade quanto em qualidade.

As regiões vinícolas chamadas Langhe-Roero e Monferrato, no Piemonte, foram inscritas no Patrimônio Histórico da Unesco. Assim como as caves da Champagne e os climats da Bourgogne.

Nestas regiões, nós sonhamos acordados.

Cada escolha uma emoção

Cada escolha uma emoção

Hoje falarei sobre o Piemonte, região produtora de vinhos refinados. Região de grande diversidade graças ao cultivo de uvas desde os Alpes até as colinas do litoral. Esta diversidade é preservada por pequenas vinícolas tradicionais e familiares. Mesmo as maiores, se preocupam com o respeito das tradições.

Posso falar da região com conhecimento de causa. Quando saí do Rio de Janeiro fui morar em Costiglioli d’Asti com apenas 5.800 habitantes e vinhas por todos os lados.

Meu primeiro susto foi descobrir que tudo fecha entre 13h e 16h. O segundo foi pedir um café às 7 da manhã no bar da única rua principal e receber como resposta: qual tipo de café? Um expresso, curto, doppio, lungo, capuccino, macchiato, latte freddo, latte caldo ou correto?

Pedi o último e o bebi de um gole só. Resultado, o bar inteiro olhando para mim, todos se deliciando com a pegadinha pra turista, o correto não é justo e sim adicionado com grappa, a cachaça da região.

Neste dia comecei a aula ligada e aprendi a lição do café correto.

A gastronomia e a enologia nesta região são coisas sérias e ao mesmo tempo banais. Todos vivem pela gastronomia e enologia, comem e bebem muito bem.

Engordei 7 quilos na época, apesar da mountain bike.

Voltando ao nosso assunto, o Piemonte temos sub-regiões vinícolas divididas em:

. Langhe, situada na província de Cuneo, ao sul de Monferrato, na parte Sudeste do Rio Tanaro. Alba é o centro vitícola desta região considerada como a mais renomado do Piemonte. Ela é produtora de vinhos festivos e mundialmente conhecidos como Barolo e Barbaresco, produzido com a nobre uva nebbiolo.

Uma dica: se quiser optar por vinhos com custo benefício excelente, escolha os Langhe. Eles são vinificados com a mesma uva dos dois citados acima e estão na mesma zona. Fatores como idade das vinhas e delimitação das regiões faz com que recebam o nome genérico da região.

. Monferrato: situada à sudoeste de Torino e centrado nas regiões de Asti e Acqui. A história aqui remonta aos romanos. Predominam os vinhos Barbera, Grignolino e o surpreendente Freisa. Vinhos macios e fáceis. Encontramos também o famoso espumante Moscato e o Dolcetto. Em Strevi temos o tinto simples e eficaz Brachetto. Não posso deixar de citar a uva branca Cortese, que se expressa divinamente na DOCG Gavi.

. Roero, distrito situado do lado oposto de Alva. Seus centros são Bra e Canale. A uva nebbiolo é também da região, mas são as uvas brancas arneis e favorita que produzem os ótimos Roero e Roero Arneis.

Informações práticas, dicas e endereços para sua visita ao Piemonte.

O Piemonte está bem preparado para receber os turistas.

Todas as estações tem seu charme. Mas se puder, descarte o verão – julho e agosto – muito quente; descarte o inverno – dezembro, janeiro e fevereiro – muito frio e se nevar as estradas se tornam perigosas e os trens podem ser interditados.

Já aconteceu comigo. De volta de Milão, o trem parou numa pequena cidade e avisou que não poderia seguir por causa do excesso de neve. São imprevisto a serem considerados.

O outono – meados de setembro, outubro e novembro – é a alta estação do Piemonte. No início de outubro até meados de novembro acontece a famosa Fiera del tartufo bianco d’Alba – a feira da trufa branca de Alba. Amantes de trufas do mundo inteiro se encontram no Piemonte hipnotizados por esta iguaria do reino dos funghi.

Anote os endereços abaixo. Todos foram testados e aprovados.

Azienda Ceretto

Azienda Ceretto

Sala de Degustaçao na Azienda Ceretto, em Alba. Os vinhos sao excelentes e a equipe preparada pra receber. Atenção, o agendamento nas vinícolas é fundamental.

Vínicola Ceretto

Vínicola Ceretto

Panorama futurístico na Vínicola Ceretto em Alba. Esta região é classificada Patrimônio Histórico da Unesco em 2014.

Piscine do Hotel Il Boscareto Resort & Spa

Piscine do Hotel Il Boscareto Resort & Spa

. Piscina com vista panorâmica para as vinhas. Il Boscareto Resort & Spa, em Serralunga d’Alba no coração de Barolo, é o melhor hotel da região.

Café da manhã: espumante e capuccino

Café da manhã: espumante e capuccino

Espumante ou capuccino no café da manhã? Na dúvida opte pelos dois. O melhor café da manhã que já tomei na vida. Mesmo que não estejam hospedados neste local, vale a pena passar pra conhecer o restaurente ou tomar este café da manhã. Foi um dos pontos fortes da minha viagem. Il Boscareto Resort & Spa em Serralunga d’Alba.

Agriturismo Villa Incanto

Agriturismo Villa Incanto

Vista impecável, do Agriturismo  Villa Incanto. Esta pousada se encontra em Treiso, que junto com Neive e Barbaresco, produzem o mítico vinho que leva o nome desta última. Agriturismo são as pousadas da região com excelente custo benefício. Os proprietários recebem os hóspedes e fornecem todas as dicas locais.

Trattoria Antica Torre

Trattoria Antica Torre

Talharim com trufas acompanho pelo vinho Barbaresco, na Trattoria Antica Torre na cidade de Barbaresco. Além dos restaurantes estrelados, come-se divinamente e por pouco nas trattorias e osterias.

Ristoranti All'enoteca

Ristoranti All’enoteca

Ristoranti All’enoteca, do chef Davide Paluda, em Canale. Serviço impecável, carta de vinhos maravilhosa e comida deliciosa.

Vinícola Gaja

Vinícola Gaja

Degustação na Vínicola Gaja, com o próprio Ângelo Gaja, 75 anos de experiência. Por anos esta nobre Vínicola não aceitou visitantes. Hoje aceita mediante uma doação á um instituto filantrópico, que eles indicam ou você escolhe. O valor é depositado diretamente ao organismo que você escolher.

Clique aqui para conhecer nossos cursos de vinho em Paris.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris