Começou no Bon Marché o evento Brésil Rive Gauche, que traz 120 marcas brasileiras para dentro da tradicional loja de departamentos da Rive Gauche. Já falamos deste evento aqui.
E, ontem, o Le Figaro publicou uma matéria de página inteira sobre a beleza das brasileiras. Começando por Giselle Bundchen, ícone máximo e eterno (ao que parece) da brasilidade e da nossa beleza, o jornal mostra como as marcas de beleza do mundo inteiro têm o Brasil como laboratório mundial.
Primeiro porque somos todas, independentemente da idade e da classe social, preocupadas e dedicadas ao nosso corpo: tomamos banho de 2 a 3 vezes por dia, sempre estamos com as unhas das mãos e dos pés feitas, vamos ao salão pelo menos uma vez por semana. Temos os cabelos estragados pelo mar, pelo sol, pela umidade e pelas tintas. Por isso, consumimos produtos para cabelos como nenhuma outra mulher do planeta. O Shampoo Total Repair 5 da L’Oréal foi desenvolvido no Brasil para as brasileiras, e se tornou um fenômeno comercial em todo o mundo.
Segundo, nossa mestiçagem. A L’Oréal identifica 7 tipos de cabelos no mundo – dos mais lisos aos mais crespos. No Brasil temos todos os 7 tipos.
Terceiro, obviamente, pela nossa biodiversidade.
Por tudo isso, a L’Oréal vai abrir em 2015 um centro de pesquisa e de inovação da Ilha de Bom Jesus, no Rio de Janeiro.
A matéria fala ainda das marcas brasileiras como Granado, Sol de Janeiro e Natura. E diz que as francesas se seduzem pelo ar retrô das marcas, pelo apelo bossa-novista meio snob.
Bem, imagino que os turistas brasileiros não vão querer comprar Granado e outras marcas brasileiras em Paris. Mas, se você quiser entender a brasilidade a partir do olhar francês, passa lá no Bon Marché. Só pra lembrar: o Bon Marché talvez seja a mais parisiense de todas as lojas de departamento da cidade… Ou seja, se quiser fazer compras, vale o passeio.
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41 Comentários
Letícia
Oi, tudo bem? Em primeiro lugar, gostaria que dizer que eu AMO esse blog! Vou morar por um ano em St. Cloud e estudar em Nanterre, então vou poder experienciar Paris! (:
Estudo Relações Internacionais aqui no Brasil e minha TCC baseia-se em um estudo sobre a competitividade na indústria de cosméticos, e vou fazer um estudo de caso sobre a L’Óreal também. Você por acaso ainda tem esse jornal? Não consegui encontrar no site deles. E por favor, me avise se você tiver algumas dicas para minha pesquisa.
Obrigada, e continuem com esse excelente trabalho! Toda a equipe merece o sucesso que o blog alcançou.
Lina
Letícia
Não temos mais o jornal. Uma pena.
Boa sorte da sua estadia aqui.
Se precisar de ajuda, contate.
Nilza Freire
Bom dia a todos.
Jane Curiosa, obrigada pelo link para o blog retrô, gostei. Considero que os cosméticos brasileiros vão investir muito para se alavancarem e poderem brigar pela preferência da consumidora. As farmácias de manipulação estão indo de vento em popa ao aumentarem a gama de produtos. Minha opção é variar produtos franceses com ingleses (marca N7 indicada por uma querida amiga) e brasileiros. Mas sem dúvida que as marcas brasileiras que estão expondo no Le Bon Marché vão conquistar fãs por lá…
Isabela Almeida
Concordo plenamente com a “tese capilar” de Jane Curiosa!!! Você, Jane, descreveu com clareza a variedade brasileira! Por isso, falo de uma experiência pessoal: pra mim, que não tenho cabelos lisos, os shampoos franceses me parecem uma “maneira prática de produzir palha de aço”… Produzidos para uma população com cabelos totalmente diferentes dos nossos, os shampoos franceses ressecam o cabelo cacheado/crespo ao extremo ou não dão a hidratação desejada, deixando-os horrorosos! Não é à toa que a L’Óreal está vindo para o Brasil para se adaptar a nossa miscigenação e biodiversidade. Adoro cosméticos franceses, mas shampoos/ condicionadores brasileiros são realmente imbatíveis! Grande beijo!
Jane Curiosa
Maurício Christovão
Preparo um almanaque:Almanaque da Jane Curiosa.
Queee? Essa do cabelo,pulula ao nosso redor. Basta observar.
