por Rodrigo Lavalle

Talvez por morar há relativamente pouco tempo em Paris eu ainda não tenha enjoado da comida francesa e nem dos ambientes tipicamente locais. Adoro os cafés antiguinhos e gastos pelo uso e pelo tempo e suas terraces apertadas onde se pratica o melhor esporte parisiense: ver a vida e seus personagens passarem.

Porém, de uns dois anos para cá uma nova onda de cafés tem surgido e proliferado por Paris. Eu costumo chamá-los de “cafés hipsters do Brooklyn” porque eles me lembram os típicos cafés (coffee shops) daquela vizinhança novaiorquina. O que diferencia esses novos cafés dos tradicionais cafés parisienses é a abordagem de connaisseur. Há neles uma preocupação em ampliar e divulgar a cultura em torno do café, sua origem, tipos e novas formas de preparo e degustação. Seus donos correm o mundo procurando novos produtores e grãos excepcionais.

Nos quesitos interior e decoração, esses locais são quase sempre minimalistas com chão de cimento e paredes inacabadas ou de tijolos aparentes. O mobiliário é bem ‘seco’ e de influência escandinava. No geral os ambientes são aconchegantes e convidativos. Todos eles oferecem wi-fi gratuita, uma forma de atrair o público e manter o local sempre cheio e borbulhante.

A clientela é, na sua maioria, jovens com seus laptops Apple. Todos concentradíssimos no trabalho ou no Facebook. E, como que confirmando o apelido “cafés hipsters do Brooklyn”, muitos dos garçons, dos baristas e dos frequentadores são norte-americanos.

Além do café e suas inúmeras variações, são servidos sucos e smoothies feitos na hora; refeições rápidas; bolos e doces tipicamente ingleses ou norte-americanos como cheesecakes, cookies, brownies, scones e bolo de cenoura.

Outra característica desses cafés é a sua localização fora do circuito tradicional e turístico. Alguns deles foram corajosos o bastante para se instalarem em vizinhanças onde são o ‘patinho feio’ e outros estão desbravando regiões mais distantes e inóspitas da cidade.

Café Coutume, em Paris

Café Coutume

Coutume – 47 rue de Babylone, 75007

Localizado no chique, elegante e por vezes tedioso 7° arrondissement de Paris, o Coutume está um pouco deslocado em meio a outros estabelecimentos mais tradicionais da rue Babylone.

Ele foi um dos pioneiros dessa nova onda de coffe shops, sendo inclusive o fornecedor de grãos para outros cafés similares e para alguns restaurantes da cidade.

Sua fatia de brownie é um tijolo de tão grande!

Black Market Café

Black Market Café

(ESSE CAFÉ NÃO EXISTE MAIS) 

Black Market Café – 27 rue Ramey, 75018

Pequeno e aconchegante, fica na parte de trás da colina de Montmartre. Como a região não é turística, o BMC funciona mais como um point dos moderninhos da região.

Kooka Boora, em Paris

Kooka Boora

 KB Caféshop – 53 avenue Trudaine esquina com rue des Martyrs, 75009

Sempre cheio, o KB está estrategicamente fincado em uma esquina deliciosa de SoPi – South Pigalle – a região efervescente, jovem e criativa ao sul da estação de metrô Pigalle. O must é sentar do lado de fora e assistir ao desfile dos tipos da vizinhança. Simplesmente adoro!

Café Lomi, em Paris

Café Lomi

Café Lomi – 3 rue Marcadet, 75018

Grande e cheio de luz, o Lomi está em um prédio novo e moderno bem ao norte de Paris, nos limites do quartier de população de origem norte-africana conhecido como Goutte d’Or. Ele foi o primeiro comércio com esse perfil a se instalar na região; recentemente uma loja de móveis escandinavos abriu ao lado. Parece que a Goutte d’Or, como existe hoje em dia, está com os dias contados.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris