Como alugar um carro na França. Se quiser circular pela França de carro, voce deve se preocupar com 4 ítens. 

Qual locadora

A França possui 4.200 agencias de locação de carro entre as agências internacionais e centenas pequenas agências independentes. Uma boa opção é começar sua procura pela Rentcars que é locadora e também site comparativo de preços das locadoras presentes na França.

Qual locadora

Para todos os casos os pontos importantes são:

– os contratos de seguro são evasivos e o problema é a franquia. Em caso de roubo ou acidente ela pode ser de 1.300 euros. Você pode pagar um suplemento de mais ou menos 13 euros e suprimir a franquia. O pagamento da locação com um cartão de crédito de alto nível suprime automaticamente a franquia em quase todas as agências. A quebra de vidros, pneus furados, choques em baixo do carro não são reembolsados. Por isto verifique bem o carro antes de aceita-lo.

– as surcharges, os suplementos cobrados a parte. Por exemplo, existe uma surcharge aeroporto (25 euros) para deixar ou pegar o carro no Charles de Gaulle; surcharge altitude, para aqueles que deixam o carro nas estações de esqui. Quanto aos equipamentos, cadeira para criança ou GPS, eles podem ser caríssimos. Certas agencias pedem 45 euros para um cadeira criança. O GPS está em torno de 13 euros.

Como dirigir

Viajar de carro pela França não requer somente as qualidades que definem um bom motorista. Conduzir em cidades ou estradas onde circulamos pela primeira vez requer também dominar regras locais. Por isso te aconselhamos ler o artigo dedicado às regras básicas para dirigir na França (clique aqui). E saiba também identificar os símbolos dos carburantes quando for abastecer o carro alugado (leia aqui).

Em quais circunstânias o carro é a melhor opção

Os conselhos básicos são:

. não alugue carro para conhecer  médias e grandes cidades como Paris, Bordeaux, Lyon, Marseille, Nice. Todas elas estão com políticas de restrição de veículos no centro histórico. Todas as médias e grandes cidades sofrem com o problema dos engarrafamentos. E todas elas possuem excelentes metrôs, rede de ônibus urbanos e tramway.

. não alugue carro para trajetos entre Paris e suas regiões. A rede ferroviária é excelente  gasta-se no máximo três horas de Paris até a Côte e d’Azur, Alpes franceses, Borgonha, Bordeaux, Alsácia, Bretanha, Normandia.

. não alugue carro para viagens entre Paris e algumas cidades européias. Para Londres, Genebra, Lausane, Amsterdam o trem é a escolha ideal. Para localidades mais afastadas escolha a via aéra.

. o carro é ideal para circular nas pequenas estradas do interior da França, para viajar com calma pelos vinhedos franceses, pelas pequenas cidades do litoral atlântico, pela Provence e em torno do Mediterrâneo.

Quais os documentos necessários para dirigir na França

Uma dúvida frequente dos leitores do CP é sobre a documentação exigida. Só a CNH ou não? Clique aqui e leia nosso artigo sobre esse assunto.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.