Mauricio Christovão
Jane Curiosa sempre me surpreende…Primeiro foram os tipos de café, agora os tipos de cabelo!!!
Só tenho a observar que as mulheres tendem a acreditar em tudo, quando se fala de produtos de beleza. Desde a lama de Araxá/MG, passando pelos óleos mais variados(tartaruga, semente de uva, argan…), e todos prometendo pele de pêssego e cabelos sedosos. Mas assim são as mulheres e continuo um apreciador do gênero…
Jane Curiosa(sem complexo de cobaia)
Lina,
Apenas consumidora consciente.Tá,vá lá, exigente também.
Jane Curiosa
Pensei na observação postada às 2:08 AM e resolvi fazer um breve exercício de imaginação:
Tipos de cabelos naturais femininos:
-Carapinha
-Crespos
-Ondulados
-Lisos
-Normais
-Normais secos
-Normais oleosos
-Oleosos
-Secos
-Raiz oleosa,pontas secas(nunca é o contrário)
Cabelos quimicamente modificados:
-Tingidos(somente tinta)
-Descoloridos totalmente descoloridos e com tinta(estes se não forem muito bem feitos, costumam ganhar designações como loira de farmácia ou loira Belzebu)
-Totalmente e somente descoloridos e lavados na água do mar (cabelo de surfista)
-Cabelos com progressiva
-com relaxamento
-Cabelo naturais porém tratados para alongamento ((algo assim como os meus cabelos e de um outro desconhecido,-anda em voga os cabelos indianos,(des)tratados à exaustão)
-Cabelos naturais tratados para peruca(pacientes,-ou pacientas,de vez que temos uma presidenta…,quando em tratamento quimioterápico).
Cabelos naturais masculinos:
-Carapinha
-Crespo
-Ondulado(tem os “um de um lado,outro do outro…)
Liso(por vezes se apresentam em forma de “código de barras”…),mas que para manter-se firmemente alinhado,precisa de generosas doses de gel,pode ficar ressecado.
Assim,concluí que tanto faz se foram citados sete ou oito tipos de cabelos.O que salta aos olhos,é que ganha-se,sim,muito dinheiro com produtos para mulheres.Movemos a economia,ê!
Lina
Jane Curiosa
Você está defendendo tese sobre o assunto?
Jane Curiosa
E não posso deixar de registrar minha admiração pelas postagens do CP que fazem a interação Brasil/França.Somos brasileiros que amam a França,ou a ideia que fazemos dela,sem contudo deixar de amar intensamente o Brasil,assim,nada mais lindo do que vermos “o aqui”,-Brasil, representado lá;e “o lá”,-França, representado aqui.
O CP está cada vez mais interessante.
Jane Curiosa
Nilza Freire
Com a instalação do centro de pesquisas da L’Oreal na ilha do Fundão espera-se que a UFRJ passe a usufruir de benefícios que,na minha opinião,se fazem urgentes.
E não sabia dos esmaltes da Granado. Mas agora tudo vai ser diferente,hehehe,eu já disse aqui que desde que acabou aquele esmalte da Roche-Posay, minhas unhas já voltaram a desfolhar como margaridas murchas.
Em agradecimento pela dica,eis algo que espero que aprecie(m).
http://carissimascatrevagens.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html
Nilza Freire
Último comentário: a nova linha de cosméticos, sobretudo os esmaltes, da Granado, a meu ver, estão superando os esmaltes Chanel, Dior, etc. De longe… Sem parabeno e tolueno, tóxicos à saúde… Mas o glamour de poder entrar na Lafayette e levar aqueles produtos famosos, lindos e muito mais baratos do que se comprarmos aqui é uma tentação irresistível…
Nilza Freire
Post interessante!
Cosmético é questão de gosto e adaptação. Uso cremes das parapharmacies franceses (vivo testando-os) como também alguns brasileiros. Natura agora vende até em freeshops daqui e pelo mundo afora. Lembro da velha batalha da Body Shop por produtos não testados em animais, assim como a Lush. A consciência ecológica não é brincadeira. Essa iniciativa da L’Oreal tem tudo para dar “samba”, mal posso esperar para testá-los! Muitos produtos europeus não se adaptam ao clima brasileiro, mas isso está mudando. Com o real valorizado as multi começam a pensar mais em nós e em nosso “poder de fogo”. Que bom!
Marilia Boos Gomes
Embarquei na Yves Rocher!
