Halloween em Paris? A tradição de festejar Halloween está associada à cultura irlandesa, inglesa, canadense, australiana e americana. Muitos pensam que a abóbora iluminada está totalmente fora do contexto francês.
Halloween francês
Na verdade, em algumas regiões francesas, utilizar a beterraba para criar máscaras iluminadas e suspensas em longas varas foi um hábito comum. Isto se passava perto da festa dos mortos, a Toussaint do calendário francês.
Na Bretanha, na Lorraine, na Moselle, crianças francesas esculpiam em beterrabas cabeças horrorosas para assustar os passantes e festejar o fim das colheitas e dos duros trabalhos dos camponeses. Em seguida, iluminadas por velas, elas eram colocadas nos peitoris das janelas, nas encruzilhadas e nos cemitérios.
Nos anos 1990, quando a festa Halloween da cultura anglo saxônica desembarcou na Europa, ela simplesmente deu continuidade a um costume antigo.
Halloween é um grande sucesso junto ao público francês. Basta dizer que a programação de Halloween da Disney Paris dura mais de um mês e os ingressos para a festa em si, que acontece no dia 31 de outubro, esgota com bastante antecedência.
Se você gosta de arrepios, teias de aranha, caveiras, gritos e sussurros, leia nossos artigos seguintes:
No Manoir, os arrepios e gritos são garantidos. O Manoir de Paris coloca em cena um percurso de terror inspirado nas lendas da cidade: os crocodilos dos esgotos de Paris, os esqueletos das Catacumbas, o fantasma da Ópera, a prisão do Máscara de Ferro, a cave dos vampiros, o barbeiro sanguinário, o corcunda de Notre Dame e muitos outros. Leia nosso artigo clicando aqui.
Nas Catacumbas de Paris você verá todos os ossos dos moradores do cemitério dos Innocents, que se encontrava no centro de Paris, no Les Halles. Eles foram transferidos e instalados em antigas galerias no subsolo da praça Denfert Rochereau.
Nos cemitérios de Paris, local de passeio e meditação para os franceses (leia nosso artigo clicando aqui), você poderá passar o Halloween na companhia de Jim Morrison e muitas outras personalidades. Eles se encontram no Père Lachaise, o mais famoso cemitério de Paris. Clique aqui e leia nosso artigo sobre todos os cemitérios que existem em Paris.
No Museu da Conciergerie, seu Halloween será com Maria Antonieta, esposa de Louis XVI, rei da França. Ela foi executada dia 16 de outubro em Paris. Na manhã deste dia, colocada dentro de uma carroça, ela fez o trajeto da Conciergerie até a praça Concorde, onde se encontrava a guilhotina. Hoje, no Museu da Conciergerie, você verá o nome de todos os executados pela Revolução Francesa e a cela onde Marie Antoinette viveu seus últimos dias.
Prisão da Marie Antoinette. Yann Caradec no Flickr
Trick or Treat?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
vera lucia
adoro Paris, sei que nao posso vijar para conhecer a cidade, entao conheço quando vou ao cyber, e fico encantada. assisti o filme MEIA NOITE EM PARIS, umas vinte vezes sozinha, e gostaria de ter um amizade de um brasileiro ou brasileira que trabalhe ou vive em PARIS, NAO FUI NO GRUPOS QUE A CONEXAO ME ENVIOU, POS OLHEI AS FOTOS E FIQUEI ASSIM SEM SABER….. PREFIRO PESSOAS FORA DO GRUPO FECHADO, Meu interesse e somente amizade,e troca de informaoes culturais, aguardo sua resposta, faço dança, gosto de culinaria, artes
Rodrigo Lavalle
Vera, espero que muitas pessoas entrem em contato com você.
Abraços.
maria laete fraga
CONHEÇO essas indicações. O cemiterio PERE LA CHAISE, AS CATACUMBAS – um tour macabro que sobra a arte de sobrepor os ossos humanos e a CELA de MARIA ANTONIETA.