Combustíveis terão novos símbolos na Europa. A partir do dia 12 de outubro 2018 as bombas terão novos logotipos para identificação dos combustíveis. Guarde na memória as três formas abaixo: redondo, quadrado e losango.

Essas figuras geométricas, completadas por letras e números, substituirão os nomes atuais que são: sans plomb 95, sans plomb 98, diesel. A nova sinalização será usada em todos os países europeus assim como os países vizinhos, Noruega, Suíça, Macedônia, Sérvia e Islândia.

Formas geométricas das etiquetas dos combustíveis

A gasolina será representada por um círculo, o diesel por um quadrado e o losango para os combustíveis gasosos. A nova norma tem por objetivo ajudar os consumidores no processo de escolha dos combustíveis apropriados para seus veículos em todo o território europeu. Ao todo existirão dez novos símbolos divididos em três categorias.

Gasolina

Gasolina

A gasolina será identificada por um círculo em torno da letra E (essence). Os números identificam o teor em etanol: 5% para E5, atual sans plomb 98; 10% para E10 atual sans plomb 95; 85% por E85.

Diesel

Diesel

O diesel terá como logotipo o quadrado e no interior um B, relativo a biodiesel, e números indicando a porcentagem de biodiesel. A terceira classificação desta categoria terá letras XTL, referência ao diesel sintético.

Gasosos

Gasosos

Os combustíveis em forma gasosa receberão a forma de um diamante, com um H2 para hidrogênio, CNG para gás natural comprimido, LPG para gás liquefeito de petróleo e LNG para gás natural líquido.

Os logotipos identificararão as bombas de combustíveis assim como a mangueira de cada bomba. Para evitar confusões, eles estarão nas tampas dos tanques dos veículos. Mas atenção, somente dos veículos novos.

Os distribuidores avisam que nem todos os postos terão os novos logotipos a partir do dia 12 de outubro. O período de transição poderá ultrapassar a data oficial.

Pelo menos na França, a mudança da sinalética se fará sem substituições. Os profissionais manterão os símbolos atuais, os novos logotipos europeus complementarão as indicações nacionais.

Para completar suas informações, leia nosso artigo sobre como alugar carro em Paris e também quais os documentos necessários para dirigir na França.


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.