O melhor da França | O melhor da Itália. Após divertidas discussões criamos uma lista absolutamente subjetiva.

Nós, do Conexão Paris, somos brasileiros e moramos em Paris. Uma parte da equipe é de origem italiana. Daí nosso interesse por tudo que se refere às culturas francesas e italianas. 

O melhor da Itália | O melhor da França

1) O delicioso café italiano! Indiscutivelmente o mais conhecido do mundo: espresso, ristretto, macchiato, cappuccino. What else?
E do lado de cá dos Alpes? Ah! Temos o chocolate quente. Podemos negociar a questão. O chocolate quente parisiense não possui a notoriedade do café italiano. Estamos cientes desse detalhe. Mas sugerimos que entre no salão de chá de um dos hotéis palácios de Paris e peça um suculento chocolate quente. Para facilitar a tarefa selecionamos dois, o do Ritz e o do Meurice. Este último tem a vantagem de vir acompanhado por pâtisseries consideradas as melhores do mundo. What else?

O melhor da França | O melhor da Itália

Pâtisseries de Cédric Grollet

2) Os deliciosos sorvetes italianos! A Itália, no final do século 18, foi o primeiro país europeu a inventar sobremesas geladas. Uma tradição que ajudou a criar a fama dos gelatos italianos.
Certo, a França possui também excelentes sorveteiros e o mais famoso deles é Berthillon. Mas, hoje, a França é reconhecida mundialmente pelas suas pâtisseries. Muitos dos melhores pâtissiers do mundo são franceses. Alguns deles se tornaram personagens famosos, com perfis Instagram exibindo números astronômicas de seguidores. Indicamos o melhor de todos: Cédric Grollet, pâtissier do Hotel Meurice.
3) Não sei se sabem, os óculos italianos dominam o mundo. Sobretudo os luxuosos óculos escuros. São as empresas italianas instaladas ao norte de Veneza que fabricam óculos para as grandes marcas do luxo mundial.
Qual o pendente do lado francês? Essa estava fácil. Os perfumes! A capital do perfume é Paris. Você prefere marcas de nicho oferecendo um produto personalizado e especial? Podemos indicar aqui e aqui. Ou adora os perfumes das grandes marcas do luxo internacional? Você encontra todos aqui.

O melhor da França | O melhor da Itália

Foto: Fédération de la Haute Couture er de la Mode.

4) Neste tópico começaremos pela França: Paris é a capital indiscutível da alta costura. Paris vive ao ritmo do calendário dos desfiles que transformam a cidade em palco para excêntricos. Nos Tuileries, na Ópera, na Saint Honoré, no Louvre, na Vendôme todos desfilam. O centro da cidade se transforma em passarela. E a Itália?
Essa arriscamos. Para nós, os homens italianos não possuem concorrentes na área da elegância. Elegância de gestos, de porte, elegância do vestuário. Seriam os tailleurs italianos os melhores do mundo? Estamos apostando.
5) Do lado de lá a pasta italiana. Melhor do mundo. Mundialmente copiada. Do lado de cá o queijo francês, o melhor do mundo. Mundialmente copiado. Tanto um como outro, expressões de territórios e culturas específicas. Todos os dois autênticos símbolos nacionais.
6) Perguntamos para alguns amigos franceses: se, em relação à Itália, falarmos de carros como Maserati, Ferrari, Lamborghini, Lancia Delta, qual seria o contraponto para o lado francês? A resposta foi imediata: Airbus. Aceitamos, mas cientes que, nessa, a França não pode competir com as linhas sensuais do outro lado.

O melhor da França | O melhor da Itália

Movimentos sociais, Paris

7) Para terminar, confessamos nossa imparcialidade e criamos uma lista não comparativa. Os franceses são absolutamente os melhores em três áreas: vinhos, formação de chefs e movimentos sociais.
Se topar criar paralelos entre os dois países, fique à vontade. Mande para a gente e nós acrescentamos com os créditos.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris