À medida que estamos publicando os artigos sobre cremes e produtos de beleza de marcas francesas feitos em parceria com a Farmácia Monge, vocês têm nos enviado sugestões de assuntos relacionados a esses tópicos. O artigo sobre marcas francesas veganas de produtos de beleza foi um deles. Hoje trataremos de outro assunto sugerido por vocês: os suplementos alimentares franceses.

Os suplementos alimentares são cada vez mais consumidos na França. Segundos dados de 2014-2015 da ANSES (Agence nationale de sécurité sanitaire de l’alimentation, de l’environnement et du travail), 22% dos franceses adultos tomam suplementos alimentares. Uma alta de 50% em relação ao estudo anterior, conduzido em 2006-2007.

suplementos alimentares

Suplementos alimentares. Foto: catalina.m | Shutterstock

O que são suplementos alimentares?

Segundo diretiva do Parlamento Europeu de 2002, os suplementos alimentares são “gêneros alimentícios destinados a suplementar a dieta alimentar normal e que constituem uma fonte concentrada de nutrientes ou outras substâncias que tenham um efeito nutricional e/ou fisiológico”.

Existem vários tipos de suplementos alimentares: à base de ervas, de vitaminas, de minerais ou de outras substâncias. Eles têm como objetivo melhorar a ingestão nutricional das pessoas a fim de ajudá-las a emagrecer, enfrentar o inverno, ter melhor digestão, ter cabelos e unhas mais bonitos, reduzir o stress ou inconveniência da gravidez ou da menopausa etc.

Por que e quando tomar

Em geral, na ausência de patologia, as necessidades nutricionais do ser humano são supridas por uma dieta alimentar variada e balanceada combinada com atividade física adequada.

No entanto, certos hábitos alimentares (pessoas que não consomem peixes ou nenhum produto de origem animal) podem reduzir ou mesmo eliminar o consumo de alimentos que fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Durante o inverno europeu, quando há poucas horas de luz do sol e as pessoas estão quase totalmente cobertas, pode haver a necessidade de ingestão de vitamina D. Certos grupos como, por exemplo, gestantes, idosos, crianças e esportistas também podem precisar de suplementos alimentares.

No caso do consumo de suplementos alimentares contendo vitaminas e minerais, pode haver um risco de exceder os limites de segurança, por isso é importante:

  • evitar a ingestão prolongada, repetida ou múltipla durante o ano sem procurar o conselho de um profissional de saúde;
  • respeitar as condições de utilização prescristas pelo fabricante;
  • procurar um profissional de saúde caso qualquer efeito indesejável ocorra durante ou após o consumo de um suplemento alimentar.

Apesar de na França a compra de suplementos alimentares não exigir receita médica, a Farmácia Monge recomenda sempre consultar um médico.

Fonte: ANSES

Alguns suplementos alimentares franceses

Suplementos de base

  • Multibiane, da marca Pileje: multivitamínico. Na sua composição — além das vitaminas A, B6, B9, B12, C e D — há também extratos de plantas e selênio. Ajuda a melhorar o sistema imunológico. Indicado principalmente para os meses de inverno.

Multibiane, da marca Pileje: multivitamínico

  • TagviC, da marca NHCO: combate a fadiga e a falta de energia, da um boost quase instantâneo de energia. Na sua composição entram o ginseng, sementes de guaraná, vitaminas B6 e C e magnésio.

TagviC, da marca NHCO: combate a fadiga

Beleza

  • Effluvium, da marca NHCO: suplemento completo para a saúde dos cabelos. Ajuda no crescimento, na vitalidade e a combater a queda. Na sua composição entram ativos naturais: keratina, vitaminas, aminoácidos e extratos de plantas.
suplementos alimentares

Effluvium, da marca NHCO: suplemento alimentar para os cabelos

  • L-AminoSkin, da marca NHCO: suplemento para cuidar da pele de dentro para fora, melhorando sua firmeza e agindo sobre rugas e manchas. Na sua composição entram o ácido hialurônico, o colágeno e substâncias antioxidantes como as vitaminas C e E.

L-AminoSkin, da marca NHCO: suplemento alimentar para a pele

  • SUN Actifs, da marca SYN Actifs: hidrata e prepara a pele para a exposição ao sol, luta contra os sinais de envelhecimento (rugas e manchas) e autobronzea. Desnecessário dizer mas importante frisar que esse suplemento não elimina a necessidade de usar creme protetor solar.

SUN Actifs, da marca SYN Actifs: suplemento alimentar para a pele

Sono

  • Chronobiane, da marca Pileje: suplemento alimentar a base de melatonina (um sonífero natural produzido pelo corpo humano após o por do sol) e extrato de aubépine (espinheiro branco). Ajuda a dormir e ter uma boa noite de sono. Há 2 versões: a cápsula, a ser tomada antes de ir dormir e que libera o composto ao longo da noite, e o spray, que deve ser aplicado na língua caso a pessoa acorde no meio da noite e não consiga voltar a dormir.

Chronobiane, da marca Pileje: suplemento alimentar a base de melatonina

Intestino

  • Lactibiane (Référence), da marca Pileje: melhora a digestão, age diretamente no intestino e, por consequência, na pele e no cérebro.

Lactibiane (Reference), da marca Pileje: para os intestinos

Esportistas

  • Phyco Pure, da marca Aragan: indicado para esportistas ou pessoas que passaram por uma cirurgia, ajuda o corpo a se recuperar depois de um grande esforço. Rico em spirulina.

Phyco Pure, da marca Aragan

Detox

  • Ergydetox + Ergydraine, da marca Nutergia: a serem usados em conjunto: o 1º limpa o organismo e o 2º ajuda na eliminação das toxinas. Indicado para quem passou por tratamentos com remédios e para mulheres que tomam pílula.

Ergydetox + Ergydraine, da marca Nutergia: detox

A Farmácia Monge

Durante todo o ano de 2019, a Farmácia Monge oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris nas compras de cremes e cosméticos! Para ganhar o desconto, basta apresentar o voucher ao lado (clique aqui para baixar) no caixa, no momento do pagamento. Não é preciso imprimir, basta mostrar no celular. O desconto não é válido em produtos já em promoção e em medicamentos.

Além disso a Monge oferece também reembolso imediato (détaxe) – em forma de desconto – de 15% nas compras acima de 175,01€. Geralmente o valor do reeembolso é de 12%. Para isso é preciso estar com o passaporte, não vale cópia. Mas atenção, o processo da détaxe precisa ser concluído no aeroporto com a validação do formulário que a farmácia irá lhe entregar.

 

Farmácia Monge Montmartre: boulevard Rochechouart, n° 68 – em frente à saída da estação Anvers (metrô linha 2), a estação da Basílica do Sacré Cœur. Funcionamento: segunda a sábado, de 8h as 21h, e nos seguintes domingos de 8h as 21h: 04/08, 11/08, 18/08, 08/09, 29/09, 20/10, 03/11, 24/11, 15/12, 22/12.

Farmácia Monge Quartier Latinrue Monge, n° 78 – estação Place Monge, metrô linha 7. Funcionamento: segunda a sábado, de 8h as 23h, e nos seguintes domingos de 8h30 as 20h: 04/08, 11/08, 25/08, 15/09, 29/09, 20/10, 03/11, 24/11 e 29/12.

Leia também

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris