Museu do Louvre gratuito no 1° sábado do mês em 2019.

A partir de janeiro de 2019 o Museu do Louvre deixa de ser gratuito no 1° domingo dos meses de outubro a março e passa a ser gratuito no 1° sábado de todos os meses do ano a partir das 18h00. Clique aqui e veja nosso infográfico com curiosidades sobre o Louvre.

Gratuidade aos domingos

A gratuidade no Louvre no 1° domingo do mês foi instaurada em 1996 com o objetivo principal de atrair os parisienses e demais franceses que, por falta de tempo ou dinheiro, nunca haviam visitado o museu ou o visitavam pouco.

Museu do Louvre gratuito

Museu do Louvre (foto: )

No começo, a inciativa deu certo mas, devido ao aumento anual do número de turistas na França e a inciativa de certas agências de viagens que chegavam ao Louvre com ônibus lotados de turistas estrangeiros, a frequentação pelos parisienses/franceses começou a cair.

Segundo as estatísticas levantadas pelo Louvre de janeiro 2014 a setembro 2018, os domingos gratuitos não atraíram um percentual maior de primeiros visitantes (55%) que os domingos pagos (58%) e outros dias da semana (59%).

Gratuidade aos sábados

Talvez por perceber que as visitas noturnas pagas (quartas e sextas) são menos concorridas, o museu tenha mudado o dia gratuito de domingo para sábado à noite. O objetivo mais uma vez é atrair os moradores de Paris e arredores – principalmente os jovens e as famílias – que nunca foram ao Louvre. No sábado à noite a opção de programas é maior e mais variada e grande parte dos turistas está descansando nos hotéis após um dia inteiro de atividades ou está jantando ou assistindo a um espetáculo.

Museu do Louvre gratuito

Interior do Louvre (foto: )

Então, no 1° sábado de todos os meses do ano de 2019, a partir das 18h e até às 21:45, o Louvre propõe a visita gratuita de suas alas Denon e Sully, onde se pode admirar as pinturas italianas e francesas, as antiguidades egípcias, gregas, etruscas e romanas e a arte islâmica. Algumas obras-primas de destaque nessas alas: Mona Lisa, A Coroação de Napoleão, Vitória de Samotrácia, Vênus de Milo e O Escriba Sentado. Não é preciso retirar ingresso ou fazer reserva, basta chegar a partir das 18h e entrar na fila.

A ala Richelieu, onde estão as coleções de antiguidades orientais (O Código de Hamurabi, os touros alados de Khorsabad), objetos de arte (A espada de Carlos Magno) e escultura francesa (os magníficos pátios Marly e Puget), também terá acesso gratuito e várias atividades – como concertos e ateliês – serão oferecidas aos visitantes. É preciso fazer reserva a partir de 15 dias antes do sábado em questão na página Facebook do Louvre (seção Eventos).

Cobrar ou não cobrar 

Diferente dos museus nacionais franceses, o museus nacionais ingleses são sempre gratuitos. Em recente visita a Londres, ficamos impressionados pelo fato de não haver filas quilométricas no British Museum e na National Gallery. Porém, algo que nos incomodou um pouquinho foi o “assédio” em vários pontos do museu para fazermos uma doação, melhor cobrar pela entrada e deixar o visitante tranquilo o resto do tempo.

Museu do Louvre gratuito

British Museum (foto: )

Em Nova Iorque, o Metropolitan Museum of Art praticou durante 50 anos a política de que o visitante pagava o tanto que quisesse para entrar no museu, sendo que o mais recente valor recomendado era 25 dólares. Porém, desde o dia 1° de março de 2018, somente os moradores de Nova Iorque têm esse privilégio. Os turistas – que correspondem a 31% dos visitantes – pagam obrigatoriamente 25 dólares de entrada. Uma facada. Segundo o MET, nos últimos anos o valor médio pago pelos visitantes era de somente 9 dólares, quantia insuficiente para a manutenção do museu, apesar do seu orçamento anual de 305 milhões de dólares mais as doações e campanhas feitas regularmente.

Ajuda para visitar o Louvre

Se você não quiser visitar o Louvre no dia gratuito, clique aqui para comprar seu ingresso antecipado com acesso prioritário.

Caso você queira uma ajuda especializada para melhor visitar o museu, sugerimos o guia O Essencial do Museu do Louvre que traz um roteiro de cerca de 3 horas passando por 18 obras obrigatórias do museu (compre aqui).

Outra opção é a visita guiada com guia brasileira Zildinha Figueiredo que começa nas ruínas do Louvre Medieval e termina no apartamento de Napoleão III, já no século XIX (clique aqui).


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.