Prezada Maria Lina, e os ataques aos grupos de chineses? Li esta semana no G1 (leia-se Jornal O GLOBO) que o governo Chinês solicitou ao governo Francês providências urgentes no sentido de protegerem os turistas chineses. Os assaltos são audaciosos: os bandidos chegam a quebrar os vidros das janelas dos ônibus para furtar. Entram de qualquer jeito no veículo.
Os assaltantes “descobriram” que os chineses que visitam Paris gastam muito e não escondem seus euros naquelas famosas bolsinhas; fazem “arrastões” levando, principalmente, as bolsas.
Você tem notícias a respeito?
Cordial abraço.
Bernardo
Sensacional esse blog, “Eu penso”! Super divertido e concordei com todas as 65 observações dele, ainda que algumas apenas em partes, rs.
Eu penso igual a Ela...
Gente, vocês viram este blog com as impressões de um francês morando no Brasil? É muito engraçado e verdadeiro, vale a pena, e tem algo a ver com alguns posts aqui do Conexão. Vejam !http://olivierdobrasil.blogspot.com.br/
Lina
Eu penso…
Eu gostei muito deste blog. Inteligente e engraçado.
Valentim Chaves
só uma correção, no texto original se fala em 8 tipos de cabelo, e não 7, como citado acima.
« On en identifie à travers le monde huit types, du plus raide au plus frisé. Eh bien, ce pays, grand comme un continent, est le seul à recenser ces huit catégories » =)
Regina Vasconcelos
Eu gosto muito da Granado, mas cremes para rosto uso desde sempre os franceses.
Amélia
Adoro a Yves Rocher, marca francesa que já esteve no Brasil e não emplacou, mas está presente na Champs Elysee, super ecológica, com texturas e cheiros maravilhosos, além do preço muito bom! Alguém conhece?
Lina
Amélia
Esta marca é tradicional. As mulheres da família do meu marido adoram os sabonetes Yves Rocher.
Regina
Oi, Lina,
Em Paris tem alguma rede de farmácias com xampus, cremes e cosméticos menos caros, de marcas “populares”? Algo como a Boots em Londres, não sei se você conhece…
Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho no blog!!
Lina
Regina
Claro. Compre cosméticos nos supermercados Monoprix. Eles são exclentes. Existe um Monoprix na Avenida Opera. Indo em direção à Opera, à esquerda.
Jane Curiosa
Cosméticos x Dermocosméticos
Nem tudo é só perfumaria. E vai além do cheiro bom e da cor maravilhosa. Os dermocosméticos necessitam comprovar cientificamente sua eficácia e segurança para o uso a que se destinam,para que possam ser registrados pela Anvisa.Explico melhor:
O dermocosmético não deixa de ser um cosmético,mas possui ativos farmacológicos que o fazem agir profundamente na pele, contando inclusive com nanotecnologia para obter os melhores resultados.Além disso devem ser livres de fragrâncias e corantes, garantindo que não provocarão alergias na pele do consumidor.Observem que quando se compra um dermocosmético de qualidade existe uma “bula” dentro da embalagem,.Leiam sempre a descrição dos componentes.Pode ser meio chato,mas também é educativo,hehe,ao menos para gastar com consciência.Isso nos acalma um bocado,não? Atentem que até os frascos devem ser diferenciados para garantir a estabilidade das substâncias contidas e proteger o produto de oxidação e contaminação.
Só para referência: Vichy e La Roche-Posay são da L’Óreal. Róc pertence à Divisão Johnson& Johnson; e Eucerin é do laboratório Aché.
Eu nem amo tudo isso. Dá para acreditar?
E hoje estou péssima para escrever,estou trocando as penas,digo,as letras, sei lá. Só eu sei o quanto peguei caminhos errados hoje.Gastei uma gasolina… e tempo!
Patricia
Eu vi una parte da exposição, bem alegre! Mas realmente ñ gastei meus euros com produtos da Granado (que eu adoro!)! Rs
Sane
Oi Lina e oi gente! Estou planejando minha primeira vez em Paris. Apesar de não ser o tema deste post, gostaria q alguém me ajudasse com as seguintes dúvidas:
14 de julho – Jardins Trocadero são uma boa opção para fazer picnic enquanto aguardamos a queima de fogos? Pode picnic lá?
E o desfile? Tem um lugar q dê pra ver sem muita muvuca?
E a programação? Costuma sair quando?
Obrigada desde já pelo quanto tenho aprendido por aqui!
