Começou no Bon Marché o evento Brésil Rive Gauche, que traz 120 marcas brasileiras para dentro da tradicional loja de departamentos da Rive Gauche. Já falamos deste evento aqui.
E, ontem, o Le Figaro publicou uma matéria de página inteira sobre a beleza das brasileiras. Começando por Giselle Bundchen, ícone máximo e eterno (ao que parece) da brasilidade e da nossa beleza, o jornal mostra como as marcas de beleza do mundo inteiro têm o Brasil como laboratório mundial.
Primeiro porque somos todas, independentemente da idade e da classe social, preocupadas e dedicadas ao nosso corpo: tomamos banho de 2 a 3 vezes por dia, sempre estamos com as unhas das mãos e dos pés feitas, vamos ao salão pelo menos uma vez por semana. Temos os cabelos estragados pelo mar, pelo sol, pela umidade e pelas tintas. Por isso, consumimos produtos para cabelos como nenhuma outra mulher do planeta. O Shampoo Total Repair 5 da L’Oréal foi desenvolvido no Brasil para as brasileiras, e se tornou um fenômeno comercial em todo o mundo.
Segundo, nossa mestiçagem. A L’Oréal identifica 7 tipos de cabelos no mundo – dos mais lisos aos mais crespos. No Brasil temos todos os 7 tipos.
Terceiro, obviamente, pela nossa biodiversidade.
Por tudo isso, a L’Oréal vai abrir em 2015 um centro de pesquisa e de inovação da Ilha de Bom Jesus, no Rio de Janeiro.
A matéria fala ainda das marcas brasileiras como Granado, Sol de Janeiro e Natura. E diz que as francesas se seduzem pelo ar retrô das marcas, pelo apelo bossa-novista meio snob.
Bem, imagino que os turistas brasileiros não vão querer comprar Granado e outras marcas brasileiras em Paris. Mas, se você quiser entender a brasilidade a partir do olhar francês, passa lá no Bon Marché. Só pra lembrar: o Bon Marché talvez seja a mais parisiense de todas as lojas de departamento da cidade… Ou seja, se quiser fazer compras, vale o passeio.
41 Comentários
Letícia
Oi, tudo bem? Em primeiro lugar, gostaria que dizer que eu AMO esse blog! Vou morar por um ano em St. Cloud e estudar em Nanterre, então vou poder experienciar Paris! (:
Estudo Relações Internacionais aqui no Brasil e minha TCC baseia-se em um estudo sobre a competitividade na indústria de cosméticos, e vou fazer um estudo de caso sobre a L’Óreal também. Você por acaso ainda tem esse jornal? Não consegui encontrar no site deles. E por favor, me avise se você tiver algumas dicas para minha pesquisa.
Obrigada, e continuem com esse excelente trabalho! Toda a equipe merece o sucesso que o blog alcançou.
Lina
Letícia
Não temos mais o jornal. Uma pena.
Boa sorte da sua estadia aqui.
Se precisar de ajuda, contate.
Nilza Freire
Bom dia a todos.
Jane Curiosa, obrigada pelo link para o blog retrô, gostei. Considero que os cosméticos brasileiros vão investir muito para se alavancarem e poderem brigar pela preferência da consumidora. As farmácias de manipulação estão indo de vento em popa ao aumentarem a gama de produtos. Minha opção é variar produtos franceses com ingleses (marca N7 indicada por uma querida amiga) e brasileiros. Mas sem dúvida que as marcas brasileiras que estão expondo no Le Bon Marché vão conquistar fãs por lá…
Isabela Almeida
Concordo plenamente com a “tese capilar” de Jane Curiosa!!! Você, Jane, descreveu com clareza a variedade brasileira! Por isso, falo de uma experiência pessoal: pra mim, que não tenho cabelos lisos, os shampoos franceses me parecem uma “maneira prática de produzir palha de aço”… Produzidos para uma população com cabelos totalmente diferentes dos nossos, os shampoos franceses ressecam o cabelo cacheado/crespo ao extremo ou não dão a hidratação desejada, deixando-os horrorosos! Não é à toa que a L’Óreal está vindo para o Brasil para se adaptar a nossa miscigenação e biodiversidade. Adoro cosméticos franceses, mas shampoos/ condicionadores brasileiros são realmente imbatíveis! Grande beijo!
Jane Curiosa
Maurício Christovão
Preparo um almanaque:Almanaque da Jane Curiosa.
Queee? Essa do cabelo,pulula ao nosso redor. Basta observar.
Mauricio Christovão
Jane Curiosa sempre me surpreende…Primeiro foram os tipos de café, agora os tipos de cabelo!!!
Só tenho a observar que as mulheres tendem a acreditar em tudo, quando se fala de produtos de beleza. Desde a lama de Araxá/MG, passando pelos óleos mais variados(tartaruga, semente de uva, argan…), e todos prometendo pele de pêssego e cabelos sedosos. Mas assim são as mulheres e continuo um apreciador do gênero…
Jane Curiosa(sem complexo de cobaia)
Lina,
Apenas consumidora consciente.Tá,vá lá, exigente também.
Jane Curiosa
Pensei na observação postada às 2:08 AM e resolvi fazer um breve exercício de imaginação:
Tipos de cabelos naturais femininos:
-Carapinha
-Crespos
-Ondulados
-Lisos
-Normais
-Normais secos
-Normais oleosos
-Oleosos
-Secos
-Raiz oleosa,pontas secas(nunca é o contrário)
Cabelos quimicamente modificados:
-Tingidos(somente tinta)
-Descoloridos totalmente descoloridos e com tinta(estes se não forem muito bem feitos, costumam ganhar designações como loira de farmácia ou loira Belzebu)
-Totalmente e somente descoloridos e lavados na água do mar (cabelo de surfista)
-Cabelos com progressiva
-com relaxamento
-Cabelo naturais porém tratados para alongamento ((algo assim como os meus cabelos e de um outro desconhecido,-anda em voga os cabelos indianos,(des)tratados à exaustão)
-Cabelos naturais tratados para peruca(pacientes,-ou pacientas,de vez que temos uma presidenta…,quando em tratamento quimioterápico).
Cabelos naturais masculinos:
-Carapinha
-Crespo
-Ondulado(tem os “um de um lado,outro do outro…)
Liso(por vezes se apresentam em forma de “código de barras”…),mas que para manter-se firmemente alinhado,precisa de generosas doses de gel,pode ficar ressecado.
Assim,concluí que tanto faz se foram citados sete ou oito tipos de cabelos.O que salta aos olhos,é que ganha-se,sim,muito dinheiro com produtos para mulheres.Movemos a economia,ê!
Lina
Jane Curiosa
Você está defendendo tese sobre o assunto?
Jane Curiosa
E não posso deixar de registrar minha admiração pelas postagens do CP que fazem a interação Brasil/França.Somos brasileiros que amam a França,ou a ideia que fazemos dela,sem contudo deixar de amar intensamente o Brasil,assim,nada mais lindo do que vermos “o aqui”,-Brasil, representado lá;e “o lá”,-França, representado aqui.
O CP está cada vez mais interessante.