Lina
Sane
No dia 14 de julho ninguém pode ficar perto da torre Eiffel.
A programação é sempre a mesma: desfile no Champs Elysées em torno das 10h e fogos de artifício na torre em torno das 23h. Muita gente em todos os lugares.
Lia franco
os produtos importados são sem dúvida excelentes, mas temos no Brasil ótimas marcas… além das que já foram citadas temos também a Mahogany que vem aí despontando Brasil a fora… a linha de shampoos é excelente e é também a pioneira em sabonete líquido. São realmente muito bons… Vale a pena conferir…
Jacqueline
Um dia desses vi um creme numa farmácia de manipulação. Prometia maravilhas e indaguei o preço: R$ 200,00. Deve ser uma maravilha mesmo, mas não comprei. Absurdo! E pensar que só comprei um creme em Paris e terminou faz tempo. Como estamos a 3 horas da fronteira e dos freeshops, compro por lá ou em Montevidéu.
Adriana
Acho a Adcos uma empresa bem melhor do que todas citadas pela reportagem, mas infelizmente, se vc quer um produto com um pouco de qualidade no Brasil, deve pagar como se fosse algo luxuoso, quando na verdade é apenas um produto bom, nada revolucionário. E esse é o preço da Adcos: preço de importado no Brasil.
Claudia Maria
Gosto de um protetor solar da Àvene tipo pó compacto, que compro em Paris por no maximo 18euros. Aqui no Brasil, pago 140 reais pelo mesmo produto, ou seja aja impostos!! Dai uma empresa brasileira (Adcos) lança o mesmo produto, com qualidade semelhante. E quanto custa?? Os mesmos 140 reais do importado!!!!! Não é um absurdo??
Jane Curiosa
Em quanto isso?! isso existe?
Bem,por enquanto,acho que não.
ERRO!
Jane Curiosa
Em quanto isso,por aqui, L’Occitane lança uma linha de cuidados totalmente fabricada no Brasil.
Mandacaru da Caatinga e Jenipapo do Cerrado.
A ideia (muito bem vinda) é de que os preços dos produtos sejam ao menos 30% menores do que a dos produtos franceses,enquanto vendidos no Brasil,(L’Occitane au Brésil).
A empresa promete produtos de $ 9,90 à $80,00
Nossa me$tiçagem e biodiver$idade agradecem móooiito,não acham?
Adriana Pessoa
Acho que eles mais testaram aqui foi produtos que alisam o cabelo!!! Puxa vida, é difícil ver uma mulher aqui que não tenha feito isso. Cabelos encaracolados, tão lindos também, é difícil ver …
Não quero polemizar com essa observação, mas isso é fato real.
Adriana
Otimo. Muito bom. Principalmente para industria brasileira da moda. Que esta tendo dificuldades para competir com as marcas internacionais que chegaram no Brasil como uma avalanche o ano ano passado. Eu nunca gostei da Natura, Phebo ou Boticario. Minha marca preferida de cosmeticos e a Chanel. As marcas brasileiras em termos de qualidade São inferiores. Contudo, hoje fico louca quando tenho a oportunidade de encontrar Phebo por aqui. O ano passado a Macy’s fez algo parecido aqui os EUA.
PS: Lina fiquei chocada com a noticia que o Museu do Louvre teve que fechar por causa daqueles delinquentes. Que coisa. Eles ficaram mais violentos. Vi no noticiario principal ontem a noite aqui os EUA.
Lina
Adriana
Eles não estão mais violentos. A situação continua a mesma. Os funcionários franceses precisam sempre de uma razão para fazer greve. Esta agora é novidade.
aline lopes
Adorei o post, pena que apesar de o Brasil estar sendo um laboratório mundial, as coisa aqui sejam tão caras, principalmente quando se trata de produtos importados. Espero que um dia isso fique a um preço mais acessível a todas nós. Bjs
Vera
eu acho os cosméticos brasileiros carérrimos! Natura e Boticário se igualam nos preços praticados aqui na França e a qualidade, infelizmente, é inferior…
Adriana
Claro que as brasileiras compram Phebo e Natura. Sem querer desmerecer estas marcas, mas as consumidoras as aceitam bem porque o preço é relativamente baixo e não podem comprar Lancôme, L´occitane, etc. Não há como comparar cosméticos europeus e japoneses com os brasileiros em termos de qualidade.
Paulo
As marcas brasileiras estão no dia-a-dia das mulheres do nosso País, mas é com as marcas de cosméticos franceses que elas sonham…